todo entusiasta sabe que ecu e a sigla para engine control unit e e o nome tecnico para aquilo que convencionamos chamar de modulo de injeçao ou sera que ecu significa electronic control unit e se refere a qualquer modulo eletronico que controla os diversos sistemas do carro ficou em duvida nao e porque a sigla significa de fato as duas coisas os significados passaram a se confundir com a evoluçao da eletronica embarcada que permitiu a adoçao de cada vez mais recursos de conforto segurança e conveniencia nos carros modernos na eletronica ecu significa electronic control unit ou unidade de controle eletronico uma das traduçoes mais populares em portugues e centralina seu principio de funcionamento e simples ela resumidamente recebe sinais enviados por sensores transdutores de entrada realiza o processamento destes sinais e imediatamente os envia para atuadores transdutores de saida ecu = engine control unit nos automoveis a ecu foi adotada nos primeiros sistemas de injeçao eletronica nestes primeiros sistemas as centralinas gerenciavam o funcionamento do motor e eram alimentadas por sinais enviados pelos sensores de posiçao da borboleta e de posiçao do virabrequim com esses sinais e possivel calcular aproximadamente quanto ar esta entrando pela borboleta e o momento em que o sistema de igniçao dispara a centelha uma vez que o ponto de igniçao e baseado na posiçao angular do virabrequim a ecu entao processa estes sinais de entrada e com base em seus valores envia um sinal para abrir as valvulas injetoras e assim injetar o combustivel no momento necessario e pelo tempo necessario bosch d jetronic a primeira injeçao eletronica apenas uma ecu simples estas centrais primitivas eram um grande avanço frente aos carburadores mas ainda nao conseguiam compensar a maior densidade do ar nos dias mais frios com a evoluçao os sistemas de injeçao eletronica passaram a adotar mais sensores de entrada para permitir um melhor gerenciamento do motor os sensores de temperatura do ar por exemplo permitiram que a ecu enviasse as valvulas injetoras um sinal diferente em dias frios aumentando o tempo de injeçao para enriquecer a mistura depois vieram os sensores de temperatura do fluido de arrefecimento que passaram a informar a ecu se o motor estava quente ou frio otimizando ainda mais o gerenciamento do motor depois eles passaram a integrar o controle eletronico da igniçao que ja existia desde os anos 1960 porem atuava de forma independente — tanto que havia carros com injeçao eletronica e igniçao mecanica caso alguns mercedes dos anos 1970 por exemplo com a integraçao do controle de igniçao a ecu ela passou a emitir sinais de saida tambem para a bobina de igniçao permitindo avanço ou atraso do ponto de igniçao isso tambem levou a criaçao dos sensores de detonaçao capazes de detectar quando a mistura ar combustivel e inflamada pela compressao antes de sua igniçao o que causa a batida de pino que compromete a durabilidade do motor mais tarde tivemos os sensores de oxigenio a popular sonda lambda capaz de medir a quantidade de oxigenio nos gases de escape com o sinal deste sensor a ecu pode aprender se a mistura esta pobre ou rica e fazer o ajuste enviando sinais diferenciados enviados as valvulas injetoras e as borboletas eletronicas como voce deve ter percebido tudo começou como um sistema que usava dois sensores de entrada e um unico atuador que recebia o sinal de saida da ecu e evoluiu para algo muito mais completo que passou a integrar sensores de rotaçao detonaçao posiçao da borboleta de oxigenio temperatura do ar e do fluido do motor podendo atuar sobre valvulas injetoras bobinas de igniçao e borboleta do acelerador mas isso ainda era apenas o começo ecu = electronic control unit a evoluçao tecnologica permitiu um aumento drastico na capacidade de processamento de informaçoes algo que por sua vez permitiu a criaçao de novos sistemas de gerenciamento nao apenas do motor mas tambem de outros sistemas do carro a substituiçao dos instrumentos mecanicos por instrumentos eletronicos por exemplo transformou o quadro de instrumentos em um modulo eletronico que processa o sinal enviado pela ecu do motor e o envia para o velocimetro conta giros e marcador do nivel de combustivel notou que pela primeira vez neste texto eu chamei a ecu de ecu do motor e porque esse painel eletronico e considerado uma unidade de controle eletronico que na sigla em ingles tambem e conhecida como ecu de electronic control unit o sistema antitravamento de freios o abs tambem e baseado em uma ecu sensores de rotaçao enviam um sinal a uma unidade de controle eletronico caso a rotaçao de uma ou mais rodas seja interrompida a ecu do abs envia um sinal para um atuador que alivia a pressao hidraulica das pinças de forma intermitente para impedir o travamento das rodas [youtube id= hwwxukjatlm width= 620 height= 350 ] tal como a ecu do motor a ecu do abs tambem evoluiu para integrar mais sensores e atuadores e desta evoluçao surgiu a distribuiçao eletronica de frenagem capaz de atuar somente sobre a roda travada e nao mais sobre o sistema todo desta tecnologia surgiram tambem os controles eletronicos de traçao e de estabilidade se os sensores de rotaçao e atuadores controlados por uma ecu podem impedir que as rodas travem sob frenagem eles tambem podem monitorar e controlar a diferença de velocidade entre elas algo que indicaria um destracionamento em determinadas circunstancias [youtube id= 7mzer ikvym width= 620 height= 350 ] e tambem como a ecu do motor agregou a igniçao para gerenciar melhor o funcionamento do motor a integraçao da ecu do abs/ebd e dos controles de traçao e estabilidade com a ecu do motor permitiu um gerenciamento muito mais preciso e eficiente destes sistemas auxiliares condicionando os a velocidade posiçao das rodas angulo do volante e baseando seu funcionamento nao apenas na atuaçao da frenagem mas tambem no corte de igniçao de injeçao e no fechamento da borboleta para entender melhor leia nosso post completo sobre o funcionamento destes sistemas alem disso outros sistemas eletronicos dos carros com o passar do tempo ganharam seus proprios modulos como forma de reduzir o pesado emaranhado de fios conhecido como chicote eletrico o ar condicionado digital por exemplo e um modulo eletronico ecu que recebe o sinal de sensores de temperatura para definir qual a velocidade do ventilador e qual a temperatura do ar soprado serao necessarios para obter a temperatura desejada pelos ocupantes do carro modulo de porta em um audi nos carros mais sofisticados ate mesmo as portas tem seus proprios modulos de controle como forma de simplificar os circuitos e reduzir o peso gerado por pares de fios eletricos imagine um carro com travas eletricas vidros eletricos com sistema anti embaçamento e sistema de sucçao das portas tudo isso pode ser operado por uma ecu de porta que recebe os sinais de outras ecus — ou de sensores proprios — e envia sinais para atuadores da porta na qual esta instalado as redes de ecu interligadas atualmente os carros modernos podem ter ate 70 ecus diferentes — e boa parte delas se comunica entre si atraves de um padrao chamado can bus controller area network um protocolo de intercomunicaçao entre os modulos de controle que independe de um servidor central com tantas ecus interligadas o nome ecu na aplicaçao automotiva caiu em desuso e foi substituido por siglas mais especificas a ecu do motor por exemplo hoje e mais conhecida como ecm engine control module ou modulo de controle do motor o modulo das portas citado mais acima e o door control unit dcu quando o carro usa um cambio automatico eletronico ele normalmente usa um transmission control module tcu atualmente a tcu e integrada a ecm para formar o pcm ou powertrain control module o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo ou nao e o limitador de velocidade tambem tem seu modulo proprio o scu de speed control unit os carros hibridos e eletricos usam um modulo de controle das baterias o battery management system enquanto os sistemas de controle de traçao estabilidade abs e ebd e vetorizaçao de torque baseado nos freios sao comandados pelo brake controle module bcm
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