FlatOut!
Image default
Técnica Zero a 300

Afinal, por que o Honda Civic Type R tem três saídas de escape?

Não é decepcionante quando uma fabricante de automóveis resolve colocar saídas de escape "decorativas" em uma versão apimentada de algum de seus modelos, deixando as saídas de verdade escondidas? No caso do Civic Type R (que, convenhamos, é bem mais que uma mera "versão apimentada" do Honda Civic hatch), isto não acontece. Ele tem mesmo três saídas de escape no centro do para-choque traseiro, e todas elas são funcionais. Mas há um motivo além do visual bacanudo para que a Honda tenha instalado três saídas de escape em um carro com motor de quatro cilindros. Comentamos brevemente a respeito em dois posts – a apresentação do hot hatch e a meta-avaliação –, mas agora o pessoal da Road and Track foi conversar direto com a Honda para descobrir mais detalhes a respeito. Pois bem: como havíamos mencionado trata-se de um sistema pensado para modificar o ronco que sai pelo escape de acordo com a situação. Em momentos de direção agressiva, como em um track day, o carro tem um berr