corridas sao algo bem direto nao seja um piloto entre em um carro de umas voltas para largar bem ultrapasse os outros caras nao deixe os outros caras te ultrapassarem e voce pode ate vencer ah e bater o carro tambem nao e uma boa ideia eis o basico de uma corrida de automoveis mas e claro que existem algumas modalidades ou categorias que vao alem afinal a capacidade de inventar e reinventar e uma das coisas que separam os humanos dos outros animais assim como nosso gosto por velocidade e e por isto que ao longo dos anos os entusiastas foram criando novas formas de correr de carro algumas bem diferentes do conceito basico de automobilismo que descrevemos no paragrafo anterior em algumas voce nao precisa ser um piloto em outras voce nao precisa nem de um carro de corrida e algumas ate dispensam classificaçoes e ultrapassagens ou exigem que voce bata seu carro e destas categorias ou modalidades bizarras que vamos falar agora demolition derby as corridas de demoliçao [youtube id= xod8prnz9ki width= 620 height= 350 ] da mesma forma que um dos brinquedos mais legais do parque de diversoes e o carrinho de bate bate ha decadas homens crescidos constroem carros de corrida feitos especialmente para bater e melhor bater nos outros carro de modo a imobiliza los e nao bater no muro sendo o primeiro a cruzar a linha de chegada ou o ultimo a abandonar a prova voce vence sao as corridas de demoliçao que tem centenas ou quem sabe ate milhares de campeonatos espalhados pelo mundo todos funcionando mais ou menos do mesmo jeito dizem que quem começou tudo isto foi o piloto de stock car larry mendelsohn que teve a ideia em 1958 de acordo com um artigo escrito publicado em 1996 no new york times mendelsohn percebeu que boa parte do publico senao a maioria ia ate os autodromos para ver os acidentes mais do que a corrida em si nascia entao as corridas de demoliçao que em ingles sao chamadas de demolition derby o maior campeonato da modalidade que existe e o figure 8 racing que surgiu das corridas de demoliçao originais foi de mendelsohn a ideia de incorporar um x ao traçado em 1962 misturando uma corrida de verdade a uma corrida de demoliçao com vinte ou trinta carros percorrendo um curtissimo traçado em forma de 8 coisa de 300 a 350 metros de extensao era inevitavel que eles acabassem chocando se uns contra os outros mas existem outros espalhados pelo mundo como este na holanda [youtube id= v_lhsqnabgg width= 620 height= 350 ] a unica maneira de destruir uma perua volvo da antigas as provas passaram na televisao americana por mais de 20 anos entre as decadas de 60 e 80 mas sao populares ate hoje agora existem diversas subcategorias picapes bugues hatchbacks de traçao dianteira e ate onibus — estes simplesmente porque a chance de bater e maior e os estragos sao ainda mais faceis de se ver extreme barbie jeep racing [youtube id= hsneijo7zjm width= 620 height= 350 ] a formataçao do flatout faz todos os subtitulos ficarem em caixa alta mas nesse caso aqui a caixa alta e de verdade porque nao existe nenhuma frase que mereça caixa alta mais do que extreme barbie jeep racing extreme barbie jeep racing p*rra sao caras barbudos que usam jipes de plastico da barbie para disputar corridas em circuitos de terra barro e lama usando veiculos de plastico que foram feitos para seus filhos pequenos e nao para eles e nem sempre sao jeeps mas e ai que esta a graça da coisa toda caso voce nao tenha percebido os eventos acontecem ha pelo menos dez anos e costumam ser uma atraçao extra em eventos off road com jeeps de verdade [youtube id= oqp0xa lrxu width= 620 height= 350 ] nao ha exatamente muitas regras como os jipes nao tem motor ainda que alguns sejam eletricos mas nao muito potentes o objetivo e descer uma ladeira de terra e chegar ate o final sem cair ou destruir o veiculo e quase impossivel e por isso mesmo e tao divertido de assistir deve ser legal de participar tambem quem encara 24 hours of le mons [youtube id= h307rz0k7f8 width= 620 height= 350 ] como falar de categorias de corrida bizarras e nao citar as 24 horas de le mons diz ai o conceito criado em 2006 e bem simples e obviamente inspirado nas 24 horas de le mans mas em vez de um prototipo de corrida sua equipe pilota um carro que nao pode ter custado mais de us$ 500 para comprar e preparar para a corrida e ha quem faça isto varias vezes por ano lemon e o termo que os americanos usam para referir se aqueles carros que chamamos de bombas [youtube id= ye4jtrnb j8 width= 620 height= 350 ] na pista vale qualquer coisa hatchbacks velhos e baratos sedas de luxo sucateados prototipos originais tudo que possa ser considerado um carro ha um vencedor tradicional o cara que conseguiu o milagre de ser o que percorreu a maior distancia em 24 horas; mas tambem ha vencedores nas mais curiosas classes o mais feio o mais improvavel o mais criativo o primeiro a abandonar a prova nao ha uma volta de classificaçao durante 20 minutos os carros percorrem o circuito sob bandeira amarela e os que nao abrem o bico logo de cara recebem a bandeira verde quando a corrida começa de verdade e uma forma de enxugar o grid pois ha quase 150 carros inscritos em algumas corridas [youtube id= wajw7d4zrgw width= 620 height= 350 ] ha diversas categorias e o vencedor de cada uma delas ganha us$ 500 o vencedor geral ainda ganha us$ 1 500 o premio maximo porem e de us$ 501 nao nos pergunte a logica e vai para um carro escolhido pelos jurados um detalhe se capotar seu carro voce e desclassificado para o resto da temporada e so pode voltar a correr no ano seguinte jokamiesluokka [youtube id= rt6yyyqjhik width= 620 height= 350 ] esta palavra esquisita quer dizer categoria para todos ou folk racing em ingles e e exatamente isto uma categoria de rali finlandesa que deixa qualquer pessoa se inscrever e sair acelerando praticamente qualquer carro e permitido desde que o motor seja calibrado para render cerca de 200 cv os circuitos que lembram estagios de rali ao misturar trechos de asfalto e terra no mesmo traçado sao projetados de forma a limitar a velocidade a cerca de 80 km/h a jokamiesluokka acontece ja ha algumas decadas e e uma das corridas mais democraticas que existem voce so precisa ter mais de 15 anos e pelo meno 1 50 m de altura nem carteira de habilitaçao e exigencia mas voce precisa tirar uma licença especial para participar das competiçoes os carros nao sao muito rapidos e toques sao permitidos mas voce nao pode bater intencionalmente se o fizer corre o risco de perder para sempre sua licença [youtube id= pu_3j4w0p2e width= 620 height= 350 ] o detalhe mais curioso e que ao fim de cada corrida todos os carros sao automaticamente colocados a venda e todos os presentes incluindo os espectadores podem compra los se quiserem por um valor fixo que costuma ser de € 1 000 quem se recusar a vender o carro perde a licença pig n ford racing [youtube id= n89zrg8s9wy width= 620 height= 350 ] na feira do condado de tillamook oregon que acontece desde 1891 e realizada desde 1925 a corrida pig n ford funciona mais ou menos assim cinco exemplares depenados ford modelo t se alinham na pista de hipismo do condado entao cada um dos pilotos deve pegar um leitao vivo e carregando o nos braços dar a partida no motor usando a manivela dar uma volta no circuito e desligar o carro depois pegar outro porco ligar o carro dar outra volta o primeiro a repetir o processo tres vezes e o vencedor [youtube id= rkljxihab38 width= 620 height= 350 ] se voce tiver 40 minutos para assitir a uma corrida inteira ai esta conta a historia que em 1924 dois fazendeiros de tillamook pegaram seus ford t para correr atras de um porco fugitivo eles acabaram se divertindo tando com a perseguiçao que decidiram transformar aquilo em uma corrida a brincadeira começou a ser levada a serio e alguns dos carros que participam da competiçao sao heranças de familia passados de geraçao em geraçao
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.