Pode reparar da próxima vez que for para a rua: de todos os carros com limpador de para-brisa na traseira, alguns são hatchbacks, outros são peruas e outros, ainda, são SUVs. Nenhum deles, contudo, será um sedã. Mas por que é assim?
Normalmente sedãs são mais caros e melhor equipados, então qual é porque cazzo eles não têm um equipamento tão banal como um limpador de para-brisa traseiro?
Há quem diga que tem a ver com a própria instalação do limpador de para-brisa. Você já deve ter notado que a tampa dos hatches, peruas e utilitários, mais vertical, dá espaço para que posicione o motor de forma discreta, bem escondido, ocupando o espaço mínimo necessário.
Isto não acontece com os sedãs: a configuração da carroceria, com o porta-malas separado do resto da carroceria e perpendicular à base do vidro traseiro, torna mais difícil achar um lugar para o mecanismo.
Só que este não é o motivo principal (na verdade ele é até questionável). O real motivo é