voce certamente sabe que parte da receita para um esportivo ou mesmo uma versao esportiva envolve um trabalho caprichado na aerodinamica do carro o comportamento do fluxo de ar sobre e sob o carro em movimento e tao importante quanto a potencia ou o conjunto dinamico especialmente em veiculos velozes e nesta jogada entram os spoilers e asas traseiras frequentemente confundidos outro termo que entra neste bolo e aerofolio mas ja chegamos la e senso comum mesmo entre os entusiastas a noçao de que spoiler traseiro e asa traseira sao a mesma coisa e tem a mesma funçao aumentar o downforce mas nao e bem assim spoiler e asa traseira sao coisas diferentes e atuam de formas diferentes para obter resultados diferentes e por isso que decidimos dar uma breve explicaçao a respeito do que sao estes componentes e como eles atuam antes disto contudo e preciso relembrar um pouco os conceitos por tras da aerodinamica dois em especial o arrasto aerodinamico e o downforce o primeiro e a resistencia que o fluxo de ar impoe sobre o carro em movimento costuma se imaginar que o arrasto age na dianteira empurrando o carro para tras mas nao e bem assim quando o carro se move uma fina camada de ar que e um fluido viscoso para facilitar a visualizaçao imagine o como mel se adere e se acumula em sua superficie e o puxa para tras principalmente na parte traseira do veiculo veja as ilustraçoes acima por isso o nome e arrasto aerodinamico o veiculo literalmente precisa arrastar esse emaranhado viscoso aderido a superficie cuja resistencia e exponencial em relaçao a velocidade preso em diversas camadas e velocidades isso consome energia reduzindo a eficacia energetica e a performance do carro mais do que isto quando a silhueta do carro apresenta uma variaçao repentina entre uma zona de fluxo rapido de ar e baixa pressao para uma de fluxo de ar lento e alta pressao ha um descolamento desta fina camada de ar a chamada limite e a fricçao dela com as outras camadas causando turbulencia um fluxo de ar desordenado e caotico que aumenta o arrasto formando um imenso novelo por exemplo quando o teto do carro acaba ja a downforce e outro fenomeno causado pela diferença na velocidade do fluxo de ar sobre e sob um objeto se o fluxo de ar e mais lento sobre o carro do que sob ele a pressao e maior na parte de cima e com isto o carro e forçado para baixo contra o solo e por isso que carros de corrida e superesportivos costumam ter o assoalho plano o ar flui mais rapido sob o carro e a downforce aumenta mas nos estamos falando de spoilers e asas e por isso vamos nos concentrar na forma com o ar atua nestes elementos assim poderemos explicar a diferença entre os dois spoiler menos arrasto colocar um spoiler na traseira claro de forma estudada nao na orelhada e uma forma de reduzir o arrasto aerodinamico o que aumenta a eficacia aerodinamica e ate a velocidade final como assim modificando o fluxo de ar de modo a reduzir a resistencia e a turbulencia formados na traseira ate a decada de 1960 esta tarefa era cumprida pelo formato da carroceria que assumia um perfil em forma de gota a linha decrescente continua da carroceria faz com que o ar se despeça da superficie de forma gradual reduzindo a fricçao e a turbulencia e assim causando reduzindo aquele novelo de fluido que forma o arrasto no entanto nem sempre era possivel dar aos carros um perfil de gota a ideia dos spoilers que começaram a se popularizar na decada de 1970 e emular este efeito sem precisar recorrer a uma carroceria longa e de caimento suave que tinha a desvantagem de deslocar para tras o centro de pressao aerodinamica do automovel deixando a dianteira leve demais mas como fazer isto um spoiler e nada mais que uma barreira fisica para o ar posicionado na extremidade traseira de um carro esta barreira causa uma zona de fluxo mais lento quase estatico entre o vidro traseiro e o spoiler ele cria quase literalmente uma almofada de ar quase estatico e portanto de alta pressao que fica entre a carroceria e as camadas de ar superiores que se movem mais rapido como o ar sempre procura o caminho mais facil ele vai contornar por cima esta almofada resultando em menos fricçao e turbulencia e consequentemente menor arrasto em decorrencia disto o automovel rasga o ar com mais facilidade o que se traduz em melhor eficiencia energetica em um carro de rua reduzindo o consumo de combustivel; e maior velocidade final em um esportivo de pista o senso comum nos faz pensar no spoiler como um freio aerodinamico uma barreira defletora de ar quando um de seus principais beneficios e o oposto disso outro beneficio e que ele acaba gerando algum downforce muito menos que as asas contudo por ordenar o fluxo aerodinamico na traseira mitigando um pouco da sustentaçao aerodinamica vindo da parte inferior da traseira asas traseiras mais downforce bonus a diferença de asa e aerofolio na imagem de cima um spoiler desviando o fluxo de ar sobre a traseira do carro na imagem embaixo a asa traseira e o modo como ela interage com o fluxo de ar uma diferença fundamental o maior problema em colocar spoilers e asas traseiras no mesmo saco e que estes elementos atuam de forma fundamentalmente oposta ainda que ambos funcionem com base no fluxo de ar enquanto o spoiler reduz o arrasto aerodinamico a asa traseira sempre o aumenta e o utiliza para pregar o carro no chao o coeficiente aerodinamico de carros de corrida de turismo nao e bom e a velocidade maxima deles fica limitada exatamente por isso em compensaçao a velocidade de contorno de curvas aumenta assombrosamente por causa do downforce e e ai que vem o tempo de volta voce sabe como funcionam as asas de um aviao em um corte lateral voce ve que ha um desenho assimetrico entre a porçao superior e a porçao inferior e o nome desta silhueta em corte em perfil e aerofolio eis entao a diferença asa e o nome do objeto 3d inteiro enquanto aerofolio e uma representaçao 2d da visao em corte video e imagens abaixo esta silhueta possui diversos componentes e inumeros perfis possiveis que alteram o seu comportamento a imagem abaixo e do blog hangar 33 vemos que o desenho do aerofolio de um aviao e pensado de modo a acelerar o fluxo de ar sobre a asa reduzindo a pressao e reduzir sua velocidade sob ela aumentando a pressao portanto como ha mais pressao sob a asa do aviao em determinado momento ele decola por causa da sustentaçao aerodinamica no caso do aviao multiplicada por diversos outros componentes da asa que resultam em forças adicionais mas que nao vale a pena entrarmos em detalhe neste texto [youtube id= 1cu11xs5pa8 width= 620 height= 350 ] as asas traseiras de um carro funcionam de maneira oposta seu formato faz com que o ar flua mais rapidamente por baixo delas e mais lentamente sobre elas assim ha mais pressao sobre a asa do que sob ela e quando em movimento o fluxo de ar resulta em uma força para baixo e consequentemente os pneus do carro que foi equipado com esta asa sao forçados contra o solo downforce dito isto uma consequencia do fluxo de ar mais lento sobre a asa traseira e justamente o aumento do arrasto aerodinamico especialmente quando o aerofolio assume angulos de ataque inclinaçao mais agressivos no caso de aerofolios ajustaveis de competiçao e por isso que um carro de corrida ajustado para um circuito de media fica com velocidade maxima mais baixa do que quando ajustado para uma pista cheia de retas como monza o arrasto na primeira configuraçao e muito maior bem como o downforce ajudando o a contornar curvas quer entender melhor os conceitos aerodinamicos por tras dos automoveis leia tambem vortex generators ou geradores de vortices como funcionam e pra que servem como o ariel fan car aero p resgatou uma tecnologia proibida dos anos 60 para gerar downforce aerodinamica este recorte no ford gt e uma sacada genial veja as razoes tecnicas para isso
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.