ate nao muito tempo atras o segmento dos carros populares ainda parecia extremamente promissor no brasil voce ja conhece a receita um carro barato despojado contando apenas com o essencial para a mobilidade e dispensando ate mesmo os mais simples itens de conforto como vidros eletricos direçao assistida e ar condicionado o ultimo carro popular puro do brasil muitos hao de concordar foi o fiat uno original que deixou de ser fabricado no fim de 2013 nao foi por falta de rentabilidade na epoca o uno era o carro nacional mais barato do mercado e vendia bem no entanto a exigencia de airbags e freios abs para todos os carros novos vendidos no brasil que começou a vigorar em 2014 fez com que a fiat desistisse do projeto por julgar pouco rentavel a adaptaçao dos sistemas no uno nao por acaso o fiat uno tambem foi o primeiro carro popular oficial do brasil como voce talvez ja saiba o em 1990 o governo federal deu inicio a um programa de incentivo as fabricantes reduzindo o ipi em 50% para automoveis com deslocamento de ate 999 cm³ o fiat uno lançado no nosso pais em 1984 ou seja exatos 35 anos atras utilizava um motor de 1 050 cm³ em algumas versoes herança do 147 o que a fiat fez foi modificar as medidas do motor fiasa reduzindo o curso dos pistoes em 3 mm de 57 8 mm para 54 8 mm com isto o deslocamento foi reduzido para 994 cm³ enquadrando o agora chamado uno mille na reduçao de impostos nao demorou para que as rivais se mexessem para colocar alternativas nas ruas a volkswagen fez o gol 1000 a ford fez o escort hobby e a chevrolet o chevette junior contudo nenhum deles era moderno e economico como o uno mille que ja havia sido pensado como um carro barato compacto e com motor pequeno sua eficacia estava comprovada desde meados da decada de 1980 e foi preciso um projeto bem mais moderno o chevrolet corsa para supera lo e ainda assim o uno usou a idade a seu favor para obter um preço mais competitivo [gallery type= grid link= file size= medium ids= 237796 237797 237795 ] nos anos seguintes a industria brasileira manteve os carros populares em alta seu sucesso era tanto que a propria fiat por exemplo nao conseguiu livrar se do uno quando tentou em 1996 ao lançar o palio a volkswagen segurou o gol g4 na verdade uma reestilizaçao do g3 de 2000 que por sua vez era uma reestilizaçao do gol g2 ou bolinha de 1994 como seu modelo popular ate 2014 quando o retirou de linha pela mesma razao que a fiat com o uno [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 237798 237799 ] podemos manter estes dois exemplos ao explicar o que aconteceu com o segmento dos populares depois de 2014 a fiat tentou emplacar o novo uno de 2010 como popular mas nao conseguiu o papel ficou com o palio fire que foi substituido pelo mobi que ocupa este papel ate hoje no lugar do vw gol g4 entrou o up que estreou em 2014 atualmente porem o up e um carro considerado premium enquanto o gol que sobrevive ha mais de uma decada a base de reestilizaçoes e seu novo modelo de entrada no meio deste bolo esta o renault kwid que chegou em 2017 e meio que assumiu o posto do uno original como favorito dos frotistas e dos que querem pagar pouco por um meio de transporte basico ha tambem o chery qq que começou a ser fabricado no brasil ha pouco tempo e e o carro mais barato a venda em nosso mercado atualmente mas os populares no brasil nem de longe tem o mesmo apelo que tinham ha tres decadas eles sao considerados basicos demais e o publico atual prefere algo mais refinado e equipado que custe um pouco mais ate porque os populares nem sao mais tao baratos assim [gallery type= grid link= file size= medium ids= 237801 237802 237803 ] agora apesar desta historia intensa no brasil e de sua importancia em nosso mercado automotivo por mais de vinte anos os carros populares nao sao invençao nossa talvez a abordagem governamental da ideia tenha sido aplicada com mais eficacia em nosso pais mas isto nao significa que nos inventamos os carros populares gostamos mais de pensar que o conceito de popular foi evoluindo com o passar das decadas começando ha muito muito tempo para se ter uma ideia um dos primeiros carros populares ou talvez o primeiro ponto seja o ford modelo t que foi lançado no distante 1908 ou seja ha exatos 111 anos do ponto de vista tecnico o ford t nao era um carro revolucionario na verdade com seu esquisito arranjo de alavancas e pedais que tornava sua conduçao completamente diferente do que estamos acostumados ele talvez ate andasse na contramao da industria mas ele foi literalmente o responsavel por popularizar o automovel tornando o acessivel ao cidadao comum e nao apenas a quem nadava em dinheiro como era naquela epoca isto se deu atraves da linha de montagem movel a linha de montagem foi introduzida por ransom olds em 1901 na fabricaçao do oldsmobile curved dash primeiro automovel produzido em serie na historia antes do curved dash os carros eram fabricados artesanalmente e em ritmo lento pois cada funcionario montava um automovel com a linha de montagem de ransom olds cada funcionario realizava apenas uma tarefa especifica e um unico carro era montado por varias pessoas de forma muito mais rapida a linha de montagem movel de henry ford levava este conceito alem em vez de fazer os funcionarios se deslocarem ate os carros ela fazia o oposto os carros ficavam em uma esteira indo ate cada um dos trabalhadores cada funcionario ficava em seu posto recebia o carro fazia sua parte e aguardava o proximo carro assim o processo de fabricaçao tornou se muito mais rapido e barato o que se refletiu no preço final para o consumidor nao foi por acaso que o ford modelo t tornou se rapidamente o automovel mais vendido do planeta so nos primeiros dias foram vendidos 15 000 carros e a linha de produçao da ford tinha capacidade para atender esta demanda em 1927 ja haviam sido fabricados 15 milhoes de exemplares do modelo t e por isso que o ford modelo t e considerado o primeiro carro popular do mundo agora se voce acha que ele e antigo demais para merecer este titulo e acredita que um carro mais parecido com os que temos hoje deve ser considerado nao se preocupe se decidir revisitar a historia do volkswagen fusca de 1938 voce vai perceber que seu nome ja denuncia o volkswagen quer dizer carro do povo ou carro popular em traduçao livre voce tambem vai lembrar que o vw foi um pedido de adolf hitler o fuhrer do partido nazista o que e uma mancha em sua historia e verdade mas tambem e algo que coloca o fusca como um dos primeiros carros populares criados exatamente com este fim sob encomenda de um governo e isto porque ainda estamos no pre guerra apos a segunda guerra mundial que aconteceu entre 1939 e 1945 diversas naçoes europeias arrasadas pelo conflito sentiram a necessidade de um meio de transporte barato e pratico que pudesse levar uma familia para todos os lugares uma tarefa que dispensava amenidades em favor do baixo preço e da robustez mecanica [gallery type= grid link= file size= medium ids= 230026 152634 186682 ] foi nesta pegada que surgiram carros como o citroen 2cv fabricado a partir de 1948; o fiat nuova 500 de 1957 cujo precursor o 500 topolino de 1936 ja era considerado um carro popular; e o mini original de 1959 o mais novo deles foi lançado 31 anos antes do nosso fiat uno mille na verdade sequer precisamos sair do brasil para encontrar carros populares feitos antes do uno mille carros verdadeiramente espartanos voce acha que o uninho com apenas um retrovisor com cambio de quatro marchas e sem saidas de ar no painel era basico e porque voce esqueceu do que aconteceu no brasil da decada de 1960 o leo fez um post sobre os carros espartanos que tivemos no brasil daquela epoca mais precisamente em 1965 quando o governo criou o primeiro programa de carros populares baseado no preço e nao no deslocamento do motor como explicamos na ocasiao os modelos que custassem ate cr$ 4 000 000 equivalente a cerca de r$ 70 000 nos dias de hoje poderiam ter ate 90% de seu valor financiado em ate 48 parcelas pela caixa economica federal como resultado as principais fabricantes nacionais da epoca se apressaram para lançar carros que se adequassem as regras [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 237808 237809 ] foi assim que surgiram verdadeiras perolas como o fusca pe de boi que dispensava acabamentos cromados do lado de fora a tampa do porta luvas o marcador de combustivel e ate mesmo os retrovisores externos ou o willys teimoso que so tinha uma lanterna traseira bancos que pareciam cadeiras de praia e teto sem revestimento interno portanto podemos chegar a algumas conclusoes diferentes se considerarmos como pioneiro dos populares o primeiro carro vendido a um preço acessivel e em grande volume o titulo e do ford modelo t se levarmos em conta o primeiro carro criado com incentivo do governo para motorizar a populaçao de um pais o detentor do titulo e o vw fusca agora se o criterio for simplesmente a demanda do mercado por um meio de transporte barato para todos podemos considerar o citroen 2cv o fiat 500 e o mini classico e se estivermos falando so do brasil os pioneiros entre os populares sao os curiosos pe de boi
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