A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História

Afinal, quem inventou o carro popular?

Até não muito tempo atrás, o segmento dos carros populares ainda parecia extremamente promissor no Brasil. Você já conhece a receita: um carro barato, despojado, contando apenas com o essencial para a mobilidade e dispensando até mesmo os mais simples itens de conforto, como vidros elétricos, direção assistida e ar-condicionado. O último carro popular "puro" do Brasil, muitos hão de concordar, foi o Fiat Uno original, que deixou de ser fabricado no fim de 2013. Não foi por falta de rentabilidade – na época, o Uno era o carro nacional mais barato do mercado e vendia bem. No entanto, a exigência de airbags e freios ABS para todos os carros novos vendidos no Brasil, que começou a vigorar em 2014, fez com que a Fiat desistisse do projeto, por julgar pouco rentável a adaptação dos sistemas no Uno. Não por acaso, o Fiat Uno também foi o primeiro carro popular "oficial" do Brasil. Como você talvez já saiba, o em 1990 o Governo Federal deu início a um programa de incentivo às fabricant

Matérias relacionadas

Renault 4L: a história do maior rival do Citroën 2CV

Dalmo Hernandes

Supercar scare: a guerra contra a velocidade na Austrália dos anos 1970

Eduardo Rodrigues

Como seriam os humanos se evoluíssemos para resistir a acidentes de trânsito?

Leonardo Contesini