afinal de contas o motor v8 hemi da empresa antes chamada chrysler cabe ou nao cabe debaixo do capo do novo dodge charger daytona este assunto e totalmente desconhecido para nos fora da empresa mas voltou a tona desde que o ceo carlos tavares foi defenestrado em dezembro do ano passado claro tavares acreditava num futuro eletrificado mais cedo e por isso aprovou o novo dodge charger daytona substituto tanto do antigo charger de 4 portas quanto do challenger como um eletrico pelo menos inicialmente sabemos agora que existirao versoes a gasolina tambem [caption id= attachment_379873 align= aligncenter width= 999 ] o antigo challenger[/caption] mas essas versoes serao equipadas com o seis em linha de 3 litros turbo com ate 550 cv este motor foi lançado nos jeep com o nome de hurricane mas deveria ser de facto o substituto do v8 hemi na stellantis americana ate a eletrificaçao total depois de 2030 agora todos esses planos vao certamente mudar ja se sabe que o v8 que estava condenado ao ferro velho la no ceu dos motores vai voltar as picapes em breve [caption id= attachment_379850 align= aligncenter width= 999 ] o capo dianteiro e na verdade uma asa no eletrico[/caption] mas ainda nao ha planos abrangentes simplesmente por nao haver um real substituto de tavares ainda apenas interinos esta situaçao leva todo mundo a segurar planos grandes por enquanto vai saber o que o novo chefe vai querer fazer [caption id= attachment_379842 align= aligncenter width= 999 ] um charger v8 diz costumava ser facil [/caption] mas muita gente ja imagina o v8 voltando ao charger atual afinal de contas esse papo de v8 nao cabe e dificil de colar para o povo aqui fora acostumado a colocar qualquer coisa em qualquer coisa claro que se pode dar um jeito para tudo mas o problema nao e se monta ou nao fisicamente e o fato de que a plataforma ferramentais e dispositivos nao foram criados pensando nesta possibilidade se for fazer o mais facil e o projeto o fazer 1 carro colocar em produçao e o que vai demorar e ser caro e ha validaçao para refazer tambem com grandes custos envolvidos ha um interessante precedente historico para esta situaçao e olha so tambem em um conglomerado enorme de marcas com problemas com semelhanças bem interessantes com a stellantis de hoje e por isso vamos falar dele primeiro para ajudar no entendimento dessa questao o jaguar xj40 jaguar xj4 era o nome do projeto que deu luz ao primeiro xj6 em 1968 o carro foi o ultimo criado pela jaguar que tinha um so dono sir william lyons famoso empresario de sucesso gentleman respeitado e pao duro terrivel o resto do tempo lyons decide que no futuro ao inves de dois ou mais modelos de seda como era antes a jaguar teria agora somente um seda e um carro esporte o seda foi claro o xj6 de 1968 [caption id= attachment_379869 align= aligncenter width= 999 ] jaguar xj6 series 1 1968[/caption] o xj6 e posterior xj12 com o v12 da marca acaba sendo um grande sucesso baixo bonito classico e hoje a imagem de seda jaguar que vem a cabeça da maioria dos fas da marca com baixo preço relativo suspensoes independentes nas quatro rodas varias opçoes de motores e um desenho lindissimo foi um sucesso de publico e critica e necessario em 1966 lyons sem herdeiros dispostos a liderar a jaguar vendera a empresa para a bmh o conglomerado de empresas ingles mas em pouco tempo a leyland compra a bmh e cria a british leyland; uma enorme corporaçao que sabemos tem um fim triste de falencia e desaparecimento da industria inglesa de massa https //flatout com br/o dia em que a alma da jaguar morreu/ a jaguar meio que sobrevive a toda loucura dos anos 1970 justamente pelo sucesso do xj6 e xj12 por todo mundo era um sucesso especialmente naquele que era entao o maior dos mercados os eua em julho de 1984 a jaguar seria separada da entao estatal bl e tornada independente uma das muitas privatizaçoes do governo thatcher [caption id= attachment_379874 align= aligncenter width= 999 ] o v12 no xj6 serie 1 em 1972[/caption] mas antes disso ja a partir de 1970 ja se discutia a criaçao de um substituto para o xj6 claro o ciclo de produto de 5 anos ja era uma realidade entao mas nao havia dinheiro nem vontade da bl realizar o projeto que acaba iniciando somente no meio da decada inicialmente era o projeto lc40 da leyland; ficou conhecido na jaguar como xj40 o projeto levaria nada menos que dez anos para chegar as ruas em 1986 [caption id= attachment_379878 align= aligncenter width= 999 ] o xj6 xj40 1986[/caption] dizer que a estatal bl era uma bagunça e dizer pouco mesmo tirando todos os problemas trabalhistas da decada de 1970 era como a stellantis hoje um repositorio gigante de empresas a maioria delas falida a lista de marcas e maior que a da stellantis e eram todas inglesas fora a divisao italiana innocenti austin land rover leyland mg riley wolseley vanden plas princess jaguar daimler mini morris rover triumph albion aec guy e scammell [caption id= attachment_379857 align= aligncenter width= 999 ] o seis em linha xk[/caption] a stellantis hoje pelo menos tem o compartilhamento de componentes bem resolvido o que nao era o caso na bl veja por exemplo a situaçao dos motores do conglomerado com deslocamento ao redor dos 3 litros para se ter uma ideia da redundancia envolvida aqui existia o rover v8 uma pequena unidade de aluminio comprada da buick americana ohv de 3 5 litros existia outro v8 pequeno este ohc de 3 litros no triumph stag e a triumph tinha ainda um seis em linha de 2 5 litros a austin tinha um seis em linha ohv de 3 litros antigo a jaguar ainda tinha seu seis em linha xk em produçao bem nessa faixa de deslocamento https //flatout com br/motores lendarios o pioneiro seis em linha xk da jaguar/ a vanden plas teve seu seis em linha ohv de 3 9 litros criado com a rolls royce descontinuado em 1970 e a daimler teve seu v8 ohv hemi de 2 5 e 4 5 litros descontinuado em 1969 mas da para entender que alguma padronizaçao era necessaria aqui e a bl queria faze la com o v8 rover um motor pequeno compacto leve potente e crucialmente barato de se produzir [caption id= attachment_379877 align= aligncenter width= 999 ] jaguar xj40[/caption] imaginem o horror dos engenheiros da jaguar ao ouvir isso começou uma longa e prostrada batalha politica para que se mantivesse o jaguar com motor jaguar para o projeto xj40 ja contamos esta historia aqui do motor jaguar aj6 um projeto que começou derivado do v12 da empresa mas acaba um novo e moderno seis em linha exclusivo da jaguar [caption id= attachment_379876 align= aligncenter width= 999 ] aj6 novo seis em linha no xj40[/caption] o xj40 quando projetado no meio dos anos 1970 e inicio dos anos 1980 nao imaginava de forma alguma usar o v12 o motor consumia muito combustivel um tabu naquela epoca so em 1982 com a adoçao do cabeçote he e nova injeçao de combustivel mais avançada se tornaria aceitavel em consumo mas ai o xj40 estava praticamente no lançamento; foi adiado para 1986 para economizar dinheiro num momento em que o antigo xj6 vendia muito bem obrigado [caption id= attachment_379881 align= aligncenter width= 999 ] jaguar xj40[/caption] mas ja que nao se usaria o v12 no carro e havia a ameaça do v8 rover os engenheiros da jaguar enxergam uma forma de subversao bem maluca fazem o compartimento do motor tao estreito que so um motor em linha o aj6 pudesse ser montado ali a estrategia subversiva funcionou direitinho e o carro foi lançado com o novo seis em linha em 1986 a estrategia de atrasar o lançamento acabaria por fazer o carro envelhecer antes do tempo; mas o pior nao foi isso de 1985 em diante o mundo mudava de novo e motores grandes e potentes passariam de invendaveis para desejaveis [caption id= attachment_379875 align= aligncenter width= 999 ] o v12 existia desde 1972 mas nao cabia no carro de 1986 [/caption] em 1986 a bmw lança seu novo serie 7 e32 que imediatamente faria o novo jaguar antigo mas o pior e que com ele alem dos conhecidos seis em linha bmw aparece a opçao de um v12 sohc de 5 litros os dirigentes da jaguar dizem facil montem nosso v12 de 5 3 litros sohc no xj40 e temos um concorrente a altura imaginem os engenheiros tendo que explicar que nao era possivel sem uma enorme cirurgia na frente do carro [caption id= attachment_379871 align= aligncenter width= 999 ] a versao atualizada do v12 em 1993[/caption] de qualquer forma isto atrasou o lançamento do xj12 da geraçao xj40 ate 1993 sete anos depois do bmw 750i e do xj40 de seis cilindros sete anos barrabas a estrutura frontal do xj40 teve que ser amplamente redesenhada testada validada e colocada em produçao a um custo que nem da para imaginar como consequencia o anterior xj serie iii foi mantido em produçao com o v12 e o nome xj12 para atender a essa necessidade do mercado ate 1992 [caption id= attachment_379865 align= aligncenter width= 999 ] xj12 series 3 1988 tapa buraco[/caption] e nesse ponto os problemas de durabilidade e confiabilidade da eletronica do xj40 de qualquer forma ja o tornavam mais dificil de vender que o carro anterior e em 1989 antes do xj40 v12 a lexus lançara o potente ls400 v8 e a mercedes benz o s class w140 tambem com um v12 opcional mas aqui um de 6 litros e 400 cv coitada da jaguar [caption id= attachment_379882 align= aligncenter width= 999 ] o bmw 750i e32 v12[/caption] em 1989 a ford compra a jaguar que nunca mais foi realmente independente e apesar de tentativas de reverter a situaçao bem corajosas e interessantes durante os anos parece ter entrado numa espiral de autodestruiçao impossivel de ser freada [caption id= attachment_379883 align= aligncenter width= 999 ] mercedes v12 6 litros e 400 cv [/caption] seria diferente sem o subterfugio escuso dos engenheiros rebeldes com seu cofre estreito demais claro que nao mas certamente e um dos mais incriveis casos de tiro no pe ja registrados na historia e pior parece estar sendo repetido na dodge de hoje o dodge charger daytona ta vamos dar um desconto para a dodge colocar provisao para um motor como o v8 da marca mudaria totalmente o projeto para prever sua montagem so ha uma forma agir como se uma versao v8 fosse existir de verdade senao nao funciona possivelmente o resultado seria um carro diferente mais pesado mais caro e menos inteligente por isso ainda mais hoje com empacotamentos precisos e a necessidade de versao eletrica totalmente diferente mas provavelmente nao foi feito essa reserva de espaço por isso o ceo disse que o v8 iria morrer; se ele esta certo ou nao nao e para o engenheiro discutir e para fazer o que lhe mandaram fazer desta vez diferente da jaguar o erro foi da direçao nao dos engenheiros entao o v8 nao cabe e na verdade isso ninguem previu que coubesse entao tem que se voltar para prancheta e refazer o projeto para que entre la como na jaguar e quase fazer o carro de novo do desenho ate a validaçao e possivel claro mas custa tempo e dinheiro de montao e a dodge vai fazer isso provavelmente esta esperando direçao de um novo ceo para decidir o que fazer com o obviamente fracassado novo charger qualquer carro que precise de descontos altos no preço para vender quando acabou de ser lançado e um fracasso inegavel relembrando o que sabemos da novela v8 no novo charger no final do ano passado o jalopnik publicou uma historia citando um engenheiro anonimo da dodge que disse que o antigo v8 literalmente nao cabe no compartimento do motor do charger 2024 o site the drive entao entrou em contato com a empresa para perguntar diretamente se e fisicamente impossivel enfiar um hemi no novo carro a resposta da dodge a dodge esta focada em lançar os novos modelos eletricos dodge charger daytona bem como os modelos dodge charger sixpack com o motor seis em linha turbo no ano que vem nao temos nada adicional para compartilhar em relaçao a possiveis produtos futuros este sem comentarios era a unica resposta possivel como o the drive mesmo disse se a dodge admitir que e possivel e so disso que vai ouvir falar pelo resto da decada e havera um asterisco permanente no carro atual o carro que poderia ter um v8 se negar pode encerrar a conversa por enquanto mas corre o risco de ter um youtuber comprar um novo charger colocar um hemi nele e provar publicamente que a dodge estava mentindo ou era incompetente — ou ambos mas com a saida de tavares concluida e a volta de gente como tim kuniskis ceo da ram agora e fa do v8 para a empresa o clima mudou em fevereiro deste ano o ceo da dodge matt mcalear disse em entrevista [caption id= attachment_379884 align= aligncenter width= 999 ] o antigo v8 com supercharger[/caption] estamos apenas começando vamos nos divertir muito nao queremos ficar parados na dodge e nao planejamos isso havera variaçoes de trem de força que continuarao a surgir ainda nem lançamos um srt entao ainda temos que entrar nisso e quem sabe para onde iremos se o business case fizer sentido [para um v8] e houver potencial [caption id= attachment_379887 align= aligncenter width= 999 ] hellcat widebody dificil de substituir[/caption] especulando entao com essas informaçoes os estudos de modificaçoes custo e prazo para colocar o v8 no carro estao prontos esperando um novo ceo do conglomerado para ser aprovado ou nao mas chuto pelo menos 2 anos para chegar nas ruas o carro um ano e meio a toque de caixa [caption id= attachment_379862 align= alignnone width= 999 ] potencia nao falta ao atual eletrico; mas nao importa aparentemente[/caption] o que eu faria mantem o carro atual como esta criando versoes legais e diferentes com o seis em linha mesmo; e comecem a fazer um substituto v8 para ele ja aproveitem para dar uma atualizada no v8 turbo ao inves de supercherger nos mais potentes por exemplo e fazer outro desenho mais agressivo para o novo carro que usaria o maximo mecanicamente do atual de qualquer forma o clima e de volta para o v8 na empresa mas para acontecer a empresa tem que sobreviver alguns anos complicados ainda estamos aqui torcendo que a historia nessa parte seja diferente da jaguar
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