quem nunca abriu o youtube e passou varios minutos ou horas ouvindo roncos de motor uma das belezas do mundo moderno e o acesso que ele nos da a esse tipo de coisa no começo da decada passada nao era assim voce so precisa pensar no ronco que quer ouvir e digitar na caixa de pesquisa nos mesmos damos nossa contribuiçao regularmente [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] nao devem existir estatisticas a respeito disto mas boa parte dos videos de ronco de motor no youtube traz os superesportivos como tema o que e perfeitamente compreensivel seja um icone dos anos 80 ou um lançamento um supercarro costuma representar o estado da arte em termos de mecanica o que quase sempre significa uma experiencia sonora memoravel e para cada video com o ronco de um supercarro com escapamento original ha tambem o video de um exemplar equipado com escapamento akrapovič o que e impressionante por si so considerando que eles so começaram a fabricar escapamentos automotivos em 2008 [youtube id= fvqczbkkxic width= 620 height= 350 ] uma comparaçao entre a ferrari 458 italia com escapamento original e com escape akrapovič [youtube id= 6sbdmvml6pe width= 620 height= 350 ] porsche 911 gt3 rs com escape akrapovič [youtube id= 92q7z0smhq4 width= 620 height= 350 ] bmw m4 com voce ja sabe [youtube id= lmqinf_majq width= 620 height= 350 ] o ronco do escape akrapovič em um audi rs6 avant de 750 cv a akrapovič e provavelmente a mais conhecida fabricante de escapamentos aftermarket do planeta o que e um feito notavel pelo simples fato de a companhia nao ter origem em um pais com tradiçao automotiva como italia alemanha ou reino unido a akrapovič vem da eslovenia um dos paises que integravam a iugoslavia ate 1991 quando assim como a croacia e a servia declarou independencia e deu inicio a um processo de dissoluçao que se estende ate hoje com a indefiniçao sobre kosovo hoje vamos contar esta historia da akrapovič e nao da dissoluçao da iugoslavia a akrapovič foi fundada por um motociclista e seu ramo de atuaçao principal sao os escapamentos para motos igor akrapovič começou a pilotar profissionalmente em 1977 em motos com motor dois tempos de 250 cm³ migrando depois para as de 1 000 cm³ terminando a carreira nas superbikes e 1989 depois disto ele continuou envolvido com o mundo das motos fundando uma preparadora na cidade de ivančna gorica no coraçao da eslovenia em 1992 a companhia batizada skorpion começou com seis funcionarios que fabricavam escapamentos de forma artesanal o proprio igor akrapovič hoje com 59 anos de idade diz que sua motivaçao para escolher este nicho em especifico foi o alto preço dos escapamentos importados e a ma qualidade das opçoes locais segundo ele a ideia era oferecer ao consumidor final escapamentos mais proximos dos que eram usados pelas equipes de corrida mais leves e resistentes de inicio usando o aço como materia prima e mais tarde adotando o titanio e a fibra de carbono nao demorou para que o reconhecimento viesse em 1993 os escapamentos skorpion foram testados pela kawasaki e no ano seguinte fizeram suas primeiras apariçoes em campeonatos internacionais de superbike categoria que usa versoes modificadas de motos produzidas em serie se a motogp e como a formula 1 das motos as superbikes equivalem aos carros de turismo [youtube id= qk5evgqng8u width= 620 height= 350 ] nos anos que se seguiram outras equipes de fabrica de nivel mundial adotaram os escapamentos de akrapovič yamaha honda ducati e suzuki entre elas em 1997 o americano scott russell foi o primeiro motociclista a vencer um campeonato mundial de superbike em uma moto com escapamento skorpion o primeiro titulo com o nome akrapovič veio em 2000 com colin edwards no comando de uma honda rvf750 patrocinada pela castrol quando a skorpion começou a ser notada mundialmente ocorreu uma situaçao inusitada em 1997 a companhia foi processada pela ford a fabricante alegava que a skorpion nao poderia ter este nome por causa do ford scorpio um seda executivo vendido apenas por sua divisao europeia em uma entrevista a revista sport rider em 2010 igor akrapovič comentou o assunto os advogados da ford disseram que a companhia estava ficando muito irritada com o fato de nossos escapamentos de titanio feito a mao colocassem em risco o valor de seus sedas produzidos em massa rimos bastante disso e imediatamente mudamos o nome para akrapovič para evitar que eles ganhassem ainda mais dinheiro skorpion ou akrapovič o crescimento nas vendas foi exponencial nesta epoca em torno de 70% ao ano segundo a propria companhia assim em 1999 o aumento da demanda obrigou a empresa a se mudar para um lugar maior trocando a oficina de 450 m³ por um galpao de 3 000 m³ em 2010 o complexo projetado pela esposa de igor ja ocupava uma area de 13 000 m³ e o quadro de funcionarios passava dos 450 na fabrica que fica a cerca de 50 km ao sul da capital liubliana sao produzidos cerca e 70 000 escapamentos por ano dos quais cerca de 40% sao sistemas completos e os 60% restantes sao abafadores a akrapovič diz que os escapamentos de titanio sao o foco da companhia pois sao apenas 5% mais pesados do que as versoes equivalentes de fibra de carbono e oferecem mais resistencia a impactos alem de serem mais faceis de consertar tanto que a akrapovič tambem oferece kits de reparos para os escapamentos de titanio [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] boa parte dos investimentos da akrapovič e destinada a compra de materia prima e maquinario e igor akrapovič faz questao de ressaltar sempre que possivel que opta por nao pagar por publicidade nas motos de corrida especialmente porque o preço do titanio aumentou em seis ou sete vezes nos ultimos anos em termos de maquinario hoje a akrapovič possui equipamentos capazes de moldar tubos de titanio com diametro entre 18 mm e 85 mm e paredes de menos de 1 mm de espessura a demanda por peças de fibra de carbono cada vez mais alta pelo impacto visual dos escapamentos de composito fez com que a akrapovič inaugurasse uma instalaçao separada apenas dedicada a estas peças [youtube id= 2wtcsl rzjm width= 620 height= 350 ] nos primeiros anos da decada passada a akrapovič incorporou metodos de design e fabricaçao computadorizados incluindo softwares de renderizaçao em 3d um grande passo veio em 2004 quando a companhia eslovena assinou um contrato com a equipe bar honda de formula 1 aproveitando para usar a maior categoria do automobilismo como campo de testes e laboratorio para aperfeiçoar seus proprios sistemas de escape foi ali que começou a incursao pelo meio automotivo começando por uma parceria com a porsche em 2007 no ano seguinte um 911 996 venceu as 24 horas de nurburgring usando escapamento akrapovič alem de começar a produzir escapamentos para carros naquele ano a akrapovič continuou se envolvendo no automobilismo em 2009 os eslovenos começaram a fornecer os sistemas de escape para os prototipos lmp1 da audi que entre 2010 e 2014 venceu cinco ediçoes seguidas das 24 horas de le mans em 2015 a akrapovič chegou a marca de 100 titulos mundiais em diferentes categorias do motociclismo atualmente a fabricante esta investindo para ampliar sua atuaçao com planos para fabricar turbocompressores de titanio nos proximos anos
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