o puma nao nasceu como volkswagen disso voce deve saber bem o primeiro puma nasceu de um projeto feito sobre a mecanica dos dkw o gt malzoni que com o motor dois tempos venceu corridas e entrou para a historia do automobilismo brasileiro entre 1964 e 1966 mas foi com a mecanica volkswagen a ar tanto do fusca quanto de outros modelos da familia que na epoca era mais moderna e mais acessivel que o puma tornou se o fora de serie mais bem sucedido da industria automotiva brasileira e certamente o mais cultuado pelos entusiastas o barato do puma para mim e o fato de ele emular a estetica dos esportivos europeus da decada de 1960 com a simplicidade mecanica a robustez e a experiencia ao volante caracteristica do fusca que independente da opiniao de cada um a seu respeito e decididamente diferente do que se tem em qualquer outro carro vendido no brasil fruto da demanda do mercado por um carro de visual esportivo que nao tinha a opçao de comprar um importado o puma e um carro que nunca vai deixar de atrair olhares na rua por mais que seja conhecido ate por quem nao liga muito para carros ele e um icone colocando em uma palavra mas neste post como voce ja deve ter sacado pelo titulo nos nao vamos falar do puma mas dos outros kit cars e foras de serie feitos pelo mundo usando como base a plataforma do besouro e de seus parentes proximos e ja vou avisando nos gostamos do puma os primeiros exemplares com mecanica volks sao belissimos e suas linhas ate que resistiram bem as atualizaçoes com o passar dos anos mas alguns destes carros que os gringos fizeram estao no mesmo nivel em estetica e criatividade aquila gullwing quando escrevi a frase anterior pensei no aquila por mais que as formas arredondadas elegantes e aerodinamicas da decada de 1960 sejam belissimas e interessante ver um fora de serie baseado no fusca feito com inspiraçao nos esportivos em forma de cunha da decada de 1970 o aquila gullwing foi lançado na decada de 1980 por uma empresa californiana chamada american fiber craft e so foram fabricados 150 exemplares ele e bem desconhecido e existem poucas informaçoes esclarecidas a seu respeito por exemplo se estes 150 exemplares contam apenas carros prontos ou incluem tambem kits vendidos sem mecanica a empresa oferecia as duas opçoes o estilo do carro e interessante apesar das proporçoes um tanto estranhas com o capo bastante bem baixo e silhueta quase perfeitamente horizontal do teto a face frontal traz um conceito interessante com o para choque preto embutido e os farois escamoteaveis a linha do teto lembra carros como o lamborghini espada e a traseira tem um que de countach [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 243662 243665 243664 243663 ] faz dois anos da ultima vez que um exemplar do aquila gullwing deu as caras pela internet um exemplar branco muito bem conservado o que aparece nas fotos foi anunciado em um leilao do ebay em 2017 com lance inicial de us$ 6 400 o equivalente a cerca de r$ 26 000 em conversao direta vokaro outro carro feito com base no fusca que e bem desconhecido se chama vokaro este conversivel obscuro parecia uma mistura de puma com buggy com suspensao elevada e pneus maiores e nao trazia capota ou acabamento sofisticado no interior [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 243675 243682 ] o vokaro foi construido entre 1968 e 1972 tambem por uma empresa californiana a vopard enterprises a carroceria instalada sobre o chassi do fusca era composta de unica peça de fibra de vidro com exceçao da moldura do para brisa que vinha do bem mais sofisticado karmann ghia pelo fato de ser um carro mais minimalista voltado ao uso nos fins de semana para diversao e frequente que os donos dos poucos exemplares dos vokaro sobreviventes os transformem em projetos para off road leve com pneus garrudos e proteçao adicional na carroceria bradley gt quando falo em criatividade me refiro a carros como o bradley gt primeiro modelo da bradley automotive sediada em beverly hills sim mais uma empresa da california a bradley automotive começou suas atividades no fim da decada de 1960 inicialmente fornecendo componentes para buggies de areia na epoca bastante populares no litoral californiano seu primeiro modelo proprio o bradley gt foi lançado em 1970 ele empregava influencias dos buggies e as misturava com os esportivos da epoca repare no bico baixo com farois ocultos e nas curvas da silhueta bem como na ausencia de portas as janelas e que abriam para cima como portas asa de gaivota e o interior era refinado com couro nos bancos madeira no painel e um bom nivel de acabamento foram feitos cerca de 6 000 exemplares do bradley gt entre 1970 e 1981 a maioria deles vendida para quem ja tinha um fusca e queria transforma lo em algo diferente por esta razao e dificil encontrar um padrao nas imagens do carro era frequente que os donos dessem seus toques pessoais na hora de monta lo o que incluia a troca das coberturas de fibra nos farois por lentes transparentes por exemplo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 243679 243677 ] na epoca o bradley gt obteve notoriedade por seus donos famosos incluindo o extravagante pianista liberace e don yenko criador do camaro yenko/sc nova sterling nao e possivel falar de foras de serie com mecanica vw feitos la fora sem mencionar o nova o esportivo e frequentemente lembrado pelo modo como se entrava nele em vez de portas ele tinha um canopi movel que deslizava para cima e para a frente levando junto o para brisa e as janelas laterais https //www youtube com/watch v=r3v_boyy6tk o nova foi criado por uma empresa britanica chamada automotive design and development que fabricou o carro entre 1971 e 1975 antes de pedir falencia depois disto uma outra empresa chamada nova cars tambem no reino unido comprou os direitos sobre o projeto e manteve a fabricaçao do veiculo ate 1990 com o desenho bem resolvido e a mecanica consagrada o nova foi um dos fora de serie mais bem sucedidos que ja foram feitos sobre a base do fusca com versoes licenciadas fabricadas em diversas empresas pelo mundo na australia ele era vendido como purvis eureka; na frança como defi; na nova zelandia como scorpion e nos eua como sterling [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 243686 243687 ] a versao norte americana acabou ficando mais famosa e popular do que o original britanico e por isso o nova e mais conhecido pelo publico em geral como sterling mini camaro o mini camaro e sem duvida um dos mais obscuros e misteriosos exemplos desta lista sua origem esta em uma empresa americana chamada kar manufacturing que na decada de 1970 decidiu transformar o fusca em um pony car em miniatura existem poucos exemplares rodando atualmente e eles exibem caracteristicas em comum como a carroceria feita em uma unica peça de fibra de vidro e a inspiraçao na segunda geraçao do camaro entretanto alguns exemplares conservam o entre eixos de 2 400 mm dos volkswagen a ar enquanto outros sao significativamente encurtados ficando com proporçoes mais proximas de um buggy de praia [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 243671 243669 ] nao se sabe ao certo quantos exemplares foram feitos mas existem pouquissimos em condiçoes de rodar atualmente o mini camaro da kar manufacturing e quase tao raro quanto as informaçoes que existem a seu respeito colani gt criaçao de luigi colani o controverso designer alemao que morreu em setembro de 2019 aos 91 anos de idade agora se suas criaçoes mais famosas eram conhecidas por sua ousadia quase surreal o colani gt era surpreendentemente conservador o colani gt foi feito entre 1964 e 1968 e teve 360 exemplares fabricados e de fato trazia uma qualidade de construçao e acabamento acima da media para este tipo de projeto enquanto a dianteira remete aos esportivos europeus da decada de 1960 as laterais e a traseira lembram mais carros britanicos como o ac cobra e os jaguar de competiçao da decada anterior o interior e bastante minimalista o painel de instrumentos e moldado diretamente ao habitaculo e coberto com couro os bancos sao pouco mais que suportes almofadados e sequer ha portas detalhes interessantes sao as lanternas traseiras emprestadas do karmann ghia; e os instrumentos de porsche 356 embora o motor nao fosse alterado permanecendo com 1 200 cm³ e 34 cv o peso menor que 600 kg garantia diversao em uma conduçao mais espirituosa
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