pense rapido voce prefere um alfa romeo 155 de competiçao com motor v6 naturalmente aspirado de 12 000 rpm ou quatro cilindros turbo de 550 cv ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] como somos caras legais vamos te dar um tempo para decidir mais precisamente dois minutos e 52 segundos e quanto dura o video abaixo que mostra os dois carros na mesma subida de montanha na italia alias e uma otima forma de gastar quase tres minutos se voce e do tipo que curte ver icones de turismo dos anos 1990 acelerando com vontade https //www youtube com/watch v=pieqmgvoyzo estes dois carros demonstram bem o legado do alfa romeo 155 nas competiçoes de turismo europeias com mais de uma versao sendo usada nas pistas 155 gta e 155 v6 ti os dois carros foram homologados para diferentes categorias da fia o 155 gta foi criado para a classe 2 conhecida como supertouring a partir de 1995 que pode ser entendida como a categoria de base das competiçoes de turismo na epoca ja o 155 v6 ti foi desenvolvido para a classe 1 que era a classe de topo e permitia alteraçoes mais radicais ao projeto original do carro de rua o alfa 155 gta conquistou o titulo do campeonato italiano de superturismo em 1992 com nicola larini ao volante; e no campeonato britanico de turismo o btcc em 1994 com gabriele tarquini ja o alfa 155 v ti foi campeao no dtm o campenato alemao de carros de turismo em 1993 tambem nas maos de larini mas afinal quais eram as diferenças entre os carros da classe 2 e da classe 1 de cara notamos que o alfa 155 gta e um carro mais alto e estreito com a carroceria mais proxima do que se via no 155 de rua e possivel ver que os para lamas eram mais largos e tambem que o para choque dianteiro tinha uma entrada de ar maior e um splitter mais agressivo o regulamento da classe 2 de turismo exigia uma serie especial de homologaçao para o carro de corrida e esta veio na forma do alfa romeo 155 q4 que na pratica era um lancia delta hf integrale com outra carroceria como voce deve lembrar a lancia aposentou sua equipe de rali no fim de 1992 depois que o delta conquistou seu sexto titulo consecutivo no wrc o decimo da fabricante que e ate hoje a companhia que mais conquistou titulos no campeonato mundial de rali com o delta aposentado a alfa romeo procurou a lancia a fim de dar uma sobrevida ao conjunto mecanico usado nos ralis e e por isso que o 155 q4 e considerado um delta integrale com outra carroceria o motor 2 0 turbo 16v era o mesmo bem como o sistema de traçao integral permanente com tres diferenciais sendo o traseiro equipado com autoblocante torsen no modelo de rua o motor era amansado e entregava 190 cv ja no alfa romeo 155 gta de competiçao o 2 0 turbo entregava algo na casa dos 300 cv novamente como era no grupo a do wrc https //www youtube com/watch v=smltd0hgj2e ja os carros da classe 1 a qual pertencia o v6 ti eram ainda mais radicais de cara nota se que o alfa 155 da dtm era mais baixo e mais largo tornando o centro de gravidade mais proximo do chao e aumentando a largura das bitolas duas medidas para torna lo mais estavel com o conjunto mecanico bem mais forte em vez de um quatro cilindros turbo o 155 v6 ti era movido por um v6 naturalmente aspirado de 2 5 litros com corpos de borboleta indiviuduais e nada menos que 495 cv a 12 000 rpm mas o regulamento mais permissivo permitiu diversas outras modificaçoes alem da ja citada carroceria mais larga e baixa alem de poder adotar uma estrutura de fibra de carbono os carros da classe 2 precisavam manter o monobloco original no caso do alfa 155 v6 ti os elementos aerodinamicos eram livres da linha de cintura para baixo; e ele tambem podia usar freios abs controle de traçao e diferenciais eletronicos voce tambem vai notar que o carro de corrida usa farois falsos sao adesivos que imitam farois era uma forma de aliviar mais peso o v6 ti pesava menos de 1 000 kg e o motor sequer precisava ser oferecido no modelo do carro de corrida ou seja a alfa nem precisava se preocupar em colocar no mercado um alfa romeo 155 com motor v6 e traçao nas quatro rodas o alfa romeo v6 ti conquistou ao todo 38 vitorias nos campeonatos europeus de turismo sendo 22 delas apenas nas temporadas de 1993 e 1994 do dtm os dois carros que aparecem no video acima competiram na decada de 1990 e ambos tem uma vida bem ativa no circuito europeu de subida de montanha o alfa 155 gta pertence ao piloto roberto de giuseppe e atualmente o motor 2 0 turbo entrega por volta de 550 cv que sao capazes de levar o seda de zero a 100 km/h em menos de tres segundos chama a atençao o ronco tipico dos carros de rali rouco encorpado e acompanhado do persistente chiado do turbocompressor embora o sistema anti lag nao seja tao pronunciado como se ouvia na epoca do wrc https //www youtube com/watch v=iyqc_dg0m4i ja o 155 v6 ti corre nas maos de marco gramenzi figura conhecida das paginas do flatout onde ja apareceu ao volante deste mesmo 155 e tambem de um alfa romeo 4c impressionante equipado com um motor v8 de 600 cv a 9 000 rpm o ronco do v6 a 12 000 rpm remete instantaneamente aos v12 que dominaram a formula 1 na primeira metade da decada de 1990 agudo anasalado e rasgado https //www youtube com/watch v=hfjqgwz9amm honestamente mesmo depois de recapitular as especificaçoes de cada motor e de ouvir seu ronco ainda nao conseguimos decidir nosso favorito embora o v6 naturalmente aspirado seja indiscutivelmente mais musical a harmonia do quatro cilindros com o assovio do turbocompressor tambem tem seus encantos e os dois carros sao belissimos embora o 155 v6 ti tenha uma projeto mais radical o charme de um carro de turismo com monobloco stock e dificil de ignorar esta bola vai ter que ficar com voces
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