ola seguidores do flatout esta na hora de falarmos de alguns aspectos tecnicos do meu alfa romeo 155 v6 e que tem feito toda a diferença nesse projeto de restauraçao como comentei no primeiro artigo esperava utilizar diversas peças da 155 ts e acabei caindo do cavalo minha 155 v6 e de 1992 portanto trata se de um exemplar da 1ª serie do modelo as chamadas slike em 1995 veio a 2ª serie chamada de widebody que incorporou uma porçao de modificaçoes facil de descobrir qual e qual olhando para os para lamas dianteiros com saias ate 1994 e sem elas a partir de 1995 essa alteraçao entre as series afetaram meu projeto nos detalhes externos como retrovisores para choques e repetidores de seta nada disso tem compatibilidade entre a slike e a widebody o modelo de seis cilindros e apenas 20 kg mais pesado que o de quatro cilindros 1 320 kg e 1 300 kg respectivamente e sao 17 hp a mais 150 no motor dois litros e 167 no v6 2 5 mas curiosamente os freios sao rigorosamente os mesmos discos ventilados de 284 mm na frente e discos solidos de 240 mm na traseira ja a suspensao e totalmente diferente tentamos de cara implantar a suspensao da quatro cilindros mas sem sucesso tentamos entao a suspensao da alfa romeo spider e o resultado foi melhor mas nao perfeito o ajuste fino foi feito comprando em buenos aires os amortecedores e molas cuja pressao e diferente entre os carros no caso das alfas 155 essas peças sao compartilhadas entre os modelos com motor de 1 6 a 2 litros porem nao servem para a v6 nem para a q4 a novela do cambio foi mais rapida quando desmontamos o carro vimos uma trinca consideravel na carcaça da caixa e de pronto sabia que teria que troca la nao sou mestre em mecanica mas tinha certeza de que nao seria possivel utilizar a transmissao da 155 quatro cilindros a soluçao foi encontrar um bom cambio de spider uma boa dica e que essa caixa de cambio e compartilhada entre meu a 155 v6 as spider e os fiat marea turbo logo a substituiçao nao custa la tao caro como mencionei no primeiro artigo o motor foi substituido seu bloco e de aluminio e ja havia sido soldado num dos primeiros testes com o carro andando começou a minar oleo da trinca soldada algumas soluçoes foram discutidas como fazer outra solda tendo a certeza de que seria mero paliativo outra ideia foi implantar outro motor v6 de alfa romeo provavelmente doado por uma 164 o que representaria um soco nos rins do purismo desse que vos escreve a soluçao foi nao fazer nada e tocar outras coisas na restauraçao ate encontrarmos um motor tambem na argentina conseguimos o motor novo para mantermos a ideia de restauraçao a originalidade no interior preferi manter o padrao de acabamento do painel volante e manopla de alavanca de cambio em imitaçao de madeira a regulagem de altura do banco do motorista eletrica nos modelos do pacote brasil foi mantida tal qual o original europeia ou seja por alavanca nos instrumentos destaque para o velocimetro que marca 260 km/h de maxima o modelo 2 0 marca 240 km/h varios comentarios dos leitores criticaram as rodas que aparecem nas fotos do primeiro artigo aquelas rodas sao as da foto acima registro feito no inicio do processo de restauraçao da funilaria e pintura vieram com o carro e foram devidamente descartadas as rodas originais deste modelo sao muito dificeis de serem encontradas preferi num primeiro momento utilizar algo mais exclusivo mas sucumbi ao purismo e providenciei as rodas originais da 155 super as fotos abaixo ja possuem algum tempo atualmente ele ja recebeu a nova pintura mantendo a cor original bleu spazio metalico codigo 431/a antes de terminar precisava registrar uma passagem sobre o carro que ficou esquecida no primeiro artigo faço parte do alfa romeo br e alguns de seus membros ja vinham monitorando o paradeiro da gioconda apelido carinhoso da minha 155 a historia e contada pelo amigo renato cunha que por muito pouco nao a comprou foi a primeira 155 v6 que consegui ver e dirigir apareceu a venda no jornal zero hora de porto alegre em 2005 pediam caro lembro na epoca algo mais de r$ 21 mil mais dividas encontrei o vendedor num posto da zona norte da cidade um senhor mal arrumado que me apresentou um carro na mesma situaçao uma 155 azul sem emblemas que denunciassem sua motorizaçao com bancos de couro rasgados e gastos motor vazando agua rodas trocadas pneus carecas dirigir uma 155 v6 era um sonho dirigir esta foi um pesadelo um carro tao raro em tao mal estado dinamicamente era impossivel de analisar o motor falhava a suspensao parecia estar a ponto de desmontar cambio freios direçao tudo era frouxo fotografei divulguei lamentei e me aborreci pois vi que aquele carro nao iria muito longe tratado como mero meio de transporte mal cuidado e perigoso em 2007 a derradeira foto enviada de sao paulo selou o destino a 155 encontrava se em leilao aparentemente do mesmo jeito ou pior do que quando a vi e em 2009 ela aparece de novo a venda no mercado livre com novas rodas tao feias quanto as antigas para satisfaçao dos alfistas ao menos ela nao tinha morrido foi arrematada por um entusiasta do alfa romeo br que iniciou uma criteriosa restauraçao do carro e descobriu que ao ser desmontada mostrou se mais integra ate do que se poderia esperar a integra do artigo do renato sobre as poucas 155 v6 brasileiras voces leem acessando este link saudaçoes a todos e ate a proxima por danilo rizzo project cars #01
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