ao pesquisar fotos e videos para fazer mais este post da serie lendas do dtm cheguei a uma conclusao em poucos segundos este e meu bolido favorito do antigo campeonato alemao de carros de turismo o fato de ele ser um italiano invadindo o territorio germanico e quase um bonus seu visual o ronco do seu motor e seu historico de vitorias sao o que torna na opiniao deste que vos escreve tao sensacional antes de continuar e desenvolver melhor o assunto fiquem com uma demonstraçao audiovisual do que acabo de dizer espero de verdade que voce tenha boas caixas de som ou um par de fones de ouvido porque o negocio e bruto [youtube id= hfjqgwz9amm width= 620 height= 350 ] foi ate dificil escolher o melhor video o ronco tem o timbre muito parecido com o de um v12 de competiçao especialmente porque estamos falando de quase 12 000 rpm no limite o alfa romeo 155 ja nasceu tendo que provar que era bom seu antecessor foi o alfa 75 lançado em 1985 e vendido ate 1991 o 75 foi o ultimo alfa romeo desenvolvido pela fabricante antes de sua aquisiçao pela fiat e o ultimo com traçao traseira ou seja era o ultimo alfa romeo puro e era um baita carro especialmente na versao turbo evoluzione o estilo do alfa romeo 155 era claramente uma evoluçao do 75 mas sua concepçao mecanica era radicalmente diferente feito sobre a plataforma tipo tres da fiat que era compartilhada com o fiat tempra e o lancia dedra o alfa 155 tinha motor dianteiro transversal e traçao dianteira em suas primeiras versoes nao era exatamente o que os fas esperavam da alfa por mais bonito que o carro fosse voce provavelmente sabe que a versao vendida no brasil era movida por um motor de dois litros com cabeçote de 16 valvulas comando duplo e duas velas por cilindro o famoso twin spark com 150 cv nas versoes elegant e super na europa havia ainda motores quatro cilindros 1 6 1 7 e 1 8 alem de um 2 0 turbo todos da mesma familia; e um v6 de 2 5 litros e 166 cv derivado do 3 0 encontrado no alfa romeo 164 o carro que competiu no deutsche tourenwagen meisterschaft claro utilizava um motor v6 ate mesmo o deslocamento estava dentro das regras estabelecidas no inicio da decada de 1990 a alfa romeo foi uma das companhias atraidas pelas mudanças no regulamento do dtm promovida em 1993 quando a competiçao começou a utilizar as diretrizes da categoria supertouring da fia em especial pela eliminaçao da clausula que exigia que se fabricasse uma serie especial de homologaçao para que o carro de corrida pudesse competir era exatamente o que os italianos precisavam para transformar o 155 em um bolido matador a responsabilidade pelo desenvolvimento do carro ficou com a alfa corse equipe de fabrica da alfa romeo os caras modificaram tudo o que podia ser modificado de modo que tudo o que ha por baixo da bela carroceria nos da uma visao bem diferente da que estamos acostumados a ver no alfa 155 de produçao mecanicamente o carro aproveitava a base do v6 de rua e o sistema de traçao integral do alfa romeo 155 q4 que por sua vez tinha raizes no sistema do lancia delta hf integrale dotado de um diferencial central eletronico que variava a distribuiçao do torque entre os eixos sendo que a divisao padrao era de 50 50 o cambio era manual de seis marchas no inicio da temporada mas depois foi substituido por uma caixa sequencial bem parecida com a dos carros de formula 1 os para lamas da carroceria de plastico reforçado com fibra de carbono eram bem mais largos para acomodar os avantajados pneus slick que calçavam rodas oz de 18 polegadas [youtube id= cnk_5whcela width= 620 height= 350 ] aproveite para dar uma olhada no sistema de suspensao com amortecedores inboard como nos monopostos o motor em si tambem era algo aterrador embora seu bloco fosse o mesmo do v6 dos carros de produçao todo o resto era exclusivo do carro como o sistema de injeçao direta de combustivel com corpos de borboleta individuais cabeçotes com maior fluxo bielas e pistoes reforçados o resultado era um motor de pelo menos 500 cv e capaz de girar a ate 11 800 rpm tambem merecem mençao as saidas de escape viradas para cima das quais ja tratamos neste post nem todos os carros tinham mas havia um motivo para que alguns tivessem o v6 era barulhento demais ultrapassando o limite de 98 decibeis exigido pela fia para os carros de supertouring virar o sistema de escape para cima evitava que as ondas sonoras refletissem no asfalto e se amplificassem ajudando o carro a nao passar do nivel maximo de ruido alem disso tais saidas de escape sopravam ar quente para cima fazendo com que o ar frio sobre a regiao fosse empurrado para baixo e consequentemente ajudasse a bela asa traseira de fibra de carbono na tarefa de gerar downforce ou seja se o alfa romeo 155 da dtm fazia curvas como se estivesse sobre trilhos desculpem o cliche mas nao da para evita lo depois de ver os videos do carro ate mesmo o sistema de escape tinha certa participaçao nisto no entanto a suspensao tambem era muito bem acertada com braços triangulares sobrepostos nos quatro cantos e amortecedores com regulagem eletronica ativa eles ajustavam automaticamente sua rigidez de acordo com as condiçoes de pilotagem e levavam em consideraçao ate mesmo a variaçao de peso do carro a medida que o tanque esvaziava por todas estas caracteristicas podemos dizer que o alfa 155 era um dos carros mais avançados no grid que tambem era dividido com bmw m3 mercedes 190e cosworth e opel calibra entre outros e ele se saiu muito bem obrigado logo em sua temporada de estreia com os pilotos italianos nicola larini e alessandro nanini o alfa romeo 155 v6 ti venceu nada menos que 14 etapas da temporada de 1993 do dtm em circuitos como nurburgring nordschleife hockenheim e nuremberg no meio de uma manada de alemaes italianos atrevidos aqueles [youtube id= 565f3kbzpte width= 620 height= 350 ] como se nao fosse suficiente outros campeonatos europeus aderiram ao regulamento supertouring da fia na italia na espanha e no reino unido o alfa romeo 155 v6 ti conquistou todos eles entre 1992 e 1994 e continuou competitivo ate 1997 quando foi aposentado pelo alfa romeo 156 a verdade porem e que ele nao precisava ter vencido tanto assim para ser um dos carros mais fantasticos que competiram no dtm e o meu favorito deles o alfa romeo v6 ti em 1997 com pintura da martini racing ja na era do itc
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