o alfa romeo 164 teoricamente e o ultimo alfa desenvolvido pela empresa quando ainda era estatal independente mas como foi desenvolvido numa joint venture com a fiat e a saab e quase o primeiro alfa romeo da era fiat mas sejamos rigorosos historicamente o primeiro alfa romeo da era fiat foi o 155 de 1992 era um carro sensacional incrivelmente com toda personalidade da marca de portello mesmo usando varios componentes fiat [caption id= attachment_272470 align= aligncenter width= 800 ] 155 a antecessora [/caption] mas muita gente nao o viu assim principalmente frente a competiçao alema bem mais solida duravel e confiavel e mesmo que os alfa fossem ate mais interessantes ao volante o melhor desempenho no papel dos alemaes nao ajudava a marca italiana nas vendas a impressao errada era que ao ter traçao dianteira e ser baseado numa plataforma fiat de traçao dianteira substituindo o famoso 75 de traçao traseira era um carro inferior aos especializados bmw de traçao traseira com quem deveria competir a fiat logo percebe que precisava vender o 155 a um preço abaixo dos bmw algo nunca agradavel aqui no brasil foi um pouco diferente temos uma longa tradiçao com a alfa romeo e ao se abrir as importaçoes em 1990 os recebemos de braços abertos felizes por te los de volta melhor assim livres de preconceitos bobos de traçao dianteira ou traseira recebemos o 164 e o 155 pelo que eram carros sensacionais para quem gosta de dirigir ponto apenas a incompetencia da fiat em lidar com a marca premium em distribuiçao e peças que prejudicou a marca que ate entao gozava de imensa boa vontade no brasil a maneira como ainda sao adorados por todos os entusiastas ate hoje prova isso mas de qualquer forma a fiat precisava melhorar o substituto do 155 elevar o nivel traçao traseira estava fora de questao pelo investimento em motor/cambio necessario deveria continuar com traçao dianteira e motor transversal mas todo resto mudou um investimento gigante em qualidade e desenho sofisticado de suspensoes foi aprovado para elevar o nivel em design o brilhante walter de silva recebe carta branca um seda que fosse um novo classico moderno da marca sem nenhuma restriçao de desenho e como sabemos ele estava a altura do desafio em 1998 aparecia o 156 um desenho magnifico imediatamente famoso e adorado mas tambem um carro sensacional usava novas e sofisticadas suspensoes um interior de primeira qualidade e os motores alfa romeo os quatro em linha twin spark la fora de 1 6 ate 2 0 aqui apenas 2 0 e o amado v6 busso aqui numa nova versao de 2 5 litros 24 valvulas e 190 cv em 2000 apareceria a linda versao sportwagen tambem uma perua que de novo redefinia nossos conceitos de elegancia para este tipo de veiculo o carro foi imediato sucesso de critica diz a autocar inglesa o carro e tao bom em todas as situaçoes de direçao esportiva que a gente inicialmente nem acredita que a traçao e dianteira nao ha esterçamento por torque algum e a direçao parece livre de qualquer conflito com a transmissao de potencia para o chao a suspensao segura qualquer movimento indesejavel da carroceria aparentemente antes mesmo de percebermos eles como consequencia parece muito mais leve do que na realidade e por que voce quer um alfa romeo 156 olhe para ele um seda realmente bonito e algo muito dificil mas no mundo moderno mais ainda em meio a desenhos excessivamente estrambolicos e rebuscados dos dias de hoje um 156 e deliciosamente limpo economico preciso poucas linhas uma lateral sem muitos vincos concavos ou convexos tao comuns depois que bangle começou a tacar fogo em tudo um carro de beleza classica e detalhamento impecavel o toque de se colocar a maçaneta traseira escondida atras do vidro e genial simples mas dificilimo de aprovar numa empresa moderna transforma a lateral do carro de seda chato para cupe maneiro so com esse toque a beleza do 156 e atemporal nunca vai ficar datada e o mais incrivel walter de silva e um dos unicos designers a conseguir fazer um carro retro sem ser retro neste carro o 156 e indubitavelmente moderno mas carrega consigo tantos detalhes do passado que se consegue ver varios pontos da historia da alfa ali eu vejo os carros de corrida dos anos 1930 e o 8c2900b nos slots em volta do scudetto dianteiro ja o gui murad do alfa romeo clube do brasil ve os cupes giulia tipo 105 e um picado de detalhes vindos desde a giulia gt ate o 2000gtv mas colocados num sedan medio dos anos 90 o desenho dos vidros na lateral lembra realmente os cupes de giugiaro como fazem lembra la outros detalhes lanternas traseiras abaixo do vinco marcante com um contorno geral e formato que lembram a 2000gtv e tudo e traduzido para o zeitgeist dos anos 1990 a traseira baixa da gtv vira a traseira alta da 156 uma verdadeira obra prima de desenho industrial alem disso e um carro de qualidade geral bem superior ao que veio antes na alfa romeo provavelmente desde os anos 1960 seja em proteçao anticorrosao da carroceria seja no interior e exterior tudo tem uma solidez e bom acabamento que espanta para uma marca italiana nos anos 1990 muita gente acha que mecanicamente e so mais um fiat com roupa alfa mas se engana como o 155 antes dele e bem diferente dos fiat apesar de todos compartilharem a mesma origem claro e foi bem mais adiante nisso que o 155 era na verdade um carro sofisticadissimo com suspensoes modernas e bem projetadas unicas para ele e uma plataforma extensamente modificada a ponto de ser considerado um carro unico totalmente diferente de qualquer outro na dianteira um moderno duplo a sobreposto montado numa torre extremamente eficiente e compacto atras e totalmente independente via chapman strut some isso a um par de motores que fazem jus a fama da alfa romeo e se tem um pacote dificil de resistir o 156 pode ser um seda ou perua apenas mas e um carro emocional como qualquer carro esporte estabilidade impecavel direçao viva precisao nos comandos entusiasmo debaixo do capo a posiçao de dirigir e os bancos itens as vezes esquecidos mas importantissimos para que a gente se sinta um com o carro e das melhores e e claro ha o imensuravel o espirito latino de diversao ao volante a a satisfaçao intelectual de se fazer parte do legado de uma marca tao importante para os de nosso credo como a alfa romeo e melhor apesar de como qualquer carro desta idade exigir manutençao e alguma dificuldade de se achar peças ainda e um carro relativamente acessivel e um que se bem cuidado nao da muito problema a pergunta aqui na verdade deveria ser por que nao colaboraram para esta materia alfa romeo clube do brasil @alfaromeoclube leo patat proprietario e presidente do clube @leopatat marcus myrrha especialista da marca proprietario mmyrrha@yahoo com br emanuel zular zveibil proprietario @ezzveibil gui murad socio do clube entusiasta da marca @gui murad diego comolatti proprietario alexandre garcia o ogro do cerrado proprietario mecanico preparador qual versao escolher motor/transmissao na europa podia se escolher de um 1 6 litro twin spark de 120cv ate o v6 de 2 5 litros e 190cv acoplado a um cambio manual de seis marchas ate versoes diesel existiram la mas aqui no brasil a escolha e as opçoes sao mais limitadas diz o marcus myrrha do alfa romeo clube do brasil foram vendidas 1492 unidades da 156 sedan aqui no brasil entre os anos 1998 e 2004 os ultimos modelos 2003 eram 2 5 v6 automaticas pouquissimas unidades algo entre 30 e 50 nao temos o numero exato as demais 2 0 16v com cambio manual de cinco marchas no caso das peruas 146 unidades foram vendidas entre os anos de 2001 e 2003 as 2003 como os sedans sao 2 5 v6 automaticas cerca de 30 unidades no total [caption id= attachment_272475 align= aligncenter width= 600 ] q system[/caption] vale lembrar que o cambio automatico que veio para o brasil e o interessante q system uma caixa epiciclica aisin normal a nao ser um detalhe importante um modo manual com um h exatamente como uma alavanca manual tradicional segura as marchas ate o limite de giro e da freio motor extremamente interessante o motor twin spark e na verdade derivado do quatro em linha da fiat aqui conhecido nos marea 1 8 mas modificado e com um cabeçote exclusivo duplo comando de valvulas quatro valvulas por cilindro duas velas de igniçao twin spark tinha tambem variador de fase no comando de admissao e coletor de admissao de plastico variavel e eixos contra rotativos para diminuir vibraçao desloca exatamente 1 970 cm³ e fornece 155 cv a 6 400rpm 150 cv a 6 300 depois de 2 000 e 19 mkgf a 3500 rpm diz o marcus myrrha a suavidade e a elasticidade do motor 2 0 16v sao dignas de nota e uma delicia ouvir e acelerar a aceleraçao de 0 100 km/h se da na casa dos 8 5 segundos e a velocidade maxima e de 215 km/h o v6 busso podia ser acoplado a um cambio automatico mas ainda era genial a autocar disse sobre o 2 5 litros de 156 o novo 2 5 24v da alfa nao e apenas uma delicia de se ver e ouvir; e um motor simplesmente fabuloso ponto final aqui o famoso v6 de aluminio media 88 x 68 3 mm para um total de 2 492 cm³ 190 cv a 6 300 rpm e 22 6 kgfm a 5 000 rpm devido principalmente ao cambio automatico acelera igual ao 2 0 ate 100km/h mas dai em diante e mais forte chega a 230 km/h so para efeito de comparaçao a autocar testou um seda v6 manual em 7 2 segundos no 0 96 km/h o dois litros e bem mais facil de achar e ainda e um carro sensacional com a vantagem do cambio manual o v6 apesar de auto e um busso e com o interessante q system ambos sao igualmente interessantes ja que nao temos o sublime v6 manual por aqui carroceria/acabamento apesar do gosto pessoal sempre ser um fator crucial de escolha a carroceria perua e sempre mais desejavel por sua praticidade extra sua raridade e desenho especialmente feliz sobre o acabamento diz o marcus a maioria das 156 veio com bancos em couro umas poucas na versao elegance vieram em veludo esverdeado as sport vinham com um tecido bem esportivo com escritas alfa romeo em toda sua superficie o gosto pessoal aqui dita o melhor se pudesse escolher veludo sempre quanto custam ate nao muito tempo atras os 156 eram carros usados descontinuados pouco procurados fora o circulo de entusiastas da marca baratos e desprezados pelo publico mas nao mais os preços estao em vies de alta com muita gente percebendo o valor deles e caminhando inexoravelmente para o status de classico nao e para menos belissimo otimo desempenho e uma marca reverenciada e inevitavel se voce sempre quis um nao espere muito espere pagar um minimo de r$15 000 para carros cansados precisando de muita coisa e gastar um bocado para levanta lo carros bons andando bem mas usadinhos vao de r$ 20 000 ate r$ 35 000 dependendo do estado carros perfeitos originais com pouco uso ou restaurados e sem nada a fazer saem por um minimo de r$ 40 000 no que ficar de olho perfil do carro como passaram algum tempo valendo muito pouco no mercado alguns deles sofreram com pouca manutençao de donos sem condiçoes de manter um carro especial mas ao mesmo tempo eram caros quando novos e alguns se mantiveram com poucos donos desde entao bem cuidados o carro e bem solido principalmente de aparencia entao pode nao ser facil distinguir em que situaçao um carro se encontra um historico do carro e sempre vantajoso mas especialmente aqui e um carro que mecanicamente nao aceita maus tratos muito bem carroceria a fiat e a alfa romeo no passado sofreram muito com corrosao prematura da carroceria de seus carros com isso trabalham violentamente nisso durante os anos 1980 e quando chegamos nos 155 e 156 a proteçao a corrosao e muito boa praticamente nao e um problema como na maioria dos carros modernos diz o marcus nao ha pontos criticos corrosao nas alfa romeo da era fiat aqui no brasil e quase inexistente a rigidez geral do conjunto e muito boa e eventuais desalinhamentos so existirao em caso de sinistros colisoes acabamentos externos as lentes de policarbonato dos farois podem ficar foscos mas normalmente podem ser polidos e reformados peças de reposiçao somente usadas porem nao se acham novas os farois de neblina sao de uma das geraçoes do palio acha em concessionaria ainda diz marcus vidros novos de reposiçao sao dificeis de achar mas existem usados o acabamento externo como frisos canaletas e emblemas sao de otima qualidade mas raros de encontrar para reposiçao diz o proprietario diego comolatti [caption id= attachment_272469 align= aligncenter width= 999 ] a 156 sportwagon que era do marcus myrrha [/caption] acabamentos internos de novo alta qualidade e durabilidade e a norma aqui ainda bem porque a reposiçao nao e facil so peças usadas ou reformadas normalmente nao e dificil encontrar carros com interior decente e sempre prefira eles diz o marcus painel normalmente nao tem pontos criticos como fissuras ou deformaçoes importantes se o carro e bem conservado o painel em geral costuma estar perfeito eventualmente uma parte da borracha de revestimento do console vira uma gosma coisa meio comum em carros dessa geraçao mesmo de outras marcas o que normalmente se faz e retirar a gosma e deixar no plastico rigido que fica embaixo existem tapetinhos que cobrem os parafusos dos descansa braços e que sao soltos bom verificar se estao la o pomo do cambio em madeira das elegance pode estar com o grafismo das marchas desgastado se nao estiver sinal de boa conservaçao ou troca por uma peça nova motor os motores ao contrario do que se diz por ai sao bem resistentes mas sao sofisticados e caros como convem a um carro de marca e desempenho superior desta forma como qualquer carro deste tipo e sensivel a manutençoes malfeitas ou inexistentes a fama dos alfa vem basicamente de carros comprados baratos usados por gente sem condiçao de mante los classico caso de nada mais caro que um mercedes barato sobre o twin spark diz o marcus trocas de oleo fluidos e correias dentro dos prazos garantem vida longa mas infelizmente nao e o que se ve no dia a dia manutençao negligenciada pode levar a formaçao de borra no oleo com consequentes danos ao motor correias velhas rompidas a danos no cabeçote atentar para as correias dos eixos contra rotantes que devem ser substituidas no mesmo prazo da dentada oleo ruim velho ou fora de especificaçao pode danificar o variador de fase do comando a famosa polia vvt tambem mas o alexandre garcia tem uma soluçao relativamente facil o variador de fase do marea 2 4 serve la assim como a bomba d agua que e a mesma ao comprar verificar ruidos no cabeçote que podem denunciar uma polia ruim tambem vazamentos de oleo em geral devem ser evitados o v6 tambem nao e um motor problematico se bem mantido diz o diego esses motores de ultima geraçao como o da 156 nao sao tao delicados como os antigos busso mas se houver vazamentos a probabilidade do motor estar ruim internamente e grande porque denuncia um carro com alta quilometragem e poucos cuidados com manutençao e troca de oleo as peças deste motor nao sao faceis de achar e portanto sao caras entao cuidado extra aqui um item que deve ser obrigatoriamente verificado e o trocador de calor do oleo de motor peça que fica localizada junto ao filtro de oleo e rara de se encontrar aqui diz o diego pode ser substituida por um radiador de oleo externo porem o arrefecimento claro tem que ser examinado fluido claro denota bons cuidados o marcus da mais uma boa dica reservatorio de expansao e o mesmo do fiat marea suspensao aqui temos a parte do carro que mais sofre principalmente por causa de nosso piso o braço superior da suspensao dianteira e um componente que costuma dar problema bem como buchas e batentes em geral diz o marcus suspensao e o ponto mais critico do modelo na verdade e uma suspensao com excelente arquitetura responsavel pela otima estabilidade e comportamento dinamico do carro mas que nao suporta bem as ruas brasileiras com seus buracos ondulaçoes e quebra molas se submetidas a esforço frequente as bandejas dianteiras sao duas de cada lado se desgastam rapido e começam a bater pedindo troca rangidos tambem sao comuns vindo das bandejas e da barra estabilizadora com borrachas desgastadas barulho na suspensao traseira pode indicar problema nos coxins dos amortecedores traseiros que ficam batendo dica do diego verificar a fixaçao do subchassis agregado se as rocas e parafusos de fixaçao estao ok se estiverem ruins e dificil arrumar eletrica/eletronica nao e um lugar de muitos problemas fruto de novo do esforço da fabrica em resolver um antigo foco de problemas graves da marca mas e claro que com carros ja ao redor de 20 anos de idade problemas inevitavelmente aparecem diz o marcus cabos de vela e bobinas nao sao itens baratos e e importante que sejam da marca original bosch verificar se a marcha lenta esta regular sem oscilaçoes e firme em cerca de 900 rpm se estiver diferente disso pode ser problema no atuador nao e barato e pode ser complicado encontrar mas tambem pode ser causada por uma falha na central eletronica verificar luzes do painel luz do airbag e/ou do abs acesas geralmente indica falha nas centrais desses componentes e nao e raro peças e manutençao o 156 como todo alfa romeo exige cuidado e gente especializada para sua manutençao o risco de um mecanico menos habilidoso piorar problemas ja existentes ao inves de melhorar nao e pequeno prefira gente que pelo menos conheça os carros ja e converse com seus clientes o marcus myrrha do alfa romeo clube do brasil aproveita para indicar algumas mais conhecidas sao paulo bf soluçoes automotivas mecanica especializada rua miguel desiato 47 parque sao lucas sao paulo sp serpa junior alfa romeo care atelie especializado em acabamentos detalhamento e eletrica trabalha itens mecanicos de manutençao pontual rua senador flaquer 975 centro santo andre sp parana injetec tecnologia automotiva mecanica e eletronica em geral av presidente kennedy 635 rebouças curitiba pr minas gerais marinelli fiat mecanico em geral funilaria e pintura rua camilo schiara 171 flamengo contagem mg quanto a peças e de praxe o garimpo destas peças nos principais marketplaces e em grupos nas redes sociais focados no modelo tambem as buscas na internet tem se mostrado cada vez mais frutiferas tanto o mercado livre quanto buscas diretas no google com o pn da peça hoje sao uma fonte praticamente inesgotavel de opçoes algumas peças alternativas comuns aos fiat podem ser achadas em concessionarias da marca tambem depoimentos dos donos leo patat @leopatat meu pai teve uma 156 por volta de 1999 que foi quando guiei o modelo pela primeira vez a ‘tocada’ do carro era excelente e e o que me fez pegar tanto gosto por alfa romeo passei por cinco da era fiat com o 2 0 ts pratola serra e o que sempre me agradou foi a elasticidade do motor roda suave em baixa mas e naquela conduçao mais esportiva em alto giro que vem essa ‘tocada’ tao memoravel a direçao e bastante direta e precisa e o freio e fenomenal completando o conjunto alem disso tambem e um dos mais economicos em consumo dos carros que eu ja tive outra coisa que me agrada muito e o desenho da 156 em especial o da sportwagon e foi na busca de uma perua que acabei a escolhendo mas esta cada vez mais dificil de encontrar a venda entao nao tive muita opçao procurei por quase um ano sem encontrar nenhuma com um bom equilibrio entre preço e estado preferi pegar uma que precisasse de mais atençao assim eu teria mais trabalho mas saberia tudo o que foi feito o carro tem hoje perto de 130 000km com um historico de proprietarios que se perdeu foram pelo menos 3 antes de mim peguei em fevereiro andei bem pouco antes de encostar e aproveitar a pandemia para dar uma geral em mecanica e estetica interna e externa a dificuldade com peças de reposiçao e o que mais tem me incomodado muita coisa de mecanica ate se encontra mas por preços bem altos peças de acabamento ja sao bem mais dificeis de conseguir mesmo em sites europeus o carro ficara operacional na proxima semana e pra finalizar faltam poucos detalhes de acabamento que estou buscando sem pressa pra mim e uma maquina para ser aproveitada por muitos e muitos anos emanuel zular zveibil @ezzveibil eu fiquei deslumbrado com a beleza das linhas da alfa 156 assim que chegaram mas o preço era bastante elevado com o tempo comecei a procurar a versao mais rara a v6 com motor busso 2 5 l e 24v com cambio q system para maior comodidade no uso urbano vieram apenas cento e poucos carros tipo berlina para ca afinal me tornei proprietario de uma ano 2002 comprei em 2010 do primeiro dono com apenas 35 000 km em dez anos rodei 13 000 km o carro e sensacional o que desagrada e a dureza da suspensao nunca projetada para os pisos deste pais e a dificuldade de se obter peças gastei pouco com manutençao nao tive nenhum acidente e estou felicissimo com o carro ha profissionais que conhecem bem o veiculo e substituiram com vantagem as antigas concessionarias fiat que eram pessimas com os carros alfa no pos venda por ser uma das menos rodadas e melhor conservadas ja aviso que nao vendo alexandre garcia o ogro do cerrado o que mais gosto do 156 e que e um carro belissimo muito bonito muito bem desenhado harmonico gostoso de se olhar mesmo mesmo sendo quatro portas aquela soluçao das maçanetas na porta traseira e as de aluminio nas portas dianteiras e genial o carro e tao bonito que mesmo que nao prestasse para mais absolutamente nada que fosse uma samambaia cara na garagem tava valendo comprei o meu com o motor quebrado bielas fora do bloco como ja contei aqui no flatout project cars #400 como comprei quebrado nao sabia como era dirigindo comprei porque era bonito eu adorei mexer nele consertar bem mais facil que o marea por exemplo e bem amigavel para se trabalhar e dirigindo se mostrou melhor ainda o carro e sensacional em curvas de alta e muito diferente da 155 bem mais tranquilo menos agressivo mais suave mas andar forte nele e muito bom o que faz de curva e impressionante e impossivel nao gostar a posiçao de dirigir e maravilhosa tambem as velocidades que se anda com segurança com ele sao incriveis as suspensoes sao muito diferentes melhores e exclusivas que as no 155 e no marea duplo a na frente independente atras a parte eletrica tambem e melhor que os 155 mas o braço superior da suspensao dianteira e fragil enche um pouco o saco mas no geral mais pontos positivos que negativos eu nao sei qual e minha posiçao na fila de proprietarios; o carro veio barato para mim de um amigo quebrado e eu arrumei esta comigo a seis anos falta agora uma perua para completar a coleçao
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