imagine como era o mundo automotivo em 1967 os britanicos tinham o jag e type e o aston db6 os americanos tinhm o corvette a alemanha tinha carros de design estritamente funcionais e o japao ainda nao tinha sido inventado enquanto isso na italia os primeiros esportivos de motor central traseiro estavam saindo do forno a ferrari com o dino 246gt a lamborghini com o miura e a alfa romeo com seu primeiro supercarro o 33 stradale um dos motivos pelos quais o mundo se dobra a beleza dos alfa romeo a receita do 33 stradale e como uma bela macarronada so para cair no cliche italiano simples e saborosa voce pega um carro de corridas — nesse caso o autodelta tipo 33 da divisao de corridas da alfa — e troca sua carroceria por algo que faça o transito parar e seja o centro das atençoes como em 1967 voce nao podia simplesmente inserir um algoritmo em um computador e esperar uma prensa estampar algumas chapas de aluminio para formar todas essas curvas voluptuosas cada um dos dezoito alfa 33 stradale teve que ser modelado a mao pelos milaneses da carrozzeria marazzi a partir do desenho ousado de franco scaglione nao ha muito mais que dez linhas retas no carro; que e feito inteiro de chapas de aluminio sinuosas e curvilineas as portas tinham um sistema de abertura inedito batizado diedral por ter ancoragem em dois planos diferentes se voce achou tecnico demais pode chamar de portas borboleta as janelas eram parte do teto se estendendo desde a parte superior da chapa da porta ate a porçao central do teto o fato de ser feito a mao fez com que cada um dos 18 exemplares do tipo 33 stradale fosse sutilmente diferente do outro as diferenças mais notaveis estao nos farois duplos dos primeiros exemplares mas tambem ha diferenças no numero e na posiçao dos braços dos limpadores do para brisa e nos respiros das caixas de roda todos eles usam as lendarias rodas campagnolo de magnesio com 13 polegadas de diametro nos dois eixos porem com oito polegadas de largura na dianteira e nove polegadas na traseira os freios eram ingleses fornecidos pela girling e instalados inboard na traseira — uma herança do chassi de corrida que tambem deu a ele o sistema de suspensao por braços triangulares sobrepostos na dianteira e braços arrastados duplos na traseira para admirar o interior voce nem precisa abrir as portas ja que o vidro expoe o escritorio do piloto mesmo com o carro fechado mas como ele nao tem trancas nas portas qualquer um pode abri las para admirar o cockpit de perto por ser um carro artesanal ha variaçoes no design do painel ha uma versao mais sofisticada com uma curva meridiana que acompanha a distancia a curvatura do para brisa e coloca o conta giros a frente do motorista nao ha velocimetro como no modelo de corrida e os demais instrumentos auxiliares em um quadro trapezoidal no centro do painel outra versao e mais inspirada nos carros de corrida com a base plana e o ressalto para os instrumentos ela tambem coloca o conta giros a frente do motorista e os instrumentos auxiliares na porçao central porem ha um velocimetro mais abaixo no console central e o acabamento de couro e complementado por placas de aluminio texturizado nos bancos fixos e encaixados no chassi ao olhar pelo retrovisor voce nao enxerga muito do mundo exterior mas e compensado pela bela imagem do v8 de apenas dois litros e curso curto 78 mm x 52 2 mm um dos fatores que o permitia girar ate 10 000 vezes por minuto apesar da origem do motor ele tem algumas diferenças para o v8 autodelta do carro de corrida a principal e a sincronizaçao do comando de valvulas que era feita por engrenagens no carro de corridas e por correia no stradale o comando e duplo mas sao apenas duas valvulas por cilindro o virabrequim plano e o mesmo nos dois carros assim como o carter seco e o sistema de injeçao spica https //youtu be/vkyvy0ocmts como um bom alfa romeo ele tem duas velas por cilindro comandadas por quatro bobinas de igniçao a taxa de compressao e 10 5 1 e a potencia varia entre 230 cv e 245 cv com abafador no escape dependendo do comando de valvulas usado e 250 cv com escape direto o cambio e um transeixo de seis marchas fornecido pela colotti a versao mais mansa precisava de apenas 5 5 segundos para ir de zero a 100 km/h e chegava aos 260 km/h imagine como era o ronco de dentro da cabine o 33 stradale foi uma tentativa da alfa romeo de tornar acessivel sua tecnologia de corridas ao publico — uma copia perfeita da estrategia da ferrari contudo por ser um carro de corridas adaptado para as ruas ele acabou se tornando um dos carros mais caros do planeta em 1968 vendido a us$ 17 000 us$ 90 000 em valores atuais enquanto o valor medio de um carro girava na casa dos us$ 2 800 us$ 20 000 em valores atuais na italia ele custava 9 750 000 liras enquanto o lamborghini miura saia por 7 700 000 liras e os modelos mais populares da fiat custavam 150 000 liras https //vimeo com/82452870 por essa razao foram feitos apenas 18 exemplares entre 1967 e 1969 tambem por essa razao seus preços dispararam ainda nos anos 1990 antes da febre dos carros antigos que acometeu o planeta no inicio dos anos 2000 comprados por connoisseurs eles raramente trocam de maos mas frequentemente aparecem em ensaios fotograficos e eventos da propria alfa romeo como o lançamento do alfa 4c no salao de detroit de 2015 hoje o valor estimado dos alfa 33 stradale esta na casa dos us$ 10 milhoes a us$ 15 milhoes
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