Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente.
Simulador de direção em auto escola pode ser barrado no Congresso
Depois de comemorar a aprovação dos simuladores de direção para ajudar na formação de motoristas no Brasil, o Congresso Nacional discute em regime de urgência a dispensa da instalação do equipamento nas auto escolas. A obrigatoriedade já foi adiada para 30 de junho O problema dos simuladores brasileiros é que além de ter apenas quatro fornecedores para todo o país, o custo da aquisição do equipamento foi repassado aos candidatos, que pagam em média 20% mais caro do que antes. A ideia de adotar um simulador foi do Contran, influenciado pelos resultados observados nos Estados Unidos, onde o uso do simulador reduziu em até 50% os acidentes nos dois primeiros anos após a habilitação do motorista.
Alfa Romeo 4C foi flagrado em testes no Brasil
Nos últimos dias vários leitores do FlatOut nos enviaram mensagens sobre um Alfa Romeo 4C em testes no Brasil. A foto acima, do leitor Guilherme Bernardes, foi feita em Brasília, e mostra o esportivo italiano em comboio com o que parece ser o protótipo do Fiat 500L. Segundo a revista Autoesporte, o retorno da Alfa Romeo ao Brasil é dado como certo para 2015, e deve ser anunciado até o fim do ano.
Up! duas portas circula pelo interior paulista
Já não restou nenhum segredo sobre o novo modelo da Volkswagen, o up!. Sabemos os preços, conhecemos versões e motorizações, e até vimos que ele está sendo vendido com ágio nas concessionárias. Contudo, ainda falta apresentar a versão de duas portas do compacto, aquela que terá o preço mais baixo da linha (R$ 26.800). A Volkswagen ainda não informou quando começará a vender a versão, mas parece que eles ainda estão fazendo os últimos ajustes no modelo, conforme mostra este flagra enviado pelo leitor Thiagones. Assim como a versão quatro-portas, o modelo teve seu entre-eixos alongado, o que o deixou com perfil diferente do duas-portas europeu.
Red Bull volta a ter problemas e Kevin Magnussen faz o melhor tempo no Bahrein
O novato dinamarquês Kevin Magnussen foi quem ditou o ritmo no primeiro dia da segunda bateria de testes da F1, superando Lewis Hamilton para ficar com o melhor tempo — 1min39s224, 0s240 mais veloz que o inglês da Mercedes. Hamilton apareceu em segundo na tabela sem grandes dramas, comprovando a confiabilidade do W05. Nico Hülkenberg, também andando na casa de 1min39s e terminou a parte inicial das atividades em terceiro. Enquanto isso, a Red Bull e a Toro Rosso ainda não conseguiram ir à pista, repetindo os problemas enfrentados em Jerez de la Frontera, no início do mês. Veja mais detalhes no Portal Grande Prêmio.
FIA libera zerinhos para comemorar vitórias
Depois de multar Sebastian Vettel em US$ 35.000 por comemorar sua vitória no GP da Índia com um zerinho, a FIA decidiu permitir burnouts e afins. O artigo 43.3 dizia que todos os pilotos deveriam se dirigir ao parc ferme imediatamente após a bandeirada final. Agora, o regulamento permite que o vencedor da corrida pare o carro, pegue uma bandeira e faça suas manobras fumegantes para curtir o momento. Sábia decisão, FIA.
Sobremesa: Jay Leno dirige o Shelby “Brock” Daytona
Há 50 anos, Carroll Shelby e Pete Brock se uniram para projetar o Daytona Coupe, um dos carros bancados pela Ford para derrotar as Ferrari nas pistas. Em 1999, Pete Brock voltou à prancheta e desenvolveu uma série de cupês inspirados pelo Daytona Original para uma fabricante artesanal chamada Superformance. O carro ficou conhecido como SPF Brock Coupe e coincidentemente antecipou a tendência retrô que chegou ao Ford GT anos mais tarde. No programa desta semana de seu site, Jay Leno deu uma volta com o supercarro, e mostra tudo neste vídeo.