quando se fala no alfa romeo 8c competizione muitos entusiastas especialmente os da minha geraçao que estao com 25 35 anos de idade lembram imediatamente da opiniao de jeremy clarkson a respeito dele o falastrao apresentador britanico cujas opinioes polemicas lhe renderam tanto fama quanto infamia disse que o 8c era o mais proximo que um carro pode chegar de arte absurdamente bonito talvez o mais bonito de todos porem completamente inutil enquanto automovel agrada apenas aos olhos de quem ve [gt40 content tag= superesportivo widget= 1 ] mas embora muito do que jeremy clarkson diz seja tratado como evangelho por boa parte da comunidade gearhead a verdade e que ele gosta de exagerar algumas coisas tanto que seus superlativos e metaforas absurdas sao uma de suas marcas o que leva a gente a se perguntar sera mesmo que o alfa romeo 8c era um carro tao ruim na avaliaçao que foi ao ar em 2008 no quarto episodio da 11ª temporada de top gear clarkson compara o 8c competizione a uma obra de arte no sentido de que a arte nao tem qualquer proposito alem de sua propria existencia da mesma forma o alfa tinha linhas belissimas e um ronco absurdamente bonito ate porque a musica tambem e arte mas nao correspondia as expectativas ao volante [youtube id= aq8xdia5rny width= 620 height= 350 ] agora e facil desmontar ao menos uma parte do argumento de jeremy clarkson sobre a arte e seu proposito ainda que de fato existam obras artisticas que existem puramente para satisfazer nosso anseio por tudo o que e belo tambem existem muitos quadros filmes fotografias albuns charges poemas esculturas que nao servem apenas para agradar aos sentidos servem tambem para estimular a analise e o pensamento critico para incomodar e criar questionamentos para fazer pensar mas estamos falando de um carro afinal um carro e acima de tudo uma ferramenta um meio de transporte uma caixa de metal que pode te levar de um lugar para outro em bem menos tempo do que suas pernas fariam protegido e em segurança no caso do alfa romeo 8c competizione a caixa e maravilhosa e feita de fibra de carbono e seu proposito mais basico e cumprido com louvor agora jeremy clarkson teve certa razao o alfa romeo 8c competizione como carro esportivo nao e dos melhores mas tudo bem o alfa romeo 8c competizione surgiu como carro conceito no salao de frankfurt na alemanha em 2003 o carro desenhado pelo alemao wolfgang egger era uma homenagem aos carros de competiçao da alfa nos anos 30 e 40 ainda que nao fosse um design retro propriamente dito mesmo o nome do carro 8c era o nome de uma serie de bolidos que correram entre 1931 e 1939 todos com motores de oito cilindros em linha deslocando entre 2 3 e 2 9 litros e competizione vinha do 6c competizione cupe construido em 1948 que como voce deve ter deduzido era movido por um seis cilindros em linha com 2 5 litros e 150 cv alfa romeo 6c competizione 1948 o 6c competizione foi um dos ultimos carros da alfa romeo que ainda tinham ligaçao com projetos pre guerra e competiu na mille miglia em 1949 e 1950 ficando com a terceira colocaçao em ambas as ediçoes com juan manuel fangio e augusto zanardi ao volante e tambem na targa florio de 1950 que venceu com os irmaos italianos mario e giancarlo bornigia no comando o carro apresentado em 2003 deveria ser apenas um exercicio de design sem conjunto mecanico mas foi tao bem recebido que eventualmente foi aprovado para produçao o anuncio foi feito durante o salao de paris de 2006 e na ocasiao a alfa romeo recebeu mais de 1 400 encomendas ali mesmo no fim das contas a alfa romeo decidiu que seriam feitos 500 exemplares e selecionou os sortudos que poderiam compra los por € 130 000 por volta de r$ 580 000 em conversao direta uma ferrari f430 custava na epoca € 170 000 r$ 754 000 o carro em si usava uma plataforma derivada do maserati quattroporte de quinta geraçao com entre eixos encurtado de 3 064 mm para 2 646 mm e uma carroceria feita de fibra de carbono tambem feita pela maserati completavam suas dimensoes o comprimento de 4 381 mm a largura de 1 894 mm e a altura de 1 341 mm o interior tambem tinha fibra de carbono por toda a parte com detalhes em aluminio e bancos iguais aos da enzo era muito bem acabado e ate confortavel para duas pessoas ate onde pode ir um grand tourer mais curto que um hatch medio a suspensao com braços triangulares sobrepostos nos quatro cantos usava componentes de aluminio que ajudavam a reduzir o peso do 8c competizione que tinha relativamente esbeltos 1 585 kg parafraseando clarkson mais leve que um lancer evolution x e seus 1 590 kg a tarefa de colocar o 8c competizione em movimento ficava por conta de uma versao exclusiva do motor v8 f136 da ferrari que tambem foi desenvolvido em parceria com a maserati e apareceu pela primeira vez em 2001 no maseraty coupe/spyder em uma versao de 4 2 litros e 390 cv; e depois foi usado por diversas ferrari da f430 a 458 speciale no caso do 8c competizione o v8 deslocava 4 7 litros 4 691 cm³ e tinha virabrequim cruzado como nos maserati e nao plano como nas ferrari o que favorecia o torque em baixa em detrimento da capacidade de girar alto de fato com comando variavel nas valvulas de admissao e taxa de compressao de 11 3 1 o v8 entregava 450 cv a 7 000 rpm e 48 mkgf de torque a 4 750 rpm sendo que 80% ja estavam disponiveis a 2 500 rpm a redline do conta giros fica nas 7 500 rpm e o corte de igniçao ocorre as 7 600 rpm [youtube id= ghxloese5em width= 620 height= 350 ] acoplado a uma caixa automatica com embreagem simples e 6 marchas com aletas atras do volante o motor era capaz de levar o 8c competizione de zero a 100 km/h em 4 2 segundos com maxima de 292 km/h de acordo com a alfa romeo e e aqui que começam os problemas [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o cambio era posicionado na traseira sendo na verdade um transeixo e uma caracteristica tradicional dos melhores alfa romeo e apropriada para marcar o retorno da marca a traçao traseira mesmo que em um carro de produçao limitada isto ajudava a distribuiçao de peso a ficar nos 50/50 a relaçao perfeita o problema e que era um cambio considerado lento para os padroes da epoca trocando marchas em 200 milissegundos ou 175 milissegundos no modo sport sendo que a caixa de uma f430 era capaz de faze lo em 60 milissegundos no fim das contas era dificil fazer com que o 8c competizione chegasse de fato aos 100 km/h em 4 2 segundos a media eram 4 6 segundos nos testes da imprensa jeremy clarkson justiça seja feita nao foi o unico a criticar duramente o comportamento do 8c competizione nas curvas subesterço e palavra frequente nas avaliaçoes o carro sai de frente nas saidas de curva e esta se tornou uma de suas marcas o piloto ben collins que era o stig do programa na epoca fez coro e foi alem ao frear a transferencia de peso abrupta faz com que o substerço de lugar a uma saida de traseira repentina que na melhor das hipoteses lhe custa tempo de volta e na pior delas faz o carro sair da trajetoria e possivelmente bater no muro o stig colocou o 8c entre os piores superesportivos que ele ja conduziu o pessoal da evo por sua vez criticou os freios do carro que apesar de visualmente incriveis com seus discos ventilados de 380 mm na dianteira e 330 mm na traseira sao muito suscetiveis ao fading ainda que nao precisem de mais que 32 metros para levar o carro de 100 km/h a imobilidade total outra critica da evo teve a ver com a suspensao trocando as bolas ela e dura demais em uso cotidiano e macia demais para uso em pista fazendo da rolagem da carroceira outro problema nas curvas a alfa romeo poderia ter resolvido tais problemas adotando amortecedores adaptativos mas disse que isto deixaria o carro menos mecanico rola meio que uma crise de identidade e outra evidencia disto e o fato de o 8c competizione nao ter banco traseiro e nem um porta malas de verdade abre se o vidro traseiro para colocar a bagagem atras dos ocupantes dianteiros e o ideal era encomenda lo com as tres valises feitas sob medida para aproveitar melhor o espaço que nao e muito nao e um bom supercarro na pista e como grand tourer tambem poderia ser mais pratico dez anos se passaram e nao apenas os esportivos mas os carros como um todo melhoraram bastante assim como a situaçao da alfa romeo que sob o regime da fiat chrysler automobiles de sergio marchionne que tinha em sua garagem um dos 500 cupes e tambem um dos 500 conversiveis que foram feitos depois esta conseguindo prosperar com o seda giulia e lançou o suv stelvio para sair de vez da crise talvez se o 8c competizione fosse feito hoje ele fosse melhor e talvez por isso a alfa romeo tenha anunciado que em 2022 um novo 8c sera feito um supercarro com motor a combustao central traseiro e um motor eletrico ou mais no eixo dianteiro [youtube id= oixml78oywo width= 620 height= 350 ] nao devera ser mais dificil torna lo melhor que o 8c competizione mas algo me diz que tarefa mais dificil sera faze lo mais bonito que ele porque o grand tourer de dez anos atras dificilmente sera lembrado por suas falhas e sim por seus acertos estes mais do que capazes de compensar seus erros um desenho inesquecivel na carroceria um ronco absurdamente bonito repare no estalar do escapamento nas reduçoes em qualquer um dos videos que estao inclusos neste post e muita personalidade e isto basta
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