a alfa romeo esta de volta ha alguns anos quando o 4c foi anunciado a gente ja disse isso afinal um cupe pequeno de motor central traseiro com o cuore sportivo na dianteira e algo que todo entusiasta ja quis um dia acontece que o 4c bem ou mal e um carro de nicho — nada muito diferente do estonteante 8c competizione ainda que bem menor e mais barato da para dizer que o 4c foi um belo ensaio mas o mundo ainda estava sedento por um alfa romeo de traçao traseira produzido em massa como nos velhos tempos um seda com motor potente um belo ronco e dinamica empolgante seria perfeito e foi exatamente isto que a alfa quis nos dar com o giulia sera que eles conseguiram [youtube id= 5v7sixjqht0 width= 620 height= 350 ] para começar nos dar e modo de dizer se nao ha previsao de que o giulia seja oferecido no brasil nem mesmo em suas versoes mais comportadas com o giulia quadrifoglio verde ou simplesmente qv nao ha porque esperar que seja diferente so que seu desempenho e de interesse geral de entusiastas do mundo todo voce nao concorda e por isso que agora com as primeiras impressoes da imprensa internacional publicadas parece uma boa hora para fazermos mais uma das nossas ja tradicionais meta avaliaçoes e contar para voce o que o pessoal la fora achou do novo alfa romeo quer dizer quando falamos em o pessoal la fora estamos falando dos britanicos por enquanto so os europeus tiveram acesso ao giulia para avaliaçao — os eua e o resto do mundo vao ter que esperar mais um pouquinho mas ja deu para ter uma bela ideia por enquanto a alfa romeo so permitiu que os veiculos de imprensa testassem o carro na pista de testes da fiat em balocco na italia foi o suficiente no entanto para causar uma impressao bem solida e recorrente o alfa romeo giulia qv e uma meio que uma ferrari de quatro portas que ao que tudo indica vai se sair bem na briga contra o bmw m3 e o mercedes amg c63 seus maiores rivais declarados a gente nao precisa de uma declaraçao direta por parte da alfa romeo para saber que e exatamente isto que os italianos querem o porte do carro a configuraçao mecanica e ate seu design deixam isto bem claro a gente ja devorou todas as fotos e videos disponiveis na internet mas da para falar mais um pouquinho sobre o visual do giulia qv ele tem uma dianteira imponente com farois afilados e uma cara de bravo que causou um pouco de estranhamento no inicio mas nao precisamos de mais que algumas semanas para aprender a aprecia la o resto dos traços do carro ecoam os modelos mais recentes da maserati como o ghibli — especialmente nas colunas c e nas lanternas traseiras um pouco mais de personalidade nao faria mal claro mas a semelhança esta longe de ser um defeito e preciso fazer uma observaçao sobre as rodas de 19 polegadas elas tem desenho inedito naturalmente mas sao claramente inspiradas no passado recente da alfa romeo trazendo elementos circulares como as que equipavam as versoes mais apimentadas do 156 falando nele de acordo com a autocar o giulia nao tem o mesmo visual compacto e elegante do 156 mas e menor e mais compacto que seus rivais eles dizem que a versao a diesel pesa menos de 1 400 kg sem fluidos o que e impressionante para a categoria neste quesito o qv tambem nao decepciona sao 1 524 kg do italiano contra 1 560 kg do bmw m3 e 1 730 kg do mercedes amg c63 ponto para o alfa — que ainda tem distribuiçao de peso de 50/50 parte disso se deve ao emprego de fibra de carbono nos componentes aerodinamicos no teto e no capo abrindo a porta a impressao e tao boa quanto do lado de fora o painel e muito bem desenhado e foi bastante elogiado pela car magazine ainda que o audi a4 saia na frente em termos de qualidade no interior o alfa romeo e mais estiloso muito melhor acabado que o jaguar xe e bem mais espaçoso ja ollie marriage do top gear foi mais cauteloso se voce fizer uma comparaçao direta com o a4 ou o serie 3 o giulia nao e tao bem construido por dentro os plasticos nao se tocam com a mesma precisao milimetrica e da para perceber que eles sao mais finos quando se bate neles de leve mas quer saber e o alfa mais bem construido em que eu ja entrei provavelmente tao bem montado quanto um jaguar xe e crucialmente a qualidade e somente um elo um pouquinho mais fraco em uma corrente muito forte bancos concha de fibra de carbono serious business e ai que entramos no merito de o giulia qv ser uma ferrari de quatro portas segundo a car nao e so jeito de falar o time de engenharia responsavel pelo carro foi liderado por philippe krief o cara por tras da ferrari 458; e o motor v6 biturbo de 2 9 litros e um parente direto do v8 da familia f154 encontrado na 488 gtb e na california t a alfa romeo nao e muito clara a respeito disso limitando se a dizer que o motor foi inspirado pela ferrari isto contudo e uma questao de hierarquia a fca nao quer prejudicar a exclusividade da ferrari dizendo que emprestou um de seus motores para um seda nao importa o quanto ele seja bom mas a real e que na pratica trata se de um v8 de 3 9 litros com dois cilindros a menos os numeros nao mentem ambos os motores tem 487 5 cm³ por cilindro e compartilham as mesmas medidas de curso e diametro claro isto nao quer dizer que a os motores sao identicos no aspecto tecnico a alfa romeo decidiu usar um virabrequim cruzado mais simples o que torna o carro menos girador o limite fica pouco abaixo de 7 000 rpm a potencia maxima de 509 cv chega as 6 500 rpm com o torque de 61 2 mkgf entre 2 500 e 5 500 rpm e o bastante para chegar aos 100 km/h em 3 9 segundos com maxima de 307 km/h nada mau nada mau mesmo cambio manual so nos eua os exemplares testados pelos britanicos usam uma caixa automatica de oito marchas fornecida pela zf a qual o top gear nao economiza elogios a caixa de oito marchas da zf e brilhante — as trocas sao instantaneas como em um cambio de dupla embreagem acoplando no exato momento em que voce pede por elas e as enormes aletas sao faceis de usar apesar de serem montadas na coluna varias outras companhias usam esta caixa mas em termos de aplicaçao esportiva gostamos mais dela aqui do que em qualquer outro lugar a força e levada ate as rodas traseiras por um carda de fibra de carbono e um diferencial com vetorizaçao de torque total — ou seja conforme a necessidade ate 100% do torque pode ir para uma unica roda em outros mercados a alfa romeo oferecera versoes com cambio manual de seis marchas e traçao integral mas o reino unido so tera a caixa automatica de oito marchas mesmo mas afinal como o carro anda fora de uma strip de arrancada a resposta geral suficientemente bem para ameaçar o reinado dos alemaes e unanime a impressao de que a alfa romeo achou o equilibrio perfeito entre precisao e complacencia a influencia da ferrari e clara na relaçao direta da caixa de direçao e no acerto da suspensao braços triangulares sobrepostos na dianteira e multilink na traseira o carro e muito agil ao apontar nas curvas mas nao as rodas de tras nao sentem a mesma urgencia em escorregar o alfa e mais facil de guiar mas recompensa quem sabe o que fazer com ele — especialmente com o seletor dna no modo race exclusivo do qv que desliga todas as assistencias eletronicas as outras versoes que trazem apenas os modos drive natural e advanced efficiency — este ultimo priorizando a economia de combustivel os amortecedores ajustaveis sao controlados separadamente o veredito geral e o de um carro com muito mas muito potencial ele e mais leve que os rivais anda tanto quanto eles e o acerto dinamico em pista nao deixa nada a dever e a alfa romeo ja prometeu que o preço do giulia qv ficara no mesmo patamar do bmw m3 — ou seja £ 60 mil ou r$ 300 mil em conversao direta no reino unido uma certeza a gente tem este carro ainda vai dar muito o que falar
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