Já faz um bom tempo que os modelos “aventureiros” não são exclusividade brasileira. Na verdade a história desse tipo de carro lá fora começou quase ao mesmo tempo que por aqui, porém com uma boa diferença: tração integral.
Primeiro foi o Subaru Outback e logo depois o Volvo XC70. Mais tarde veio o Audi Allroad, em seguida a Volkswagen lançou o Passat e o Golf Variant Alltrack, a Volvo apareceu com o S60 Cross Country e agora a Mercedes entrou na brincadeira com o Classe E All-Terrain.
A receita do Classe E All-Terrain é simples e provavelmente bastante fácil para a Mercedes: pegue uma perua de tração integral (o Classe E S213 4Matic), levante a suspensão, aplique alguns plásticos para proteger os pontos mais vulneráveis da carroceria e, voilà, está pronto sua perua crossover, o elo perdido entre as peruas e os SUVs.
O modelo, por ora, vem apenas na versão E220d 4Matic, com o motor 2.0 turbo diesel de 194 cv — embora a Mercedes já tenha confirmado uma futura versão com motor seis-cilindros. Além do visual mais robusto, a E22od All-Terrain vem equipada com suspensão a ar ajustável para uma rodagem mais confortável e versátil na hora de sair do asfalto. Só não espere ir muito longe dele: ainda que use pneus de perfil alto as rodas são de 19 polegadas de série ou 20 polegadas como opcional.
Por dentro não há nada muito diferente do que se espera de um Mercedes Classe E: madeira no painel e nas portas, couro nos bancos e em todo o restante da cabine. No enorme porta-malas também há o tradicional banco duplo voltado para a traseira, capaz de levar outros dois passageiros.
O modelo será apresentado ao público no Salão de Paris e chegará às lojas em 2017. Normalmente modelos a diesel não são oferecidos no Brasil, mas com tração nas quatro rodas e câmbio de nove marchas, esse Mercedes preenche os requisitos da legislação brasileira para carros a diesel. Resta apenas a fabricante decidir se vale a pena oferecer o modelo por aqui.