A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Alonso vence as 24 Horas de Daytona, BMW inicia vendas do X5 no Brasil, JAC anuncia modelo elétrico por R$ 140.000 e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

FLATOUTER

Plano de assinatura com todos os benefícios: acesso livre a todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site, download de materiais exclusivos, participação em sorteios e no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), além de veiculação de até 7 carros no FlatOuters e até 3 anúncios no site GT40, bem como descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$20,00 / mês

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura na medida para quem quer acessar livremente todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site1, além de veiculação de até 3 carros no FlatOuters e um anúncio no site GT402.

De R$14,90

por R$9,90 / mês

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

 

Alonso vence as 24 Horas de Daytona, Nasr e Castroneves vão ao pódio e Farfus vence na GTLM

 

Existe vida após a Fórmula 1 e Fernando Alonso (e Felipe Nasr) demonstraram isso neste final de semana durante as 24 Horas de Daytona. Em uma prova marcada pela chuva e encerrada sob bandeira vermelha, Alonso se mostrou tão competitivo nos protótipos como foi nos monopostos, dando um show de pilotagem sob o aguaceiro de Daytona, e fazendo uma sequência de ultrapassagens ousadas para conquistar a liderança a prova e a vitória geral no Cadillac #10 compartilhado com Kamui Kobayashi, Jordan Taylor e Renger van der Zande.

O pódio foi completado por duas equipes com participação de brasileiros. O segundo lugar ficou com Felipe Nasr, Pipo Derani e Eric Curran no Cadillac #31, enquanto a terceira posição ficou com o trio formado por Alexander Rossi, Helio Castroneves e Ricky Taylor, no Acura #7.

Christian Fittipaldi infelizmente não teve chances de encerrar a carreira com uma vitória na prova. Logo nas primeiras horas ele foi atingido na traseira, perdeu 13 voltas e, depois, sob a forte chuva, seu companheiro Filipe Albuquerque rodou duas vezes. O trio terminou em sétimo.

Na GTELM, Augusto Farfus faturou a prova com seu BMW M8 GTE compartilhado com Connor de Phillippi, Philip Eng e Colton Herta. (LC)

 

BMW inicia venda do novo X5 no Brasil

Apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo em novembro passado, a quarta geração do SUV BMW X5 já é oferecida no Brasil em regime de pré-venda. O utilitário fabricado em Spartanburg, EUA, está disponível em quatro versões, toda equipadas com o mesmo motor seis-cilindros turbodiesel de três litros, porém com dois níveis de potência. A transmissão automática de oito marchas e o sistema de tração nas quatro rodas também são os mesmos em todas as versões.

A versão de entrada é o X5 xDrive30d, de R$ 449.950, que entrega 265 cv e 63,2 mkgf de torque e é capaz de ir de zero a 100 km/h em 6,5 segundos. De série, o modelo traz airbags frontais, laterais e de cortina, vidros traseiros com persianas, rodas de 21 polegadas, ar-condicionado de quatro zonas, quadro de instrumentos digital, sistema de som Harman Kardon e duas telas de 10,2 polegadas para os ocupantes do banco traseiro. Outros equipamentos incluem faróis automáticos, HUD (heads-up display), teto solar panorâmico, sistemas semi-autônomos de cruise control e estacionamento, além de detecção de gestos manuais.

A versão xDrive30d M Sport, que custa R$ 479.950, traz a mesma mecânica e é praticamente igual em visual e equipamentos, exceto pelo pacote visual M Sport, mais agressivo, e pelas rodas de 22 polegadas. Também há a xDrive30d M Sport xOffroad, que acrescenta quatro modos de condução com foco no uso fora-de-estrada – areia, pedras, cascalho e neve – por R$ 499.950.

Por fim, a versão M50d é a única com motor mais forte: 400 cv e 73,4 mkgf de torque. Por R$ 539.950, o SUV também ganha sistema de som Bowers & Wilkins, sistema de visão noturna com reconhecimento de pedestres, faróis a laser, suspensão com amortecedores adaptativos e escape M Sport. Além disso, o X5 M50d conta com pacote Motorsport com modificações na aerodinâmica, nos freios, no diferencial e no sistema de direção.

Os clientes que comprarem o BMW X5 na pré-venda terão direito a um pacote especial, sem custo, para cobrir gastos com manutenção em concessionária por três anos ou 40.000 km – o que vier antes. (DH)

 

JAC entra no segmento dos elétricos no Brasil com o iEV 40 de R$ 140.000

Em recuperação financeira desde novembro de 2018, a fabricante chinesa JAC lançou no Brasil, em sistema de pré-venda, o SUV iEV 40. O SUV, que é vendido na China como JAC iEV6S, custa R$ 139.990 e deverá começar a ser entregue em junho de 2019.

O JAC iEV 40 é movido por um motor elétrico com potência equivalente a 115 cv, com 25,5 mkgf de torque, que, de acordo com a fabricante, é suficiente para que o SUV chegue aos 100 km/h em 11 segundos, com máxima de 130 km/h.

O motor é alimentado por uma bateria de 40 kWh que proporciona autonomia de 300 km. A JAC diz que, em uma tomada de 220 volts, a bateria leva oito horas para ser totalmente carregada. Com um carregador rápido opcional, será possível atingir 80% da carga máxima em uma hora.

Pelo valor pedido, o JAC iEV40 vem com freios ABS e EBD, sensor de pressão nos pneus, assistente de partida em rampa (hill-holder), ar-condicionado automático e sistema multimídia com tela de oito polegadas. (DH)

 

Bugatti não fará SUV nem tentará recorde de velocidade

Se você esperava a chegada do Bugatti Chiron Super Sport para descobrir qual a velocidade máxima do atual hipercarro da marca franco-teutônica, melhor procurar outra coisa para esperar. A marca anunciou neste fim de semana que o modelo não fará uma tentativa de recorde e nem terá um teste de velocidade máxima.

Segundo o CEO da marca, Stephan Winkelmann, a velocidade máxima não é a prioridade da Bugatti porque seus carros “podem fazer mais do que acelerar de forma incrivelmente rápida”. Além disso, Winkelmann também anunciou que a Bugatti não terá um SUV porque tal veículo “não faz justiça à história da marca”.

Apesar disso, a Bugatti terá novos modelos em breve. Além da possibilidade remota de produzir um cupê de quatro portas, a marca deverá ter mais modelos derivados do Chiron, como o Divo, mas eles só serão lançados depois de 2021. Por ora, a prioridade da Bugatti é completar a produção dos 500 Chiron anunciados, e os 40 Divo. O modelo especial deverá ser entregue aos clientes a partir de 2020, enquanto a produção do Chiron será encerrada somente em 2021. (LC)

 

Ford registra patente de V8 híbrido

A Ford registrou recentemente a patente de um “sistema motriz de motor elétrico duplo para veículo híbrido elétrico”. O registro prevê a utilização de um motor V8 combinado a dois motores elétricos, mas não traz detalhes sobre o motor a combustão, tampouco sobre quais carros poderão usá-lo.

Especula-se contudo, que o sistema acabará usado nas picapes da série F, mas poderá até mesmo chegar ao Mustang, mas talvez não nesta geração. O muscle car deverá ganhar uma versão híbrida em 2019 ou 2020, porém a Ford já disse que o modelo terá “potência de V8 e ainda mais torque em baixas rotações” e também “desempenho semelhante ao de um V8 com mais torque em baixa”. Isso significa que ele não terá um motor V8, mas usará a eletrificação para entregar um desempenho próximo ao do motor V8.

É possível, portanto, que ele use o 2.3 turbo combinado a um motor elétrico entre o câmbio e o motor, como nos sistemas de baixa tensão (48v), o que daria a ele cerca de 400 cv. (LC)

 

Toyota anuncia recall de 380.000 veículos por falha nos airbags

A Toyota anunciou o recall de 379.689 exemplares do Corolla, Fielder, Etios, Etios Sedan, Hilux e SW4. Eles podem apresentar falhas no dispositivo de deflagração dos airbags frontais.

A fabricante afirma que foi detectada a degradação do elemento propelente dos airbags, especialmente após longos períodos sob altas temperaturas ou expostos a grandes variações de temperatura – e mesmo a alta umidade relativa do ar pode desencadear problemas. Com a integridade química da substância comprometida, os airbags podem inflar-se de forma inadequada em caso de colisão frontal, o que pode causar rompimento da carcaça do deflagrador. Caso isto ocorra, os fragmentos metálicos da peça podem ser atirados contra os ocupantes, causando ferimentos graves – ou mesmo letais.

São afetados pelo chamado veículos fabricados entre 2002 e 2017. O agendamento dos reparos nas concessionárias Toyota pode ser feito a partir de hoje (28). Para obter mais informações e saber se o seu carro, SUV ou picape está na lista, você pode entrar em contato com o SAC da Toyota ligando gratuitamente para 0800 703 0206, ou acessando o site www.toyota.com.br. (DH)

 

BMW anuncia recall de M3 e M4 para troca do cardã

A BMW anunciou o recall de 33 unidades dos esportivos M3, M4 e M4 GTS vendidas no Brasil, fabricadas entre junho e setembro de 2016. O anúncio vem dias depois de outra convocação, para exemplares mais antigos dos Séries 3, 4, 5 e 6; além do Z4, do X3 e do X5.

O problema dos modelos M é o cardã de fibra de carbono, que pode se desprender do diferencial traseiro por conta do material de baixa resistência utilizado no acoplamento dos componentes. O risco é de perda de tração, que pode causar danos físicos e materiais tanto aos ocupantes dos veículos, quanto a terceiros.

A partir do dia 31 de janeiro será possível agendar o atendimento nas concessionárias BMW, que efetuarão a troca do cardã nos carros afetados – um serviço que deverá durar aproximadamente duas horas. Para saber mais a respeito, você pode ligar gratuitamente para o SAC da marca no número 0800 019 7097, ou acessar o site bmw.com.br/recall. (DH)

Matérias relacionadas

O que acontece quando pilotos de outras categorias pilotam um carro de F1?

Leonardo Contesini

De onde surgiu o revestimento xadrez do Golf GTI (e de um monte de outros esportivos)?

Dalmo Hernandes

Corvette destruído em museu é restaurado, as mudanças em Interlagos, o Volvo V60 “off-roader” e mais!

Leonardo Contesini