o que e um bmw m3 a resposta e facil e uma versao mais esportiva do bmw serie 3 mas como o bmw serie 3 mudou muito desde que apareceu em 1975 tambem mudou o m3 quando nasceu o serie 3 era ja uma evoluçao dos 1602 e 2002 esses basicamente ageis carros esporte tradicionais mas que podiam ser usados no dia a dia o sucesso do 2002 e muito parecido com o do primeiro golf gti um carro familiar unico da casa que pode divertir em pista ou estrada truncada vazia no fim de semana bmw m3 e30 mas com a evoluçao os m3 viraram cada vez mais gt cada vez mais cruzadores de autobahn claro que sempre permaneceram eficazes em pista mas a verdade e que seu tamanho e peso os impulsionaram para um novo tipo de uso o primeiro m3 era basicamente o apice do que fora o 2002; ja na geraçao seguinte a bmw o tornaria um carro diferente seis em linha e mais pesado a vasta maioria dos bmw m3 tem um motor de seis cilindros em linha de pelo menos 3 litros debaixo do capo na verdade existem apenas duas exceçoes para esta regra o primeiro m3 derivado do serie 3 e30 e o m3 v8 da geraçao e90 o primeiro m3 e entao um carro de muitas formas diferente de seus sucessores era um carro de homologaçao basicamente; nao foi criado para ser um carro de rua era vendido para homologar o carro para competiçao por isso e diferente mas por isso tambem e talvez o mais focado na direçao esportiva e mais carro esporte que gt muita gente por isso o coloca num pedestal o de melhor de todos os m3 o original o mais satisfatorio de todos para esses o m3 depois ficou mais veloz usavel confortavel mas nao melhor bmw m3 2025 na verdade um m3 original e um atual sao incomparaveis; carros tao diferentes que e impossivel ate tentar tamanho missao e personalidade tao distintas que servem usos absolutamente distintos um enorme carro de luxo moderno de quatro portas com desempenho se supercarro ou um super chevette os dois ne nao da para comparar o m3 original e uma das evoluçoes mais extremas de um tipo de carro especial os bmw 2002 escort rs1600 alfa romeo gtv toyota ae86 carros esporte de motor dianteiro e traçao traeira em carrocerias cupe basicamente ou olhando por outro lado carros familiares pequenos de alma esportiva pense num chevette de 200 cv feito pela bmw e nao vai errar muito https //flatout com br/jetta vs virtus e outras comparacoes malucas/ por isso e um carro onde a potencia esta em giro alto onde as marchas sao pouco espaçadas e todas curtas onde a direçao e viva a ponto de hiperatividade onde o desempenho e agilidade estao acima do conforto e ate da resposta em baixa do motor um m3 moderno e um carro de luxo com resposta incrivel relaçao final longa e torque mais que suficiente para mesmo assim empurra lo forte sempre mas existe um raro m3 que promete tudo de bom do carro original e tudo de bom do moderno bom pelo menos em termos de personalidade; nao veio de fabrica com espelhamento de celular ja que ele ainda nao existia em 1988 um m3 e30 com um seis cilindros grande mais que isso com o maior seis em linha ja montado num m3 burkard bovensiepen nos anos 1970 um m3 que nao veio da bmw mas sim da casa de burkard bovensiepen o playboy comerciante de vinhos especiais que nas horas vagas criava os mais legais bmw da historia em sua fabrica em buchloe baviera a alpina burkard bovensiepen nos anos 1990 os motores bmw antes de explicar o que bovensiepen fez aqui ha de se entender os motores bmw das familias m10 m20 e m30 os classicos motores de quatro e seis cilindros que criaram a era moderna da empresa https //flatout com br/a maravilhosa simplicidade tecnica do bmw 1500 neue klasse/ o motor m10 aparece em 1962 no seda 1500 neue klasse era inclinado para o lado para permitir capo mais baixo e baixar o centro de gravidade do carro algo que imediatamente virou uma tradiçao da empresa era um motor superquadrado inicialmente 82 x 71 mm e 1499 cm³ com bloco extremamente parrudo de ferro fundido e um cabeçote sofisticado de aluminio este cabeçote tinha um comando unico acionado por corrente que acionava duas valvulas opostas por cilindro em camaras de combustao hemisfericas o virabrequim era forjado com contrapesos apoiado em cinco mancais de dimensoes boas bmw m10 inicialmente com taxa de 8 0 1 e um solex 38 pdsi dava 75 cv a 5800 rpm e 12 mkgf de torque a 3700 rpm mas era so o começo a partir de 1964 esse motor basico passava a ter 84 x 71 mm para 1573 cm³ e 86 cv e desde 1963 tinha uma opçao maior o 1800 com 84 x 80 mm e 1773 cm³ em 1966 aparecia o antecessor do serie 3 o 1602 basicamente um neue klasse duas portas mais curto ainda mais esportivo que seu antecessor logo nascia o lendario 2002 com dois litros inicialmente o motor com 89 x 80 mm e 1990 cm³ com 8 5 1 de taxa e so um carburador duplo dava 100 cv mas logo evoluiria para os ti e tii este ultimo com injeçao de combustivel eletromecanica kugelfischer e 130 cv m12 a versao de competiçao o motor foi fabricado ate 1987 mas sua longa historia nao acaba aqui em 1982 a versao de competiçao m12 receberia um cabeçote dohc e quatro valvulas por cilindro e este motor seria vitorioso na formula 2 e com turbo na formula 1 onde famosamente blocos usados velhos eram usados e mijados e se conseguia potencias de ate 1400 cv o motor quatro em linha s14 do primeiro m3 tambem dohc aspirado de 16 valvulas e quatro corpos de borboleta era tambem uma derivaçao do m10 e inspirado no motor de competiçao; durou ate 1991 duas versoes existiram 93 4 x 84 mm e 2302 cm³ e 95 x 87 mm e 2467 cm³ o 2 5 litros do m3 evo chegou a dar 238 cv a 700 rpm e 24 4 mkgf a 4750 rpm aspirado m30 o seis em linha grande mas o motor que se tornaria sinonimo de bmw era o seis em linha m30 derivado diretamente do quatro em linha m10 que apareceu no bmw grande o seda new six de 1968 antecessor do serie 7 praticamente era identico ao m10 fora o fato de ter seis cilindros ao inves de quatro os sedas inicialmente vieram com motores de 2 5 e 2 8 litros m20 o seis em linha pequeno tal qual o m10 sua evoluçao foi constante e durou muito tempo ate 1995 teve deslocamentos de 3 litros 3 3 e 3 5 litros na sua versao sohc esteve debaixo dos capos dos cupes e9 inclusive o famoso 3 0 csl dos serie 6 e dos serie 7 no 745i de 1980 era um 3 5 litros turbo de 252 cv o primeiro bmw seis em linha turbo recebeu tambem cabeçote de competiçao dohc 24 valvulas no m1 e depois nos sedas m5 https //flatout com br/motores lendarios a familia bmw m10 e m30/ em 1977 o bmw 320i e21 deixava de receber o quatro em linha m10 para receber o terceiro motor de importancia aqui o seis em linha pequeno m20 um sohc 12 valvulas tinha cilindradas inicialmente de 2 e 2 3 litros mas depois ficaria famoso no e30 com 2 5 e 2 7 litros o m50 o dohc que conhecemos aqui das e36 em diante e uma evoluçao dele o pulo do gato da alpina pois bem nos anos 1970 os bmw serie 3 eram portanto de quatro cilindros m10 ou vinham em duas versoes do seis em linha pequeno m20 320i ou 323i com 122 e 143 cv respectivamente a alpina faria diversas versoes preparadas deste motor seis em linha claro mas sua grande invençao e aquela que ficou famosa nos eua motor grande no carro pequeno https //flatout com br/b7 turbo o apice da alpina/ em 1978 a alpina entao no impulso tecnico que a faria famosa de verdade lança os incriveis b7 turbo sobre os quais ja falamos aqui pois bem no mesmo salao de frankfurt de 1978 lançou o carro que seria sua marca registrada o serie 3 com o seis em linha grande m30 b6 2 8 1978 baseado no 323i era basicamente ele com um motor do 528i original no serie 5 este seis em linha tinha 177cv; com nova injeçao eletronica pierburg zenith e taxa alterava a alpina tirava 200 cv e 25 mkgf dele no seu serie 3 2 8 big block o cambio era o mesmo getrag manual de cinco marchas do 528i some isso a iconicas rodas e faixas decorativas da marca e era lançado o carro que a preparadora chamou de alpinab6 2 8 um grande sucesso quando aparece a serie 3 e30 em 1983 aparece com ele o b6 2 8/1 agora com 210 cv e 230 km/h de final o 2 8 grande no carro pequeno em 1984 aparece algo ainda mais interessante o b6 3 5 era equipado com a versao de 3 5 litros do seis em linha grande da marca que original da bmw dava 218 cv com mais taxa e preparaçao da alpina eram 261 cv o carro com rodas maiores alpina de 16 polegadas era uma fera podia acelerar de 0 100 km/h em 6 segundos cravados e chegar a 254 km/h ou seja andava junto com os porsche 911 nas autobahn alemas sem problema b6 3 5 baseado no 325i e30 mais rapido e veloz que m3 mas o pior nao era isso em 1986 aparece o m3 da bmw tinha um m10 quatro em linha com cabeçote dohc 16v quatro borboletas individuais de injeçao 2 3 litros e 195 cv acelerava de 0 100 km/h em 6 8 segundos e chegava a 235 km/h mais lento que o b6 3 5 o m3 e30 o primeiro m3 nao era sobre potencia alta sabemos era muito melhor fora do gp da autobahn que o b6 3 5 de varias formas era um carro totalmente alterado para competiçao e por isso era imbativel em montanhas e pistas nao interessando o que voce tinha debaixo do capo a carroceria era totalmente diferente do 3 normal unica peça em comum com as serie 3 normais e a chapa do teto a tampa do porta malas era mais alta e de plastico a coluna traseira e mais inclinada ambos para favorecer o melhor fluxo de ar na traseira e no aerofolio as caixas de roda sao alargadas para rodas de tala 10 funcionarem sem problemas na versao de corrida pela primeira vez nas serie 3 os vidros dianteiro e traseiro da versao m vinham colados para aumentar a rigidez e melhorar o fluxo de ar https //flatout com br/o bmw m3 e30 de vicente flatout classics/ a suspensao tinha os pontos de ancoragem alterados em relaçao a serie 3 e os amortecedores sachs tinham maior carga permanecia o mesmo lay out basico de mcpherson dianteiro e braço arrastado atras mas a geometria era toda diferente o caster dianteiro por exemplo era tres vezes maior a direçao era especial bem mais rapida com relaçao 19 1 https //flatout com br/guerra mercedes benz 190e 2 3 16 vs bmw m3 e30/ era um carro de competiçao claro mas para os alemaes algo faltava algo como torque em baixa; o motor so acordava muito depois dos 4000 rpm algo como velocidade final decente para sua aparencia de corrida algo que a alpina tinha prontinha para fazer alpina b6 3 5 s andreas bovensiepen na epoca corria na dtm com um m3 verde; mas lembra que a ideia de colocar a mecanica basica do b6 3 5 num m30 era tao obvia que nem lembra de quem foi a ideia; mas acha que foi de seu pai o fundador da alpina disse ele para a revista octane na epoca a bmw motorsport estava realmente focada em corridas e embora fosse importante vender carros de rua o sucesso no automobilismo estava em primeiro plano no caso do m3 a bmw simplesmente precisava vender 5 000 m3s para homologar os carros de corrida o que era incrivelmente uma tarefa ardua entao muito pelo motor de 4 cilindros entao a divisao m estava disposta a vender o que pudesse para quem pudesse; a gente simplesmente comprava os m3 zero km e os convertiamos em buchloe la a conversao era simples o motor dos b 3 5 de 261 cv 254 cv se com catalisador opcional molas mais rigidas na frente para compensar os 40 kg a mais do seis em linha big block e uma relaçao do eixo traseiro de 2 79 1 ao inves da 3 25 1 do m3 e era so claro o carro ganhava as iconicas rodas da marca com aros ocos e valvula atras da calotinha no centro e maiores 16x8 com pneus 225/45 tambem recebia nova pintura e as tradicionais faixas e logotipos da alpina no interior bancos recaro especial com padrao de tecido alpina volante e pomo do cambio alpina um instrumento digital vdo dava temperatura e pressao do oleo do motor cambio e diferencial traseiro mas uma conversao relativamente simples ate o cambio dogleg de cinco marchas do m5 permanecia o peso era maior claro o m3 pesava 1 234 kg e o b6 3 5 s 1320 kg a maior parte do aumento nas rodas dianteiras o desempenho era praticamente igual ao do b6 3 5 aquele baseado no 325i 0 100 km/h em 6 segundos cravados 0 160 km/h em 14 segundos e uma velocidade maxima ligeiramente melhor graças a aerodinamica melhor 260 km/h o que e mais rapido ate que a versao final evo de 2 5 litros e 238 cv do m3 que chegava a 250 km/h andreas bovensiepen lembra de dar sustos em porsche 911 na autobahn dizendo que eles nao esperavam que um m3 passasse dos 250 km/h segundo ele o carro era tambem muito mais civilizado e silencioso sem perder nada da destreza em curvas apertadas do m3 torque e a grande diferença mensuravel claro o m3 tinha 24 mkgf a 4750 rpm; o b6 3 5 s tinha 32 6 a 4000 rpm e entregues com a suavidade do seis em linha apenas 62 carros foram feitos cada um deles uma joia cobiçada hoje em dia a revista octane testou um carro recentemente e disse a alpina e uma marca criada para a autobahn entao mais potencia torque e velocidade e o esperado o que me deixa perplexo e que na verdade o b6 3 5 s se comporta melhor do que um e30 m3 grande parte disso se deve aos pneus 225/45 mais largos e de perfil mais baixo que os 205/50 do m3 padrao e compartilhados com o m3 sport evolution a entrada de curva e mais acentuada e embora haja um leve toque de subesterço ha torque suficiente para despertar o eixo traseiro empurrando o nariz para a curva por meio do diferencial autoblocante empurre o ainda mais para a curva e ha o potencial para a exuberancia no meio da curva que voce associaria aos carros m mais modernos com a traseira para fora e pneus virando fumaça a confiança para fazer tudo isso vem da direçao sublime e da resposta atraves do volante embora possa nao transmitir o que ha no solo nos padroes da lotus ele vai muito alem dos habituais graus de sensibilidade da alpina e ate mesmo da m tudo isso significa que ha espaço mental para soltar totalmente aquele fabuloso seis cilindros em linha quando e onde e possivel as marchas longas e amplas voce pode atingir 112 km/h em segunda e 150 km/h em terceira permite que voce se concentre na direçao acelerador e nada mais em um m3 normal voce trocaria de marchas mil vezes no mesmo lugar so para manter o quatro em linha aceso parece ser realmente o nirvana o m3 e30 com um delicioso torcudo e girador seis em linha bmw de nada menos de 3 5 litros parece o melhor dos dois mundos o de hoje e o de ontem nao bem sim se o seu nirvana nao for exatamente manter o bravo quatro cilindros sempre em alto giro num frenesi de hiperatividade delicioso o que prova que nao ha nada perfeito para todo mundo mas que se voce procurar bem pode sempre achar algo perfeito para voce o segredo e conhecer o que voce gosta; como sempre uma jornada de autoconhecimento e nao de consumismo sacou
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