nos anos 60 o segmento dos chamados pony cars — muscle cars menores e mais ageis em uma definiçao rapida — era dominado pelas chamadas tres grandes de detroit a ford começou tudo em 1964 com o mustang depois vieram a chevrolet em 1967 com o camaro; e a chrysler com o dodge challenger e o plymouth barracuda em 1970 mas estes sao os nomes que todo mundo lembra em 1968 foi lançado aquele que pode ser considerado o outro pony car americano seu nome era amc javelin e ele foi o carro que colocou sua fabricante a american motors no radar daqueles que procuravam um pony car a american motors corporation foi formada em 1954 depois da uniao das gigantes nash e hudson naquela que foi a maior fusao corporativa da historia americana na epoca nao demorou para que a companhia conseguisse se firmar financeiramente ao continuar vendendo os modelos de maior sucesso da nash e da hudson como o ambassador e o hornet por mais alguns anos eram carros bonitos baratos e confiaveis o que garantiu a amc uma boa posiçao no mercado na virada da decada de 1960 alem disso entre os carros compactos a amc oferecia os modelos da submarca rambler — um belo diferencial em relaçao as concorrentes mas nem toda boa fase dura para sempre em 1964 chega o mustang com ele toda uma legiao de jovens compradores interessados em um esportivo bonito potente e bom de preço começa a esvaziar os estoques das concessionarias ford a amc tinha concorrentes de peso para carros maiores como o ford torino ou o dodge charger mas era preciso mais do que isto para combater o novo pony car da ford a arma em questao foi se chamava amc javelin ele foi apresentado em agosto de 1967 e chegou as lojas no mes seguinte — exatamente um ano depois da estreia do chevrolet camaro projetado por richard a teague que mais tarde ficaria conhecido pela primeira geraçao do jeep cherokee de 1983 o javelin tinha um perfil muito atraente linhas musculosas e uma silhueta que segundo a amc misturava caracteristicas de hardtop e fastback — uma maneira esperta de atrair todo tipo de publico mesmo sem recursos financeiros para oferecer mais de uma versao de carroceria como fazia o mustang usando a plataforma do rambler a amc criou o javelin para ser um pony car moderno compacto e barato os superiores de teague queriam um carro pratico que tivesse bom espaço no porta malas e no banco traseiro teague contudo conseguiu convence los a dar mais prioridade as formas do carro a fim de garantir que mesmo os que nao tivessem interesse ou condiçoes de comprar um esportivo com motor v8 se interessassem pelo javelin por seu visual assim a versao de entrada usava um seis em linha de 3 8 litros e 147 cv com carburador de corpo simples ou 157 cv com carburador de corpo duplo era possivel ainda optar por um v8 de 4 8 litros com dupla carburaçao e 225 cv contudo caso voce quisesse um motor verdadeiramente potente era so escolher o chamado go package o v8 343 5 6 litros com carburador quadruplo e 284 cv era so o começo o go package tambem incluia freios a disco suspensao preparada diferencial de deslizamento limitado ponteiras de escape duplas faixas decorativas nas laterais e rodas magnum 500 de 14 polegadas a transmissao podia ser automatica de tres marchas ou manual de quatro marchas — em ambos os casos com alavanca no assoalho era o bastante para que o javelin fosse capaz de chegar ate os 100 km/h em oito segundos com maxima superior aos 190 km/h o quarto de milha era cumprido em 15 4 segundos em meados de 1968 o go package ganhou mais uma opçao de motor um v8 de 390 pol³ capaz de entregar 319 cv e 58 7 mkgf de torque — mais do que suficiente para leva lo ate os 100 km/h na casa dos sete segundos o javelin era maior e mais espaçoso por dentro do que os rivais mustang e camaro e tinha suas formas descritas como bonitas e empolgantes pela imprensa especializada mas alem do visual acertado de todos os angulos com uma imponente grade dupla e farois redondos na dianteira laterais musculosas e traseira com caimento muito harmonico o javelin impressionou por suas soluçoes tecnicas no campo da segurança elas eram simples mas muito bem sacadas as colunas a eram revestidas com fibra de vidro do lado de dentro do carro a fim de torna las menos perigosas em caso de acidente e nao havia acabamentos cromados no interior a fim de evitar reflexos que ofuscassem o motorista havia tambem encostos de cabeça nos bancos e cintos de tres pontos — algo que estava longe de ser comum na epoca tudo isto garantiu que em 1968 e 1969 o javelin fosse um sucesso de vendas com mais de 95 000 unidades emplacadas a virada da decada marcou a primeira e unica reestilizaçao do javelin que ficou maior e mais musculoso seguindo a tendencia apresentada pelo proprio mustang um ano antes o capo ficava mais longo e a traseira recebeu novas lanternas mais largas o resultado era sem duvida um carro mais robusto e imponente ainda que a maioria dos fas do javelin prefira o visual anterior mecanicamente os motores de seis cilindros em linha permaneciam identicos ja os v8 de 4 8 e 5 6 litros deram lugar a dois novos motores um 304 cinco litros com carburador duplo e 228 cv e um 360 5 9 litros de 248 cv com carburador de corpo duplo ou 290 cv com carburador de corpo quadruplo quando equipado com motor v8 o javelin tambem recebia um capo com scoop funcional para o sistema de admissao de ar frio do tipo ram air o go package tambem estava de volta e alem do v8 390 de 325 cv e das melhorias disponiveis no modelo anterior agora contava com sistema de arrefecimento otimizado barra estabilizadora na dianteira e diferencial com relaçao final de 3 54 1 equipado com a transmissao manual de quatro marchas o javelin com go package era capaz de chegar aos 100 km/h em 6 8 segundos em 1971 foi a vez da segunda geraçao alem de ficar sete centimetros mais longo 4 870 mm contra 4 800 mm no modelo anterior e receber uma nova mudança de estilo com grade dianteira em peça unica e uma traseira mais sisuda o javelin ganhou uma aparencia ainda mais musculosa — talvez ate demais para o gosto do publico mas era esta a tendencia do inicio dos anos 70 enquanto os motores basicos de seis e oito cilindros continuavam essencialmente os mesmos o v8 do go package teve o deslocamento ampliado para 401 pol³ 6 6 litros enquanto a potencia aumentou para 340 cv ainda que o 0 100 km/h nao tenha se alterado de maneira significativa o quarto de milha agora era cumprido nos 14 segundos baixos a partir dai as atualizaçoes de estilo começaram a ficar mais contidas — em 1972 as lanternas retangulares deram lugar a peças circulares parecidas com as do chevrolet corvette — e os motores começaram a ter a potencia reduzida como efeito da crise do petroleo de 1973 o mais prejudicado era o motor de 401 pol³ que passou a entregar 258 cv por outro lado quando saiu de linha em 1974 o javelin era o unico muscle car vendido nos eua a oferecer uma versao com motor v8 voltada ao desempenho [youtube id= bzt595tiis0 width= 620 height= 350 ] alem disso foi exatamente nesta epoca que o amc javelin conseguiu sucesso em outro departamento nas pistas sob o comando da penske racing que ate 1970 cuidava da equipe da chevrolet a amc levou para casa os titulos de 1971 e 1972 da trans am — sendo que em 1971 mark donohue ainda conquistou o titulo de pilotos ao volante de um javelin nada disso foi suficiente porem para que o javelin firmasse seu nome no imaginario entusiasta da mesma forma que seus contemporaneos isto certamente se deve a salada de marcas e nomes que tomou conta da amc a partir de 1970 quando a companhia assumiu o controle da fabricaçao e venda dos modelos da jeep foi o primeiro passo para a eventual aquisiçao da amc pela chrysler em 1987 — e neste meio tempo houve tambem uma parceria com a renault que resultou na venda do renault 5 como amc lecar entre 1976 e 1983
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