falamos recentemente sobre a audi rs2 avant a super perua alema com motor cinco cilindros turbo de 315 cv feita em parceria com a porsche na verdade nos ja dissemos que a rs2 foi a primeira das superperuas e um dos carros mais legais ja feitos produzida em 1994 e 1995 a rs2 ja tem mais de vinte anos desde seu surgimento diversas outras superperuas foram feitas por varias marcas diferentes e nao so na alemanha acontece que bem houve uma superperua alema antes da rs2 avant oito anos antes em 1986 e ela era uma mercedes benz modificada pela amg claro e ainda tinha um nome bacanudo mc hammer quer dizer 300e amg hammer [youtube id= 2mzqnn8kjqq width= 620 height= 350 ] u can t touch this o amg hammer apelido que o carro recebeu nos eua onde foi o primeiro grande sucesso da amg foi o ultimo projeto conjunto antes de as duas companhias assinarem um acordo de cooperaçao ele usava como base a primeira geraçao do classe e a w124 em meados dos anos 1960 a amg era uma equipe de corridas na qual os colegas os colegas hans werner aufrecht e erhard melcher preparavam carros da mercedes benz para corridas de turismo e em meados dos anos 1970 começaram a preparar carros de rua a receita consistia em saias e spoilers freios melhorados volante esportivo bancos recaro rodas e pneus esportivos e ate grafismos na carroceria alem e claro de motores mais potentes foi li que os caras se acharam de verdade e deram o primeiro passo para se tornar os preparadores oficiais da mercedes benz [youtube id= qh7e5aabsmq width= 620 height= 350 ] e claro que o incrivel amg 300sel red sow o porco vermelho e seu v8 de 6 8 litros e 430 cv que chegou em segundo nas 24 horas de spa de 1971 deu sua contribuiçao ele simplesmente colocou a amg no mapa na decada de 1980 a amg dava trabalho a equipe de fabrica da mercedes nas pistas ao mesmo tempo a fabricante reconhecia a popularidade dos body kits rodas e itens de preparaçao mecanica entre os donos dos mercedes benz naturalmente a amg percebeu tambem e aproveitando o recem lançado seda decidiu elevar o nivel de suas modificaçoes para o classe e havia bons motivos para isto o w124 foi um dos carros mais populares da mercedes em toda a sua existencia com mais de 2 5 milhoes de unidades produzidas entre 1985 e 1996 suas linhas podiam ser elegantes industriais ou esportivas dependendo da versao; o nivel de acabamento era excelente assim como a qualidade de construçao; e a mecanica era robusta e confiavel todo w124 e um grande carro na verdade so havia uma questao o classe e so estava disponivel com motores de quatro e seis cilindros em linha por mais que os seis em linha da mercedes tivessem excelente reputaçao faltava um v8 como o que ocupava os modelos maiores como o classe s em 1986 a amg resolveu esta questao colocando um v8 no 300e versao mais potente do w124 ate entao equipada com um seis em linha de tres litros com comando simples no cabeçote duas valvulas por cilindro e 180 cv dois anos antes a preparadora havia desenvolvido uma versao com comando duplo no cabeçote do motor v8 m117 de cinco litros e 340 cv que nos anos seguintes foi trocado por um 5 4 de 355 cv e mais tarde por um 5 6 de 360 cv e um 6 0 de 375 cv de acordo com a amg este ultimo tornava o 300e mais rapido que o lamborghini countach na aceleraçao de 100 a 195 km/h dependendo das relaçoes de marchas e bem possivel o amg hammer era feito com base no seda 300e ou no cupe 300ce que tambem recebiam para lamas mais largos para acomodar as rodas e pneus maiores perdiam os cromados e ganhavam novos spoilers e saias laterais dito isto existiu um apenas um exemplar do amg hammer wagon sim uma unica perua o carro foi feito em 1987 e foi uma encomenda especial de um canadense dono de uma pacata perua a diesel a versao mais economica e mais robusta do w124 na verdade o cara foi ate a amg e pediu para que eles colocassem o tal motor v8 de seis litros 32 valvulas e 375 cv nela com direito a um body kit completo e modificaçoes nos freios novas rodas e pneus mais borrachudos o interior de sete lugares com dois pequenos bancos dobraveis no porta malas foi revestido em couro escurecido e recebeu detalhes em madeira como de costume o automovel passou por alguns donos desde que foi fabricado atualmente pertence a jonathan hodgman — um profundo conhecedor do amg hammer ele conta que o apelido foi dado por um jornalista automotivo americano que ficou impressionado com o modo como o 300e amg acelerava como levar uma martelada nas costas hammer quer dizer martelo tanto em alemao quanto em ingles e a amg gostou da ideia e adotou a alcunha oficialmente depois do amg hammer foi que a mercedes benz assinou um contrato de cooperaçao com a preparadora e passou a oferecer seus carros com serviços de assistencia tecnica e garantia de fabrica dando inicio a uma das parcerias mais frutiferas e bem sucedidas do automobilismo tanto que em 1999 a amg foi comprada pela mercedes benz e passou a se chamar mercedes amg marca utilizada pela propria mercedes nos modelos amg mais recentes [youtube id= 3ga4vp7pkwg width= 620 height= 350 ] mais do que isto podemos dizer que o mercedes benz amg 300e hammer iniciou tambem a tradiçao das super peruas ainda que nao seja tao conhecido ou reconhecido como o audi rs2 que so veio no metade da decada seguinte
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