vivemos hoje em um mundo profundamente dividido todos sabemos uma verdadeira era de ouro do radicalismo onde todo mundo so quer escolher entre o branco e o preto e os multiplos tons de cinza coitados so conseguem notoriedade em novelas semipornograficas sadomasoquistas destiladas para senhoras de meia idade o estranho e que vivemos num mundo justamente quase exclusivamente cinza na realidade e por isso a discussao continua ad infinitum ja no nosso mundinho automotivo vivemos uma epoca diferente a industria deixou de ser liderada por entusiastas do automovel e virou uma empresa como qualquer outra focada em agradar o maior numero de pessoas e pronto sempre que isso ocorre em qualquer industria os produtos acabam se tornando cada vez mais parecidos e cada vez menos entusiasmantes; nao ofendem ninguem por um lado mas por outro tambem nao despertam amor amor sim uma coisa e voce respeitar algo a maioria dos carros modernos e algo respeitavel e alguns impressionantes mas respeitar nao e amar; a paixao exige arte algo que mostre algo a mais e expresse uma maneira de ver o automovel que e unica carros como o lamborghini miura por exemplo uma obra prima ao mesmo tempo estetica e tecnica que eleva a alma de qualquer um que o veja andando quase que unanimemente amado ele embora suas diversas bem documentadas falhas de projeto um carro moderno nao tem grandes falhas de projeto quase nunca; mesmo as minusculas acabam foco de recall e sao acertadas mas ao mesmo tempo nunca elevam a alma de ninguem voce pode admirar suas qualidades especificas de desempenho confiabilidade economia etc e ficar muito feliz com ele mas ninguem ama sua geladeira mesmo se cheia de pave de biscoito champagne; ela so cumpre sua funçao e este tipo de carro moderno existe pelo simples fato de que coisas como o miura sao raras as obras diferentes criativas que carregam alguma genialidade humana em si normalmente nao sao perfeitas desta forma dividem tem gente que as ama de paixao compartilhando a visao de seu criador mas uma proporçao normalmente igual de pessoas desconjura faz sinal da cruz e foge correndo um automovel realmente memoravel tem em si esta sina nunca e morno nunca e cinza nunca e so respeitado como arte provoca emoçoes e emoçoes nao veem numeros e dados frios sendo assim e amado e odiado em igual medida; a industria atual nao suporta este tipo de coisa seja quente ou seja frio nao seja morno senao te vomito ja dizia o livro do apocalipse nos aqui temos apreço pelo controverso e diferente pela tentativa de ir alem do normal carros que sao amados e odiados em igual medida sao muitas vezes os que realmente interessam pois colocam em xeque o que entendemos por carro e movem a arte adiante separei dez exemplos deles para voces hoje; certamente voces podem lembrar de outros sem nenhuma ordem particular aqui estao eles vw up quem tem ou teve um vw up esta orfao simplesmente nao existe nada para substitui lo no mercado o up nao e perfeito em conceito e um renault twingo feito por alemaes mas um que perdeu no processo uma das melhores caracteristicas do twingo 4 lugares e banco traseiro em trilhos andando entre as duas caixas de roda traseiras mas como o twingo era compacto por ser capaz de receber apenas um motor pequeno e uma caixa manual pequena; nada de espaço perdido aqui para compensar caixa automatizada imotion opcional e turbo opcional para quem queria mais desempenho o problema do up aquele que fez certas pessoas o odiarem era em parte que sua sofisticaçao o fazia um carro caro pelo seu tamanho a maioria nao entendeu e achava so isso e pronto muito caro pelo tamanho e isso era uma verdade claro mas quem disse que tamanho contido e um problema tambem muita gente erroneamente achou que a alegria do motor tsi em acelerar fazia do carrinho um esportivo nunca foi mas a discussao fez muita gente radicalizar e ignorar o potinho de sorvete da vw o que ele era na verdade e um carro solido confiavel e agradabilissimo para se dirigir em qualquer versao economico e com desempenho decente compacto e despreocupado simples mas sofisticado eu estou firmemente no campo dos que amam temos dois aqui e sera muito dificil serem vendidos porque como disse no inicio nao existe mais nada parecido por ai e isso por si so ja o faz algo especial de verdade renault sandero rs aqui no flatout nao ha controversia nos amamos o sandero rs pudera um dois litros aspirado bem saudavel; cambio close ratio manual de seis velocidades; 1150 kg numa pratica carroceria hatchback; um chassi acertado e especificado na frança pela renault sport um dos maiores especialistas em comportamento com traçao dianteira do mundo uma fera que so deve a traçao traseira para ser tao divertido quanto um miata ou brz mas muito mais barato e mais pratico no uso diario que ambos aqui entre nos e uma total unanimidade esta mas ai fora por incrivel que pareça nao e bem assim a primeira vez que ouvi dizer que o rs nao podia ser um esportivo por ser manco com apenas 150 cv achei que era brincadeira mas nao era uma prova de como as coisas estao esquisitas hoje em dia essa porsche 356 hoje ninguem ve nada de errado no classico 356 o primeiro porsche mas nao foi sempre assim; quando era novo dividiu o mundo fortemente em dois campos ame ou odeie era impossivel meio termo claro custava o preço de carros muito mas muito mais potentes; preço de corvette v8 e de jaguar seis em linha dohc como pode um carrinho minusculo daqueles com apenas algo em torno de 70 cv competir com essas feras era coisa de mane metade da populaçao dizia mas era primeiro diferente baixo aerodinamico excepcionalmente bem feito os primeiros bancos reclinaveis milimetricamente apareceram neles por exemplo e os carros eram modernos em seu compromisso de suspensao confortavel mas boa capacidade em curvas velozes em relaçao ao seu deslocamento eram tambem perfeitamente usaveis no dia a dia e economicos em combustivel e eram divertidissimos com tecnica certa voava se por curvas num bale de transferencia de peso e habilidade nos controles que tornavam uma legiao de fas verdadeiros pastores do credo de porsche amavam a unica formula do carrinho profundamente hoje em dia o porsche de motor e traçao traseira sao totalmente doceis e nao ofendem ninguem nem exigem habilidades especiais mesmo tendo potencias altas iguais aos dos corvette por exemplo muita gente os ama e o resto respeita; nao conheço quem odeie uma coisa totalmente diferente entao citroen 2cv feio como um escargot fugindo da panela de manteiga fervendo tao pelado que ja foi definido como um guarda chuva sobre rodas e o mais espartano carro ja criado lerdo muito lerdo lerdo de uma forma que precisa ser experimentada para ser concebida mas ainda assim o citrooen 2cv e primeiro genial em suas suspensoes interdependentes e semi independentes nas quatro rodas; em seu incrivel espaço interno conforto e durabilidade; em seu teto de lona que economiza dinheiro ao inves de cobrar dinheiro pela convertibilidade https //flatout com br/mao drives citroen 2cv fourgonnette em sao paulo/ mas o mais incrivel e como e gostoso de dirigir some um girador e incrivelmente suave bicilindrico contraposto hemi com um cambio remoto que se comanda puxando e girando a alavanca suave precisa e positiva e uma suspensao ao mesmo tempo macia ao extremo mas que mantem as quatro rodas no chao e incrivel aderencia mesmo a inacreditaveis angulos de rolagem e se tem um carro impossivelmente legal mas tem gente que se recusa a enxergar isso claro outro carro amado e odiado em igual medida chevrolet chevette hoje nos entusiastas ja o reabilitamos mas o chevette quando era novo era outra fonte inesgotavel de controversia quando se falava de carro claro era a primeira vista realmente horrivel barulhento duro de suspensao espaço limitado interno motor que vibrava muito e entregava pouca potencia e economia de combustivel apenas ok o longo curso do acelerador so piorava pouca gente ia ate o fundo e segurava o pe la mas sabemos que se segurasse o pe la o carrinho se revelava o mais proximo de um carro esporte que tinhamos por aqui uma obvia versao barateada de um bmw ’02 em tudo o carro tinha seus problemas mas andando realmente rapido era uma revelaçao ate hoje tesla model s aqui nao e tanto o carro quanto conjuntura eletricos sendo alardeados como um futuro que nao deixa lugar para os carros a combustao interna claro que gera controversia imediata se temos que escolher um ou outro o model s e um excelente carro moderno porem; fosse ele lançado num mundo onde fosse uma opçao e nao uma imposiçao seria apenas amado ou respeitado sem odio no meio mas se minha vo tivesse bigode seria meu avo land rover defender original outro carro que nao e para todos mas perfeito para um certo tipo de gente e utilizaçao engraçado que seu concorrente o jeep cj nao vem com controversia mas alguns motivo para isso saltam aos olhos primeiro a carroceria e de aluminio rebitado e vem ja amassada de fabrica muita gente desiste ja ai acostumado ao perfeito brilho liso do resto da industria do ford ao ferrari depois uma posiçao de dirigir vamos dizer assim diferente some a isso um comportamento geral de carro dos anos 1950 e se tem algo que e dificil de se amar mas para um certo tipo de pessoa e uso simplesmente unico um carro que ja vem amassadinho de fabrica e obviamente algo para ser usado sem do nem piedade em toda e qualquer situaçao e seu desempenho fora de estrada e lendario porsche 928 em 1977 o mundo do automovel parecia algo de 2027 depressao e preocupaçoes nao em alto desempenho mas sim em economia de combustivel baixa emissao segurança passiva e todas as coisas que sugam toda a diversao para fora da historia toda ai a porsche veio com o 928 um cupe de desenho tao diferente e alienigena que parecia pronto para pousar em urano um novo v8 sohc de aluminio extremamente compacto mas que com 4 5 litros dava 240 cv; um monstro para sua epoca o motor era dianteiro e o cambio um transeixo traseiro a sofisticada suspensao era um dos primeiros multilink e dava um comportamento totalmente benigno e seguro mesmo a velocidades incriveis a imprensa adorou finalmente um carro moderno para os anos 1980 vindouros um magnifico tour de force que mudava o que se esperava de pacote dinamico num automovel mas os compradores simplesmente o ignoraram o motivo estava certamente na empresa que o lançou os alemaes acharam que a rejeiçao era por tradicionalismo porsche tem motor traseiro mas na verdade os compradores de 911 eram domadores de besta fera; gente com habilidades superiores ao volante e acostumados a lidar com transferencia violenta de peso desde o 356 dos anos 1950; algo benigno e normal assim nunca agradaria eles https //flatout com br/928 o mais puro porsche/ mas pode ter sido o design tambem o 928 era tao diferente de tudo nos anos 1970 que muita gente se assustou e fugiu assim e toda tentativa de mudar algo e fazer diferente afinal de contas nissan gtr r35 hoje 1700 kg num carro esporte nao assusta ninguem; na verdade e meio como que o limite abaixo e um carro leve acima podia ser menos pesado mas no fim de 2007 quando a nissan mostrou o seu gt r era algo simplesmente inconcebivel mas a empresa mostrou outro jeito de se fazer um esportivo moderno hoje sabemos se pneus gigantes sao agora desejaveis que o carro seja proporcionalmente maior para manter a relaçao de massa suspensa/nao suspensa tao critica para o conforto e controle de roda e usar todo esse pneu com alguma pressao em cima dava bons resultados de aderencia desempenho ora o v6 de 3 8 litros refeito a mao com dois turbos resolveria isso sem problema algum claro que nao era igual a receita tradicional de carro esporte; e uma marreta ao inves de um bisturi mas funcionou pelo menos em pistas de alta velocidade como o nurburgring onde se tornou recordista famosamente os entusiastas viraram a cara e chiaram; outros amaram e um novo tipo de carro esporte apareceu fiat marea explode ou nao explode eis a questao o marea e um meme ambulante um carro que e a controversia encarnada em lata quem o ama o acha injustiçado uma vitima de decisoes de manutençao recomendada errada e de donos sem noçao quem o odeia bem vamos dizer que tem opinioes explosivas sobre o assunto ha slap https //flatout com br/fiat marea turbo tudo o que voce precisa saber antes de comprar/
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