voce provavelmente lembra do gumpert apollo um supercarro alemao alternativo que podia nao ser o mais bonito do mundo mas tambem nao era horrivel como se costuma falar por ai mas era extremamente rapido equipado com um v8 audi biturbo de quatro litros e ate 800 cv o apollo chegou a virar 7 11 em nurburgring nordschleife e a ser o carro mais rapido da pista do top gear o apollo foi produzido a partir de 2005 mas em 2013 a gumpert fechou as portas problemas financeiros como aconteceu com diversas outras pequenas fabricantes de carros depois da crise mundial de 2009 [gt40 content tag= superesportivo widget= 1 title= curte supercarros ] o caso e que a gumpert nao morreu nao completamente o fundador roland gumpert ja nao esta mais envolvido com a companhia que agora e controlada por investidores chineses e adotou o nome apollo que de toda forma e mais sonoro agora eles acabam de apresentar seu novo supercarro o apollo ie ou intensa emozione [youtube id= rsorayppi7k width= 620 height= 350 ] sim o nome do carro so nao e mais cafona porque e em italiano intense emotion ficaria ainda pior por exemplo mas pelo menos ha uma boa razao para a escolha o coraçao do carro e um v12 ferrari de 6 3 litros derivado daquele usado na f12 com uma nova ecu e novos sistemas de admissao e escape projetados pela italiana autotecnica motori o v12 entrega 780 cv a 8 500 rpm e 77 4 kgfm de torque a 6 000 rpm a rotaçao maxima e de 9 000 rpm sem eletricidade sem induçao forçada soa bacana nao voce talvez lembre que no inicio do ano passado no salao de genebra a apollo apresentou o conceito arrow sugestivamente pintado de laranja e preto as cores da equipe arrows de formula 1 o carro ainda usava o conjunto mecanico e a plataforma do gumpert apollo porem trazia um estilo muito mais elaborado inspirado nos caças f22 raptor de la para ca a saida de roland gumpert abriu espaço para que norman choi assumisse como ceo o investidor de 45 anos vindo de hong kong decidiu mergulhar de cabeça e criar um novo produto totalmente do zero entao ele contratou um time de engenheiros italianos chineses e alemaes para criar um monocoque de fibra de carbono o gumpert apollo usava uma estrutura tubular de cromo molibdenio e uma nova carroceria tambem de fibra de carbono o resultado foi revelado ontem 24 em um evento na italia onde os dois primeiros exemplares foram apresentados na presença de choi e de boa parte dos envolvidos paolo garella que ja trabalhou com a scuderia jim glickenhaus no scg003 e desenvolveu o monocoque; joe wang britanico de 27 anos e foi o designer chefe da carroceria e jakub jodlowski que foi o responsavel por toda a modelagem em cad graças a eles e mais um time de alemaes cujos membros foram os responsaveis pela construçao de boa parte dos conceitos da audi nos ultimos anos nao foi preciso mais que 19 meses para o apollo ie ficar pronto a carroceria cheia de recortes lembra outros supercarros conceituais recentes mas ha toques de personalidade como o formato dos farois e lanternas e saida de escape em forma de uma estrela de tres pontas a asa traseira e ligada ao teto por uma barbatana como nos carros de formula 1 e ha muitos pontos onde se pode ver a estrutura e o conjunto mecanico do carro entre os elementos aerodinamicos de acordo com wang o designer chefe a parte mais complicada foi criar um carro legalizado para as ruas sem diluir os elementos mais agressivos do carro como o enorme splitter frontal os espelhos retrovisores e os farois e lanternas o carro ate pode ser legalizado mas olhando os longos balanços dianteiro e traseiro fica evidente que mesmo com o lift kit que levanta a suspensao em 50 mm aumentando a altura de rodagem de 110 mm para 160 mm para transpor rampas e obstaculos [youtube id= tvkplvabnmo width= 620 height= 350 ] por dentro o carro tambem tem um visual futurista com painel digital fibra de carbono exposta e bancos do tipo concha embutidos a estrutura o revestimento de couro vermelho o volante com jeito de manche e todas as reentrancias e protuberancias podem ser meio bregas mas nisto podemos ate dizer que o apollo intensa emozione mantem certa coerencia estetica com o gumpert apollo no sentido de ter uma carroceria com jeito de esporte prototipo e interior ousado um pouco alem da medida e nos detalhes porem que o carro impressiona a estrutura e a carroceria de fibra de carbono nua sao so o começo ao abrir a porçao traseira se ve as travessas de fibra de carbono feitas sob medida que deixam espaço de sobra para o motor e a admissao que e de fibra de carbono vermelho escuro pois de acordo com wang esta e a parte quente do carro poderiamos jurar que a airbox/admissao e o ponto mais frio do cofre do motor o motor e acoplado a uma caixa sequencial hewland de seis marchas com trocas feitas pelas aletas no volante a força e levada para as rodas traseiras e e suficiente para levar o carro ate os 100 km/h em 2 7 segundos com maxima de 335 km/h de acordo com a apollo [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a distribuiçao de peso e de 45/55 dianteira/traseira e com o monocoque de 105 kg o peso total fica em 1 250 kg em ordem de marcha com tanque cheio e todos os fluidos e um carro grande com cinco metros de comprimeito 1 98 metro de largura e entre eixos de 2 69 metros a suspensao usa um sistema com braços triangulares sobrepostos e amortecedores pushrod da bilstein as rodas sao bbs de aluminio forjado e 21 polegadas com discos de freio de carbono ceramica e pinças brembo de seis pistoes na dianteira e quatro pistoes na traseira os pneus sao michelin pilot sport cup 2 a impressao que da e que se trata de um daqueles especiais de track day feitos em pequenas quantidades na europa porem com carroceria futurista e um v12 ferrari na traseira de fato a apollo planeja fazer apenas dez unidades do intense emotion que serao altamente customizaveis em termos de cor e acabamento e custarao a partir de us$ 2 7 milhoes r$ 8 75 milhoes em conversao direta de acordo com a companhia no preço esta incluso o acesso ao programa time attack no qual os donos de intensa emozione poderao levar seus carros para acelerar em circuitos do mundo todo com apoio de engenheiros da apollo os dados colhidos durante as sessoes serao usados no desenvolvimento de futuros modelos incluindo o apollo arrow
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.