FlatOut!
Image default
Motos

Arch Motorcycle: conheça a custom shop de Keanu Reeves

Para muitos aqui, especialmente os da minha geração (os nascidos entre meados dos anos 1980 e o início da década de 1990) o nome de Keanu Reeves é instantaneamente associado à trilogia Matrix – a trilogia que marcou o cinema de ficção científica com seu enredo complexo e seu capricho nos efeitos especiais. Para os mais velhos, Keanu é lembrado por “Bill& Ted: Uma Aventura Fantástica”, a clássica comédia sobre viagens no tempo de 1989.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

Mais recentemente, Keanu Reeves voltou a cair nas graças da Internet – ou melhor, tornou-se o novo deus da world wide web por sua interpreteção de John Wick e sua participação no game Cyberpunk 2077, RPG futurista distópico marcado para abril de 2020. Além de seu imenso talento como ator, Keanu é dono de uma personalidade discreta, é meio avesso à fama e nem sabia que havia se tornado o novo queridinho das redes sociais. Mas nós resolvemos falar dele hoje por outro motivo: sua custom shop de motocicletas, a Arch Motorcycle.

Keanu Reeves é entusiasta das motos há um bom tempo – como o próprio contou em uma entrevista de 2014 à revista Cycle World, ele aprendeu a pilotar aos 22 anos, quando estava gravando um filme na Alemanha e, quase por acaso, de uma volta na enduro de uma garota que trabalhava na produção. A partir dali, foi um caminho sem volta: ele comprou sua primeira motocicleta uma Kawasaki KLR600.

Depois, Keanu migrou para as Norton, e as motocicletas da clássica fabricante britânica tornaram-se suas favoritas. Mas, em sua coleção, ele possui uma boa variedade de máquinas, de Harley-Davidson a Suzuki, passando por Honda e Moto Guzzi. E foi em 2011, oito anos atrás, que ele abriu sua própria customizadora.

Talvez “fabricante”, porém, seja um termo melhor. A Arch Motorcycle foi fundada por Keanu Reeves e Gard Hollinger depois que, em 2007, o ator foi procurar o customizador para construir uma sissy bar em sua Harley-Davidson Dyna. Keanu ficou surpreso com a resposta: Hollinger não construía acessórios simples – ele fazia projetos completos com sua companhia, a L.A. County Choprods. E convidou Keanu para conhecer sua oficina em Gardena, na Califórnia.

Os dois se entenderam bem e, ao longo de cinco anos, Hollinger acabou transformando a Dyna de Reeves em uma motocicleta totalmente diferente. Keanu queria que a moto mantivesse o conforto e a disposição para cruzar as interstates dos EUA, mas que também pudesse se virar bem em estradinhas sinuosas entre as montanhas – e que também tivesse um visual mais agressivo e moderno. No fim, ele gostou tanto do resultado que fez a Hollinger uma proposta: abrir uma nova companhia para produzir a moto em série.

No início, Gart não estava muito a fim – afinal, ele já tinha sua própria custom shop. Mas Keanu foi tão insistente que ele acabou cedendo. E a moto do ator viria a se tornar o protótipo para o primeiro modelo da Arch Motorcycle, a KRGT-1.

Embora tenha sido inspirada por uma Harley customizada, a Arch KRGT-1 é construída sobre um quadro próprio, tubular de aço usinado, com elementos de alumínio e fibra de carbono. O motor é um v-twin de 2.032 cm³, fabricado pela americana S&S com base no motor da Dyna 2005. São 126 cv e 16,8 kgfm de torque, moderados por uma caixa de seis marchas desenvolvida in-house pela Arch. E a suspensão também é proprietária, com garfo dianteiro e monobraço traseiro desenvolvidos em parceria com a Öhlins, totalmente ajustável.

O visual da moto une as proporções clássicas de uma cruiser e elementos estéticos atuais, como faróis de LED, componentes de fibra de carbono e alumínio usinado, painel digital e partes de fibra de carbono, como as rodas. O tanque de combustível, inspirado na Harley Fat Bob, é usinado e também abriga o sistema de indução, com filtro K&N.

Depois da KRGT-1, a a Arch Motorcycles lançou outros dois modelos: a 1S e a Method 143.

A Arch 1S é, tecnicamente, uma versão com pegada mais moderna da KRGT-1 – o motor é o mesmo V-twin de dois litros e 126 cv e o quadro tubular de billet de aço com subchassi de alumínio é bastante semelhante. Contudo, seu estilo tem mais das motocicletas esportivas e de competição atuais, com tanque maior, guidão mais baixo e uma posição de pilotagem mais inclinada para a frente.

A Method 143, por sua vez, é bem mais ousada. Em vez de um quadro de aço, ela emprega uma estrutura monobloco de fibra de carbono, com o tanque de combustível integrado e subchassi de alumínio.

O desenho é totalmente conceitual, com o banco de couro e as laterais do tanque integrados em um único elemento, rabeta minimalista e sistema de escape inspirado na MotoGP. O motor da Method 143 também é um S&S, porém com 2.343 cm³ de deslocamento para entregar 170 cv.

Outros elementos comuns aos três modelos são as rodas de fibra de carbono, sempre feitas pela BST, os pneus Michelin Commander; os freios ISR com discos duplos perfurados na dianteira, e o entre-eixos longo, de pelo menos 1,72 metro. Todos os três modelos da Arch Motorcycle são criados com o envolvimento de Reeves, que ajudou a definir o design e deu feedback no desempenho e na dinâmica. E todas elas são feitas sob encomenda – o visual exposto nas fotos de divulgação é apenas o ponto de partida para cada moto: quem compra um exemplar pode definir, junto à Arch, aspectos como cores, materiais de acabamento e emblemas.

Naturalmente, elas custam caro: qualquer um dos três modelos parte de US$ 78.000 – por volta de R$ 298.000 em conversão direta – sendo que, no momento da encomenda, é preciso fazer um depósito de US$ 15.000.