O Ariel Atom é uma das melhores opções para quem quer um monstrinho de track day, e não muito mais do que isso. Mesmo na versão básica, com motor 2.0 de 245 cv, ele já é muito rápido. Que tal, então, o 3.5R, que tem 350 cv para empurrar os parcos 550 kg do esportivo?
Apesar do nome, o motor do Ariel Atom 3.5R é o mesmo Honda K20 de dois litros usado em todas as versões. Mas enquanto o modelo aspirado tem 245 cv, a versão com compressor mecânico recebeu uma bela atualização: antes o Atom 3.5 entregava 310 cv, agora o Atom 3.5R teve a pressão aumentada de 0,5 para 0,75 bar e, com isso a, a potência subiu para 350 cv — que aparecem aos 8.400 rpm, com torque de 33,6 mkgf a 6.100 rpm. O carro também ganhou um novo intercooler em um dos sidepods, enquanto o outro abriga um radiador de óleo.
O resultado? 0 a 100 km/h na casa dos 2,5 segundos, 0 a 160 km/h em 6 segundos — desempenho de hipercarro, meu amigo. A Ariel não divulga a velocidade máxima, mas você realmente se importa com isso? O carro é uma máquina de fazer curvas (em parte, graças à suspensão Ohlins totalmente ajustável) e tem uma relação peso-potência absurda: 1,57 kg por cv, ou 636 cv/1.000 kg.
O Atom 3.5R é uma resposta ao Caterham Seven 620R, o modelo mais rápido do principal concorrente do Atom, que pesa 545 kg, tem 310 cv e chega aos 100 km/h em 2,79 segundos. O Seven, contudo, tem o estilo clássico do Lotus original da década de 1950, enquanto o Atom prefere expor sua estrutura tubular em forma de cunha por baixo dos poucos painéis da “carroceria” — se é que podemos chamar assim.
E quanto custa este canhão? Naturalmente, um valor condizente com o desempenho: £ 80 mil, ou R$ 299 mil — bem alto para um carro sem teto, sem portas, sem nada, mas quem busca diversão extrema ao volante (e tem condições de pagar) certamente não vai se importar com isto.
Agora, uma pergunta extremamente importante: quantas rugas o Atom 3.5R será capaz de fazer na cara do Jeremy Clarkson?