nao sei quanto a voces mas ainda me causa certo estranhamento ver um crossover com o nome blazer especialmente se ele for eletrico como o novo blazer ev tanto nos eua quanto no brasil o nome esta anunciado a uma linhagem de suvs robustos com suspensao de curso longo capacidade off road com construçao do tipo carroceria sobre chassi tipo escada alem disso o suv da picape s10 — com as mesmas caracteristicas de sempre — ja existe e se chama trailblazer — um nome usado pela primeira vez na versao americana da nossa blazer executive entao por que um crossover eletrico esta usando o mesmo nome da antiga versao fechada da s10 bem nao ha um motivo declarado pela gm mas nao pense que blazer e uma exclusividade daquele carro que tivemos por aqui entre 1995 e 2011 na verdade o nome blazer e suas variaçoes foi usado nos ultimos 50 anos pela fabricante americana para designar nada menos que oito modelos diferentes antes do blazer ev a blazer original 1969 a 1991 foi em 1969 que a gm lançou uma versao fechada da sua serie de picapes c/k como resposta ao international harvester scout e ao iconico ford bronco originalmente o carro foi batizado como k5 blazer e oferecido somente com traçao 4x4 no ano seguinte em 1970 veio a versao mais barata de traçao traseira para o cofre havia quatro opçoes de motor 250 e 292 seis em linha 307 e 350 v8 o modelo foi um sucesso instantaneo naquele mesmo 1970 a k5 blazer ja vendia mais que os dois concorrentes o sucesso se deveu ao fato de que pela primeira vez nos eua um carro combinava a capacidade offroader 35 graus de ataque e 20 cm de vao livre com amenidades como ar condicionado e transmissao automatica de tres marchas se voce quisesse trocar as marchas por conta propria havia duas opçoes um cambio de tres marchas de serie ou o opcional de quatro marchas conhecido como granny gear algo como caixa de vovo devido a primeira marcha mais curta de relaçao 6 55 1 a versao de traçao traseira era um pouco mais confortavel devido a suspensao por braços triangulares sobrepostos e molas helicoidais — a 4x4 usava eixo rigido com feixe de molas semi elipticas na dianteira e na traseira o modelo foi produzido ate 1972 quando deu lugar a sua segunda geraçao lançada em 1973 se voce chegar nos eua e falar sobre a chevy blazer e neste carro que as pessoas vao pensar o modelo foi produzido por quase 20 anos ate 1991 e teve quatro opçoes de motor v8 305 307 350 e 400 um v8 de 6 2 litros a diesel e o 250 seis em linha quatro opçoes de transmissao e outras cinco opçoes de caixa de transferencia como seu antecessor a k5 blazer manteve o sucesso instantaneo apesar da nova geraçao do bronco e da ofensiva da chrysler com o jeep cherokee e do dodge ramcharger lançados em 1974 em 1979 a gm vendeu mais de 90 000 blazers mas no inicio dos anos 1980 as vendas despencaram para menos de 30 000 unidades anuais foi nessa epoca que surgiu a terceira blazer da historia diferenciada da blazer original pelo nome da picape da qual era derivada a chevrolet s 10 s 10 blazer 1982 a 2011 as duas crises do petroleo dos anos 1970 resultaram em uma invasao de modelos orientais que combinavam confiabilidade mecanica desempenho razoavel e frugalidade no consumo de combustivel tudo o que a maioria da populaçao americana precisava junto com estes carros compactos do japao vieram algumas picapes igualmente compactas com motores de quatro cilindros tao eficientes quanto economicos e boa capacidade de carga entre estas picapes estava a isuzu faster que foi vendida nos eua como chevrolet luv uma vez que a gm havia comprado 34% dos japoneses em 1972 quando a primeira crise do petroleo estourou para oferecer algo mais adequado ao gosto americano a gm substituiu a luv pela novissima s 10 em 1982 e como as picapes medias das series c/k a s 10 tambem ganhou uma versao fechada que foi igualmente batizada com o nome blazer sendo um modelo de entrada em vez de motores de seis e oito cilindros ela foi lançada com motores de quatro cilindros que variavam de 1 9 litro a 2 5 litros e um par de motores v6 de 2 8 e 4 3 litros como a irma maior a k5 blazer a s 10 blazer era oferecida com traçao 4x4 ou traseira cambio manual ou automatico duas ou quatro portas em 1995 veio a segunda geraçao que chegou ao brasil naquele mesmo ano la fora ela foi oferecida com duas ou quatro portas mas somente com o motor 4 3 v6 — o mesmo da primeira geraçao por aqui perdemos a versao duas portas mas ganhamos o motor de quatro cilindros o que ajudou a popularizar a picape por estas bandas ate 1995 a palavra blazer no brasil era apenas o nome de um tipo de paleto esportivo la fora esse paleto tambem se chama blazer mas da mesma forma que manga tem mais de um sentido a palavra blazer e uma antiga palavra inglesa usada para designar uma pessoa que demarca trilhas nas selvas e florestas tambem chamada de trail blazer e aqui chegamos a terceira blazer da chevrolet a trailblazer a trailblazer e o atual suv da s10 e embora o nome tenha soado estranho em um mercado acostumado com a blazer ele tem um fundamento historico em 1999 a chevrolet lançou uma versao de luxo da s 10 blazer que foi diferenciada da irma plebeia pelo nome trailblazer era exatamente o mesmo carro com traçao 4x4 motor 4 3 v6 e quatro portas porem com acabamento mais refinado e pacote de itens de serie mais recheado esta versao foi oferecida ate 2001 tres anos antes do fim da produçao da s 10 blazer nos eua no ano seguinte a trailblazer foi relançada porem como um outro carro e com uma nova grafia — trailblazer o carro passou a ser a versao suv da picape colorado que so seria lançada em 2003 ele tinha duas versoes de chassi curto ou longo e usava apenas motores v6 e v8 a gasolina a trailblazer era pouco maior que a s 10 blazer e acabou posicionada entre ela e tahoe — que entra nessa historia para tornar as coisas um pouco mais confusas a primeira geraçao da tahoe era chamada de blazer ate 1994 na verdade ela era a terceira geraçao da blazer k5 conhecida como k1500 que chegou ao brasil como grand blazer sim a grand blazer o suv do silverado tambem era uma blazer ela foi a terceira geraçao da blazer k5 entre 1992 e 1994 depois mudou o nome para tahoe — o qual usa ate hoje enquanto isso o modelo era lançado na america do sul com um nome que remetia a era das duas blazer nos eua grand blazer afinal ela era maior que a outra blazer nos eua a blazer/tahoe era oferecida com um motor v8 5 7 a gasolina ou um detroit diesel v8 turbo de 6 5 litros no brasil ela ganhou o seis em linha de 4 1 litros derivado do motor do omega e um turbodiesel mwm de 4 2 litros e so foi oferecida com quatro portas la fora era possivel comprar a tahoe com duas portas e tampa traseira bipartida verticalmente blazer crossover em 2018 a chevrolet lançou o oitavo modelo a receber o nome blazer em sua historia trata se de um crossover posicionado acima do equinox equipado com um 2 5 aspirado de 195 cv e 25 9 kgfm ou um v6 de 3 6 litros de 310 cv e 37 1 kgfm — ambos com start stop e combinados ao cambio automatico de nove marchas o modelo de quatro cilindros tem traçao dianteira enquanto o v6 tem traçao nas quatro rodas por demanda rodando com traçao dianteira em condiçoes normais diferentemente das demais esta nova blazer nao deriva de nenhuma picape nem tem carroceria sobre chassi em vez disso ela tem construçao do tipo monobloco e usa alguns elementos visuais do camaro ss 2019 trailblazer crossover pois e enquanto no brasil a trailblazer e um suv medio nos eua ela e um crossover compacto posicionado abaixo da equinox baseada na plataforma vss f ela tem traçao dianteira ou integral e motores turbo de tres cilindros — e um posicionamento semelhante ao do tracker por aqui porem baseado em uma arquitetura mais sofisticada o modelo de traçao dianteira tem especificaçoes semelhantes as do tracker porem seu 1 2 turbo tem injeçao direta enquanto o tracker tem injeçao no coletor por isso tambem a potencia dos motores e diferente o tracker fica nos 132 cv com gasolina enquanto o trailblazer vai aos 139 cv o trailblazer ainda tem uma versao awd equipada com uma derivaçao de 1 3 litro do mesmo motor apesar da pouca diferença no deslocamento a potencia desta versao vai aos 157 cv a transmissao tambem e mais sofisticada a atual geraçao da gm hydramatic com 9 marchas no lugar do cvt do modelo de traçao dianteira blazer ev por ultimo o mais recente modelo batizado blazer pela gm e o/a blazer ev engana se quem pensa que ela e apenas uma versao eletrificada da blazer crossover suas dimensoes e plataforma sao diferentes assim como o visual do carro o modelo tem tres configuraçoes de motor e traçao podendo ser equipada com somente um motor na dianteira com apenas um motor na traseira ou com dois motores nos modelos de motor dianteiro e traçao dianteira a potencia e 245 cv no modelo com traçao traseira e motor traseiro a potencia sobe para 347 cv mas no modelo com traçao integral ela cai para 330 cv a menos que seja a versao ss a primeira ss com um motor eletrico nesse caso ela usa o motor dianteiro de 245 cv e o traseiro de 347 cv somando 592 cv
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.