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História

As 10 versões mais bravas do “Corcel”

"Envenenado, até Corcel é legal", dizia um velho amigo, refletindo muito da imagem do carro, e a mentalidade de todo entusiasta. Que o projeto do Renault 12 foi um sucesso não há dúvida. O carro foi, por exemplo, produzido ainda na versão original até 2004 na Romênia pela Dacia. Aqui no Brasil desde o lançamento era um Ford, o Corcel, com carroceria ligeiramente diferente. Em 1978 vira Corcel II e ganha motor de 1,6 litro, e depois o CHT que iria parar até debaixo dos capôs dos Gol 1000 e CL 1600. A picape Pampa duraria até 1997, ainda que com motores VW. Mesmo no mercado pequeno da Argentina, o Renault 12 foi grande sucesso, com quase meio milhão deles produzidos de 1971 a 1994. Não, um sucesso desses não vem à toa. O carro pode não ser a menina dos olhos dos entusiastas, mas tem várias qualidades inquestionáveis, como durabilidade geral e facilidade de se conduzir, com comandos relativamente leves. A tração dianteira, então novidade ainda encarada com uma certa dúvida, d