envenenado ate corcel e legal dizia um velho amigo refletindo muito da imagem do carro e a mentalidade de todo entusiasta que o projeto do renault 12 foi um sucesso nao ha duvida o carro foi por exemplo produzido ainda na versao original ate 2004 na romenia pela dacia aqui no brasil desde o lançamento era um ford o corcel com carroceria ligeiramente diferente em 1978 vira corcel ii e ganha motor de 1 6 litro e depois o cht que iria parar ate debaixo dos capos dos gol 1000 e cl 1600 a picape pampa duraria ate 1997 ainda que com motores vw mesmo no mercado pequeno da argentina o renault 12 foi grande sucesso com quase meio milhao deles produzidos de 1971 a 1994 nao um sucesso desses nao vem a toa o carro pode nao ser a menina dos olhos dos entusiastas mas tem varias qualidades inquestionaveis como durabilidade geral e facilidade de se conduzir com comandos relativamente leves a traçao dianteira entao novidade ainda encarada com uma certa duvida dava lhe capacidade de traçao muito boa e bom espaço interno https //flatout com br/a revolucao silenciosa do renault 16/ o r12 era uma mudança para a renault tambem; ate ali os renault de traçao dianteira eram de motor longitudinal central dianteiro com o transeixo a sua frente na tradiçao dos citroen de quatro cilindros inclusive com a alavanca de cambio cabo de guarda chuva no painel o r12 com seu pequeno leve e baixo ohv de 1300 cm³ colocava o motor na frente do eixo dianteiro transeixo atras na tradiçao dkw/audi pos guerra outro motivo de desconfiança tanto peso la na frente nao pode funcionar bem mas como provaram os audi de 5 cilindros em linha funciona sim e muito bem como um porsche 911 sente se a massa na extremidade e a experiencia ao volante e diferente mas pode funcionar muito bem sim especialmente com pneus modernos que transformam a carga extra em aderencia no caso do r12 porem o motor era pequeno e leve e assim tranquilo nesta posiçao mas o carro nao fora desenvolvido para alto desempenho e sim conforto a francesa entao com pouca potencia e muita rolagem de carroceria fora um comportamento fortemente subesterçante inicialmente era ignorado pelos fas de direçao esportiva mas alguns carros tentaram mudar isso como veremos hoje nessa lista com variados graus de sucesso existiram em todas as marcas que ele foi fabricado dacia ford e renault mas quem teve maior sucesso foi a principal renault; desde aquela epoca era mestre em fazer de carros sem graça feras de pista o sandero rs definitivamente nao foi o primeiro mas divago; com voces em nenhuma ordem particular as 10 versoes bravas do r12/corcel 1 renault 12 gordini frança 1970 vamos começar com o melhor de todos a mudança mais radical e o mais desejavel de todos os derivados do r12 o gordini quando foi lançado em 1970 deveria substituir o r8 gordini um carro de motor londitudinal traseiro que era a menina dos olhos dos entusiastas franceses como um 911 o r8 gordini usava o seu bravo 4 em linha la atras como o badalo de um pendulo que os pilotos adoravam controlar substitui lo por uma versao do odiado r12 parecia um sacrilegio [caption id= attachment_382414 align= aligncenter width= 820 ] dia g r8 gordini vs r12 gordini[/caption] por isso a renault ao lança lo fez algo que nao conseguimos nem imaginar hoje o dia do gordini inaugurando o circuito de paul ricard trouxe varios renault 12 gordini para andarem na pista contra o r8 gordini obviamente o r12 foi mais rapido nao e a toa o motor era o motor ohv hemi todo de aluminio do r16 ts que tinha cabeçote crossflow com valvulas opostas dois weber 45 dcoe 38/39 e alta compressao de 10 25 1 era mais leve que o motor 1300 cm³ e 60 cv do r12 normal mas deslocava 1 565 cm³ 77 x 84 mm e dava quase o dobro da potencia 113 cv din a 6 250 rpm e 14 3 mkgf de 4 500 ate 5 500 rpm como todo renault de entao era pioneiro no circuito de arrefecimento selado com reservatorio de expansao e o ventilador que pensa ventoinha eletrica automatica mas o r12 gordini nao era so um motor forte tinha cambio de cinco marchas virabrequim forjado freios a disco ventilados nas rodas dianteiras e freios a disco convencionais nas rodas traseiras o tanque tinha capacidade para 89 litros de combustivel [gallery ids= 382417 382425 382424 382426 382428 382427 ] a suspensao era minuciosamente ajustada para competiçao com muito da tendencia de subesterço eliminada dentro um volante esportivo e um painel completo e pedaleira perfeita para o punta tacco alem disso era um carro leve paineis de porta simplificados banco traseiro mais leve e simples e muito mais no fim pesava 950 kg o r12 gordini chegava a 185 km/h e fazia o 0 100 km/h em 10 segundos; hoje nao parece muito mas era um carro matador nas categorias ate 1600 cm³ embora nao tao amado quanto o r8 gordini que com 855 kg e 103 cv de seu motor de 1 3 litro andava quase igual mas era um sucessor a altura e talvez o mais focado de todos os r12 em velocidade era vendido com pinturas em tons pasteis havia varias opçoes e listras brancas duplas sendo a combinaçao mais famosa o azul com listras 2 225 renault 12 gordinis foram vendidos em 1971 mas depois disso as vendas começaram a despencar a renault interrompeu a produçao do gordini em 1974 apos 5 188 unidades; uma minima fraçao dos 4 milhoes de r12 que a renault fabricaria no fim custava quase o dobro que o r12 mais barato 2 renault 12 ts frança 1972 com o preço absurdo do r12 gordini restringindo vendas a renault cria uma versao mais barata semi esportiva para o r12 o ts usava o mesmo motor de 1289 cm³ dos outros r12 mas era equipado com um carburador weber duplo que aumentava a potencia para 64 cv e elevava a velocidade maxima para 150 km/h esteticamente o carro se distinguia dos outros r12 por suas rodas especiais no estilo gordini uma faixa cromada na lateral do carro e em alguns paises dois farois extras o ts tambem apresentava encostos de cabeça integrados um tacometro e um medidor de temperatura do fluido de arrefecimento bancos individuais e alavanca do freio de mao entre os bancos dianteiros eram tambem parte do pacote 3 renault 12 berta lr argentina 1972 na argentina a produçao do r12 começou em 1971 na fabrica de santa isabel em cordoba com o motor de 1300 cm³ e 54 cv logo foi posto em competiçao mas perdia feio das versoes preparadas de fabrica do fiat 128 cujo motor de 1 3 litros chegava ate a 100 cv entra em cena o mago de alta gracia himself oreste berta berta criou uma versao de competiçao do r12 visando homologa lo em competiçao para isso foi utilizado o motor original do r12 tl mas o cabeçote foi substituido por um projeto berta agora sohc oito valvulas novos coletores de admissao e escape otimizados para alto desempenho o desenho parece continuar com o tema do original inclusive mantendo se com admissao e escape por um lado so; imagina se apenas dutos e valvulas maiores mas ha poucos detalhes sobre esta rara versao sabe se que o carburador era um duplo weber 36/36 mm e com comando proprio mais bravo o motor dava 100 cv a 6500 rpm e a velocidade maxima foi elevada de 141 km/h para 170 km/h impressionante para um 1300 naquela epoca e lugar a sigla lr vem de la razon um importante jornal da argentina e principal patrocinador da berta a suspensao tinha barras estabilizadoras de maior diametro alem de molas de suspensao mais rigidas e curtas o painel de instrumentos foi substituido por um mais completo e rodas de liga leve especiais foram criadas para o modelo com auxilio e aprovaçao da ika renault 12 renault 12 berta lr foram construidos pela berta e vendidos em concessionarios oficiais da ika renault a renault manteve a garantia do veiculo e a oreste berta sa honrava a garantia do kit berta lr hoje parece que apenas um carro sobrevive 4 renault 12 alpine argentina 1978 muito tempo depois do berta a renault resolve fazer sua propria versao esportiva do r12 argentino; cria um classico cobiçado hoje por la o r12 alpine o motor agora ja havia sido aumentado para 1 397 cm³ 76 x 77 mm e a para criar o alpine a renault simplesmente importou o cabeçote ohv hemi crossflow de aluminio da frança e o instalou no seu motor com um carburador solex duplo de 34 mm pistoes importados coletores de escape e admissao de design diferente e taxa de compressao de 9 5 1 eram nada menos que 110 cv sae 95 cv din a 6 200 rpm o torque maximo era de 13 7 mkgf a 5 000 rpm mas a empresa dizia que 12 7 mkgf ou mais estavam disponiveis acima de 2 000 rpm a suspensao e recalibrada para uso esportivo o painel e completo e o volante esportivo alem das faixas externas o capo era mais alto em fibra de vidro e o interior era revestido de couro claro a imprensa argentina da epoca ficou completamente apaixonada pelo carro; de uma forma que talvez so vimos depois no sandero rs foi acertado cuidadosamente para isso ate a precisao e posiçao da alavanca de cambio e diferente do r12 normal a estabilidade se reputa exemplar e alem disso o motor tem torque em toda rotaçao e uma imensa saude em alta elasticidade parece ser o mote a sensaçao e que assim que voce toca no acelerador o motor responde o conta giros sobe rapidamente ele regula com um ronronar gordo e saudavel pouco ou nada tem a ver com a serenidade do motor do domestico e silencioso renault 12 este e muito mais feroz assim que e ligado ao girar em marcha lenta a 800 rpm ha uma leve vibraçao na coluna de direçao no painel e no carro em geral a cobrança se manifesta de forma furiosa e agressiva no entanto ao contrario do que se poderia supor coloca lo em movimento nao exige que ele deslize a embreagem para se mover suavemente e docil e gentil para vencer a inercia logicamente durante a primeira meia hora voce tem que aproveitar suas virtudes esportivas e gasta lo trocando marchas a 7 000 rpm ate coloca lo em quarta marcha quando possivel e deixa lo começar a ultrapassar 5 000 e chegar aos 6 400 finais mas no transito onde voce nao pode pular as marchas podem ser trocadas para 3 000 rpm e passar para a proxima marcha sem nenhum problema e essa e uma das principais virtudes do alpine disse a revista corsa em 1978 e a revista disse que a suspensao era tao boa quanto o motor disse mais a estabilidade e excepcional na verdade nunca dirigimos um carro tao estavel em retas ou curvas [caption id= attachment_382382 align= aligncenter width= 999 ] jorge recalde e jean ragnotti competiram no rally codasur de 1979 com r12 alpine[/caption] a revista mediu 171 km/h de final e um 0 100 km/h em 11 segundos incrivel para sua epoca e lugar mas como o gordini frances era muito caro e vendeu pouco apenas 493 unidades foram produzidas entre 1978 e 1980 5 dacia 1410 sport coupe romenia 1981 em 1969 a romena dacia começou a produzir o renault 12 sob licença rebatizado dacia 1310 a dacia era uma empresa relativamente nova fruto de um acordo do governo romeno com a renault o dacia 1300 deu origem a algumas variantes curiosas como uma uma verdadeira pampa baseada no corcel 1 a picape dacia pick up fabricada entre 1975 e 2006 tambem houve um hatchback de quatro portas o dacia 1320 que foi fabricado entre 1987 e 1990 a versao esportiva nao e la muito esportiva mas pelo menos e duas portas e e diferente o dacia 1410 sport coupe lançado em 1981 ele foi criado para emular os esportivos da europa ocidental na romenia comunista o resultado nao era exatamente empolgante mas era o que existia as portas utilizadas eram as mesmas da versao de quatro portas e visualmente eram curtas demais para um carro de duas portas apenas com uma reestilizaçao profunda em 1986 que tambem trouxe uma nova dianteira foi que a dacia adotou portas mais longas e proporcionais alem de uma face dianteira pintada de preto e quatro farois redondos o motor era sempre uma versao do motor do r12 com 1 4 litro e 65 cv 6 ford corcel bino brasil 1969 bino como se sabe era o apelido do piloto christian heins este era tambem chefe da equipe willys de competiçao a willys era ligada a alpine pelo interlagos um alpine a108 produzido sob licença aqui por isso bino participa das 24 horas de le mans em 1963 pilotando um alpine; vem a falecer em um acidente horrivel nesta prova queimado numa enorme bola de fogo serio sem brincadeira e risada aqui ele queimou mesmo em gloria correndo em le mans quem substitui ele na equipe willys e seu braço direito o preparador luiz antonio greco com toni bianco greco constroi carros de corrida dedicados e coloca o nome do amigo em homenagem postuma sao os bino mk1 e mk2 com a compra da willys pela ford e a extinçao da equipe de competiçao em outubro de 1968 greco uniu se a toni bianco para criar a propria empresa bino samdaco alem de carros de competiçao e preparaçao para corridas a empresa se dedicou a modificar carros da renault sua expertise desenvolvida em pista mas agora o renault 12 era vendido na verdade como o ford corcel nasciam assim os corcel bino a empresa vendia carros zero km com garantia preparados a cilindrada era aumentada de 1 300 para 1 440 cm³ eram adotados novo comando de valvulas dupla carburaçao um coletor novo permitia montagem de dois carburadores originais de corcel escapamento especial kadron e cabeçote rebaixado para maior taxa fornecendo 90 cv pintura exclusiva externa rodas de magnesio e pneus radiais dentro um painel diferente e completo inclusive com um console onde ficavam quatro instrumentos extras o bino era uma preparaçao completa um carro coeso em seu desempenho que nao falhava em apaixonar quem o experimentasse disse marazzi na epoca na estrada o corcel bino e muito mais agil do que o modelo normal sua faixa de torque ao contrario do que se poderia esperar de um motor envenenado ampliou se ao inves de diminuir por isso ele responde rapido quando se pisa no acelerador sem que haja necessidade de mudar muito as marchas portanto ao inves de exigir uma conduçao mais especializada o corcel bino pode ser dirigido mais facilmente do que o corcel original por qualquer motorista mas a natureza artesanal e cara do negocio fez com que nunca fosse um sucesso de verdade; e menos ainda quando a ford resolve fazer um corcel mais esportivo 7 ford corcel gt xp brasil 1972 muita gente ate hoje considera um erro a ford nao ter trazido um carro seu como o ingles escort para ser seu carro barato em 1968 aqui no brasil hoje epoca em que compramos carros antigos por suas caracteristicas de dirigibilidade e diversao basicamente pode parecer assim; mas a grande verdade e que o corcel foi um dos raros acertos da ford brasileira nada menos que 1 4 milhao de corceis foram vendidos de 1968 a 1986 sem contar del rey e pampa https //flatout com br/o corcel gt n 19 da dona ione flatout classics/ no lançamento o motor ohv de quatro cilindros em linha tinha 1289 cm³ 68 cv brutos a 5200 rpm e 9 5 mkgf a 3400 rpm o sistema eletrico era de 12 volts radiador selado e o carro media 4400 mm em um entre eixos de 2440 mm pesava apenas 888 kg o gt aparecia em 1969 somente na mais bonita versao de carroceria cupe era um tema de acabamento mais que uma versao realmente esportiva; a mecanica era quase igual ao carro normal mas existiam diferenças a taxa aumentada para toda linha corcel antes 7 8 1 agora 8 1 valvulas maiores carburador de corpo duplo solex 35 dids2 e seu coletor diferente e novo coletor de escape com isso eram 80 cv brutos a 5200 rpm e 10 mkgf a 3200 rpm mas o problema do gt era que com todos os seus equipamentos o peso era agora de 940 kg e o desempenho era o mesmo do corcel original mas em 1972 aparece um gt com uma diferença substancial o corcel gt xp sigla para extra performance basicamente ganhava 100 cm³ no motor o que trazia mais torque e potencia era agora um 1400 1 372 cm³ com 85 cv brutos e 11 6 mkgf a 3 600 rpm logo este motor seria estendido para toda a linha corcel e a versao gt voltaria a ser apenas decoraçao; mas em 1972 o gt xp era um corcel realmente interessante e talvez o mais bonito dos r12 originais 8 ford corcel ii gt brasil 1978 [caption id= attachment_382374 align= aligncenter width= 999 ] corcel ii em 1978; gt no centro[/caption] outro r12 que esta aqui mais por ser bonito e diferente do que realmente com mais desempenho quando foi lançado em 1978 o corcel ii um desenho de patrick le quement enquanto ainda na ford alema tinha tambem uma versao gt https //flatout com br/o primeiro renault de patrick le quement ford corcel ii/ basicamente um painel mais completo e o volante do maverick gt e uma decoraçao externa maneira o gt existiu de 1978 a 1983 e no primeiro ano tinha o capo do motor e metade do teto com pintado de preto certamente e mais legal de todas as encarnaçoes do gt para 1979 a faixa preta passou a ser na parte de baixo do carro e tinha dois filetes na cor principal da carroceria e de 1980 em diante um grande filete vermelho por incrivel que pareça o gt teoricamente poderia vir ate com o motor 1 4 litros no inicio como todo corcel ii mas rapidamente a vasta maioria dos corcel ii teriam motor com cilindrada aumentada para 1 6 litros 1555 cm³ 90 cv sae a 5600 rpm e 13 mkgf a 4000 rpm o cambio era manual de 5 marchas uma novidade entao 9 ford corcel ii os campeoes brasil 1983 para o ano de 83 chegou a serie os campeoes que era o carro com pintura alusiva ao famoso livery john player special da lotus na f1 o carro era preto com filetes e alguns detalhes em dourado o carro misturava elementos do gt com alguns itens a versao luxuosa ldo as rodas de aço seguiam a classica furaçao de tres parafusos do corcel mas tinham um desenho tripartido e eram pintadas na mesma combinaçao de preto e dourado da carroceria o motor era o 1 6 a alcool foram usado no gp do brasil de 1983; conta a lenda que os carros usados pelos pilotos e como safety car tinham motores cuidadosamente preparados pela ford; muitos pilotos lembram com carinhos dos carros sera 10 ford pampa 1 8s brasil 1990 talvez a versao mais interessante do r12 seja a final a pampa com o motor e cambio 1 8 da vw ok nao e realmente uma versao esportiva; mas talvez seja o r12 de melhor desempenho baseada no corcel ii a pampa original de 1982 subia a barra era um carro praticamente novo a ford tradicional fabricante de picapes colocou os mesmos requisitos de suas picapes tradicionais com chassi nesta monobloco; o resultado foi sensacional um carro que continua a prestar serviços em condiçoes terriveis brasil afora quarenta anos depois primeiro para melhor acomodar os 600 kg de carga util de forma mais bem distribuida para durabilidade e performance dinamica do veiculo o entre eixos foi aumentado de 2438 mm no corcel para 2578 mm na pampa a suspensao traseira do corcel foi para o lixo; uma totalmente nova exclusiva para a picape veio no lugar era agora um eixo rigido o que permitia eliminar a torre dos amortecedores nas caixas de roda existentes nas fiat e na futura saveiro as caixas de roda dentro da caçamba eram planas muito melhor para cargas reforços estruturais fizeram a pampa mais rigida que os corcel e belina ii o banco inteiriço exigiu pedal de freio de estacionamento como picapes grandes; o filtro de ar era para uso pesado mas o mais incrivel era o ruido interno baixissimo fruto da carroceria super rigida e esta ajudava tambem na estabilidade o corcel ii nao era nada sensacional em curvas; a pampa era um carro diferente diz jlv na motor 3 ja no lançamento em maio de 1982 curiosamente a pampa e melhor em curvas muito melhor do que o corcel ii chegando inclusive em determinadas situaçoes a acompanhar com muita facilidade um passat ts o grifo no muito e do jlv e o passat a referencia entao em estabilidade a pampa 1 8 principalmente quando a alcool mais potente se tornou um carro simplesmente sensacional com uma habilidade dentro e fora da estrada francamente incrivel pessoalmente acompanhei gol gt com uma pampa gl 1 8 a alcool; acredito piamente no jlv entao apenas o pouco espaço longitudinal na cabine necessitava de aclimataçao nela; de resto um carro para la de memoravel o motor dava 92 cv e um desempenho realmente decente ao carro que nao pesava mais que uma tonelada e uma evoluçao incrivel daquele carrinho frances de 1969
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