lembra quando lamentavamos o fim do cambio manual quando o comparavamos com um disco de vinil pois os cambios de dupla embreagem mais rapidos e eficientes do que qualquer pessoa operando tres pedais tornariam obsoleto o ato de trocar as proprias marchas bons tempos sim bons tempos pois agora caros amigos mais do que a transmissao manual o cambio em si pode se tornar obsoleto daqui a um tempo os carros eletricos como sabemos tecnicamente dispensam o uso de um cambio existem claro caixas de cambio sendo desenvolvidas especialmente para carros eletricos mas elas visam reduzir seu consumo de energia e aproveitar melhor o torque disponivel em diferentes situaçoes e e claro que alguns entusiastas engenhosos estao dando um jeito de adaptar o cambio manual tradicional aos motores eletricos mas ainda e cedo para dizer que havera algo parecido vindo de uma fabricante de qualquer forma estamos vivendo em uma epoca mais do que propicia para exaltar o cambio manual classico mesmo os eua que surpreendentemente foram o reduto dos cambios manuais nos ultimos anos o bmw m5 da geraçao passada por exemplo so era vendido com pedal de embreagem para o publico norte americano estao abrindo mao deles o novo corvette por exemplo so sera oferecido com dupla embreagem e paddle shifters pois nao ha demanda por um vette c8 que te deixe trocar as proprias marchas sabendo de tudo isto o que nos resta e relembrar os cambio manuais mais emblematicos ou melhor as alavancas de cambio manual mais emblematicas afinal e atraves da alavanca que trocamos as marchas e sua ausencia certamente e o aspecto do qual fisicamente mais sentimos falta selecionamos aqui as alavancas mais iconicas memoraveis ou curiosas ja colocadas nos automoveis com cambio manual deleite se o classico cambio com grelha para muitos entusiastas o auge dos cambios manuais esta em um detalhe simples porem muito especial as grelhas de cambio elas literalmente nao mudam nada na forma de operar a alavanca os movimentos feito sao exatamente os mesmos na verdade se o mecanismo do trambulador estiver meio desregulado ou se as suas trocas nao forem precisas o suficiente a grelha pode atrapalhar contudo ela aumenta bastante a sensaçao de se estar lidando com algo mecanico ao produzir um clac extremamente satisfatorio cada vez que o metal toca o metal existem ate videos em asmr so para quem quer curtir o clac clac da grelha https //www youtube com/watch v=_wyroacg5c8 o video acima foi feito com um audi r8 um dos ultimos supercarros recentes a vir com cambio manual tradicionalmente as grelhas de cambio sao associadas aos esportivos italianos em especial as ferrari classicas contudo elas sao bem mais antigas ja na decada de 1920 havia alavancas de cambio com grelhas a alavanca spaceball da volvo curiosamente a sueca volvo criou uma alavanca que era esteticamente o oposto da grelha exposta a spaceball que tinha uma cobertura de aluminio sobre o mecanismo do trambulador a guisa de coifa a principio ela lembra um seletor de cambio automatico mas e pura estetica a operaçao e exatamente igual a de qualquer outra caixa manual de seis marchas https //www youtube com/watch v=xxo3wckpasu o detalhe mais bacana porem tem a ver com o carro no qual a spaceball ficou famosa o seda s60r um verdadeiro sleeper equipado com um motor 2 5 turbo de cinco cilindros com 360 cv e traçao nas quatro rodas a alavanca na coluna dos delahaye esta e uma variaçao interessantissima da grelha trata se de uma caixa manual com pre seleçao mais conhecida por seu uso nos delahaye fabricante francesa que esteve em atividade entre 1894 e 1954 exatos 60 anos a explicaçao aqui vem deste post escrito por luis augusto malta antigomobilista um dos primeiros artigos de convidados do flatout se existe realmente um cambio manual que quase ninguem conhece e a caixa pre seletiva wilson inglesa tambem chamada de cambio cotal na frança trata se de uma grelha em miniatura com uma alavanquinha de cambio do tamanho de uma caneta voce muda a marcha na alavanca e nada acontece ate que se pise na embreagem exemplificando digamos que voce vem a toda em quarta marcha em uma estrada e ao fazer a tomada de curva quer reduzir para a terceira muito antes da curva chegar voce ja coloca a terceira na alavanquinha e no momento exato voce pisa na embreagem e so entao ela entra https //www youtube com/watch v=rycn1hbkf9q complicado bem esse cambio chagou a ser experimentado ate na formula 1 no final dos anos 50 mas o conjunto acabou se mostrando muito fragil ha noticias de um armstrong siddeley ingles que usa a caixa wilson na coleçao do og pozzoli em sp e de um delahaye frances com o cambio cotal na coleçao do pacifico mascarenhas aqui em bh alias a foto de abertura deste post e de um delahaye 1938 a alavanca no painel dos franceses falando em carros franceses e alavancas no painel a partir das decadas de 1940 existia um tipo bem curioso de alavanca de cambio manual usado em modelos como o citroen 2cv e o renault 4l estes dois modelos tinham comum o posicionamento pouco usual da transmissao ela ficava a frente do motor por esta razao a alavanca era instalada no painel de instrumentos e operava de forma um pouco diferente em vez de move la para cima e para baixo o motorista empurrava e puxava a alavaca para dentro e para fora do painel nao entendeu fica mais facil vendo o negocio em açao https //www youtube com/watch v=llak5zrdlf0 mais uma entre varias caracteristicas inusitadas dos carros franceses antigos ao lado do volante pedigree de corrida estamos bem acostumados com o cambio manual no assoalho entre os bancos a ponto de dirigindo no dia a dia nem percebermos os movimentos da nossa mao direita soltando o volante pegando na manopla mudando a marcha voltando para o volante e bem automatico no entanto em uma situaçao de pista qualquer coisa que facilite o ato de trocar as marchas pode ser bem vinda incluindo posicionar a alavanca mais perto do volante como em varios alfa romeo das decadas de 1960 e 1970 como o giulia gt veloce por exemplo o console central era bem alto mas a alavanca em si era curta e tinha pouco curso ficando quase ao lado do volante natural estes carros foram feitos por entusiastas e por mais que fossem modelos de passeio sua verdadeira vocaçao estava nas pistas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 235425 235427 ] esta soluçao foi adotada por varios carros depois disto entre os exemplos modernos temos o civic type r da geraçao ep3 codigo referente ao hatchback de duas portas montada no painel ela ficava a mao do motorista e ainda ajudava a economizar espaço no habitaculo outro exemplo e o atual fiat 500 moderno incluindo claro a versao abarth three on the tree nos carros norte americanos das decadas de 1950 a 1970 era muito comum ver cambios automaticos com a alavanca de seleçao montada na coluna de direçao as chamadas column shifters era uma forma de manter o comando proximo das maos do motorista e tambem de economizar espaço na cabine permitindo a adoçao dos populares bancos inteiriços no entanto tambem havia a possibilidade de comprar um carro com cambio manual de tres marchas e a alavanca na coluna com um v8 torcudo debaixo do capo e relaçoes bastante longas nao era preciso mais do que isto para quem nao esta acostumado a ideia pode dar um no no cerebro mas na pratica era bem simples os movimentos eram parecidos com o que se via em um cambio de quatro marchas no assoalho este geralmente encontrado em versoes de pegada mais esportiva ou seja a primeira marcha era acionada puxando a alavanca na direçao do motorista e para baixo para engatar a segunda era so empurrar a alavanca para a frente em direçao ao painel e para cima a terceira para a frente e para baixo e para engatar a marcha a re bastava puxar a alavanca novamente para tras e depois move la para cima https //www youtube com/watch v=gt7s7qmxynq na pratica sao exatamente os mesmos movimentos de um cambio manual no assoalho exceto que na horizontal nao e muito pratico mas e muito charmoso uma curiosidade o ultimo carro com cambio three on the tree e o ford falcon australiano em sua versao ute lançado em 1990 a emblematica pistol grip com sua pegada vertical e design que lembra a empunhadura de uma arma de fogo a classica manopla hurst pistol grip nao e uma alavanca e apenas parte dela mas ela se tornou tao iconica entre os muscle cars que obviamente merece um lugar nesta lista a pistol grip na verdade foi criada em 1968 por bruce raymond um engenheiro da chrysler e depois foi adotada pela hurst na epoca o departamento de design da chrysler havia criado uma manopla diferente horizontal lembrando o cabo de uma pa no entanto ela era pesada demais e nao oferecia uma boa pegada na hora de trocar as marchas rapidamente na dragstrip ou em um pega de semaforo por exemplo raymond nao gostou do trabalho dos colegas e voltando para casa dirigindo quem diria um corvette 1965 ele imaginou que uma manopla vertical ofereceria uma pegada mais natural no mesmo dia ele pegou um pedaço de madeira e começou a talhar uma manopla vertical com sulcos para os dedos em relevo e a levou para a fabrica no dia seguinte todo mundo gostou e em 1969 a hurst começou a fabricar a pistol grip a historia foi contada em um email escrito pelo propiro bruce raymond decadas depois e compartilhado no forum allpar viva a tecnologia a madeira balsa dos porsche famoso pela atençao extrema aos detalhes na reduçao de peso quem nao lembra da chave perfurada o porsche 917 foi um dos primeiros a trazer um elemento hoje iconico entre os aficionados pela fabricante alema a manopla de cambio de madeira balsa o material e leve e resistente tanto que e muito usado na construçao de aeromodelos e por isso foi escolhido para economizar alguns gramas na manopla de cambio do prototipo nao por acaso o item se tornou bastante popular entre os donos de porsche que querem customizar seus carros e a propria porsche colocou uma bola de cambio de madeira balsa no carrera gt seu superesportivo com motor v10 dos anos 2000 em uma obvia homenagem ao 917 fiat abarth 695 biposto esta nao e tao conhecida assim mas e para la de interessante como dissemos ha pouco o fiat 500 atual possui uma alavanca de cambio curta e bem posicionada no meio do painel exceto pela versao 695 abarth biposto que foi mostrado em 2014 com um esperto motor 1 4 turbo de 190 cv na epoca ele era o 500 mais potente da historia e tambem um dos mais leves ja feitos nos tempos atuais com uma dieta rica em aluminio e fibra de carbono alem da remoçao do banco traseiro justificando seu nome para alcançar esbeltos 997 kg o detalhe que importa porem e a alavanca de cambio ela saia do painel e ia para o assoalho e seu formato lembrava uma alavanca sequencial com mecanismo exposto e tudo nao passava de decoraçao claro o 695 biposto usava um cambio manual tradicional mas que ficava charmoso ah isto ficava o toque de charme do citroen sm o impossivelmente belo citroen sm era um carro cheio de detalhes exoticos como os farois e a placa abrigados sob uma enorme lente de vidro simplesmente porque era possivel faze lo outra caracteristica marcante do sm porem ficava na alavanca de cambio https //www youtube com/watch v=d8uhnlhklxg a primeira vista ela parecia estranhamente normal para um citroen contudo ao ser movida ela tambem movimentava a moldura metalica que a envolvia era como um cambio com grelha inclusive no som produzido ao engatar as marchas exceto que a grelha era movel um detalhe aparentemente inutil mas que ajudava a formar o carater exotico do sm o mecanismo exposto dos spyker nao ha muito o que comentar aqui os supercarros alternativos da holandesa spyker ja sao bastante conhecidos e francamente nao sao novidade no entanto e sempre valido mencionar o mecanismo exposto da alavanca do cambio manual que geralmente e conectado a um v8 audi de 4 2 litros e uma otima forma de se compreender como o movimento da alavanca aciona as varetas do cambio repare como a alavanca fica flutuando suspensa pela vareta metalica que atravessa o habitaculo de fora a fora https //www youtube com/watch v=w0obbulitb0 a curiosa caixa da lenco esta e sem duvida uma das mais inusitadas alavancas de cambio ja feitas o cambio lenco e uma transmissao manual classica no mundo das arrancadas estruturada com engrenagens planetarias para cada marcha https //www youtube com/watch v=2zx54zjdu4s isso permite que ela seja operada sem embreagem depois que o carro e posto em movimento e tambem possibilita trocas flat out sem aliviar o pe acelerador cada alavanca aciona uma marcha o que nas maos de um piloto habilidoso pode significar preciosas fraçoes de segundo economizadas em uma puxada em teoria parece complicado mas e e mais facil do que se imagina confira no ver no video abaixo
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