FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos

As belas Ashley, Courtney e Brittany Force: a arrancada está no sangue


Na história das arrancadas com funny cars, nenhum piloto venceu tantas corridas quanto John Force. O californiano de 65 anos compete há quase quatro décadas com Funny Cars e é o maior vencedor da categoria de todos os tempos. Seu legado foi assumido por suas três filhas — Ashley, Brittany e Courtney Force e, juntos, os Force são a família mais famosa da arrancada.

John Force compete com Funny Cars na NHRA desde 1978 — apenas quatro anos depois que o primeiro campeonato com Funny Cars foi disputado. Ele ainda demorou para começar a vencer: os primeiros nove anos de sua carreira não trouxeram nenhuma vitória e um enorme histórico de carros quebrados e acidentes — ele pensou até em desistir da carreira de piloto. John só começou a vencer em 1987, dois anos depois de conseguir um contrato de patrocínio com a Castrol — que dura até hoje, uma das mais longas relações comerciais com uma equipe na história do automobilismo.

90s

A partir dali, as vitórias não pararam de chegar. Seu primeiro título na categoria Mello Yello de Funny Cars veio em 1990 e, desde então, outros 15 troféus da categoria Funny Cars da NHRA foram para sua estante — incluindo uma sequência impressionante de dez títulos entre 1992 e 2003. Ao todo, John Force já venceu 140 provas em sua carreira pilotando Funny Cars de arrancada — um recorde absoluto, sendo que o segundo colocado, com 43 vitórias, é Tony Pedregon que, entre 1992 e 2003 também correu pela John Force Racing.

Seu último título veio no ano passado, e neste ano ele é o segundo colocado — 47 pontos atrás de Robert Hight que, por acaso, também é seu genro e piloto da John Force Racing.

Por acaso não, na verdade: Hight é casado com Adria Hight, filha de John, que ocupa o cargo de diretora-executiva financeira da JFR. Ela é filha do primeiro casamento de John Force e a única de suas quatro filhas que não é piloto de arrancada. Vamos falar das outras três: Ashley, Brittany e Courtney — em ordem alfabética e cronológica.

brittany-ashley-courtney (6)

Ashley Force nasceu em 1982 e é, certamente, a mais bem sucedida na linhagem dos Force. Ela começou a correr em 2004, depois de se formar em comunicação na Universidade Estadual da Califórnia — exigência de sua mãe, Laurie Force, para financiar sua carreira nas dragstrips. Ela começou em 2004 na categoria de Dragsters Top Alcohol e naquele ano venceu três das últimas cinco corridas.

Em 2007, migrou para os Funny Cars e fez história ao competir contra seu próprio pai em abril daquele ano — e vencê-lo, fazendo o quarto-de-milha em 4,779 segundos a 510,24 km/h. Mesmo sem conquistar títulos, Ashley tem muito carisma e conseguiu provar que mulheres podiam competir no mesmo nível que os homens ao conquistar o vice-campeonato na categoria Funny Car em 2009, seguido de um terceiro lugar em 2010. Sua beleza era mera coadjuvante.

brittany-ashley-courtney (8)

Se você curte arrancadas e acabou de desenvolver uma paixonite por Ashley, sentimos muito: desde 2008 ela é casada com Daniel Hood, gerente da Castrol GTX Funny Car Team (equipe principal da John Force Racing). Em 2011, o casal teve seu primeiro filho, e Ashley decidiu dar um tempo em sua promissora carreira nas pistas. No ano seguinte, ela se tornou a presidente da divisão de comunicação da JFR, mas disse que o novo cargo não encerra sua carreira como piloto — o que se confirmou em 2014, quando ela voltou a treinar e renovou sua carteira da NHRA.

brittany-ashley-courtney (1)

Suas duas irmãs mais novas, contudo, ainda estão no início de suas carreiras e seguem como as maiores apostas de duas outras equipes da John Force Racing.

brittany-ashley-courtney (7)

Brittany Force nasceu em 1986 e estreou na equipe Castrol Edge, que compete na categoria Top Fuel, em 2013 — simplesmente a categoria de topo da NHRA, com dragsters com motores de 8.000 cv, movidos a nitrometano e capazes de percorrer os 300 metros em 3,7 segundos a velocidades superiores a 330 km/h.

Brittany disputando uma arrancada com seu pai, no início do ano

Ela ganhou o prêmio de novato do ano em 2013, e nos anos anteriores foi semifinalista na Top Alcohol em 2009.

brittany-ashley-courtney (5)

Já Courtney Force é a caçula da família, nascida em 1988. Aos 25 anos, já foi a vencedora da primeira etapa do pela equipe Traxxas, no início de 2013, tornando-se a segunda mulher no mundo a liderar o campeonato de Funny Cars em toda a história — assim como a irmã mais velha Ashley. Em 2012, seu ano de estreia na categoria, foi a terceira mulher a vencer uma arrancada de Funny Cars da NHRA. Seus resultados têm sido muito bons e, atualmente, ela é a sexta colocada na categoria Funny Cars.

brittany-ashley-courtney (4)

No ano passado, ela também posou para a Body Issue da revista ESPN, edição anual que traz ensaios fotográficos com atletas de várias modalidades — incluindo o automobilismo, claro. São fotos bastante sensuais, e Courtney mostrou que não manda bem apenas ao comando dos Funny Cars…

Talvez este vídeo seja NSFW… depende de onde você trabalha

As arrancadas são uma das categorias do automobilismo com os fãs mais dedicados, e a NHRA é, sem dúvida, a maior instituição organizadora de eventos de arrancada no planeta. Mesmo que as três irmãs Force não tenham conquistado títulos, conseguir destaque em meio a tantos nomes de peso não é tarefa fácil – mesmo quando se carrega um sobrenome tão significativo no meio.

ESTA Chevy GMC 500 2.0 16V Turbo
PODE SER SUA!

Clique aqui e veja como