A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos

Killer Lambo: Huracán Super Trofeo é a primeira versão de corrida do mais novo Lamborghini

Já vimos que o Lamborghini Huracán tem de tudo para cair nas graças dos órfãos do Gallardo (veja a reportagem completa sobre ele aqui!) — o novo Lambo de entrada é também o mais avançado da linha, mais até do que o Aventador. E agora, ele acaba de ganhar sua primeira versão de competição: o Lamborghini Huracán Super Trofeo. E, meu amigo, che bella macchina!

Desde 2009, donos do Lamborghini Gallardo podiam competir em uma categoria monomarca criada pela Lamborghini nos moldes do Ferrari Challenge ou da Porsche Cup usando carros idênticos — vários Gallardo preparados com gaiola de proteção, peso aliviado e visual racer. Com o fim da produção do Gallardo em 2013 e a chegada do Huracán no início do ano, sabíamos que não demoraria para que a Lamborghini Blancpain Super Trofeo também ganhasse um novo bólido.

huracán-super-trofeo (5)

E aí está ele, o Lamborghini Huracán LP 620-2 Super Trofeo, apresentado hoje durante o The Quail, a Motorsports Gathering — o evento com o nome mais pomposo do mundo que acontece na Califórnia, todo mês de agosto, desde 2003.

O visual do Huracán é indiscutivelmente bonito e equilibra de forma extremamente agradável linhas limpas e detalhes agressivos, mas com a versão Super Trofeo as coisas são bem diferentes. Não há sutileza aqui, e os novos adereços aerodinâmicos, embora funcionais também deram a ele uma cara bem mais invocada — para o que também contribuem os para-lamas alargados e, no carro revelado na Califórnia, a pintura cinza com detalhes vermelhos e as marcas dos patrocinadores.

 

Como o nome do carro indica — LP 620-2 —, o V10 de 5,2 litros teve ganhou 10 cv em relação ao do modelo de rua graças a uma reprogramação no módulo de controle do motor e a um novo sistema de escape. A Lamborghini não comentou nada sobre a transmissão, mas esta deverá ser a mesma caixa de sete marchas com dupla embreagem do carro de rua — com uma diferença essencial: a potência é levada só para as rodas traseiras.

Além de deixar o comportamento dinâmico do carro mais arisco, a remoção do sistema de tração integral foi uma das medidas tomadas para reduzir o peso do carro, que também passou pelo tradicional processo de alívio de peso por remoção de componentes e perdeu até o banco do carona. No fim das contas, o Huracán Super Trofeo pesa 1.271 kg — 152 kg a menos que sua versão civil.

Para os pilotos menos experientes, o Huracán Super Trofeo foi equipado com um sistema de controle de tração com 12 ajustes — seis para asfalto seco e seis para asfalto molhado. Os pneus são Pirelli, desenvolvidos exclusivamente para o carro.

huracan (3)

As modificações aerodinâmicas foram desenvolvidas em parceria com a Dallara — companhia italiana famosa, entre outras cosas, por fabricar os chassis da Fórmula 3 em quase todas as temporadas desde 1993 — e teve supervisão direta de Gianpaolo Dallara (que na década de 60, foi responsável pelo desenvolvimento do Lamborghini Miura). As novidades incluem novos difusores dianteiros e traseiros, entradas de ar ajustáveis na dianteira e uma grande asa traseira, também ajustável em dez posições.

O Huracán Super Trofeo foi revelado pessoalmente pelo presidente da Lamborghini Stephan Winkellmann, e a Lamborghini diz que ele chegará às pistas do mundo todo (atualmente, a Lamborghini Super Trofeo é disputada na Europa, nos EUA e na Ásia) na temporada do ano que vem da Lamborghini Blancpain Super Trofeo.

 

Matérias relacionadas

Hennessey Venom F5: o monstro de 1.622 cv e 482 km/h que veio do Texas para pegar o Bugatti Chiron

Dalmo Hernandes

Nissan Kicks é revelado oficialmente: veja os detalhes do rival do Honda HR-V e Jeep Renegade

Juliano Barata

BMW 3.0 Hommage: uma homenagem moderna ao lendário “Batmóvel”

Leonardo Contesini