pode reclamar o quanto quiser daqueles tipos nostalgicos que ficam dizendo que antigamente tudo era melhor eles meio que tem razao as vezes especialmente se considerarmos o tanto de categorias do automobilismo que eram sensacionais e hoje estao extintas perguntamos aos leitores quais eram suas favoritas e agora temos a lista com as respostas grupo b do wrc nao havia como nao começar com esta que sem duvida foi a categoria mais lembrada por voces nos comentarios de qualquer forma e obvio que todo mundo sente falta do grupo b que foi a categoria principal do wrc entre 1982 e 1986 e ficou conhecida pelos insanos bolidos que a disputaram nao e para menos na pratica o regulamento do grupo b permitia que as fabricantes fizessem praticamente qualquer coisa com os carros desde que fabricassem 5 000 unidades de rua por ano o resultado eram na pratica prototipos que lembravam modelos de produçao em massa — e acabavam sendo de fato produzidos em massa caras como o lancia delta s4 que usava turbo e compressor mecanico; o audi quattro s1 que fez historia com walter rohrl ao volante; e o peugeot 205 t16 maior campeao da categoria sao so alguns dos exemplos das maquinas absurdas que competiam [youtube id= ttr5oohzsp4 width= 620 height= 350 ] infelizmente foi a propria insanidade do grupo b que o matou como era de costume na epoca e um pouco ate hoje o publico ficava colado na pista e na maioria das vezes no meio dela ate que o carro estivesse a poucos metros de distancia claro a emoçao devia ser muito forte tanto para os pilotos quanto para os espectadores e mas estamos falando de motores que seguramente tinham mais de 600 cv em um piso pouco aderente acelerando no limite quase o tempo todo assim em 1986 depois de uma sequencia de acidentes graves — especialmente os acidentes fatais de joaquim santos em portugal; e de henri toivonen na frança o primeiro perdeu o controle de seu ford rs200 saiu da pista e o carro feriu 31 pessoas matando tres o segundo capotou e pegou fogo por causa do combustivel que vazou dos tanques depois disso o grupo b foi banido pela fia divisao 3 corre se de carro no brasil desde os anos 1930 mas foi em 1971 que o automobilismo nacional começou a ficar mais profissional — começando com a divisao em categorias durante a decada de 1960 a norma era ter todos os tipos de carros na pista ao mesmo tempo — desse modo era comum ver prototipos como o gt40 disputando espaço com monopostos cupes como o opala e ate fusca e gordini sendo assim a partir do inicio da decada de 1970 foram fundadas categorias como a divisao 1 para carros com modificaçoes menos drasticas pneus radiais e preparaçao mais leve; e a divisao 3 que permitia grandes modificaçoes na carroceria preparaçao mais nervosa e pneus melhores entre outras coisas [youtube id= qnlze6zhxta width= 620 height= 350 ] alias preparaçao nervosa era a principal marca da divisao 3 — e um dos exemplos mais famosos era o maverick berta hollywood preparado pelo renomado mecanico argentino oreste berta o carro competiu apenas em 1974 e 1975 e tinha no motor os famosos cabeçotes gurney eagle que tinham os carburadores parafusados diretamente sobre eles e ajudavam o v8 302 a entregar pelo menos 450 cv isto ha 40 anos o carro tinha aerodinamica toda retrabalhada e era tao potente que chegou a competir com o interior ainda no lugar com bancos vidros e revestimentos de porta o conjunto mecanico era rebaixado e a bitola traseira mais larga [youtube id= hulnernzmza width= 620 height= 350 ] alem disso os pneus slick eram os mesmos usados na formula 1 com tite catapani e luiz pereira bueno ao volante o maverick berta venceu diversas corridas em 1974 e 1975 com destaque para a vitoria nos 500 km de interlagos de 1974 — quando conseguiu uma velocidade media de impressionantes 194 633 km/h no anel externo do circuito campeonato brasileiro de marcas e pilotos falando em automobilismo brasileiro e impossivel nao lembrar do campeonato brasileiro de marcas e pilotos se a divisao 3 impressionava pela potencia dos carros o barato da marcas e pilotos era o fato de os carros de corrida serem mais proximos da realidade dos espectadores — modelos como os vw passat gol e voyage; fiat uno; ford corcel ii e escort e chevrolet chevette eram os astros na pista a categoria começou em 1983 com envolvimento direto das fabricantes e foi responsavel por varias disputas epicas pelos circuitos do brasil o modelo de competiçao acessivel atraiu muitas equipes e no auge de sua existencia a marcas e pilotos tinha mais de 40 carros no grid a cada prova o primeiro titulo foi conquistado por um fiat 147 com o mineiro antonio da mata ao volante enquanto nos anos seguintes a categoria foi dominada pela vw com seus passat e voyage turbinados de ate 250 cv [youtube id= mcgrbgwufk0 width= 620 height= 350 ] infelizmente a medida que os anos 1990 se aproximavam a popularidade da categoria foi diminuindo ate ser extinta de uma vez em 1994 o campeao nos ultimos tres anos foi o ford escort — em 1992 e 1993 com andreas mattheis e paulo judice ao volante grupo c do wec o grupo c foi uma categoria de prototipos criada pela fia em 1983 e extinta em 1993 por dez anos fabricantes de automoveis e equipes particulares de todo o planeta desenvolveram carros com a mais alta tecnologia disponivel na epoca… que nao era muita nao existiam computadores capazes de realizar simulaçoes aerodinamicas sofisticadas as regras era fexiveis a ponto de cada equipe escolher a configuraçao mecanica dos carros — o que resultava em uma bela variedade de estilos e roncos de motor — e os bolidos eram rapidos muito rapidos campeonatos de endurance como o world endurance championship wec e o world sportscar championship wsc alem de competiçoes menores como o europeu de endurance empregaram as regras do grupo c com isto havia prototipos correndo o ano todo — o que somado a brutalidade dos carros ajudou a transformar o grupo c em uma categoria quase tao popular quanto a formula 1 na epoca [youtube id= yni w7s3hp4 width= 620 height= 350 ] sendo parte do mundial de endurance a corrida mais importante do grupo c era sem duvida le mans a corrida francesa tem uma historia que beira os 100 anos mas seu auge para boa parte dos fas foram os anos 1980 e 1990 quando os prototipos eram capazes de chegar perto dos 400 km/h nos seis quilometros da hunaudieres a longa reta de la sarthe que antecede a famosa curva mulsanne e os carros meu amigo so temos figuras importantes o sauber c9 que venceu em 1989; o peugeot 905; os jaguar xjr 9 xjr 11 e xjr 12 com as classicas cores da silk cut e o nissan r90ck um dos ultimos esforços da marca japonesa no mundial de endurance — alem de caras como o mazda 787b e os porsche 956 e 962 precisa mais vimos estes e alguns outros no museu de le mans confira a verdade e que os carros estavam ficando tao potentes e rapidos que para 1993 a fia decidiu mudar as regras novamente favorecendo as equipes que utilizassem motores de 3 5 litros oriundos da formula 1 isto desagradou a maioria das fabricantes que participavam da categoria e como consequencia sua presença no grid diminuiu drasticamente — o que levou o campeonato a ser cancelado naquele ano os carros do grupo c ainda puderam competir em 1993 e 1994 nas 24 horas de le mans mas depois disso a maioria deles acabou aposentada o que e uma pena dtm ah o deutsche touring meisterschaft o campeonato alemao de turismo foi uma das mais incriveis categorias de todos os tempos a dtm original começou em 1984 e foi disputada ate 1996 rebatizado como itc nos ultimos anos de inicio todas as corridas aconteciam em circuitos da alemanha como hockenheim e nurburgring nordschleife mas nao demorou para que etapas passassem a acontecer em outros paises europeus e mais tarde no resto do mundo — em autodromos consagrados como suzuka no japao e interlagos o dtm começou aproveitando as regras do grupo a da fia que permitiam o uso de freios abs traçao integral e babas eletronicas como controle de estabilidade — tres tecnologias que haviam sido banidas da formula 1 contudo eles deveriam ser baseados em modelos que eram vendidos ao publico e isto significa uma coisa especiais de homologaçao carros que hoje sao esportivos consagrados como o bmw m3 e o mercedes benz 190e cosworth foram criados nos anos 1980 para a dtm em configuraçao de competiçao os carros entregavam mais de 300 cv — o que nao parece muito mas com peso de apenas 900 kg eram muito rapidos e sendo carros de verdade com monoblocos usados nos carros de rua preparados para a competiçao os bolidos da dtm acabaram ajudando a fomentar a reputaçao de suas contrapartes civis [youtube id= 9xrrgvuiiem width= 620 height= 350 ] o que aconteceu com a dtm foi a mesma coisa que matou outras categorias desta lista constantes mudanças nas regras levaram as equipes de fabrica uma a uma a abandonar a competiçao que foi disputada pela ultima vez em 1995 alias desde 2000 existe uma nova dtm a deutrsche touring masters no entanto os carros nao sao mais baseados nos modelos de rua e sim chassis tubulares com bolhas de fibra nao e a mesma coisa gt1 com o fim do grupo c a fia logo viu se obrigada a tomar alguma providencia para trazer de volta o interesse do publico e das fabricantes para as corridas de prototipos esporte a soluçao veio em 1994 com a chegada de uma nova categoria a bpr global series que era disputada com versoes modificadas de superesportivos como o mclaren f1 gtr a ferrari e o jaguar xj220 o lance e que as regras nao eram exatamente rigidas e permitiam que algumas brechas fossem exploradas — tecnicamente se um prototipo pudesse ser convertido para carro de rua e tivesse ao menos 25 unidades construidas era o bastante para que fosse considerado um carro produzido em serie e pudesse competir assim ao lado dos supercarros transformados em carros de corrida havia carros de corrida que eram transformados em supercarros como o porsche 911 gt1 e o mercedes benz clk gtr este ultimo so teve uma unidade de rua fabricada antes de começar a competir e mesmo que a gt1 tenha sido cancelada em 1999 a fabricante precisou entregar o restante dos exemplares depois — incluindo seis exemplares conversiveis [youtube id= qnxrui7lvy8 width= 620 height= 350 ] a razao para o cancelamento a fia achou que as fabricantes estavam se envolvendo demais e abusando das regras do regulamento e decidiu que o negocio era tomar de volta o controle colocando fim a uma das categorias de corrida mais interessantes de se assistir trans am a decada de 1960 foi o paraiso para quem a trans am reuniu o que havia de melhor na industria automotiva americana da epoca devidamente preparada para desafiar seus rivais nas pistas se tudo corresse bem a vitoria tambem viria em forma de aumento nas vendas — uma filosofia eternizada pelo slogan win on sunday sell on monday algo como no domingo vença na segunda venda [youtube id= tn0oosqpxt8 width= 620 height= 350 ] esse periodo foi conhecido como golden era e nao e para menos ele coincidiu com o surgimento dos pony cars que pareciam feitos sob medida para o regulamento da categoria — ela limitava o entre eixos a 111 polegadas 2 82 m e a cilindrada a 305 polegadas cubicas 5 l o que se viu nesse periodo portanto foram grandes batalhas entre aqueles que se tornariam os maiores classicos americanos ford mustang chevrolet camaro plymouth barracuda dodge challenger pontiac firebird mercury cougar amc javelin dodge dart e ford falcon o regulamento da epoca exigia que os carros de corrida fossem baseados em veiculos produzidos em serie ou seja eles deveriam ser como os carros que voce compra na loja com monobloco original e tudo mais a exceçao eram apenas os motores que poderiam ser modificados eles recebiam cabeçotes especiais comandos com maior graduaçao molas de valvulas com cargas mais agressivas e coletores de escape de maior fluxo sendo capazes de girar a 7 500 rpm para produzir ate 500 cv brutos — potencia proxima a da formula 1 da epoca [youtube id= zhcow 650i4 width= 620 height= 350 ] sem poder usar peças de fibra na carroceria logo as equipes desenvolveram um truque que ficou famoso o banho de acido as equipes aplicavam acido sobre os paineis da carroceria para afinar as chapas e assim aliviar o peso o primeiro a usar a tecnica o camaro sunoco da equipe de roger penske acabou 115 kg mais leve a carroceria ficava tao fina que so de apoiar o corpo nas superficies com um pouco mais de força elas ja amassavam [youtube id= id4nmvbdjpw width= 620 height= 350 ] por incrivel que pareça a trans am so acabou em 2009 depois de decadas de mudança de regulamentos e a chegada dos rivais importados da europa e do japao no entanto a epoca que realmente importa e o periodo entre 1966 e 1972 e sao apenas os carros que competiram durante estes anos que podem participar da historic trans am categoria de classicos dedicada a reviver o espirito da original nos principais circuitos dos eua turismo 5000 se ha uma categoria nacional ainda mais marcante que a divisao 3 esta foi a turismo 5000 conhecida como t 5000 a competiçao nasceu no inicio da decada de 1980 provavelmente em 1981 e terminou antes da de 1990 e teve diversas versoes regionais preenchendo o vazio deixado pela proibiçao de provas de longa duraçao a partir de 1977 decisao do governo que acabou extinguindo a velocissima divisao 3 e a divisao 1 categoria que competia com carros quase originais [youtube id= tgnbdccamrc width= 620 height= 350 ] como da pra ver no video acima o regulamento da categoria era muito liberal em relaçao as modificaçoes na carroceria nao faltava criatividade aos mecanicos para reduzir o arrasto aerodinamico escoamento de para lamas recortes nas traseiras laterais seladas aletas no capo… tudo era muito rudimentar mas sobrava diversao o regulamento tambem permitia alteraçoes nos pistoes dutos e valvulas dos cabeçotes coletores de admissao e de escape comando de valvulas praticamente tudo menos o carburador que deveria permanecer bijet note a espessura insana do espaçador com tudo isso estimava se que a potencia dos carros ficasse na casa dos 280 cv quase todos calçavam rodas de magnesio com slicks pirelli p7 e usavam freios a disco nas quatro rodas camilo christofaro ney faustini rene de nigris sr baptista pedrinho lioi casarini expedito marazzi… a breve existencia da turismo 5000 foi ilustrada por muitos nomes verdadeiras lendas do automobilismo nacional contudo nao ha muitos registros daquela epoca fora estas fotografias e relatos dos que viveram para ver — a turismo 5000 nao era amplamente coberta pela imprensa
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