ha alguns dias perguntamos aos leitores quais eram suas categorias monomarca favoritas explicando que e bacana ver diversidade nas pistas mas uma competiçao nivelada pelos carros tambem pode ser bem interessante nosso exemplo foi a formula uno e depois voces nos deram suas sugestoes a primeira parte da lista com as melhores pode ser conferida aqui a segunda voce vai conhecer agora lancer cup sugestao de [hoonigan] temos uma relaçao especial com esta categoria em 2014 nosso editor chefe juliano barata teve a chance de disputar uma etapa da lancer cup naquela que foi a primeira corrida de verdade da sua vida [youtube id= gpr03shfto8 width= 620 height= 350 ] os lancer preparados para a competiçao eram identicos claro todos com monobloco original equipados com um motor 2 0 turbo de 340 cv e dotados de um kit aerodinamico com splitter frontal e spoiler traseiro responsaveis por deixar o carro bem mais plantado ao chao em curvas de alta velocidade e frenagens mais longas os largos slicks de medidas 265/645 r18 a carroceria 240 kg mais leve que a do carro de rua e a rigidez extra concedida pela gaiola integral tornavam a experiencia extremamente visceral a lancer cup aconteceu entre 2013 e 2016 e passou por circuitos como interlagos velo citta e pelo autodromo de goiania mas infelizmente por questao de custos teve uma vida curta e nao sera realizada em 2017 e uma pena pois era uma boa amostra de que categorias monomarca podem ser emocionantes por mais que existissem politicas bastante rigidas quanto a excessos por parte dos pilotos nas disputas de posiçoes as provas eram bastante competitivas e tornavam possivel levar o carros perto do limite voce pode ler o relato do juliano aqui porsche gt3 cup brasil sugestao de v12 for life inspirada nas porsche gt3 cup e carrera cup que acontecem em diversas partes do planeta a porsche gt3 cup brasil e realizada desde 2005 e tem historia em circuitos com interlagos curitiba e o extinto autodromo de jacarepagua no rio de janeiro a stuttgart sportcar responsavel pelas importaçoes da merca no brasil apoia a categoria oficialmente e garante que todos os carros sejam iguais [youtube id= bxcx2rtuwuu width= 620 height= 350 ] o mais bacana e que da para assistir a varias corridas na integra pelo youtube como estamos falando de um carro de competiçao com motor e traçao la atras voce ja deve ter imaginado que o desafio e enorme ainda mais porque atualmente a porsche gt3 cup usa um boxer de quatro litros preparado para render 460 cv exatos 70 cv a mais do que os 390 cv do motor de 3 6 litros usado nos primeiros gt3 cup ainda baseados na geraçao 996 a partir de 2010 a porsche gt3 cup brasil passou a contar com etapas internacionais em paises como portugal estoril e algarve e na espanha barcelona no brasil e constantemente realizada como abertura de outros eventos como os 500 km de interlagos ou o gp do brasil de formula 1 ford transit trophy sugerido por mazembe 2x0 nao e so no japao que os entusiastas correm com vans na europa mais especificamente em portugal o ford transit trophy e uma das competiçoes a motor mais legais do continente diferentemente da d van grand prix no japao a transit trophy era uma uma categoria mais profissional com veiculos identicos e provas realizadas em autodromos portugueses como portimao e estoril e em outros paises como jerez na espanha [youtube id= ty0q5d2yuja width= 620 height= 350 ] as vans usavam motor duratorq de 2 2 litros turbodiesel capaz de entregar 173 cv e acoplado a uma caixa manual de cinco marchas pode nao parecer muita potencia mas lembre se que as transit eram aliviadas e nao traziam mais que a gaiola de proteçao e os cintos e bancos de competiçao alem do piloto no interior e os videos que existem na internet nao deixam duvidas de que as corridas eram para la de divertidas de assistir e uma pena que pelo visto a transit trophy foi abandonada ha alguns anos a fanpage da categoria no facebook ainda esta no ar bem como seu site mas ambos nao sao mais atualizados desde 2013 ficaram os registros fotograficos e em video na internet sprint race [youtube id= insnrk27usy width= 620 height= 350 ] sugerido por highdownforce em 2006 ao lado da copa clio a renault começou tambem a promover a super clio os carros tambem eram todos iguais e movidos por um quatro cilindros porem de dois litros e 220 cv em vez de 1 6 litro e 140 cv acoplado a uma caixa sequencial de seis marchas alem disso havia uma diferença fundamental embora a carroceria fosse baseada na do clio a mesma era uma bolha de fibra sobre uma estrutura tubular parecida com a de um monoposto o peso total dos carros era de 680 kg [youtube id= tzsjvzzptde width= 620 height= 350 ] a suspensao trazia braços triangulares sobrepostos e pushrods nos quatro cantos os freios com discos de 30 cm eram abrigados por rodas de 18x10 calçadas com pneus slick pirelli assim como aconteceu com a copa clio a super clio perdeu o apoio da renault em 2009 por questoes financeiras contudo ainda hoje a categoria esta na ativa agora chamada de sprint race como a competiçao nao e mais sancionada pela fabrica os carros tiveram de mudar a identidade visual da dianteira mas no mais permanecem como eram em 2006 so que hoje em dia eles usam motor v6 de 3 6 litros e 270 cv a sprint race traz como atrativos o custo relativamente baixo de participaçao e o longo calendario que inclui provas em sao paulo curitiba cascavel e mogi guaçu e londrina tvr tuscan challenge sugerido por leoayala a tvr especialmente a partir de meados da decada de 1990 adquiriu a fama de ser uma das fabricantes de esportivos mais radicais de todos os tempos seus carros eram leves extremamente potentes tinham estilo ousado e mesmo os modelos mais recentes de meados dos anos 2000 nao traziam itens considerados essenciais para a segurança de seus donos controles de traçao e estabilidade se voce queria ter um sagaris e seu seis em linha de quatro litros e 480 cv com entre eixos curto cambio manual e traçao traseira deveria ser capaz de doma lo por si mesmo [youtube id= wmc5vivzac0 width= 620 height= 350 ] o mais bacana e que todos os esportivos que a tvr fez naquela epoca tinham influencia direta das pistas isto porque em 1989 a tvr inaugurou a categoria monomarca tuscan challenge criada para aproveitar prototipos de um esportivo que acabou nao sendo lançado no mercado o tvr es a tuscan challenge acabou servindo para conquistar clientes e ajudar a tvr a aperfeiçoar o comportamento dinamico de seus proprios carros com a experiencia nas pistas os prototipos batizados como tuscan por este ser um nome conhecido entre os fas da tvr usaram motores v8 rover de 380 cv no primeiro ano e ja eram capazes de atingir os 310 km/h nos circuitos mais velozes no inicio da decada de 1990 o motor passou a ser o v8 speed eight desenvolvido pela propria tvr com 4 5 litros de deslocamento e ate 540 cv pesando apenas 850 kg a relaçao peso potencia era de 1 8 kg/cv [youtube id= qmioyd vrdq width= 620 height= 350 ] o desempenho dos carros e o alto nivel tornaram a categoria um sucesso entre pilotos chegando a mais de 30 carros no grid e publico com transmissoes regulares na televisao aos fins de semana caras como colin mcrae andy wallace e tiff needell eram presença constante na pista e o proprio peter wheeler dono da tvr na epoca participava e estimulava seus engenheiros mecanicos tecnicos e revendedores a fazer o mesmo foi pilotando carros de corrida que wheeler decidiu que os futuros automoveis da tvr seriam rapidos e viscerais acima de tudo em 2005 com os problemas financeiros que acometeram a fabricante britanica a tvr acabou por transferir a organizaçao da categoria ao clube de proprietarios oficial da marca com isto a tvr tuscan challenge foi repaginada para incluir outros modelos da tvr dtm pick up [youtube id= qycbrqhdo_m width= 620 height= 350 ] apesar do nome a dtm pick up nao e uma versao para caminhonetes do deutsche tourenwagen meisterschaft e sim uma categoria de turismo que foi muito popular ate o fim da decada passada voce pode nao encontrar muitas imagens dela por ai pois na epoca a internet ainda nao era muito difundida e com isto o automobilismo nao era coberto com a mesma riqueza de hoje em dia contudo quem ja dirigiu uma courier de forma mais empolgada sabe que a picapinha esconde muito potencial para divertir ao volante com suspensao bem acertada e especialmente na versao com motor 1 6 rocam desempenho esperto foto blog das mil milhas disputada de 1997 a 2005 a dtm pick up trazia picapes com o motor zetec 1 4 16v nos primeiros anos e rocam 1 6 a partir de 2000 ambos preparados pela sergio competiçoes para render algo entre 150 e 160 cv as corridas abriam os eventos da formula truck depois em 2006 passou a se chamar ctc pick up e trocou o motor rocam 1 6 pelo volkswagen ap de 1 8 litro [youtube id= cxfyhplxnea width= 620 height= 350 ] a dtm pick up reunia em media 40 pilotos por temporada divididos em subcategorias de acordo com a experiencia ao volante a para os mais experientes b para os novatos com titulos separados
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