em dunedin na nova zelandia ha uma rua chamada baldwin street que seria uma rua como qualquer outra se nao fosse sua inclinaçao de 19 graus parece pouco mas e suficiente para considera la a rua mais ingreme do planeta — embora eu tenha a certeza de ter encarado uma rampa ainda mais vertical mas isso e papo para outra hora quando se fala em curvas inclinadas começamos a falar em numeros mais elevados enquanto curvas com inclinaçao positiva raramente atingem os 10 graus em vias publicas no automobilismo elas chegam a 37 graus como no winchester speedway ou 33 graus em talladega compare com a inclinaçao da rua neozelandesa e voce vera que e uma graduaçao bastante impressionante nada disso contudo se compara a curva inclinada de monza ou melhor as curvas inclinadas de monza que tinham chegavam aos 40 graus de elevaçao com uma inclinaçao de 80% em relaçao ao setores de entrada e saida sim as curvas inclinadas no plural porque o autodromo nazionale monza tinha duas curvas dessas que formavam seu antigo setor oval elas sao frequentemente confundidas com a antiga parabolica talvez por causa das antenas parabolicas mas eram as duas curvas seguintes que formavam a variaçao mais rapida do circuito ela iniciava justamente na saida da parabolica passando pelas curvas norte e sul estes eram os nomes das curvas inclinadas despejando os carros na rettifilo passando pela curva grande ate as curve di lesmo onde desaceleravam antes de colar o pedal no metal para a serraglio a vialone e o rettifilo centro dai o carro freava para a parabolica fechando a volta as curvas inclinadas com alta graduaçao como a norte e a sul de monza eram muito comuns nos primeiros anos do automobilismo os velodromos ja usavam pistas inclinadas para as bicicletas e por analogia as primeiras pistas para motos tambem inclinaram suas curvas houve uma serie de motordromes construidos com o layout oval inclinado onde os primeiros supercarros faziam provas de velocidade maxima — e quebravam recordes graças as curvas com inclinaçoes insanas um oval para a italia a noçao de uma curva super inclinada para atingir altas velocidades era tao presente nos primordios do automobilismo que a maioria dos circuitos permanentes desta primeira era do automobilismo tinham um trecho desse brooklands tinha sua curva — que existe ate hoje embora cortada ao meio sitges terramar ainda esta la resistindo ao tempo e a passagem do tempo [caption id= attachment_236904 align= aligncenter width= 1200 ] uma das curvas de brooklands atualmente[/caption] nos eua havia as curvas inclinadas do indianapolis motor speedway que foram suavizadas ao longo do tempo enquanto os alemaes tinham em avus um paredao de tijolos onde as flechas de prata protagonizaram cenas estupefacientes a 300 km/h apesar dos freios a disco e transmissoes nao sincronizadas e os franceses tinham linas monthlery com o autodromo de monza nao foi diferente construido em 1922 ele tinha em seu projeto original duas variaçoes de traçado — um misto convencional de 5 500 metros e um oval de alta velocidade com curvas inclinadas e 4 500 metros — que podiam ser combinadas a segunda ediçao do gp da italia foi disputada na inauguraçao do autodromo usando a configuraçao combinada que tinha os carros passando duas vezes pela linha de chegada em cada volta — uma para acessar o setor oval e a outra para completar a volta isso acontecia porque havia uma sobreposiçao dos trechos; parte da curva norte passava sobre a reta que ligava a serraglio a vialone atual variante ascari formando uma ponte/tunel no circuito era a melhor forma de ver os carros correndo nas curvas inclinadas do oval embora na epoca elas ainda nao fossem tao inclinadas chegando a aproximadamente 20 graus diferentemente do que muitos pensam monza teve dois ovais ao longo de sua historia — ambos abandonados o primeiro do qual falamos logo acima foi demolido em 1938 quando o circuito passou por sua primeira reforma para torna lo mais seguro isso porque seis anos antes em 1933 uma serie de acidentes ocorridos durante o grande premio de monza levou a morte tres pilotos todos no anel de alta velocidade a pista foi sutilmente modificada nos anos seguintes adotando novos pontos de ligaçao entre os dois traçados e uma serie de quatro chicanes e uma bus stop para reduzir a velocidade dos carros esse traçado ficou conhecido como circuito florio e foi usado somente de 1935 a 1937 no ano seguinte o circuito foi modificado em uma reforma que ficou pronta em 1939 o traçado misto foi modificado com uma nova geometria para a vialone e a extensao do rettifilo centrale que corria paralelamente a reta principal a qual era ligada por duas curvas de 90 graus tambem foi construido um segundo circuito para a pirelli que o utilizava para testar seus pneus era um mini oval plano que usava a antiga parabolica e inseria uma ligaçao entre o final da reta principal e a saida da vialone era o famoso circuito pirelli de monza os dois circuitos foram usados por pouco tempo em 1940 as atividades esportivas foram suspensas pela segunda guerra mundial mas nao puderam retornar logo apos o fim do conflito porque a pista estava severamente deteriorada tanto pela falta de conservaçao quanto pelo uso do circuito pelos aliados nos dois anos seguintes o segundo oval de monza em 1948 a pista foi reformada e voltou a ser utilizada ate 1954 quando foi feita a segunda grande remodelaçao de monza o traçado original foi reconstruido agora com tecnicas mais modernas e com uma sutil alteraçao no oval que teve suas retas encurtadas para abrir espaço aos espectadores que chegavam por uma grande avenida no entorno da pista o resultado foi uma reduçao de 250 metros em relaçao ao oval original mas esta nao era sua maior diferença eram as curvas inclinadas no circuito original elas tinham 20 graus de inclinaçao eram feitas sobre um aterro e revestidas com macadame desta vez o automovel clube de milao responsavel pela obra decidiu ousar tanto no projeto quanto nas tecnicas de construçao desta vez as curvas inclinadas foram construidas sobre uma estrutura de concreto armado cobertas por concreto aditivado para torna las impermeaveis enquanto a superficie foi finalizada a mao para ficar mais homogenea mas a principal diferença estava na geometria da curva 40 graus de inclinaçao e 80% de elevaçao em relaçao a parte plana um detalhe interessante e que foram as curvas inclinadas de monza que introduziram os guard rails na italia as barreiras foram importadas dos eua e instaladas no topo das curvas para conter os carros que eventualmente saissem pela tangente depois da utilizaçao em monza os guard rails aos poucos foram instalados nas estradas italianas ate tornarem se um elemento padrao dos projetos rodoviarios tambem como no circuito original o oval de alta velocidade poderia ser usado de forma independente ou combinado ao traçado misto de volta ao oval mas nao por muito tempo foi assim que ele recebeu sua primeira prova de automobilismo apos a reinauguraçao em 1955 o grande premio da italia de formula 1 vencido por juan manuel fangio com uma media de 206 791 km/h em seu mercedes w196 stromlinien — a versao de rodas cobertas do monoposto uma curiosidade e que havia um piloto brasileiro no grid inaugural hermano da silva ramos largou em 18º mas abandonou na 23ª volta com uma falha no sistema de combustivel [caption id= attachment_222533 align= aligncenter width= 999 ] a reta dividida em duas faixas do lado de la a saida do oval do lado de ca o inicio da volta[/caption] a formula 1 voltaria a monza em 1956 para a segunda prova automobilistica no novo circuito desta vez o vencedor foi stirling moss com uma media ainda mais impressionante de 210 km/h apesar das altas velocidades atingidas no circuito os pilotos se recusaram a correr no oval em 1957 mesmo com os esforços dos construtores as juntas de dilataçao e o desnivel entre as placas de concreto fazia com que os carros dessem pequenos saltos que podiam quebrar componentes da suspensao da direçao e do cambio na ediçao de 1955 por exemplo dos 23 pilotos que largaram somente 10 completaram a prova dos 13 que abandonaram tres sofreram quebras no cambio e tres quebraram a suspensao no ano seguinte tambem foram 13 abandonos dois por quebra da direçao dois por quebra na transmissao e um por quebra na suspensao em 1957 o gp da italia voltou a ser realizado no traçado regular de monza a corrida dos dois mundos apesar das reclamaçoes dos pilotos da f1 houve quem quisesse correr no oval irregular de monza os pilotos americanos da indy em 1956 o presidente do automovel clube de milao convidara o presidente do united states auto club para assistir ao gp da italia e na ocasiao tiveram a ideia de reunir os carros das duas categorias em uma prova no oval de monza assim nasceu a mal sucedida monzanapolis a primeira ediçao disputada em 1957 foi praticamente ignorada pelos pilotos europeus que ja nao estavam satisfeitos com o circuito alem disso eles teriam que competir contra carros desenvolvidos do zero para ovais por essa razao somente tres jaguar d type da ecurie ecosse dois maserati da equipe de fabrica e uma ferrari de um piloto independente disputaram a prova daquele ano contra os americanos em 1958 a historia foi diferente parte dos pilotos europeus negociou com as equipes americanas e o grid foi mais equilibrado embora tenha mantido apenas sete carros europeus apesar do interesse do publico e dos pilotos o automovel clube de milao teve prejuizo com as provas e nao conseguiu patrocinadores para a terceira ediçao que nunca foi realizada ao menos os pilotos toparam voltar ao oval em 1960 a despedida das curvas inclinadas de monza em 1960 a formula 1 voltou a correr no traçado combinado de monza os motivos nunca ficaram muito claros uma vez que nenhuma reforma fora feita para melhorar a pista por isso acredita se que a ferrari tenha pressionado o retorno ao traçado combinado a scuderia estava sofrendo com seus obsoletos 246 dino e nao conseguiam acompanhar a nova geraçao de carros britanicos ja com motor central traseiro a unica vantagem da ferrari sobre os britanicos era a velocidade em linha reta [caption id= attachment_222536 align= aligncenter width= 999 ] na segunda metade da reta era possivel ver a saida da curva norte[/caption] os britanicos claro nao aceitaram voltar ao oval argumentando que ele nao era compativel com os carros modernos da formula 1 por essa razao lotus e brm boicotaram a prova que foi vencida — vejam so — por phil hill em sua ferrari o traçado foi mantido para a prova de 1961 mas uma tragedia provaria que os pilotos britanicos estavam certos logo na primeira volta o piloto alemao wolfgang von trips perdeu o controle de sua ferrari na aproximaçao da parabolica logo na saida do oval o carro foi atirado contra uma arquibancada lotada matando 15 espectadores e o proprio von trips https //www youtube com/watch v=cp69nwsgtpy a corrida nao foi interrompida para evitar que a multidao debandasse e congestionasse as saidas do parque onde esta situado o autodromo impedindo a chegada do socorro foi a ultima vez que a formula 1 correu no traçado combinado de monza a fisica das curvas inclinadas e seus perigos como vimos no inicio do texto as curvas inclinadas eram um padrao dos circuitos permanentes do inicio do seculo 20 naquele tempo anterior a evoluçao da aerodinamica as curvas inclinadas eram usadas para obter maiores medias de velocidade a inclinaçao permite uma maior velocidade de curva porque a intensidade da força exigida para manter o carro na pista e reduzida pela geometria da pista quando se contorna uma curva ha duas forças atuando sobre o carro a aceleraçao da gravidade que mantem o carro no chao e a aceleraçao centripeta que tenta jogar o carro para fora da curva que conhecemos popularmente como aceleraçao lateral em uma curva plana o que mantem a trajetoria do carro e o atrito multiplicado pela força da gravidade se o produto desta multiplicaçao for menor que a aceleraçao lateral o carro derrapa e sai pela tangente externa da curva quando a curva e inclinada surge um novo componente a força centrifuga que nao e realmente uma força mas a pressao sobre um corpo exercida num movimento circular resultante da aceleraçao essa pressao empurra o carro contra a o piso inclinado da mesma forma que a aceleraçao da gravidade ao mesmo tempo a aceleraçao lateral diminui permitindo que o carro atinja velocidades maiores com menos chances de perder a aderencia o problema das curvas inclinadas e que a mesma força centrifuga que o permite ir mais rapido o fara sair pela tangente externa da curva em caso de perda de aderencia e como a tangente externa esta inclinada o carro literalmente decola https //www dailymotion com/video/x6aqgda foi o que aconteceu com jean behra em avus em 1959 ele perdeu o controle de seu porsche 718k e foi direto para a borda externa da pista onde colidiu com um poste e morreu na hora o fim do oval de monza depois do gp da italia de 1961 o circuito completo seria usado somente para as 4 horas de monza do campeonato europeu de turismo e para os 1000 km de monza do mundial de carros esporte wsc entre 1965 e 1969 em 1966 contudo a formula 1 voltou ao circuito completo para uma ocasiao especial a gravaçao do filme grande premio grand prix 1966 bem na verdade eram carros de formula 2 caracterizados como modelos de f1 porem foram os pilotos da categoria como jack brabham jackie stewart jim clark jochen rindt e graham hill que pilotaram os carros nas cenas https //www youtube com/watch v=7ha71tyl640 a montagem feita para o filme e provavelmente o melhor e mais imersivo registro do antigo traçado de monza com tomadas onboard e de camera cars que retratam com fidelidade a sensaçao de velocidade a adrenalina e detalham de forma muito grafica o trabalho severo da suspensao do qual os pilotos tanto se queixavam o depoimento que aparece no filme por volta de 1 40 do video acima reflete essa impressao dos pilotos e nao parece tao ficticio assim embora seja parte do roteiro a curva inclinada e muito irregular o carro balança o tempo todo voce chega a 290 km/h e a essa velocidade suas reaçoes mal conseguem acompanhar as mudanças repentinas de direçao o problema e que a força centrifuga elevada empurra o carro contra a inclinaçao e usa quase todo o curso da suspensao entao o que voce dirige e um carro sem molas e como levar uma serie de pancadas nas costas eu detesto cansei mas o que me incomoda e o que acontece com o carro nao importa como voce faça o acerto o fundo do carro sempre bate nas saliencias mais altas tudo treme estala bate o tempo todo https //www youtube com/watch v=wzob1hr6mhc o circuito tambem foi usado pela pirelli em uma propaganda com juan manuel fangio na qual o argentino traça o circuito a bordo de um alfa romeo giulia gtc depois disso o traçado oval foi simplesmente abandonado e escapou da demoliçao nos anos 1990 embora ainda hoje haja discussoes sobre sua permanencia uma vez que ela atravessa um parque publico voce pode passear por ele de bicicleta ou pelo google maps alguns trechos do antigo circuito pirelli tambem estao preservados recentemente a curva norte foi recapeada e usada pela mercedes amg em uma açao promocional com stirling moss e lewis hamilton a bordo de dois w196 [caption id= attachment_222520 align= aligncenter width= 999 ] moss na versao carenada usada em circuitos de alta velocidade como monza hamilton na versao de rodas descobertas[/caption]
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