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Car Culture

As duas revoluções do Nissan GT-R

Há alguns dias, quando publicamos a pensata sobre a possibilidade de o Nissan GT-R R35 se tornar um futuro clássico, notei que muitas reações do público à matéria se basearam na imagem recente do carro — que não é das melhores. É compreensível: se há 15 anos ele chegou como um destruidor de supercarros pelo preço de um BMW M3, hoje ele tem um desempenho de M4 pelo preço de um supercarro. Outros, contudo, lembraram da revolução que ele causou quando foi lançado e, apesar de concordar com a lenta decadência do carro, reconhecem sua importância histórica e, por isso, acreditam em um lugar garantido para ele como futuro clássico. A revolução do GT-R R35 contudo, foi só foi possível por causa de uma outra revolução provocada pela própria Nissan na virada dos anos 1980 para os anos 1990, quando ela colocou no mercado um sistema chamado Advanced Total Traction Engineering System for All-Terrain, mais conhecido pela sigla ATTESA. Se você é da turma JDM, sabe do que estou falan