desde que scipione borghese seu motorista ettore guizzardi e o jornalista luigi barzini cruzaram a asia e a europa a bordo de um itala 40 hp pintado de vermelho os carros italianos adotaram o rosso corsa como sua cor nacional nas pistas e por isso que alfas ferraris lancias e maseratis fizeram fama com a cor rubra em sua carroceria a ponto de tornar o vermelho a cor oficial da ferrari [gt40 content search= ferrari widget= 1 ] embora seja a cor oficial da scuderia de enzo ferrari nem todas as ferrari de corrida alinharam nas pistas com a veste vermelha no periodo entre guerras a association internationale des automobile clubs reconnus aiacr embriao da fia sugeriu que os competidores usassem cores que representassem seu pais isso significa que ainda que ainda que usasse um carro italiano como uma ferrari se o piloto — ou a equipe — fosse de outro pais ela nao seria pintada de vermelho da italia mas com as cores nacionais do piloto/equipe como resultado a historia da ferrari teve capitulos escritos por carros azuis amarelos verdes prata e ate com o amarelo e verde do brasil a ferrari amarela do brasil uma das primeiras ferrari nao vermelhas a alinhar em um grid de corrida vem do brasil a ferrari 375/5o usada por chico landi entre 1950 e 1953 a historia e que landi negociou um carro novo com o proprio enzo ferrari durante um periodo em que o brasil negociava um acordo de livre comercio com a italia ao receber o carro no lado de ca do atlantico contudo landi descobriu que o carro ja havia sido usado anteriormente e nao estava em sua melhor forma [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 200169 200168 ] fotos blog do flavio gomes apesar da desilusao chico landi pilotou esta ferrari em seis provas das quais ao menos tres foram disputadas com o carro pintado de amarelo com os numeros verdes — o padrao nacional do brasil na epoca uma das primeiras provas foi o gp da italia de 1951 — o qual abandonou com problemas na transmissao nesta prova landi ainda alinhou com a ferrari pintada de vermelho em 1952 foram ele disputou o gp d albi na frança terminando em segundo lugar o daily mail trophy em silverstone o qual terminou novamente em segundo lugar atras de luigi villoresi e a frente de mike hawthorn; e uma etapa da formula libre que abriu o gp da inglaterra daquele ano e desta prova que vem as unicas fotos coloridas da ferrari 375 com as cores do brasil as ferrari amarelas da belgica como o brasil a belgica tambem tem o amarelo como sua cor nacional a tonalidade e um pouco mais escura e combina com o preto em vez do verde brasileiro e foi usada pela primeira vez em uma ferrari em 1958 quando o belga olivier gendebien alinhou sua ferrari dino 246 nao confundir com a dino 246 gt no gp da belgica daquele ano disputado no antigo traçado de 14 km de spa francorchamps gendebien terminou a prova em sexto lugar a uma volta do vencedor tony brooks o belga voltaria a usar uma ferrari amarela em 1961 tambem no gp da belgica a bordo de uma ferrari 156 sharknose com motor v6 de 1 5 litro ele chegou em quarto lugar 45 segundos atras do vencedor phil hill foi seu melhor resultado na formula 1 gendebien tambem disputou e venceu o tour de france pela ferrari mas na ocasiao o carro era vermelho com uma faixa amarela ladeada por duas linhas pretas a ferrari branca dos eua esta ferrari branca e azul ai de cima nao veio ao mundo com este esquema de cores muito menos com o motor que ostenta ate hoje o chassi 0286 am saiu das oficinas de maranello como uma 340 mm vignale spyder vermelha mas teve seu motor ampliado de 4 1 litros para 4 5 litros mudando seu nome para 375 mm vignale spyder com esta configuraçao ela foi levada a alemanha para os 1 000 km de nurburgring de 1953 onde alberto ascari e giuseppe farina a levaram a vitoria depois de pouco mais de 8 horas de prova meses mais tarde o carro atravessou o atlantico para disputar a carrera panamericana nas maos de luigi chinetti piloto italiano que emigrou para os eua durante a segunda guerra e tornou se representante da ferrari nos eua na epoca ele ainda nao havia fundado a n a r t sua equipe americana e correu pela equipe italiana scuderia guastalla ao lado de alfonso de portago a dupla abandonou a prova no segundo dos oito estagios por uma quebra no motor o carro nem voltou para a italia foi vendido no mexico mesmo para um piloto local chamado carlos braniff que disputou uma corrida com o carro e o vendeu para um americano chamado allen guiberson foi quando ela mudou de cor pintada com o esquema de cores dos eua na epoca branco com a base azul marinho ela voltou para o mexico nas maos de phil hill e richie ginther que a levaram ao segundo lugar geral na carrera panamericana de 1954 depois ela passou para as maos de carroll shelby que conquistou diversos podios em corridas locais em 1955 antes de vende la a louis brero que pintou o carro de vermelho e correu com ele ate 1957 e depois o guardou por quase 40 anos em um deposito em 1995 o carro foi restaurado e hoje pertence a uma coleçao particular as ferrari azuis dos eua se voce acompanha a formula 1 sabe como a ferrari vive ameaçando deixar a categoria toda vez que e contrariada pela fia ou pela fom essa historia nao e de hoje ela se arrasta por 54 anos reza a lenda que para homologar a 250 gto enzo ferrari mostrou aos fiscais da fia um lote de carros em um galpao depois convidou os cartolas para um cafezinho e os levou para um segundo galpao onde eles viram outro lote confirmando a produçao minima para homologaçao o cafezinho nao foi cortesia e sim estrategia enquanto os fiscais esvaziavam as xicaras os funcionarios da ferrari levaram os mesmos carros do primeiro lote para outro local de forma que os fiscais acreditaram que a produçao era o dobro da real so que a historia nao colou em 1964 quando a fia voltou a maranello para homologar a ferrari 250 lm sem ver o numero minimo de carros a fia se recusou a homologar o que deixou enzo furioso como de praxe enzo chamou seus compatriotas da federaçao italiana que sempre o apoiavam nas contestaçoes so que daquela vez eles se negaram a compactuar com a artimanha do commendatore e o deixaram reclamando sozinho enzo foi a loucura rasgou sua licença e disse que a ferrari jamais voltaria a correr de vermelho como na epoca as equipes corriam com as cores nacionais ele praticamente estava dizendo que a ferrari nao era mais italiana e que estava fora da f1 e diferentemente das ameaças recentes enzo ferrari cumpriu sua promessa quer dizer ao menos começou a cumpri la no gp dos eua em watkins glen a ferrari oficialmente nao enviou nenhum carro em vez disso todos os carros da fabricante disputaram a prova sob a bandeira americana inscrita por sua representante local o north american racing team ou n a r t a equipe de luigi chinetti seu amigo e importador da ferrari nos eua na pratica nada mudou os pilotos correram com os mesmos carros nos quais vinham disputando a temporada exceto por um detalhe em vez de vermelhos os carros eram brancos com a base azul seguindo o esquema de cores dos eua seu principal piloto john surtees chegou em segundo e aproximou se do titulo que acabou conquistado na etapa seguinte o gp do mexico no qual a ferrari tambem foi substituida pela n a r t e tambem correu com o esquema de cores americano com outro segundo lugar john surtees conquistou o titulo e tornou se o unico homem a vencer um titulo mundial com uma ferrari nao vermelha quanto a briga de enzo com a federaçao italiana e a fia tudo voltou ao normal depois de algum tempo a 250 lm foi homologada ele voltou a usar o vermelho e provavelmente pediu uma segunda via de sua licença a ferrari azul de stirling moss como voce deve saber se leu nosso post sobre a origem das cores nacionais o azul e a cor oficial dos carros americanos nas corridas contudo ao longo da historia duas equipes escocesas usaram o azul escuro com branco dos americanos em seus carros uma delas foi a iconica ecurie ecosse que usava modelos da lister e da jaguar mantendo se autenticamente britanica a outra equipe foi a de rob walker herdeiro da fabricante de uisque johnnie walker que contratou stirling moss em 1960 e lhe entregou uma ferrari 250 gt swb azul com uma faixa branca na dianteira com esta ferrari moss disputou cinco provas e venceu quatro delas a estreia foi em le mans com graham hill mas a dupla nao terminou a prova depois moss sozinho dispotou e venceu o tourist trophy de goodwood completando 108 voltas em tres horas a uma velocidade media de 137 km/h; o redex trophy em brands hatch o tourist trophy de nassau e o tourist trophy de silverstone a ferrari 250 gt berlinetta swb de moss foi a 39ª de 176 unidades produzidas e era equipada com um v12 de tres litros e 300 cv combinado ao cambio manual de cinco marchas o conjunto levava a pequena berlina aos 100 km/h em 6 2 segundos e a maxima de 244 km/h a ferrari verde de stirling moss que nao foi usada por stirling moss voce ja viu esta ferrari antes ela e a famosa 250 gto de stirling moss que foi vendida por us$ 35 milhoes em 2013 e tornou se o carro mais caro da historia ate entao so que alem do fato de ser verde e nao vermelha como praticamente todas as outras 250 gto ela tambem nunca foi pilotada por stirling moss a historia e a seguinte moss deveria pilotar o carro nas 24 horas de le mans de 1962 mas pouco antes de o carro ficar pronto o britanico sofreu um serio acidente em goodwood que acabou encerrando sua carreira o carro foi feito especialmente para a equipe udt laystall que pertencia ao proprio moss e era operada por seu pai e seu agente a ideia era ter uma equipe para correr quando nao tivesse um contrato firmado alem de dividir carros com seus colegas sem um elenco permanente devido ao acidente quem pilotou o carro foram seus amigos innes ireland e masten gregory que nao conseguiram terminar a prova devido a um problema eletrico na 15ª hora de corrida naquele mesmo ano contudo ireland conseguiu vencer o tourist trophy em goodwood com a gto verde — assim pintada por representar uma equipe britanica
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