dos anos 1970 ao fim dos anos 1990 a industria tabagista financiou o automobilismo simples assim fumar mata e ninguem deve faze lo mas e fato que o envolvimento as marcas de cigarro com as equipes de corrida foi fundamental para que o o esporte a motor continuasse acontecendo graças ao patrocinio das marcas de cigarro tambem surgiram dezenas de pinturas de corrida emblematicas lembradas com saudade pelos entusiastas ao longo dos anos foi pensando nisso que perguntamos aos leitores de que marca de cigarro voce sente mais falta no automobilismo ate a lancia usou o vermelho e branco da marlboro como voce pode notar nossa sugestao foi a marlboro por ser uma das mais conhecidas e por sua participaçao forte nas campanhas da mclaren e da ferrari entre 1974 e 2001 alem da penske da brm e de outras equipes no wrc no entanto voces lembraram de muitas outras e colocamos as melhores sugestoes aqui lucky strike sugerido por renato abreu a lucky strike patrocinou a british american racing equipe de corrida british american tobacco entre 2000 e 2006 se voce ja acompanhava a f1 na epoca provavelmente vai lembrar dos carros brancos com o circulo vermelho dos luckies uma das pinturas de corrida mais legais daquela epoca a bar como dizia galvao bueno para nao pronunciar o nome da empresa em rede nacional teve o piloto brasileiro ricardo zonta em um de seus carros nas temporadas de 1999 e 2000 o piloto principal foi o canadense jacques villeneuve ate 2003 em 2004 jenson button assumiu o posto e foi a revelaçao do ano conquistando o segundo lugar no campeonato para a bar [youtube id= qhsy7idgxrq width= 620 height= 350 ] em 2006 a bar foi comprada pela honda que ja fornecia motores para a bar que contratou rubens barrichello e seguiu com button pensando por este lado o patrocinio da lucy strike vinha a calhar o logo da marca sobre o fundo branco lembrava a bandeira do japao foi o ultimo ano da lucky strike como patrocinadora da honda visto que as propagandas de cigarros foram banidas mundialmente em 2006 state express 555 sugerido por rodrigo primon savazzi a 555 era outra marca da british american tobacco e tambem apareceu de forma proeminente no automobilismo a categoria contudo era outra o campeonato mundial de rali wrc estampando o subaru impreza de colin mcrae ao volante do impreza movido por um flat four turbo que enviava 300 cv para as quatro rodas o piloto escoces que na duvida acelerava conquistou tres titulos para a subaru [youtube id= b4rmapc74lk width= 620 height= 350 ] a 555 era mais popular do que a lucky strike na asia e a cor azul e amarela da caixinha acabou ficando irremediavelmente associada com a subaru o look azul com rodas douradas tradicional do impreza wrx e herança direta desta parceria curiosidade bonus em 1999 a ideia original da british american tobacco para a bar era dar jacques villeneuve as cores da lucky strike enquanto ricardo zonta ficaria com as cores da 555 a fia nao deixou estipulando que os dois carros deveriam ser iguais e com isto a bar adotou uma pintura dupla a metade da direita era da 555 e a metade da esquerda da lucy strike na epoca os fas nao gostaram da combinaçao e assim a bar adotou apenas as cores da lucy strike dito isto nas corridas realizadas na asia a bar usou uma pintura especial com o logo da 555 john player special sugerido por ricardo blume esta provavelmente esta entre as mais iconicas pinturas da formula 1 considerando nao apenas as marcas de cigarro mas todos os patrocinadores o preto e dourado virou sinonimo de lotus visto que a equipe britanica foi patrocinada pela john player special entre 1968 e 1986 começando com o lotus 49 e provavel que voce tenha um carinho especial pelo lotus 97t que ayrton senna pilotou em 1985 e 1986 que conquistou vitorias em portugal e na belgica no ano seguinte a lotus começou a ser patrocinada pela camel a john player special tambem patrocinou a equipe jps team bmw que competia no campeonato australiano de turismo entre 1981 e 1987 a bmw chegou a vender uma ediçao especial do 323i com as cores da jps em 1981 e em 1984 mild seven sugerido por carlos eduardo almeida a mild seven juntou seu azul claro ao verde da benetton a partir de 1994 ano em que michael schumacher conquistou o primeiro de seus sete titulos na formula 1 em 2000 a benetton foi comprada pela renault mudando seu nome para renault f1 para a temporada de 2002 mas o patrocinio da mild seven continuou os dois titulos de fernando alonso pela renault foram conquistados com as cores da mild seven hoje em dia a mild seven se chama mevius e e a terceira marca de cigarros mais fumada do mundo o nome mudou por questoes de legislaçao em alguns paises a palavra mild que pode ser traduzida como inofensivo nao pode ser usada para se referir a cigarros os mild seven tinham este nome porque eram uma versao mais suave dos cigarros seven stars winfield sugerido por dartgobbo os cigarros winfield tambem sao fabricados pela british american tobacco e tambem patrocinaram uma equipe de formula 1 a williams que ate entao era decorada com as cores da rothmans a decisao foi um tanto controversa visto que o azul branco vermelho e dourado das williams era extremamente popular entre os fas especialmente por causa dos titulos conquistados no inicio da decada de 1990 [youtube id= atzqpckhzfc width= 620 height= 350 ] dito isto o vermelho da winfield decorou tambem os nissan skyline gt r que correram no campeonato australiano de turismo entre 1986 e 1992 o gt r r32 da gibson motorsports equipados com o lendario motor rb26dett se tornaram icones ao vencer os 500 km de bathurst no circuito de mount panorama em 1991 e 1992 gitanes sugerido por jek ykço gitanes significa ciganas em frances e tambem e a marca de cigarros francesa que patrocinou a ligier por 19 anos entre 1977 e 1996 no total a ligier venceu oito corridas conquistou 47 podios e marcou 373 pontos ao longo da parceria com a marca de cigarros e sua primeira vitoria o gp da suecia de 1977 foi a primeira de uma equipe francesa bancada por franceses com um piloto frances em tota a historia da formula 1 jacques laffite foi o primeiro colocado no circuito de anderstorp ao volante do ligier matra js7 movido por um v12 de tres litros a gitanes tambem patrocinou prototipos de endurante na decada de 1970 sendo que o highlight desta epoca foi um segundo lugar nas 24 horas de le mans de 1975 com uma versao de competiçao do ligier js2 esportivo de motor central traseiro equipado com um v8 cosworth dfv
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.