FlatOut!
Image default
Carros Antigos

As melhores versões esportivas do Escort… que nunca tivemos no Brasil

Na década de 1970, enquanto a Ford vendia o Escort de primeira geração na Europa – um belo cupê ou sedã com motor longitudinal e tração traseira que fazia sucesso em ralis e corridas de turismo – os brasileiros ficaram com o Ford Corcel. Que, não nos entenda mal, era um carro muito bacana que não fez sucesso à toa. O Corcel era econômico, estiloso e confiável. Mas tinha a tração nas rodas "erradas" e, no fundo, era um projeto da Renault revisitado pela Ford brasileira. O Escort Mk1 teria sido um rival muito mais interessante, do ponto de vista entusiasta, para o Chevrolet Chevette. Quando finalmente resolveu trazer o Escort para o Brasil, já em sua terceira geração, a Ford tratou de compensar a defasagem de sua linha e, logo de cara, deu aos brasileiros o esportivo XR3. Mas ele era diferente do modelo europeu, com um motor mais antiquado. E, embora não fosse tão inferior ao europeu como se costuma pensar, ele não era tão bacana quanto as versões esportivas que foram vendida