na decada de 1970 enquanto a ford vendia o escort de primeira geraçao na europa um belo cupe ou seda com motor longitudinal e traçao traseira que fazia sucesso em ralis e corridas de turismo os brasileiros ficaram com o ford corcel que nao nos entenda mal era um carro muito bacana que nao fez sucesso a toa o corcel era economico estiloso e confiavel mas tinha a traçao nas rodas erradas e no fundo era um projeto da renault revisitado pela ford brasileira o escort mk1 teria sido um rival muito mais interessante do ponto de vista entusiasta para o chevrolet chevette quando finalmente resolveu trazer o escort para o brasil ja em sua terceira geraçao a ford tratou de compensar a defasagem de sua linha e logo de cara deu aos brasileiros o esportivo xr3 mas ele era diferente do modelo europeu com um motor mais antiquado e embora nao fosse tao inferior ao europeu como se costuma pensar ele nao era tao bacana quanto as versoes esportivas que foram vendidas na europa e sobre elas que viemos falar neste post aproveitando o embalo para incluir os escort mk4 mk5 e mk6 nao vamos considerar as duas primeiras geraçoes que nao chegaram ate nos de forma alguma escort rs1600i a primeira evidencia de que a ford britanica queria guardar para si as versoes mais bacanas do escort mk3 foi lançada logo em 1981 o escort rs1600i sucessor do escort rs de primeira geraçao assim como o escort xr3 europeu que mencionamos ha alguns dias ele usava o motor 1 6 cvh com comando simples no cabeçote porem em um acerto distinto e injeçao de combustivel o xr3 europeu era carburado nos primeiros anos com 115 cv e 14 8 kgfm cambio de cinco marchas com a quinta mais longa e pouco mais de 1 000 kg com fluidos o escort rs1600i era capaz de ir de zero a 100 km/h em nove segundos cravados com velocidade maxima de 191 km/h o acerto de suspensao tambem era diferente com uma barra estabilizadora mais grossa na dianteira e braços de suporte longitudinais ausentes ate mesmo no xr3 europeu e o visual o carro era diferenciado em relaçao ao xr3 com um spoiler generoso na dianteira quatro farois auxiliares dois de neblina e dois de longa distancia faixas pretas no capo e nas laterais e um spoiler traseiro de borracha que tambem era maior que no xr3 as rodas eram de 15 polegadas calçadas com pneus 185/60 https //www youtube com/watch v=aa7npesb894 o escort rs1600i foi criado para homologaçao em categorias de turismo da fia e por isso a ford tinha de produzir no minimo 5 000 exemplares a demanda pelo carro foi tao alta porem que foram feitos 8 659 exemplares entre 1981 e 1983 o rs1600i era um carro muito popular entre preparadores que sem qualquer tipo de induçao forçada conseguiam extrair mais de 160 cv do motor cvh escort rs turbo s1 como se nao bastasse a ford fez um escort xr3 ainda mais bacana o rs turbo que foi lançado em 1985 novamente como especial de homologaçao para provas de turismo ele conseguia ser ainda mais interessante que o rs1600i do ponto de vista estetico com para choques na cor da carroceria grade exclusiva com menos filetes e tambem pintada na cor da carroceria e para lamas consideravelmente mais largos as rodas e pneus eram os mesmos do rs1600i o interior tinha bancos recaro de excelente apoio volante de tres raios e painel com conta giros o acabamento era mais refinado que nos outros escort com materiais mais nobres no visual o escort rs turbo nao tinha defeitos o motor cvh 1 6 turbo tinha 132 cv e 18 5 kgfm de torque suficientes para ir de zero a 100 km/h em 8 7 segundos com maxima de 203 km/h mas o desempenho o carro nao foi suficiente para garantir seu sucesso a imprensa da epoca criticou o comportamento dinamico considerado subesterçante em excesso mesmo com um diferencial de deslizamento limitado e inadequado para o desempenho extra do motor nao obstante o carro foi um sucesso de publico com todos os 5 000 exemplares foram vendidos quase todos eram pintados de branco diamond white exceto por um exemplar preto dado de presente a princesa diana escort rs1700t este e na verdade um interludio ninguem teve o escort rs1700t nem mesmo os europeus o carro foi criado para homologaçao do grupo b de rali e por conta disto possuia um conjunto mecanico totalmente diferente na verdade assim que a terceira geraçao do escort foi lançada em 1980 a ford começou a desenvolver sua versao de rali feita sob medida para suceder o famoso escort rs1800 usando o novo carro como base e como voce ja deve saber o escort mkiii foi o primeiro a romper com o tradicional arranjo de motor dianteiro longitudinal e traçao traseira — agora era tudo la na frente e o motor passou a ser transversal isto nao impediu a ford britanica de adaptar toda a estrutura para receber um conjunto mecanico com o layout mecanico classico e desenvolve lo por dois anos ele tinha um motor de 1 8 litro que com cabeçote cosworth e turbocompressor entregava cerca de 350 cv em especificaçao de competiçao enquanto a versao de rua nao teria mais que 200 cv com a introduçao do grupo b em 1982 a ford chegou a desenvolver um sistema de traçao integral para o escort porem logo ficou claro que um bolido de rali baseado em um carro compacto de traçao dianteira jamais seria competitivo entao para o ano seguinte a ford começou a trabalhar em seu prototipo de motor central traseiro o rs200 que aproveitou parte dos elementos do escort e nunca conquistou um titulo escort rs turbo s2 o sucesso do escort rs turbo s1 levou a ford a repetir a versao na quarta geraçao do escort que estreou na europa em 1986 desta vez puramente como uma versao de rua sem a intençao de homologa lo a ideia era melhorar a dinamica do hot hatch e tambem agradar a critica algo que a geraçao anterior apesar de vender muito bem para isto o motor cvh foi revisto e ganhou diversas modificaçoes um turbo garrett t3 arrefecido a liquido uma reprogramaçao no modulo do motor cambio com relaçoes mais proximas modificaççoes no diferencial embreagem maior e intercooler embora os numeros de potencia e torque tenham permanecido iguais o motor ficou mais esperto em rotaçoes medias alem disso a ford tambem deu ao escort rs turbo s2 molas e amortecedores mais firmes barras estabilizadoras mais grossas freios maiores [gallery type= grid link= file size= medium ids= 227819 227817 227821 ] imediatamente o escort rs turbo s2 tornou se um dos mais populares entre os boy racers era assim que se chamava os pilotos de rua no reino unido ao longo das decadas de 1990 e 2000 boa parte dos rs turbo s2 passou por algum tipo de modificaçao tornando exemplares originais extremamente raros hoje em dia escort rs2000 a quinta geraçao do ford escort lançada em 1990 na europa foi a primeira totalmente nova em dez anos com uma plataforma inedita e motores mais modernos nao foi diferente claro com as versoes esportivas falamos sobre os xr3 ha alguns dias e hoje vamos nos focar no rs2000 que como o nome dizia era movido por um motor de dois litros este ao contrario do que se pode pensar nao era o zetec que ainda levaria um ano para ficar pronto em vez disto a ford usou no escort rs2000 o motor n7a que tambem tinha comando duplo no cabeçote e 16 valvulas porem acionado por corrente o zetec tinha os comandos acionados por correia dentada lançado em 1989 o motor n7a tinha 150 cv a 6 500 rpm e 19 4 kgfm de torque a 4 500 rpm numeros respeitaveis para um motor de quase trinta anos no escort rs2000 era o bastante para ir de zero a 100 km/h em 8 2 segundos com velocidade maxima de 207 km/h o visual do escort rs2000 era muito semelhante ao do xr3/xr3i com o mesmo para choque e spoiler na traseira porem com saias laterais maiores as rodas tinham desenho exclusivo e acabamento diamantado outro detalhe interessante era o capo que tinha duas bolhas sem elas o capo nao fecharia sobre o motor em 1992 a ford realizou um facelift no escort mk5 adotando uma grade oval embutida no capo uma decisao estilistica controversa diga se e lanternas traseiras maiores no rs2000 a maior novidade foi a a a adoçao de um sistema de traçao 4x4 o que exigiu a instalaçao de uma travessa na traseira para abrigar o diferencial alem de um tunel central maior https //www youtube com/watch v=mzjm4ipy_y8 a sexta geraçao do escort lançada na europa em 1995 nao era muito mais que uma reestilizaçao extensa da anterior com uma nova dianteira mais arredondada atualizaçoes mecanicas e interior completamente reformulado na versao rs2000 o motor 2 0 16v n7a continuava sendo utilizado mesmo com o zetec pronto assim como no mk5 havia versoes com traçao dianteira ou integral escort gti nao muito diferente do que aconteceu com o escort no brasil no fim de sua vida na europa o modelo teve versoes simplificadas e perdeu boa parte de seu apelo a ford preparava se para colocar no mercado o focus e por isso no fim dos anos 1990 acabou com as variantes esportivas mais interessantes o que restou foi o inusitado escort gti sim a mesma sigla dos volkswagen foi usada pela ford em um caso unico o escort gti tinha um motor zetec de 1 8 litro com comando duplo no cabeçote e 115 cv com 16 3 kgfm de torque https //www youtube com/watch v=jr3nhllmtse era exatamente o mesmo motor usado pelo escort rs que foi vendido no brasil no final da decada de 1990 e da mesma forma que no brasil enquanto esportivo o escort gti nao tinha brilho embora tivesse um conjunto competente para uso diario acabamento caprichado para o segmento e boa dinamica para um traçao dianteira bonus escort rs cosworth o rs cosworth e praticamente hours concours ainda que em tese de escort so tenha o nome a carroceria e o interior tecnicamente ele e um sierra rs cosworth com outra carroceria — o que explica o fato de ele ser o unico escort posterior a 1980 com motor longitudinal na primeira serie de 2 500 unidades produzidas em 1992 para homologar a versao de rali para o wrc o motor cosworth yb era um quatro cilindros de dois litros com comando duplo no cabeçote capaz de render 220 cv a 6 250 rpm e 29 6 mkgf a 3 500 rpm era o suficiente para chegar aos 100 km/h em 6 3 segundos — e acelerava com uma selvageria impressionante por sorte o sistema de traçao integral do sierra dava conta de doma lo a procura pelo especial de homologaçao foi tao grande que ford continuou fabricando o rs cossie ate 1996 os modelos posteriores tinham um turbo menor porem eram mais potentes graças a uma reprogramaçao na ecu — agora o motor entregava 227 cv a 5 500 rpm e 31 1 mkgf a 2 750 rpm some a isto o visual conferido pelo body kit exclusivo que incluia novos para choques para lamas alargados capo com entradas de ar e o caracteristico aerofolio de dois andares e nao fica dificil entender por que o escort rs cosworth e uma lenda mesmo que nao seja um escort de verdade ele sempre merece a mençao e voce pode ser mais sobre ele aqui
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