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Zero a 300

As novidades do novo Mustang | a edição especial “Edição Especial” do HB20 | o superfarol Porsche e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Ford revela os detalhes do novo Mustang

Depois de quase três meses desde a apresentação do novo Mustang, a Ford finalmente revelou todos os detalhes técnicos do muscle car — incluindo as especificações da versão Dark Horse.

Começando pela base da pirâmide, o Mustang EcoBoost agora usa o novo motor baseado na arquitetura “Modular Power Cylinder”, o que indica que a família Duratec/Mazda L não é mais usada como base para esta geração dos powertrains EcoBoost. O motor tem uma nova relação de diâmetro e curso, injeção dupla e comando de válvulas variável, além de recirculação de gases do escape e turbo de fluxo duplo.

Essa nova configuração levou o Mustang EcoBoost aos 319 cv e 48,3 kgfm quando abastecido com gasolina premium. É um aumento de apenas 5 cv em relação ao Mustang EcoBoost atual, porém suficiente para torná-lo o Mustang mais potente de todos sem um V8.

E já que falamos em V8, o Mustang GT terá a quarta geração do motor Coyote de 5 litros. Esta geração tem uma série de atualizações que incluem modificações estruturais, cárter reprojetado e sistema de admissão dupla, com duas borboletas.

As mudanças trouxeram 30 cv a mais, levando o Mustang GT aos 487 cv e 57,2 kgfm e ainda há o escape ativo, que aumenta a potência para 493 cv quando aberta a válvula.

Por último, no topo da linha Mustang, está o Dark Horse. Desenvolvido pelo pessoal da Ford Performance, ele usa uma derivação do motor Coyote, modificada com pistões e bielas forjadas, virabrequim balanceado para maiores velocidades de pistão e maior taxa de compressão, comandos de válvula reforçados e com perfil próprio desta configuração, que permitem ao motor chegar a 7.500 rpm.

O resultado é o V8 mais potente já usado em um Mustang regular, que não foi feito pela Shelby — que historicamente desenvolve as versões mais radicais do Mustang. São 507 cv e 57,7 kgfm — um aumento de 30 cv em relação ao Mustang Mach 1.

Os três motores poderão ser combinados ao câmbio manual de seis marchas ou automático de dez marchas. No GT, a caixa manual tem a função de “punta-tacco eletrônico”, enquanto no Dark Horse ela tem radiador para o seu lubrificante. As vendas do novo Mustang começam na metade de 2023 nos EUA.

 

Próximo Bugatti terá motor de combustão interna desenvolvido pela Rimac

Pois é… se você achou que a fusão da Bugatti com a Rimac indicava um futuro elétrico, acabou enganado como eu. O próximo Bugatti continuará usando um motor com pistões, comandos de válvula, velas e injetores de combustível. E este motor, pasmem, será desenvolvido pela Rimac. Aliás, já está sendo desenvolvido.

Em entrevista ao site Auto Express, Mate Rimac disse que sua empresa começou a desenvolver um motor de combustão interna dois anos antes de fusão com a Bugatti e que será este o motor usado na renovação da marca centenária.

É uma notícia surpreendente, considerando que as especulações apontavam para um novo Bugatti na forma de um SUV elétrico — o que não faria sentido algum sob o ponto de vista do legado histórico da marca, e tem mais a ver com a Rimac. O próprio Mate Rimac, aliás, explica que o próximo Bugatti será um carro bem diferente do Nevera, capaz de te levar a uma apresentação de ópera e voltar para casa a 400 km/h num Autobahn, com visual mais clássico e instrumentos com ponteiros e mostradores.

Ainda segundo Rimac, o próximo Bugatti não terá absolutamente nada compartilhado com os modelos anteriores. Ele será um híbrido “completamente louco” e que o público ficará impressionado quando o carro for revelado, durante o ano que vem.

 

Hyundai HB20 ganha edição especial “Edição Especial”

Leia de novo que você vai entender: a nova edição especial do Hyundai HB20 se chama “Edição Especial”. Aparentemente a turma da Hyundai fritou os neurônios colocando os piscas traseiros na posição mais fora de propósito da história recente do automóvel, e não sobrou criatividade para um nome melhor para esta edição especial do HB20.

O que há de especial além do nome? Um pacote com DRL de LED, quadro de instrumentos digital e sistema de chave presencial. Nos modelos turbo, ainda há partida remota pela chave e, no sedã turbo, abertura do porta-malas por aproximação.

Sim, há essa diferenciação de modelos turbo, porque ele será oferecido com as duas opções de motorização disponíveis na linha. O HB20 Edição Especial aspirado será posicionado acima da versão Limited (que tem nome de edição especial, não?), enquanto o modelo turbo será posicionado acima da Comfort.

O hatch com motor 1.0 aspirado de 80 cv irá custar R$ 86.990, enquanto o turbo sai R$ 104.390. Já o HB20S aspirado custa R$ 93.890 e o turbo chega aos R$ 111.690.

 

Novo farol de matriz de LED da Porsche ilumina até 600 m

A linha 2023 da Porsche terá uma nova tecnologia de faróis de matriz de LED de alta definição que pode iluminar até 600 metros à frente do carro. O sistema usa a matriz de LED tanto para o facho baixo quanto para o alto — e cada uma delas usa duas fontes luminosas.

Cada uma delas tem 16.384 LEDs (ou pixels), enquanto os atuais faróis de matriz de LED têm 84 pixels por farol. O sistema emite 160 lux no facho baixo e 300 lux no facho alto. O fator mais interessante é que os LEDs não são nada parecidos com aqueles que temos nas lâmpadas residenciais, mas são micro-LEDs que têm a mesma espessura de um fio de cabelo. Como você acha que colocaram mais de 65.000 LEDs em um farol?

O resultado das quatro matrizes por farol é que eles podem iluminar até 600 metros à frente do carro, e graças às câmeras dos sistemas de assistência de condução, o controlador do farol pode modificar o facho para tirá-lo do campo de visão de outros carros.

 

 


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