cuidado com o que voce deseja pois voce pode conseguir e um ditado popular que sugere a reflexao sobre o que desejamos em nosso dia a dia e para nossas vidas e algo bastante filosofico apesar de nao parecer pois trata sobre a forma como lidamos com as ilusoes os sonhos e a realidade esse assunto ja foi base para diversas obras culturais ao longo da historia fausto de goethe trata disso o dr fausto e um anciao que deseja tanto a juventude de volta que acaba assinando um pacto com mefistofeles o demonio em si em o retrato de dorian gray de oscar wilde o proprio dorian gray orgulhoso de sua efusiva beleza deseja mante la eternamente e adivinhe so faz um pacto com o coisa ruim para que em vez dele quem envelheça e seu retrato pintado por um amigo ainda ha o terrivel filme de terror o mestre dos desejos de 1997 no qual uma moça acidentalmente liberta um genio do mal adormecido ha milenios e e convencida por ele a fazer tres desejos o problema e que por ser malevolo o genio se alimenta das mas intençoes das pessoas e por isso realiza os desejos negativamente a moça claro acaba desejando a beleza eterna e e transformada em uma linda estatua — em um dos finais mais infames da historia do cinema estas tres obras escritas em diferentes tempos nao tratam de vaidade mas dos desejos impulsivos que rejeitam a natureza da realidade e mostram o que acontece quando voce tenta subverter o curso natural das coisas em nome de uma suposta virtude e o que isso tem a ver com os carros bem lembram das resoluçoes de ano novo eu disse que queria dirigir mais pegar mais a estrada e dirigir e igual tomar banho praticar exercicios ou abrir a geladeira ajuda a pensar com clareza dirigindo comecei a pensar sobre o tal futuro hipercarro da porsche que vai acontecer mas nem mesmo a porsche sabe quando ou como pensando sobre isso percebi a situaçao na qual a porsche se encontra e claro que ela pretende fazer um hipercarro e bom negocio para reforçar o valor da marca e para ajudar a bancar o desenvolvimento de tecnologias que em breve estarao em carros mais mundanos quando estes carros mais mundanos chegam perto do desempenho dos hipercarros o que acontece voce faz um hipercarro que atinge um patamar completamente novo de desempenho e tecnologia o problema e que voce nao pode crescer para sempre dizem que ate o universo eventualmente ira parar de se expandir e se ate o universo tem seus limites imagine a porsche imagine a porsche que depois do 918 spyder fez cinco carros mais rapidos que ele ok eles nao tem a tecnologia que o 918 spyder tem mas podem ter e eventualmente terao e serao ainda mais rapidos e eficientes e tecnologicos que o 918 spyder porque a tecnologia envelhece tao rapidamente quanto um porsche consegue dar uma volta em nurburgring entao veja so onde a porsche se meteu ela ja tem cinco supercarros mais rapidos que seu hipercarro o que significa que seu proximo hipercarro tera de ser muito superior a estes cinco carros — ou ele nao se justificara como halo car como ela vai fazer isso quanto mais complexos e velozes os carros ficam mais esforço e necessario para ter pequenos avanços sair do 959 para o carrera gt foi relativamente facil do carrera gt para o 918 spyder nem tanto do 918 spyder para o proximo parece quase impossivel como lidar com os pneus como ir alem na aerodinamica quando se tem algo como o atual 911 gt3 rs como manter a famosa confiabilidade dos porsche de rua enquanto ele faz tudo o que o proximo hipercarro da porsche precisa fazer e aqui volto ao cuidado com os desejos primeiro porque a porsche quis dominar nurburgring e fazer dos tempos de volta um argumento de venda e de reforço de sua marca a ferrari por exemplo nao tem esse problema a ferrari ja fez cinco carros mais rapidos que a laferrari em fiorano mas nao esta preocupada com isso por varios motivos o principal deles e a divisao de sua linha em tres series distintas sendo uma delas uma gama de modelos nascidos a partir do conceito de carros especiais como a 288gto a f40 e a f50 a enzo e a laferrari e a serie icona que tem as monza sp1 e sp2 e a daytona sp3 nenhuma delas e a sucessora direta da laferrari mas elas cumprem esse papel em termos de especialidade e exclusividade e a sucessora da laferrari ja esta a caminho e so precisa superar estas tres ferrari da serie icona na pratica a ferrari apenas desviou o foco dos hipercarros em vez do desempenho puro o proximo hipercarro da marca tera um conjunto de exclusividade reverencia ao passado e desempenho de ponta a mclaren fez o mesmo — e fez antes da ferrari como superar o mclaren f1 fazendo com que seus sucessores nao sejam comparaveis a ele foi ela a primeira fabricante a dividir sua linha em series — os hipercarros estao na ultimate series assim o p1 nao se compara ao f1 o senna nao se compara ao p1 nem ao speedtail muito menos ao elva a outra parte do cuidado com os desejos tem a ver com a expectativa do publico por alguma razao o publico sempre espera que os carros sejam mais rapidos e mais potentes carroll shelby meses antes de partir disse que so fez um mustang de 1 000 cv porque 500 cv ja nao lhe renderiam capas de revistas ele mais do que ninguem sabia que voce nao precisa de 1 000 cv para ter um mustang matador ele escreveu a historia do mustang com bem menos que isso e nao estou falando do gt350 dos anos 1960 mas de suas criaçoes mais recentes o mesmo aconteceu quando a renault lançou no brasil o sandero rs milhares de pilotos de teclado torceram o nariz porque esportivo de 150 cv nao e esportivo ignorando o fato de o rs ter sido o melhor e mais completo esportivo mundano fabricado no brasil e digo isso mantendo toda a admiraçao que tenho pelo gol gti esse papo ja foi tema do podcast 37 e de uma pensata publicada aqui no site ha alguns anos os carros nunca foram tao bons — ate mesmo os antigos nunca foram tao bons — mas chegamos a um ponto no qual um porsche 911 capaz de subir uma rampa de condominio precisa fazer um tempo de volta que jackie stewart nao faria em sua temporada de estreia na formula 1 e isso reflete na indecisao da porsche sobre seu futuro hipercarro imagine o fiasco reputacional de se lançar um hipercarro que toma pau do gt2 rs na pista mesmo custando mais caro e tendo mais recursos https //flatout com br/pare de reclamar estamos vivendo o melhor momento para curtir os carros/ entao a consequencia de esperar sempre mais dos supercarros e a mesma de quando se quer sempre mais de qualquer outra coisa a insensibilidade a apatia a incapacidade de se impressionar extraordinario e algo que esta fora do que e ordinario se o extraordinario se torna a nova ordem ele naturalmente se torna ordinario da mesma forma o ensino superior universalizado deixa de ser superior e se torna medio fazer festa todo dia tira a graça das festas e o resultado e uma espiral ascendente que te leva a beira de um abismo voce ira querer sempre mais mas nao e possivel ter sempre mais o proprio universo nao tera sempre mais por que voce teria muita gente ja acordou desse transe que e a expectativa de ter carros mais potentes e mais velozes trocando quantidade por qualidade a mais solida evidencia disso e o boom dos restomods e recriaçoes — boa parte delas feitas pelas proprias fabricantes e como aquele cara que deu a volta ao mundo para descobrir que nao existe lugar melhor que o nosso lar voce busca insanamente experiencias mais intensas para no final descobrir que aquilo que ja conhecia era o que te satisfazia suas expectativas a propria porsche ja percebeu isso com o gt3 rs da geraçao passada inicialmente oferecido somente com cambio pdk e mais tarde oferecido com cambio manual os clientes nao se importavam com os tempos mais rapidos da caixa super rapida eles queriam so o bom e velho cambio manual o mesmo que o 911 carrera rs usava em 1973 esta materia e uma amostra do nosso conteudo exclusivo que foi publicada aberta como um presente para voce provar um pouco do que produzimos diariamente para os nossos assinantes e flatouters se voce gostou da leitura escolha seu plano e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem tem acesso ao grupo secreto plano flatouter descontos com empresas parceiras para detailing compras de peças e acessorios acesso exclusivo aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.