Perua, station wagon, touring, estate… há diversos nomes para elas. E a gente gosta de (quase) todas. Tanto que decidimos dar uma olhada nas peruas mais bacanas que estão à venda no GT40 e trazer para vocês. E, como de costume, há um pouco de tudo – das colecionáveis nacionais às super peruas europeias.
Como de costume, é importante reforçar que esta é uma situação diferente das listas de anúncios de pessoa física, que seguem uma ordem cronológica: escolhemos a dedo os carros desta lista, e todos são interessantes em nossa opinião – há uma razão por trás de cada escolha. E vale lembrar que alguns modelos podem estar um pouquinho abaixo ou um pouquinho acima da faixa estabelecida – temos que ser flexíveis, não?
Entendido? Então, bora lá!
Começando com ousadia: que tal adotar uma Fiat Marea cinco-cilindros? Este exemplar foi fabricado em 2006, penúltimo ano de produção, e é uma HLX, versão topo-de-linha com motor 2.4 de cinco cilindros com cabeçote de 20 válvulas e 160 cv. O câmbio é manual e, segundo o proprietário, a perua rodou 88.000 km desde zero-quilômetro. Ele diz a manutenção geral está em ordem, com alguns detalhes de acabamento e reparos estéticos a fazer na Weekend. [highlight color=”eg. yellow, black”]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Está com (muito, mas muito) mais bala na agulha e quer uma super perua? Com a Audi RS6 Avant é difícil errar. Fabricada em 2015, ela é equipada com um V8 biturbo de quatro litros acoplado a uma caixa automática ZF de oito marchas, com tração integral. O conjunto é capaz de entregar 560 cv e levar os 1.950 kg do carro de zero a 100 km/h em 3,9 segundos, com máxima de 305 km/h. E ainda leva quatro pessoas com muito conforto (ou cinco com um pouco menos de conforto) e 565 litros de bagagem. [highlight color=”eg. yellow, black”]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
De acordo com o proprietário, que afirma ser seu segundo dono esta Belina I é uma sobrevivente. Nunca restaurada, ela possui marcas de uso na carroceria e no interior, mas parece muito íntegra e bem cuidada. Ele diz que está com o carro há três anos e que, neste meio tempo, manteve toda a manutenção em ordem e realizou alguns serviços, como a instalação de um lavador elétrico para o vidro dianteiro. [highlight color=”eg. yellow, black”]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Que tal uma perua “moderninha” e bem esperta? Esta Mini Clubman S, com motor 1.6 turbo THP de 175 cv, pode ser o que você procura. O dono diz que o carro, com seus 59.500 km rodados, é revisado a cada seis meses em oficina especializada e sempre abastecido com gasolina Podium; tem o óleo trocado a cada 5.000 km e está com pneus Yokohama Advan Neova ainda muito novos. [highlight color=”eg. yellow, black”]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
A Parati Surf foi uma série especial da perua VW voltada ao público jovem, lançada em 1995. Segundo o proprietário, este exemplar está totalmente original, incluindo os adesivos nas laterais, rodas, estofamento, acabamento interno e externo e pintura. O motor é um AP 1.8 movido a etanol, com 88 cv, e este exemplar não foi equipado com ar-condicionado ou direção hidráulica, que eram opcionais na época. [highlight]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Esta outra Parati quadrada não é original, mas é bem interessante: trata-se de uma Parati S 1985 caracterizada como GT, com direito a acabamentos originais VW, dois jogos de rodas “Snowflake”, sendo um de 17” e o outro de 14”, motor AP 1.8 a álcool, todo refeito com peças novas, bancos Recaro genuínos e painel de instrumentos original do Gol GT, incluindo cluster e volante.[highlight color=”eg. yellow, black”]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Se você curte a Belina mas prefere o estilo mais retilíneo da segunda geração, talvez vá curtir este exemplar. Trata-se de uma Ford Belina II 1978, segundo ano do modelo, ainda com motor 1.4 de 72 cv e origem Renault. De acordo com o anunciante, a perua jamais foi restaurada e tem, de fato, 79.500 km rodados. O anúncio também diz que a Belina tem placa preta, certificado de originalidade e que está com mecânica, funilaria e elétrica em ordem. [highlight color=”eg. yellow, black”]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Visual elegante, motor 1.8 com turbo, injeção direta, 184 cv e 27,5 mkgf de torque, câmbio automático de sete marchas e tração traseira. Estes são os predicados desta perua C200 Touring fabricada em 2010 que, de acordo com seu proprietário, tem pouco mais de 57.000 km rodados e muito chão ainda para rodar. Clique para ver o anúncio.
Por mais que a descrição deste anúncio não diga muita coisa, nos parece um exemplar em estado de conservação honesto. Esta Caravan vermelha fabricada em 1986 é, de acordo com o anunciante, da versão básica L, com motor seis-cilindros de 4,1 litros e câmbio manual. Não fica claro se houve restauração ou se o exemplar é um survivor, mas o preço é interessante de todo modo. [highligh]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Segundo o proprietário, esta rara Parati GTI 16v G3 está muito bem conservada, com mecânica, elétrica e suspensão (que é ajustável do tipo coilover) em ordem. O dono também diz que a perua traz todos os equipamentos de fábrica, como freios ABS, airbags dianteiros e ar-condicionado, em perfeitas condições. O motor 2.0 16v de 143 cv não foi modificado. [highlight color=”eg. yellow, black”]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Ainda há boas representantes entre as peruas que não são de luxo: o Golf Variant, por exemplo, tem estilo sólido e um bom conjunto mecânico – especialmente nos exemplares anteriores ao ano/modelo de 2017, que ainda vinham com câmbio de dupla embreagem e suspensão traseira do tipo multilink. O motor é o já conhecido 1.4 TSi de 140 cv. E a perua, com 79.000 km rodados, ainda está na garantia até maio de 2019. [highlight]Clique pra ver o anúncio.[/highlight]