ha alguns dias perguntamos a nossos leitores quais eram as piores geraçoes de alguns de seus carros favoritos afinal nao da para ser brilhante o tempo todo praticamente qualquer carro por mais adorado e emblematico que seja tem uma geraçao ruim ou ao menos nem tao boa assim ou ate mais de uma pegue o dodge charger que foi a nossa sugestao por exemplo nos anos 1980 ele virou um hatch de traçao dianteira com motor de 140 cv tamanho compacto e visual oitentista talvez ate pudesse ser um carro bacaninha mas jamais poderia ser chamado de dodge charger o carro nao agradou os fas do muscle car e foi um fracasso entre os entusiastas embora tenha ate vendido bem para pessoas normais se e que voce entende a primeira parte da lista com as sugestoes de voces pode ser conferida aqui a segunda voce confere agora vamos ver de que outras decepçoes leves moderadas e fortes os leitores lembraram lancia delta 2008 2014 esta aqui e especialmente triste a terceira e ultima geraçao do lancia delta lançado em 2008 e produzido ate 2014 serio ja faz tres anos mas vamos fazer um minuto de silencio o hatchback em nada lembra o classico que nas decadas de 80 e 90 tornou se o modelo que mais venceu titulos no wrc o campeonato mundial de rali seis deles de 1987 a 1993 em sequencia aquele tinha desenho de giorgetto giugiaro motores turbinados de dois litroso com comando duplo no cabeçote e 215 cv e claro traçao integral foi o carro que emprestou seu nome sua imagem e sua semelhança ao monstruoso prototipo lancia delta s4 que tinha um turbo e um compressor mecanico no motor central traseiro [youtube id= enrtqjozwj4 width= 620 height= 350 ] que tal um detox na verdade podemos dizer que a segunda geraçao ja nao era tao legal quanto a primeira apesar de manter suas formas basicas lançado em 1993 mesmo ano em que o delta deixava o wrc o carro tinha menos compromisso com desempenho e mais compromisso com conforto pois sua imagem ja nao era associada as competiçoes e a propria lancia havia abandonado o wrc cronologicamente o delta de terceira geraçao era correto pois era baseado na platafoma do fiat bravo assim como o anterior era feito sobre o tipo e o primeiro de todos sobre o fiat ritmo mas isto era so em vez de aplicar uma personalidade mais esportiva o delta mk3 era mais voltado ao luxo o carro era visualmente pesado com uma grande grade cromada e uma traseira que tentava emular de algua forma uma carruagem repare como os para lamas traseiros sao sinuosos e as lanternas acompanham seu motor mais potente era um 1 8 turbo de 200 cv e nao havia versao de traçao integral e como o fiat bravo nunca foi um carro brilhante o delta tambem nao era foi um fim simbolico depois que o delta saiu de linha a lancia passou a contar apenas com o ypsilon em sua linha e o compacto derivado do fiat 500 que parece um deltinha sequer e vendido fora da italia quando ele deixar de ser produzido e adeus lancia jeep cherokee 2014 atualmente um jeep e um jeep e todo jeep e um carro minimamente competente mesmo o jeep renegade que e pouco mais que um fiat 500x com carroceria de jeep consegue se virar em uma trilha leve se tiver traçao integral e o motor mais potente no caso do brasil o 2 0 turbodiesel de 170 cv com o atual cherokee nao e diferente exceto pelo fato de que o mesmo o novato renegade consegue ter mais cara de jeep do que ele e pensando por este lado renegado mesmo e o cherokee ha um bom motivo para isto o primeiro cherokee lançado la em 1974 era simplesmente uma versao de duas portas do jeep wagoneer que por sua vez era uma perua construida sobre a plataforma do jeep original ou seja era um wagoneer duas vezes mais cool e nao voce nao vai discordar a segunda geraçao do cherokee abandonava a carroceria sobre chassi e apostava na construçao monobloco nao ha mal nenhum nisso em si vide o lada niva que introduziu o conceito de off roader monobloco em 1977 mas ainda era quadradao e masculo parecia um grand cherokee em miniatura de fato e sem duvida era tao capaz quanto um de encarar a ausencia de pavimento as geraçoes seguintes terceira e quarta assumiram um pouco da vocaçao pratica destes carros andar na cidade mas tambem tinham cara de jeep o atual cherokee fez mais do que romper o visual tradicional de um jeep alem de abandonar as linhas retas e se assumir aerodinamico o cherokee sequer tem a estrutura visual tradicional de um automovel seguindo uma tendencia recente de design ele deixa de lado as formas antropomorficas que posicionam os elementos da dianteira de acordo com os elementos do rosto humano onde os farois seriam os dois olhos o emblema seria o nariz e a grade seria a boca em vez disso a jeep decidiu simplesmente pelo design que achava mais bonito e pratico independentemente de nao enxergarmos um rosto na dianteira dentro do grupo fca a picape fiat toro faz a mesma coisa fora dele os citroen recentes tem sido desenhados assim com isto o cherokee pode nao ser um jeep ruim para sua proposta ele continua competente no entanto se fosse por opçao dos fas mais tradicionais ele certamente teria menos cara de carro conceito mercury cougar 1998 2002 o mercury cougar era o primo rico do ford mustang lançado em 1967 visava atender a quem queria um muscle car e um carro de luxo ao mesmo tempo mas so tinha uma vaga na garagem desta forma ele usava a mesma plataforma parte dos paineis da carroceria e os mesmos motores do mustang porem estava disponivel apenas como hardtop ou conversivel tinha uma dianteira mais sofisticada e acabamento superior ele pode nao ter se tornado um icone entre os muscle cars mas ate 1973 manteve se fiel a formula ai veio a crise do petroleo e o mustang virou aquilo o que a mercury divisao de luxo da ford fez migrou o nome cougar para a plataforma do ford torino que mantinha as proporçoes e ao menos parte da essencia do original a partir da decada de 80 e que começou a morte lenta primeiro o cougar adotou visual extremamente inflado dividindo sua plataforma com o igualmente mutilado thunderbird ao menos ele tinha traçao traseira e entao em 1998 veio isto este e o mercury cougar de oitava geraçao fabricado ate 2002 desenvolvido na europa ele utilizava a plataforma do ford mondeo e tinha como maior opçao de motor um v6 duratec de 2 5 litros e 170 cv para um carro nascido do ford mustang ser o cupe de um seda medio europeu com traçao dianteira era literalmente o fim chevrolet camaro 1992 2002 antes de assumir o visual retro em sua quinta geraçao a exemplo do que o ford mustang fez em 2005 o chevrolet camaro passou por uma fase ruim diferentemente do mustang ii o camaro ii ate que era um carro legal com desenho criativo especialmente na identidade visual da dianteira com a enorme grade entre dois pequenos para choques e dotado de motores v8 o camaro de terceira geraçao apesar de retilineo e hatchback tambem foi melhor aceito que o mustang correspondente o fox body a fase ruim do camaro veio em 1992 com o lançamento da quarta geraçao por conta de suas formas aerodinamicas e quase futuristas o quarto camaro costuma ser comparado aos esportivos japoneses da epoca exceto que ainda tinha um v8 de 280 cv uma potencia razoavel para 25 anos atras em 1998 a chevrolet reestilizou a dianteira substituindo os quatro farois recuados que ainda eram uma forte ligaçao com os anos 80 por peças de formato meio indefinido com grossas lentes de acrilico ha quem compare a frente do camaro desta epoca ao focinho de um bagre e bem vendido ate 2002 o camaro de quarta geraçao precedeu um hiato de oito anos na linhagem neste meio tempo a chevrolet conseguiu trazer de volta o espirito do camaro original aperfeiçoando a receita na sexta e atual geraçao honda civic nona geraçao a principio nao colocariamos o honda civic de nona geraçao nesta lista no entanto percebemos que a maioria dos leitores levou a premissa da questao de uma forma um tanto mais flexivel queremos dizer que o honda civic de nona geraçao nao era um carro ruim mas que tendo em vista a geraçao que veio antes e a atual e nitido que o civic vendido entre 2012 e 2016 estava aquem do esperado a evoluçao do honda civic e marcada por uma caracteristica marcante a cada duas geraçoes ele se reinventa repare como em relaçao a geraçao anterior o oitavo honda civic conhecido como new civic lançado em 2007 foi um carro revolucionario em termos de design assumindo uma identidade visual futurista e o ja iconico painel digital de dois andares a nona geraçao nao apesar de manter as linhas gerais o civic lançado em 2012 parecia ter menos personalidade nao era um carro ruim na verdade continuava sendo um dos melhores do segmento mas na rua era so mais um mas era claramente inferior ao antecessor no acabamento interno e no isolamento acustico e seu visual ja nao era mais tao inovador quanto o new civic e os fas sentiram a mudança incluindo nesta os entusiastas que perceberam que o honda civic si coupe com motor de 2 4 litros nao era um carro tao especial quanto o si da oitava geraçao girava menos tinha suspensao mais alta e macia e comportamento mais subesterçante uma pena com a decima geraçao o civic se reinventou mais uma vez assumindo um visual mais agressivo e imponente e apostando nos turbocompressores e refinando sua rodagem e seu acabamento chevrolet vectra este e um caso endemico do brasil mas e legitimo isto porque em 2005 o idolatrado chevrolet vectra b saiu de linha desde seu lançamento ele foi aclamado por seu design acertadissimo ha quem diga que e atemporal pelo seu comportamento dinamico pelo bom espaço interno e pela confiabilidade do conjunto mecanico mesmo as versoes com cabeçote de 16 valvulas tem boa reputaçao entre seus admiradores que so nao falam mais do motor quase c20xe porque os espelhos retrovisores que brotam do capo roubam sua atençao e sao bonitos mesmo cara quando veio o substituto os mais entendidos ficaram decepcionados isto porque o novo vectra lançado em 2006 era na verdade a versao seda o astra vendido na europa que pertencia a um segmento inferior ao do vectra no velho mundo com isto o vectra perdeu em refinamento e acabamento embora seu porte nao tenha mudado muito alem disso os motores ainda eram derivados do familia ii que equipava o monza desde o inicio dos anos 1980 novamente e pela ultima vez neste caso nao se trata de qualidade o vectra era um bom carro so nao era um vectra os motores 2 0 e 2 4 eram antiquados sim mas tambem eram confiaveis e o consumo de combustivel era tido como consequencia natural pelo grande deslocamento dificilmente voce vai ver o dono de um vectra reclamando de verdade do valor no posto e nao da para dizer que nao sao carros duraveis e valentes
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