os alemaes sao conhecidos por seu capricho e sua precisao e nao e diferente no mundo dos carros — nao se fala em engenharia alema o tempo todo a toa e tambem nao nos referimos apenas as fabricantes de automoveis mas tambem as preparadoras ainda que dependendo da extensao das modificaçoes algumas preparadoras se tornem fabricantes como a ruf sabendo disso decidimos perguntar qual e a preparadora alema mais fodastica de todas nossa sugestao so para começar a brincadeira foi a ac schnitzer especializada em bmw mini e land rover obviamente voces deram varias outras sugestoes bacanas vamos conferir algumas delas agora sem esquecer que esta e so a primeira parte hartge [youtube id= 3e9gktodp8u width= 620 height= 350 ] a hartge surgiu em 1971 quando os irmaos herbert e rolf hartge que eram competidores nas categorias de turismo alemas da epoca decidiram levar sua experiencia nas pistas para os carros de rua enquanto seus bmw 2002 preparados competiam em subidas de montanha e ralis sua oficina em merzig no oeste da alemanha preparava os carros de rua com deslocamento ampliado carburadores maiores comandos mais agressivos e suspensao preparada entre outras melhorias em 1974 a hartge mudou se para a cidade vizinha de beckingen onde permanece ate hoje [youtube id= 1mdz9u_rxhg width= 620 height= 350 ] hoje em dia a hartge concentra suas modificaçoes nos sistemas eletronicos dos carros reprogramando a central eletronica para extrair mais potencia de qualquer motor da linha atual da bmw e quando necessario alterando componentes mecanicos para adequar se a nova cavalaria no entanto antigamente a preparaçao era muito mais mecanica aumentava se o deslocamento dos motores; trocava se cabeçotes pistoes bielas e sistemas de injeçao e o resultado era quase sempre surpreendente — o serie 6 acima por exemplo teve o deslocamento ampliado de 3 2 para 3 5 litros e de 197 cv passou a entregar 290 cv nada mau hein desde 1985 a hartge e considerada nao apenas uma preparadora mas tambem uma fabricante de automoveis sendo assim voce pode ir ate la a pe e sair com um bmw hartge novinho em folha oettinger mini aula de alemao quando nao se deseja ou nao se pode usar o trema a o u ao escrever uma palavra coloca se a letra e a frente da vogal nurburgring por exemplo vira nuerburgring como esta escrito no endereço do site oficial do circuito e por isso que a preparadora fundada pelo alemao michael ottinger em 1951 se chama oettinger — para tornar mais facil a escrita e pronuncia em outros idiomas no entanto ao ser fundada a oettinger se chamava okrasa que era uma sigla para oettinger kraftfahrtechnischespezial anstalt ou oettinger componentes automotivos especiais voce ja deve ter ouvido falar no kit okrasa para o fusca que transformava o besouro em um verdadeiro demonio [youtube id= z7q iu0vqlg width= 620 height= 350 ] os kits eram conhecidos como ts 1200 e tsv 1300/30 o primeiro consistia em novos cabeçotes mais baixos para aumentar a taxa de compressao de 6 1 para 7 5 1 e um par de carburadores solex 32pbic os mesmos usados no porsche 356 na epoca; alem de opcionais como filtro de ar fram e radiador de oleo este desenvolvido pela propria okrasa o famoso fusca okrasa de luiz salomao o saloma o tsv 1300/30 era o mais popular e mais completo pois alem de oferecer todos os itens do primeiro kit tambem vinha com um novo virabrequim feito de cromo molibdenio e desenhado para aumentar o curso dos pistoes de 64 para 69 5 mm o resultado era um aumento no deslocamento para 1 295 cm³ ou 1 3 litro que aumentava a potencia de 36 para 48 cv pode nao parecer muito mas a gente esta falando de um fusca quem ja guiou um fusca fuçado sabe a diferença que 10 ou 15 cv fazem freios maiores e suspensao preparada tambem ajudam claro [youtube id= pdv0vistad4 width= 620 height= 350 ] o caso e que hoje a okrasa se chama oettinger sportsystems e apesar do novo nome eles continuam especialistas em modificar os carros da vw sua especialidade e o motor tsi da volks nas versoes mais potentes o 2 0 turbo passa a entregar 400 cv graças a um turbocompressor maior uma reprogramaçao na ecu e a troca de alguns componentes internos no brasil a oettinger oferece um pacote que aumenta a potencia do motor 1 4 tsi encontrado no golf de 140 cv para 170 cv; e outro para o jetta que eleva a potencia do 2 0 tsi de 211 cv para 250 cv no caso do golf o tempo de aceleraçao ate os 100 km/h baixa de 8 4 s para 8 1 s enquanto o jetta passa a acelerar ate os 100 km/h em 6 8 segundos alem disso sao oferecidas alteraçoes esteticas novas rodas de 19 polegadas body kit com splitter frontal difusor traseiro e aerofolio e um novo sistema de escape se quiser voce tambem pode comprar um golf ou um jetta novos ja com as modificaçoes da oettinger lorinser voce certamente conhece a amg e a brabus vamos falar dela daqui a pouco mas ja ouviu falar na lorinser bem talvez ja mas e menos provavel a lorinser foi fundada pelo mecanico erwin lorinser no dia 1º de março de 1930 como uma oficina independente com o passar dos anos no entanto a companhia começou a se especializar nos veiculos da mercedes benz foi natural que a lorinser se tornasse uma oficina exclusiva para os modelos com a estrela no capo mais ainda que passasse a nao apenas consertar e reparar carros mas tambem a melhora los assim em 1976 foi fundada a lorinser sports service que tornou se uma companhia independente em 1981 alem de modificaçoes esteticas as preparaçoes da lorinser sao focadas em amentar a potencia dos motores na medida certa trocando coletores de admissao e escape por exemplo o foco principal eram mudanças na suspensao e nos freios itens de acabamento e a instalaçao de kits aerodinamicos a verdade e que sao um tanto escassas as informaçoes a respeito dos kits mais antigos da lorinser por outro lado da uma olhada nestas fotos que encontramos mostrando alguns clientes satisfeitos john watson alain prost walter rohrl e nigel mansell ao lado de seus mercedes lorinser com o passar dos anos a lorinser ficou mais radical o lorinser s550 de 2006 tinha um v8 com nova ecu coletores de escape e admissao menos restritivos e diversas melhorias na transmissao e no cambio a potencia aumentava de 387 cv para 430 cv hoje a lorinser oferece kits para praticamente todos os modelos da mercedes benz e tambem para os minicarros da smart brabus na decada de 1970 um jovem chamado bodo buschmann era um jovem apaixonado pela porsche — e filho do dono de uma concessionaria mercedes benz em bottrop no oeste da alemanha ajudando o pai no negocio bodo sempre estacionava seu 911 ao lado do mercedes dele so que o velho nao gostava muito da situaçao e um dia perdeu a cabeça dizendo que o rapaz so poderia estacionar na frente da concessionaria quando seu carro tambem fosse um mercedes benz bodo comprou um mercedes benz e mais do que isto decidiu modifica lo pois achava o w116 — primeira geraçao do classe s e topo de linha da marca — careta demais e pior era mais lento que o 911 as modificaçoes ficaram tao bacanas que bodo buschman decidiu transformar aquilo em um negocio depois de convencer seu pai a deixa lo usar parte da oficina ele so precisava de um socio — algo exigido pelo governo alemao para o tipo de empresa que ele queria abrir e ele logo encontrou um seu amigo de universidade klaus brackman o nome da empresa brabus gmbh surgiu da uniao da primeira silaba dos sobrenomes de ambos brackman e buschmann mas brackman logo foi demitido — ele nao tinha interesse em continuar no negocio e so cedeu seu nome para ajudar o amigo [youtube id= 0ox3zvhsnig width= 620 height= 350 ] o primeiro grande sucesso da brabus foi a geraçao seguinte do classe s a w126 com um vv12 de seis litros e 300 cv a 5 000 rpm e 46 4 mkgf de torque a 3 750 rpm o carro chegava aos 100 km/h em 6 8 segundos a partir dai a brabus foi desenvolvendo outros kits para outros modelos hoje sua reputaçao e a de uma das preparadoras mais insanas do mercado nao e para menos dizem que seus motores v12 biturbo com mais de 800 cv e 100 mkgf de torque sendo modestos sao capazes de girar a terra ao contrario leia a historia completa da brabus aqui dauer pensamos em nao incluir a dauer nesta lista por uma razao simples seus carros preparados nao eram modelos de rua cujos donos queriam uma dose extra de pimenta e sim carros de corrida convertidos para uso nas ruas no entanto como algumas preparadoras ja citadas por nos e por voces começaram nas pistas nos demos ao luxo de abrir uma exceçao ate porque a dauer nao escolheu qualquer carro para usar como base — eles ja foram direto para o insano porsche 962 a dauer foi uma equipe de corrida fundada em 1987 pelo ex piloto alemao jochen dauer no entanto com resultados pouco expressivos naquele fim de decada a dauer decidiu mudar o foco nos anos 1990 aproveitando que a porsche começou a ceder seus antigos 962 de competiçao para empresas que desejassem transforma los em carros de rua a dauer logo tratou de garantir sua parte e decidiu transforma lo em um superesportivo ainda mais rapido que o carro de corrida original o carro utilizava o mesmo flat 6 de tres litros biturbo que havia ajudado o 962c em suas vitorias os cabeçotes refrigerados a agua estavam la bem como os dois turbocompressores kuhnle a maior diferença era a ausencia dos restritores de potencia que limitavam a potencia do carro de corrida a 650 cv no modelo de rua eram 730 cv somos caras flexiveis — se a dauer preparou o 962 de corrida para as ruas podemos encontrar um lugar nesta lista para ela [youtube id= vvbqjgh9ti4 width= 620 height= 350 ] o chamado dauer 962 le mans obvia homenagem a corrida que transformou o 962 em um mito foi apresentado no salao de frankfurt de 1993 quase que imediatamente a porsche procurou a dauer a fim de propor uma parceria e colocar o carro de volta as pistas mas nao parou por ai e negocio deu relativamente certo e permitiu que em 1997 jochen dauer comprasse os direitos sobre o nome e todo o ferramental que restada da bugatti que havia pedido falencia naquele ano com isto em 2001 a dauer apresentou uma versao ligeiramente atualizada do eb110 o antecessor do veyron que teve cinco unidades produzidas koenig nao a koenig nao tem nada a ver com os amortecedores konig ou os hipercarros suecos da koenigggsssegggggggg trata se de uma preparadora alema fundada em 1974 que ficou famosa por modificar aqueles carros que de acordo com alguns de seus admiradores sao perfeitos as ferrari o primeiro kit da koenig foi disponibilizado para a ferrari 365 gt4 bb que era dotada de um flat 12 de 4 4 litros e 344 cv seu modelo mais famoso no entanto veio nos anos 1980 — quando a koenig ja era reconhecida como uma fabricante de automoveis a koenig competition baseada na ferrari testarossa alem do kit aerodinamico exagerado tipico da decada de oitenta a koenig competition recebeu nao um mas dois turbos em seu flat 12 assim o motor de 4 9 litros que entregava 396 cv e 49 9 mkgf de torque passou a entregar 700 cv e 70 3 mkgf de torque — recebendo e claro outras melhorias novo sistema de escape sistemas de lubrificaçao e arrefecimento otimizados um par de intercoolers e sistema de injeçao retrabalhado achou 700 cv pouco ainda era possivel optar pelo kit evolution que com mais pressao nos turbos fazia com que o flat 12 entregasse 1 000 cv e 95 8 mkgf — potencia no nivel dos hipercarros atuais visualmente o carro mudava bastante e perdia os farois escamoteaveis em alguns casos e ganhava novas entradas de ar para lamas alargados e enormes aparatos aerodinamicos — receita que foi tambem utilizada carros de outras marcas como porsche jaguar e lamborghini [youtube id= xfxory4x8hy width= 620 height= 350 ] a testarossa no entanto e o modelo mais famoso e bem sucedido da preparadora — teve 12 unidades produzidas hoje em dia a companhia se foca em reprogramaçoes de ecu e sistemas de escape feito sob medida para carros de diversas marcas mas e dos exagerados esportivos dos anos 1980 qu e todos lembram ao falar da koenig
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.