Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Volvo V90 aparece em fotos oficiais antes do lançamento
Estas são as primeiras imagens oficiais da nova perua Volvo V90 — que não deveriam estar publicadas, pois o lançamento será somente no próximo dia 18, mas você sabe como são os segredos na internet — e elas mostram que o V90 levou para a linha de produção os melhores elementos de design do conceito como a linha de cintura e, claro, as lanternas traseiras. A dianteira, como já era de se esperar, é idêntica à do S90.
A perua é o terceiro modelo da família que habita o topo da linha da Volvo. Como o XC90 e o S90, ela é baseada na plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), e por isso ela deverá usar o mesmo powertrain/drivetrain dos irmãos, a família Drive-E, baseada no motor 2.0 de quatro cilindros. Seus nomes descrevem a faixa de potência: a T5 é um turbo com 245 cv, a T6 usa turbo + compressor e tem cerca de 306 cv, e a T8 usa o powertrain híbrido com 400 cv.
O câmbio será o Aisin de oito marchas que equipa o XC90 e a tração deverá ser integral ao menos nos modelos T6 e T8 — com a possibilidade de haver uma versão de entrada T5 com tração dianteira. Além disso, é provável que mais adiante a V90 ganhe uma versão esportiva Polestar, provavelmente com o powertrain T8.
BMW revela seu novo modelo topo de linha, o 760i xDrive
A BMW revelou nesta sexta-feira (12) seu novo modelo topo de linha, o 760i xDrive. Ele deverá estrear somente no Salão de Genebra, no começo de março, e terá um pacote aerodinâmico com para-choques mais agressivos na dianteira e um spoiler traseiro. Além disso, ele também terá escape esportivo e rodas exclusivas de 20 polegadas com pneus Michelin Pilot Super Sport.
Por que tudo isso? Porque ele será equipado com um V12 biturbo de 6,6 litros preparado pela M Performance para produzir 608 cv e 81,4 mkgf. Essa potência passará pelo câmbio automático de oito marchas que liga o motor ao sistema de tração integral com distribuição de torque maior na traseira e poderá levar o super sedã aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos antes de chegar aos 250 km/h com o limitador eletrônico — ou a 305 km/h se o comprador optar pelo pacote M Sport.
Por dentro ele terá volante esportivo de três raios, pedais de aço inoxidável e soleiras iluminadas. Pelo jeito ele será um M7 “envergonhado”, digamos, pois todos os elementos necessários para fazer um super-sedã estão ali — incluindo a suspensão a ar recalibrada e emblemas V12 colados na carroceria. Ah, ele também terá esterçamento nas rodas traseiras para auxiliar as manobras.
McLaren 650S GT3 quebra o recorde de Bathurst
Talvez você não saiba, mas o McLaren 12C GT3 é o recordista de Nürburgring no circuito completo, que une o Nordschleife e o traçado GP — nós já falamos do recorde neste post —, e agora seu sucessor acaba de conquistar mais um recorde em um dos circuitos mais desafiadores do planeta.
No último fim de semana, o piloto neozelandês Shane van Gisbergen levou o McLaren 650S GT3 à vitória das 12 Horas de Bathurst e na classificação para a corrida cobriu os 6,12 km do circuito australiano em impressionantes 2:01,286. O tempo é dois segundos inteiros mais baixo que o recorde anterior, estabelecido pelo próprio van Gisbergen com um 12C GT3 em 2014. A volta completa em Mount Panorama você pode conferir no vídeo acima.
Chevrolet oferece pacote de pista 1LE para Camaro V6 ou V8
A Chevrolet lançou nesta semana o pacote 1LE para a nova geração do Camaro. O pacote consiste em uma série de upgrades mecânicos voltados para uso em pista, e agora está disponível tanto para a versão V8 quanto para a V6.
No V6 o pacote 1LE adiciona a suspensão FE3, com barras estabilizadoras, amortecedores e buchas do subchassi traseiro do Camaro SS, freios Brembo com pinças de quatro pistões na dianteira, diferencial mecânico com deslizamento limitado, sistema de combustível de alta carga do Camaro SS e rodas de liga leve de 20 poleadas com pneus Goodyear Eagle F1 nas medidas 245 na dianteira e 275 na traseira.
No Camaro SS o pacote é ainda mais recheado: a suspensão é a FE4, com amortecedores magnéticos e conjunto de barra estabilizadora e molas específicos do sistema Magnetic Ride; diferencial eletrônico do Corvette, pinças de freio Brembo com seis pistões e discos de 370 mm, e rodas de 20 polegadas de alumínio forjado, calçadas em pneus Goodyear Eagle F1 Supercar com 285 mm na dianteira e 305 mm na traseira.
Em ambas as versões o pacote também inclui radiadores redimensionados para o motor, diferencial e câmbio, volante de camurça, câmbio de curso curto (todos os 1LE têm câmbio manual) e escape de dois modos. Visualmente o pacote 1LE é identificado pelo capô preto fosco, pelo enorme splitter frontal e pelo spoiler traseiro. O V6 também pode ser pintado na cor Nuclear Green e perde as luzes de LED dianteiras para melhorar o fluxo de ar para arrefecimento.
Ainda não foram divulgados os preços, mas o pacote 1LE deve custar em torno de US$ 3.500 — o que faria o V6 1LE custar perto de US$ 30.000.
Mercedes revela lancha inspirada no AMG GT3
A Mercedes -AMG se uniu à equipe Cigarette Racing para criar uma lancha offshore inspirada pelo AMG GT3 de corridas. As duas empresas já haviam se unido anteriormente para criar a Black Series 50′ Marauder Cigarette, inspirada no C63, e a 50 Marauder GT S, inspirada o AMG GT S.
O modelo deste ano é batizado “Cigarette Racing Team 41′ SD GT3, e é movido por um par de motores Mercury Racing de 1.115 cv que levam a lancha à sua velocidade máxima de 100 mph (160 km/h) em questão de segundos. Como seu nome indica, trata-se de uma embarcação de 41 pés (12,5 metros) com 9.071 kg. Além da pintura, a cabine também foi inspirada pelo AMG GT3, e usa couro com tratamento marítimo.
O preço do barco não foi revelado, mas considerando os US$ 1,2 milhão cobrados pelo 50 Marauder GT S de 2015, não espere nada abaixo disso.