na ultima sexta feira 17 a morte voltou a assombrar a formula 1 levando consigo o jovem piloto frances jules bianchi membro da academia de jovens talentos da ferrari bianchi era uma das grandes promessas de sua geraçao e seria o substituto de kimi raikkonen quando o contrato do finlandes com a scuderia chegasse ao fim apesar de pilotar pela marussia uma das equipes nanicas que entraram em 2010 na f1 ele conseguiu um belo nono lugar no gp de monaco do ano passado tornando se o unico piloto a pontuar por estes times tao fracos triste coincidencia tambem foi no gp de monaco que seu tio avo lucien bianchi conquistou seu melhor resultado na categoria tambem no ano anterior a sua morte diferentemente de lucien contudo jules tinha uma carreira promissora pela frente dado que tinha apenas 25 anos infelizmente nao teve tempo e por isso nunca saberemos onde chegaria a carreira do jovem frances a historia da formula 1 em seus 65 anos tem varios pilotos que morreram antes de conquistar o que todos esperavam deles carreiras promissoras porem interrompidas por algo que sempre esteve e sempre estara correndo entre todos os carros e pilotos a morte veja a seguir os pilotos mais promissores que simplesmente nao tiveram tempo de chegar ao auge do mundial de f1 ricardo rodriguez ricardo rodriguez era irmao de pedro rodriguez piloto mexicano que correu na f1 entre 1963 e 1971 embora fosse mais novo que pedro ricardo entrou na formula 1 primeiro aconteceu em 1961 ricardo ja era um piloto consagrado de carros esporte quando recebeu um convite da ferrari para pilotar um de seus carros no gp da italia daquele ano ricardo entao com apenas 19 anos surpreendeu todos classificando se em segundo lugar durante a corrida ele chegou a disputar a liderança com phil hill e richie ginther tomando a dianteira varias vezes mas uma falha na bomba de combustivel o tirou da prova com o bom desempenho em sua corrida de estreia ele garantiu um cockpit da ferrari para a temporada de 1962 como era muito jovem e ainda um talento bruto que precisava refinar sua tecnica a ferrari o colocou para disputar somente algumas corridas como o gp da belgica onde chegou em quarto lugar e o gp da alemanha que terminou em sexto alem das corridas do calendario oficial ele tambem disputava os grandes premios extra campeonato como o gp de pau onde ficou em segundo lugar e o gp do mexico no circuito magdalena mixhuca ricardo era considerado world champion material uma expressao usada na f1 para potencial campeao do mundo mas seu destino foi escrito de forma mais tragica ricardo foi inscrito para correr com o lotus 24 de rob walker no primeiro dia de treinos para a corrida a suspensao traseira direita do lotus quebrou na perigosa peraltada e ricardo foi arremessado contra a barreira de proteçao morrendo na hora ele tinha apenas 20 anos e as decadas de 1960 e 1970 pela frente — e certamente rivalizaria com pilotos como jim clark graham hill jochen rindt emerson fittipaldi e talvez ate niki lauda considerando que teria 34 anos quando o austriaco apareceu em maranello françois cevert o frances françois cevert chegou a formula 1 em 1970 pela tyrrell substituindo johnny servoz gavin e dividindo a garagem da equipe com ninguem menos que o campeao jackie stewart no primeiro ano ainda com o march que a equipe usava cevert fez apenas um ponto mas manteve se proximo de stewart em praticamente todas as corridas seu primeiro ponto veio com um sexto lugar no gp da italia a ultima corrida da temporada no ano seguinte a tyrrell começou a construir seus proprios carros e cevert começou a ter um desempenho melhor chegando em segundo na frança e na alemanha atras somente de jackie stewart a primeira e unica vitoria que confirmou seu talento veio no gp dos eua no novo traçado de watkins glen cevert largou em quinto e stewart na pole mas assumiu a ponta na volta 14 quando os pneus de stewart começaram a se desgastar na metade da prova ele começou a ter os mesmos problemas de pneus que stewart e o carro começou a sair de frente jacky ickx chegou perto de passa lo mas o alternador do belga se soltou e literalmente furou o cambio da ferrari na ultima curva cevert passou por uma mancha de oleo rodou e bateu na barreira mas nao abandonou e continuou ate cruzar a linha com uma vantagem de 29 segundos com um segundo lugar na frança e na alemanha e um terceiro na italia cevert terminou a temporada de 1971 em terceiro lugar no mundial cevert tornou se o protegido de stewart que pretendia se aposentar no final de 1973 e passar o posto de primeiro piloto da equipe para o frances com a saida de stewart cevert teria suas chances de ser campeao ou ao menos disputar o titulo mas foi justamente na ultima corrida da temporada que a historia mudou durante a classificaçao no sabado de manha cevert estava brigando pela pole com ronnie peterson quando seu carro atingiu um ressalto ao lado da zebra nos esses uma subida com duas mudanças de direçao direita esquerda e alta velocidade no começo do dia jackie e cevert discutiam sobre a melhor marcha para fazer estas curvas — jackie usava a quarta trocando potencia por controle short shifting enquanto cevert usava a terceira para subir com o motor cheio e ter mais potencia [youtube id= i4bo74we5ak width= 620 height= 350 ] o carro deslizou para o lado direito onde passou sobre a poeira caracteristica do circuito e rodou antes de bater no guard rail do outro lado da pista a quase 90 graus levantando a barreira com a barreira levantada o carro passou por baixo dela e o guard rail se transformou em uma lamina que lacerou o corpo de cevert os socorristas segundo stewart nem se deram o trabalho de abrir seus kits de primeiros socorros cevert morreu na hora o frances teria sido o piloto principal da tyrrel em 1974 e tambem um dos favoritos ao titulo como emerson fittipaldi niki lauda e clay regazzoni jackie stewart desistiu de disputar a prova e se aposentou sem deixar um pupilo no time jose carlos pace pace conquistou somente uma pole position e teve apenas uma vitoria na categoria teve mais falta de sorte do que falta de tempo mas praticamente todos que o viram correr dizem que ele tinha chances de ganhar o titulo mundial de f1 caso nao tivesse embarcado em um aviao na noite de 18 de março de 1977 o brasileiro estreou na f1 em 1972 com um 16º lugar no gp da africa do sul em sua segunda corrida o gp da espanha terminou em sexto e pontuou pela primeira vez depois de passar os primeiros anos de sua carreira na surtees mais por fidelidade ao chefe do que pela competitividade dos carros pace foi para a brabham em 1974 foi na equipe de bernie ecclestone que pace teve a melhor fase de sua curta carreira com o novo bt44 projetado por gordon murray ele chegou em quinto no gp da italia com a melhor volta da corrida em monza e em segundo lugar no gp dos eua em watkins glen tambem com a volta mais rapida em 1975 veio a consagraçao pace chegou ao brasil com um carro equilibrado e bem acertado para a corrida em interlagos e faturou sua primeira e unica vitoria da carreira chegando a frente de emerson fittipaldi na primeira dobradinha brasileira na formula 1 [youtube id= jlikzci1o5s width= 620 height= 350 ] em 1977 pace havia se entendido com o novo motor e estreou no segundo degrau do podio do gp da argentina no brasil ele abandonou devido a um acidente e a terceira corrida na africa do sul — a mesma do acidente fatal de tom pryce — pace classificou em segundo mas terminou em 13º o gp da africa do sul foi o ultimo de pace apenas 13 dias depois ele e seu amigo marivaldo fernandes embarcaram em um monomotor que decolou do campo de marte em sao paulo no inicio de uma tempestade minutos depois o aviao bateu em uma arvore em mairipora na serra da cantareira matando os dois na hora [youtube id= nib3dedp8ei width= 620 height= 350 ] para quem o viu correr 1977 seria o ano em que pace finalmente tinha chances de ser campeao por sua pilotagem versatil e capacidade de pilotar praticamente qualquer tipo de carro — como provam tambem as corridas que venceu no brasil com carros de turismo — lhe renderam a alcunha de campeao mundial sem titulo ronnie peterson em meio a verdadeiras lendas como jackie stewart niki lauda e emerson fittipaldi ronnie peterson se destacou como um dos grandes nomes da formula 1 nos anos 1970 faturando dois vice campeonatos e um terceiro lugar mas justamente quando a lotus voltaria a ter um carro arrasador peterson ja nao estaria mais entre nos peterson entrou na f1 em 1970 por uma equipe independente chamada antique automobiles racing team com orçamento bastante limitado mesmo assim o sueco conseguiu se classificar para o gp de monaco sua primeira corrida em 12º e terminou a prova em um excelente setimo lugar na temporada seguinte peterson foi para a march onde conquistou cinco podios — quatro segundos lugares e um terceiro — e terminou a temporada como vice campeao atras de jackie stewart em 1973 peterson foi para a lotus onde encontrou o vencedor 72d e conquistou suas primeiras vitorias — uma delas no gp da italia que tirou de emerson fittipaldi a chance de ser campeao naquele ano depois disso emerson foi para a mclaren e peterson assumiu o posto de primeiro piloto mas so voltou a disputar o titulo novamente em 1978 que viria a ser sua ultima temporada naquele ano a lotus estreou o carro asa que tirava proveito do efeito solo e foi fundamental para a conquista do titulo de construtores e de pilotos mas que nao pode ser aproveitado por peterson na largada do gp da italia o antepenultimo da temporada os carros da quarta fila ainda estavam em movimento vindos da volta de aquecimento quando a luz verde acendeu peterson estava na terceira fila e foi passado por alan jones jacques laffite e john watson logo atras vinham jody scheckter e riccardo patrese que desviaram para a direita saindo da pista sheckter conseguiu voltar bem a frente do bolo mas patrese entrou na frente de hunt que desviou para a esquerda e bateu em peterson em seguida vittorio brambilla carlos reutemann hans joachim stuck patrick depailler didier pironi derek daly clay regazzoni e brett lunger tambem acabaram envolvidos no acidente [youtube id= 1wk7usuwpke width= 620 height= 350 ] a lotus de peterson bateu forte no guard rail pegou fogo e voltou arrastada para o meio da pista peterson ficou preso no carro em chamas mas foi socorrido por hunt regazzoni e depailler enquanto os fiscais de pista apagavam o fogo o sueco estava consciente mas tinha graves queimaduras nas pernas james hunt impediu que ele olhasse para os ferimentos a fim de evitar que peterson entrasse em panico naquele instante a maior preocupaçao dos socorristas foi atender vittorio brambilla que havia sido atingido na cabeça por uma roda peterson foi levado ao hospital e as radiografias apontaram sete fraturas em uma perna e tres na outra ele foi internado na uti enquanto os medicos decidiam quais fraturas seriam tratadas com mais urgencia durante a noite contudo peterson desenvolveu embolia gordurosa — uma embolia causada pela mistura de medula ossea com sangue que obstrui os vasos capilares leia a analise medica do acidente neste post no dia seguinte peterson teve falencia renal e morreu as 9 55 de 11 de setembro de 1978 o gp da italia continuou apos a transferencia de peterson e brabilla ao hospital mario andretti terminou a prova em sexto com a morte de peterson que era o segundo colocado no campeonato e o unico que poderia ser campeao alem de andretti o italo americano acabou conquistando o titulo mundial gilles villeneuve minha vida e feita de lembranças tristes olho para o passado e vejo meus entes queridos entre estes esta o rosto de um grande homem gilles villeneuve a citaçao e de ninguem menos que enzo ferrari leia mais aqui o homem que contratou gilles villeneuve para ser um dos grandes pilotos de f1 de todos os tempos gilles chegou no final de 1977 e ja no ano seguinte ganhou o posto de principal piloto da scuderia com a transferencia de niki lauda para a brabham o canadense era arrojado tecnico e veloz e por isso era a grande aposta da ferrari para continuar vencendo apos a saida de lauda em 1978 veio a primeira vitoria no gp do canada a ultima corrida de uma temporada irregular em 1979 gilles venceu tres vezes e chegou outras quatro em segundo lugar conquistando o vice campeonato mundial de pilotos e ajudando a ferrari a faturar o titulo de construtores — e tambem claro provando que tinha potencial para ser campeao apesar da irregularidade do carro nos anos seguintes gilles ainda conseguiu duas vitorias em monaco e na espanha e podios no canada e em san marino [youtube id= gspsttvlbb0 width= 620 height= 350 ] mas a historia do escolhido de enzo seria abreviada durante os treinos para o gp da belgica em zolder durante uma volta bastante arrojada para tentar tomar a 5ª posiçao de didier pironi seu colega de equipe villeneuve topou com jochen mass a uma velocidade muito mais baixa na entrada de uma curva a esquerda mass notou que villeneuve se aproximava e desviou para a direita para abrir passagem mas ao mesmo tempo villeneuve tambem tirou para a direita para realizar a ultrapassagem a ferrari acertou a traseira do march de mass e levantou voo sendo arremessada por 100 metros a cerca de 225 km/h e caindo de bico villeneuve foi atirado para fora do carro e voou por mais 50 metros e sofrendo uma fratura fatal no pescoço ele foi declarado morto naquela noite stefan bellof o gp de monaco de 1984 nao foi especial somente pela demonstraçao de talento puro de ayrton senna logo atras dele e tao rapido quanto estava uma outra grande promessa da formula 1 o alemao stefan bellof — o rival que senna nao teve assim como senna bellof era um estreante na temporada de 1984 os dois chegaram a fazer testes juntos no começo da temporada; depois senna foi para a toleman e bellof conseguiu um assento na tyrrell o tyrrell 012 era o unico carro aspirado das equipes maiores e os grids eram limitados a 20 carros bellof conseguiu classificar se em 20º mas nao tinha muitas expectativas para um gp de monaco partindo da ultima posiçao do grid com um carro 150 cv mais fraco que o resto do grid mas entao veio a chuva e os carros ficam nivelados por baixo depois de passar ileso por um acidente que envolveu os tres carros logo a sua frente bellof ultrapassou sete carros e acabou em 10º lugar atras de senna enquanto senna escalava posiçoes em seu toleman bellof ia atras com seu tyrrell preto na volta 31 senna estava em segundo a sete segundos de prost e bellof em terceiro a 13 segundos de senna quando jacky ickx o diretor da prova decidiu interrompe la devido a chuva [youtube id= anmwwjj7p1k width= 620 height= 350 ] apesar do desempenho brilhante com um carro inferior a fia constatou uma serie de irregularidades na alimentaçao do tyrrel t012 e desclassificou bellof e brundle de todas as corridas da temporada anulando todos os resultados obtidos pela dupla na temporada seguinte bellof continuou na tyrrel e pontuou no gp de portugal vencido por senna com um sexto lugar conseguido mesmo sem a asa dianteira e um quarto lugar no gp dos eua seu melhor resultado oficial — onde bellof correu sem a parte frontal da carenagem [youtube id= bcq 8_atrwy width= 620 height= 350 ] no fim daquele mesmo ano 1985 bellof pilotava um porsche 956 nos 1000 km de spa quando tentou uma ousada ultrapassagem sobre o 962 de jacky ickx na eau rouge na manobra o alemao tocou a traseira de ickx e acabou perdendo o controle do carro acertando em cheio uma das barreiras de proteçao o carro pegou fogo e bellof agonizou por quase 10 minutos antes de ser removido dos destroços no hospital 50 minutos depois ele foi declarado morto apesar do desempenho brilhante em monaco a desclassificaçao de seu unico podio fez seu nome acabar esquecido da formula 1 [youtube id= 2sp_f66nb6q width= 620 height= 350 ] ken tyrrell chefe de bellof em sua equipe disse que o alemao iria para a ferrari em 1986 algo que schumacher faria dez anos depois — com um resultado que todos nos conhecemos muito bem onde ele teria chegado quem responde e gerhard berger bellof tinha tudo para ser campeao talvez varias vezes ele seria o grande rival de senna caras como ele nao aparecem todos os dias ele era mesmo especial jochen rindt o austriaco jochen rindt deu uma previa do que seria capaz na f1 em 1966 quando terminou a temporada em terceiro lugar no campeonato de pilotos ainda pela cooper nos anos seguintes 1967 e 1968 seu desempenho nao foi dos melhores terminando o campeonato em 11º e 12º respectivamente em 1969 rindt foi para a lotus e ali ele teve a chance de mostrar a todos o seu potencial na primeira temporada mesmo com seis abandonos e sem disputar o gp de monaco ele ficou em quarto lugar no mundial depois de vencer no gp dos eua um segundo lugar na italia um terceiro no canada e um quarto na inglaterra na epoca somente os seis primeiros pontuavam e bom lembrar em 1970 ainda com o lotus 49 rindt venceu em monaco e depois recebeu o revolucionario lotus 72 com o novo carro foram quatro vitorias seguidas — holanda frança inglaterra e alemanha — e um abandono em casa ficou claro que rindt seria o campeao daquele ano [youtube id= bx1e2ojc03i width= 620 height= 350 ] no gp da italia em monza rindt e colin chapman decidiram correr com o lotus 72 sem asas sendo monza um circuito de alta velocidade as asas gerariam arrasto nas retas e curvas de alta no segundo dia de treinos rindt pediu para usar relaçoes de marcha mais longas para conseguir ainda mais velocidade e foi para a pista [youtube id= p__taf16iuu width= 620 height= 350 ] reconstituiçao do acidente em 3d na quinta volta da ultima sessao de treinos rindt freou para entrar na parabolica quando a haste que ligava os freios inboard do lotus ao cubo de roda se quebrou com o freio desbalanceado o carro rodou para a esquerda e acertou uma barreira na lateral da pista rindt nao usava o quinto ponto do seu cinto — o que passa entre as pernas do piloto para impedi lo de deslizar para baixo — e acabou sofrendo lesoes gravissimas no pescoço ele chegou a ser levado ao hospital mas nao resistiu as cinco vitorias na temporada lhe deram uma grande vantagem na liderança do campeonato mas que ainda poderia ser revertida por jacky ickx emerson fittipaldi contudo impediu o titulo de ickx ao vencer o gp dos eua em watkins glen e tirar do belga os pontos necessarios para ser campeao com isso jochen rindt tornou se o primeiro campeao postumo da formula 1 — um rei nao coroado o trofeu foi entregue a sua viuva nina rindt e se jim clark sim jim clark foi bicampeao mundial mas nao da para dizer exatamente que ele mostrou ao mundo onde sua carreira poderia chegar clark morreu em 1968 aos 32 anos e poderia facilmente ter disputado a formula 1 por mais cinco ou seis anos dado que a idade media dos pilotos na epoca era mais alta que hoje alem disso era tido como um piloto de outro planeta frequentemente colocado ao lado de senna como um dos mais arrojados de todos os tempos [youtube id= 1lnmjflv5sa width= 620 height= 350 ] se tivesse sobrevivido ao acidente de formula 2 em hockenheimring naquele fatidico 7 de abril de 1968 clark enfrentaria nos anos seguintes um jackie stewart bem equipado com seus matra ms10 e ms80 e depois o tyrrel 001 jochen rindt e emerson fittipaldi com os fortissimos lotus 72 e ate mesmo um niki lauda de ferrari estes capitulos da historia f1 poderiam ter sido diferentes com clark vivo ayrton senna sim ayrton senna foi tricampeao mundial e mostrou ao mundo tudo o que era capaz de fazer ao volante de um carro de corrida senna morreu em 1994 aos 34 anos mas ainda nao pensava em se aposentar talvez correr pela ferrari e terminar a carreira por la quem sabe tal como clark senna poderia ter corrido mais dois ou tres anos e se tivesse sobrevivido a tamburello naquele 1º de maio de 1994 senna enfrentaria michael schumacher e mika hakkinen teria o brasileiro dividido a garagem da ferrari com schumacher o alemao teria vencido em 1994/95 hill teria sido campeao novamente e algo que nunca saberemos seu piloto favorito ficou fora da lista deixe sua sugestao nos comentarios
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