de modo geral as propagandas de carros podem ser divididas em duas eras antes dos anuncios da ddb para o fusca e depois deles como contamos neste post no fim da decada de 1950 a volkswagen contratou a agencia doyle dane bernbach para criar a campanha de lançamento do fusca nos eua era uma missao ardua os americanos acostumados com sedas full size de mais de cinco metros de comprimento nao estavam acostumados com aquele carrinho pequeno com motor a ar na traseira e ares de brinquedo que aos olhos do mercado tinha mais defeitos que qualidades a sacada genial de bill bernbach diretor criativo da ddb na epoca foi justamente pegar os supostos defeitos do fusca assumi los de forma transparente e transforma los em qualidades ou melhor convencer o publico de que eram qualidades o resultado disto a primeira peça publicitaria da ddb para a volks publicada em 1959 na revista life era surpreendentemente simples e quase auto depreciativa think small pense pequeno em portugues uma expressao geralmente usada com conotaçao negativa pensar pequeno e querer pouco e nao ter visao e nem ambiçoes no contexto do anuncio porem era uma referencia ao minimalismo e ao uso inteligente do espaço quem precisa de uma banheira enorme e beberrona para andar na cidade quando um pequeno seda dois volumes serve tao bem quanto e ainda e mais facil de estacionar seja na garagem ou na rua sem falar que era uma propaganda muito barata com apenas uma foto sobre um fundo branco era curioso era inteligente e era moderno diferentemente das propagandas que se via ate entao que usavam e abusavam de ilustraçoes coloridas e fotos super produzidas alem de entregar um monte de dados tecnicos que muitas vezes os proprietarios sequer compreendiam a linguagem dos anuncios impressos da volks acabou pouco depois sendo usada tambem nos videos que quase sempre eram divertidos ironicos consigo e muito simples assim como o proprio fusca suas propagandas no papel e na tv tambem se tornaram icones ate mesmo para quem nao e muito ligado em carros ou publicidade nao por acaso a volks mantem esta mesma linha ate hoje na maioria de suas peças entao na hora de atender a sugestao do leitor julio mayo fazer uma seleçao das propagandas de carros mais divertidas curiosas e bem sacadas ja feitas era natural que as propagandas da volks nos anos 60 fossem nosso ponto de partida elas influenciaram de forma irreversivel a maneira de se anunciar automoveis e para o bem ja fizemos um post inteiro dedicado aos anuncios da ddb para a volkswagen e ate vamos incluir alguns deles aqui bem como os que vieram depois feitos por outras agencias tanto impressos quanto em video este e um classico disseram que era impossivel e era mesmo e a chamada desta peça coloca o jogador de basquete wilt chamberlain em uma situaçao meio apertada com 2 15 m de altura ele nao cabia no fusca contudo a volskwagen lembra se voce tiver so 2 metros de altura entao voce tem o tamanho perfeito para apreciar o volkswagen espertinhos eles a verdade e que todos os anuncios da volks naquela epoca sao classicos mas este aqui esta entre os mais emblematicos lemon e um termo que nos eua e usado para descrever um carro ruim que so vai dar dor de cabeça para quem compra lo nao e exatamente equivalente a bomba por aqui mas a ideia e a mesma entao a ddb decidiu chamar o fusca de lemon bem no titulo do anuncio explicando no texto a razao o fusca da foto foi considerado um lemon pelo controle de qualidade da volkswagen pois tinha um defeitinho no acabamento cromado do porta luvas ha quem diga que foi por causa desse anuncio que os norte americanos começaram a chamar os carros problematicos de lemons mas nao ha comprovaçao concreta disto agora voce imagina um anuncio moderno chamando um carro de bomba este aqui claramente bebeu da fonte da volkswagen usando o mesmo tom depreciativo para falar do citroen ds um carro que de certa forma era o oposto polar do fusca na epoca avançado caro e complexo embora nao estivesse entre os mais potentes a ideia e falar da suspensao hidropneumatica dizendo que o ds tinha seus altos e baixos na decada de 1960 era muito comum que se usasse mulheres para vender carros e a jaguar nao fez diferente com o e type aproveitando se do nome felino da companhia a jaguar dizia que o e type nao era a gatinha de ninguem em traduçao livre ou sera que eles estavam se referindo a garota a floresta adiciona um toque de ironia tipicamente britanico nao me peça para explicar falando do dodge dart sport a fabricante fez um trocadilho bem infame ele nao e um conversivel e sim um convertriplo convertible/convertiple embora seja na verdade um cupe a ideia era vende lo como tres carros em um um cupe para cinco pessoas um conversivel e uma station wagon economica destas so a primeira era verdade o carro era de fato um cupe de cinco lugares mas tinha apenas um teto solar e um porta malas enorme traduçao livre cada um destes belos carros vem equipado com componentes lucas para garantir sempre o melhor desempenho em seu carro sempre troque lucas por lucas hmm nao obrigado quando este anuncio foi feito a audi moderna ainda estava em seus primeiros anos e ainda estava longe de ser a marca premium do grupo volkswagen embora ja seus projetos ja fossem utilizados pela volks para estrear novas tecnologias como o motor arrefecido a agua que apareceu primeiro nos audi antes de chegar aos vw e engraçado ver um anuncio dizendo que um audi tem todas as coisas boas de um volkswagen e compara lo ao fusca colocar ambos nessa ordem de grandeza para uma peça publicitaria seria impensavel hoje em dia move over ou de passagem uma forma mais delicada de dizer sai da frente que atras vem gente no caso com um bmw neue klasse os sedas e cupes com motor quatro cilindros cambio manual traçao traseira e suspensao independente nas quatro rodas macpherson na dianteira com braços semi arrastados e wishbones na traseira foram os carros com os quais a bmw assumiu a reputaçao esportiva que cultiva ate hoje na verdade eles tiraram a bmw da falencia voce sabe o que dizem tamanho nao e documento voce nao precisa de um grandao para ser feliz afirma a austin morris neste divertido anuncio um carro grandao obviamente com espaço para quatro pessoas mais alguma bagagem um economico motor 1 3 e suspensao muitissimo bem apertada quem precisa de um carro com mais de 300 cm para ter prazer ao volante claro ja nos anos 1960 a alfa romeo brincava com a ideia de que um homem de familia sofre para achar um carro divertido o alfa giulia super era a soluçao que permitia seu dono ter uma vida dupla a la o medico e o monstro para a familia um seda de quatro portas com lugar para cinco pessoas no conforto de um sofa para voce um esportivo criado nas pistas com cinco marchas motor todo de aluminio com comando duplo no cabeçote dois carburadores de corpo duplo e velocidade maxima de 180 km/h isto e que e marketing direcionado e de fato o giulia super conseguia unir as qualidades de que falava o anuncio pergunte a qualquer alfista ou melhor ainda tente dar um passeio em um desses eis aqui alias um belo exemplo da relaçao passional que os italianos sempre tiveram com os carros o fiat 1500 spider de acordo com esta propaganda era a segunda melhor silhueta da italia a primeira a foto deixa claro https //www youtube com/watch v=ymui0xcv24y agora vamos aos videos neste aqui um tipico comercial de epoca da volkswagen o pobre john nao consegue passar um tempo a sos com eveline a mae dela insiste em literalmente em se meter no meio dos dois a soluçao o volkswagen karmann ghia claro john sugere a eveline um passeio de carro e sua possivel futura sogra se autoconvida so que o karmann ghia tem apenas dois lugares https //youtu be/qdcxsdayh4k list=plchzlyinwjlabp_emcz_h4unyrvywbowo este comercial do mercury cougar e otimo a musica tipica das propagandas da epoca diz cougar se voce for homem o bastante com imagens do carro acelerando na estrada entao o carro para e descobrimos que e uma mulher que esta dirigindo uma cougar que e como os americanos chamam as mulheres mais velhas mais bonitas e sedutoras e dizem que elas digamos exigem bastante dos homens nao por acaso hoje em dia este comercial e considerado sexista e jamais seria exibido nos dias de hoje ate porque nao se vende mais o mercury cougar ha anos https //youtu be/lgdf9ea2olq list=plchzlyinwjlabp_emcz_h4unyrvywbowo outro comercial genial da volkswagen com o hoje veterano dustin hoffman nele o ator vive um garoto propaganda meio atrapalhado que foi contratado para vender o volkswagen 1500 que viraria o nosso tl sem conhecer muito sobre o carro ele abre a porta para mostrar o quanto o carro e espaçoso coloca os pes no banco depois fecha a porta com bastante força e da uns socos na lataria uma forma de mostrar que o vw e resistente e entao ele vai falar de uma das caracteristicas que a volks mais alardeava na epoca o porta malas na frente e o motor atras na frente onde os outros carros tem o motor nos temos um bom porta malas atras outro grande porta malas diz hoffman surpreso o comercial nao diz onde o motor ficava embaixo do porta malas traseiro https //youtu be/46lz q2vm4y e claro que nao poderiamos deixar de mencionar a versao brasileira do comercial com o saudoso rogerio cardoso desesperado procurando o motor da primeira variant vendida no brasil https //youtu be/ks8yzny pmm list=plchzlyinwjlabp_emcz_h4unyrvywbowo as vezes a ddb fazia versoes em video de seus anuncios impressos para a vw e aqui vemos que eles nao estavam mentindo com 2 15 m de altura wilt chamberlain jamais caberia em um fusca mas seu colega que so mede dois metros entra sem problemas https //youtu be/49ft3ufrei4 list=plchzlyinwjld1hblr5qpxnr6takysrveu chegando aos anos 1970 o amc pacer era vendido por sua fabricante como um carro compacto com espaço de carro grande graças a sua largura neste comercial um pacer foi vestido com a carroceria de uma banheira certamente inspirada nos cadillac da epoca para mostrar que ele era tao espaçoso e confortavel quanto um carro grande sem todo aquele peso extra bem bolado https //youtu be/lltfeh47axe list=plchzlyinwjld1hblr5qpxnr6takysrveu neste aqui a volvo mostra o novo 140 um carro tao avançado que ate anda sem motorista nao nao era um carro autonomo com um trabalho simples porem eficaz nas cameras parece que o carro esta andando sem ninguem dentro mas na verdade ele esta em cima de um caminhao volvo foi uma forma criativa que a fabricante sueca encontrou de lembrar ao publico de que tambem fabricava caminhoes https //youtu be/b2ngpnyqtok list=plchzlyinwjld1hblr5qpxnr6takysrveu neste comercial a ford mostrou que aprendeu bem a arte da auto depreciaçao com a volks ao comparar um ford granada sports coupe com um mercedes benz 450 slc apontando inclusive a semelhança fisica entre ambos a fabricante americana mostrou que seu carro era bem mais humilde e bem mais barato mas que nem por isso era um carro ruim
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