em 1997 um jovem talento brasileiro chamado gustavo kuerten chegou pela primeira vez as finais do lendario torneio de roland garros um das quatro disputas do grand slam de tenis — ou seja um dos quatro torneios mais importantes do planeta quando se fala deste outro esporte bretao sua trajetoria ate aquela final historica naquele ensolarado domingo de junho contudo foi televisionada pela rede manchete entao uma emissora decadente endividada e prestes a fechar as portas — ela sairia do ar em 17 de maio de 1999 era um atleta brasileiro de alto nivel alegrando uma manha de domingo depois de tantos anos por que nenhuma outra emissora se importou em transmitir esse momento historico do esporte mundial https //www youtube com/watch v=listctp6t40 porque partidas de tenis nao tem hora para acabar e atraçoes de tv sem hora para acabar atrapalham o restante da grade o que traz algumas complicaçoes para o departamento comercial o mesmo vale para esportes disputados por muito tempo sem intervalos quem tem mais de 35 anos lembra das antigas regras do volei em que era preciso recuperar a vantagem para pontuar os sets eram interminaveis e o espaço publicitario era limitado para os veiculos de comunicaçao com o basquete era semelhante dois periodos de 20 minutos significavam 20 minutos sem intervalos comerciais na tv e no radio — ou 20 minutos sem ganhar dinheiro por isso a nba adota desde 1946 a divisao em quatro periodos de 12 minutos a partir de 1994 a fiba começou a aceitar partidas de 2x20 ou 4x12 e somente em 2000 foi adotada a atual divisao da partida em quatro periodos de 10 minutos mais viavel para os meios de comunicaçao no caso da formula 1 as corridas sempre tiveram hora para terminar mas elas nunca contavam com o imprevisto se a prova fosse paralisada por qualquer razao o relogio era parado ate a relargada assim em caso de bandeiras vermelhas a duraçao da prova se tornava imprevisivel a regra mudou em 2012 depois que a formula 1 viu a corrida mais demorada de sua historia — demorada nao longa aconteceu em 2011 no canada 4h04min32s quatro horas quatro minutos e 32 segundos de prova mas nao de corrida por isso disse que foi a mais demorada mas nao a mais longa — o vencedor correu os 305 270 metros previstos https //www dailymotion com/video/x2f0jmz debaixo de uma chuva fortissima os 24 carros largaram atras do safety car e la ficaram ate a quinta volta com a pista encharcada os pilotos começaram a disputa por posiçoes mas ela so durou tres voltas hamilton e button se tocaram e hamilton foi forçado a abandonar o carro na beira da pista causando a entrada do safety car pela segunda vez mais cinco voltas em fila indiana atras do mercedes prateado na 13ª volta o safety car saiu da pista e os pilotos voltaram a disputar posiçoes e a fazer suas trocas de pneus mas na 19ª volta uma tempestade trouxe a chuva de volta com força total e o safety car entrou na pista pela terceira vez depois de seis voltas enfileirados e sem o menor sinal de tregua da precipitaçao a direçao de prova suspendeu a corrida aquela altura o gp do canada ja estava com mais de 40 minutos e apenas 25 voltas completadas — quase 1 40 por volta a interrupçao durou mais de duas horas e a corrida so foi retomada as 15 50 com o safety car liderando o pelotao por mais nove voltas 26 a 34 — a disputa so foi reiniciada a partir da volta 35 quando a chuva parou e a pista começou a secar entao começaram as trocas de pneus e o caos de posiçoes se instalou numa das disputas button e alonso se tocaram o espanhol rodou e acabou preso na zebra sem conseguir tracionar devido a grama molhada o safety car foi acionado pela quinta vez a entrada desta vez foi rapida a 41ª volta ja foi aberta com o safety car fora da pista com a pista cada vez mais seca a corrida finalmente aconteceu pra valer — ao menos ate nick heidfeld se arrebentar e espalhar pedaços de seu carro por toda a pista na volta 56 no giro seguinte o safety car entrou em cena pela sexta vez enquanto os fiscais limpavam a pista e tres voltas depois a corrida foi retomada desta vez ate a volta 70 completando os 305 km previstos inicialmente depois desta ediçao do gp do canada a fia mudou o regulamento para limitar o tempo das provas considerando o tempo de bandeira vermelha ate entao as corridas tinham que ser terminadas em ate 2 horas de pista independentemente do tempo em que a corrida ficasse interrompida — como foi o caso da prova canadense a partir de 2012 as corridas precisam ser concluidas em ate duas horas de pista ou quatro horas considerando o tempo de suspensao e por isso que o gp de singapura de 2017 por exemplo terminou com 58 voltas em vez das 61 previstas a corrida mais longa agora se o gp do canada de 2011 foi o mais demorado mas nao o mais longo qual foi a corrida com a maior distancia total da historia da formula 1 oficialmente foram as 500 milhas de indianapolis de 1951 a 1960 porque durante este periodo a prova americana fazia parte do calendario da f1 por uma questao de tradiçao pois ela chegou a compartilhar o regulamento com a f1 por muito tempo e ate era incluida no mundial de construtores nos tempos pre f1 estas provas tiveram todas 800 600 metros que e a distancia das 200 voltas ao redor do indianapolis motor speedway mas eu e voce sabemos que a indy 500 nunca foi realmente uma prova da formula 1 — ela era apenas parte do calendario mas poucos atravessavam o atlantico em ambos os sentidos para disputar o resto da temporada https //www dailymotion com/video/x6bkjns portanto o que nos interessa e saber qual prova de f1 foi a mais longa de todas quando nao consideramos a indy 500 a resposta neste caso e o gp da frança de 1951 realizada no circuito de reims gueux na epoca reims tinha 7 816 metros uma extensao relativamente comum para a epoca o caso e que mesmo com o regulamento exigindo um minimo de 300 km os organizadores da prova decidiram realiza la com 77 voltas faça as contas 77 vezes um percurso de 7 816 metros estamos falando de 601 832 metros — mais de 600 km de corrida ou duas corridas em uma so sem parar um fato curioso e que na epoca as equipes podiam trocar os carros dos pilotos entao depois de ter problemas com seu carro juan manuel fangio assumiu o volante do alfa romeo 159b de luigi fagioli enquanto alberto ascari trocou de carro com jose froilan gonzalez nesse caso fangio e fagioli foram declarados vencedores dividindo a pontuaçao enquanto ascari e froilan gonzalez foram declarados os segundos colocados tambem dividindo a pontuaçao [caption id= attachment_275486 align= alignleft width= 200 ] fangio apos vencer a prova[/caption] isso so aconteceu outras duas vezes em toda a historia da formula 1 no gp da argentina de 1955 nino farina dividiu uma ferrari com jose froilan gonzalez e maurice trintignant e depois dirigiu outra ferrari com umberto maglioli que tambem foi dividida com maurice trintignant como resultado ele ficou em segundo e terceiro lugar ao mesmo tempo assim como seu colega/rival frances depois no gp da gra bretanha de 1957 tony brooks e stirling moss venceram a corrida dividindo um vanwall — e tambem os pontos a ironia e que o segundo colocado luigi musso por nao ter dividido a direçao com outro piloto anotou seis pontos enquanto moss e brooks dividiram entre si os nove pontos da primeira colocaçao — cinco para moss e quatro para brooks ficar em segundo valeu a pena o circuito mais longo da f1 curiosamente o circuito de reims gueux jamais foi o mais longo da f1 apesar de ter sediado o gp mais longo da historia o traçado de 1951 sequer era o traçado mais longo de reims gueux quanto mais da f1 em 1957 a formula 1 incluiu em seu calendario a tradicional coppa acerbo realizada no circuito de estrada de pescara na italia por ser realizada novamente com carros de grand prix a prova foi rebatizada temporariamente de grande premio de pescara mas o traçado continuou o mesmo começando e terminando em pescara e ligando duas vilas nos arredores a cidade o circuito e composto essencialmente de duas retas e um trecho sinuoso ligando estas duas retas visto de cima formava um triangulo — um enorme triangulo de 25 579 km de extensao; quase tres quilometros mais longo que nurburgring nordschleife o traçado de pescara tambem pode ser considerado ainda mais perigoso que o inferno verde alem de ser realizada em perimetro urbano a prova era disputada em estradas estreitas e irregulares e a reta principal — a reta dos boxes — tinha nada menos que seis quilometros de extensao sim a reta dos boxes era maior que quase todos os circuitos da formula 1 atual somente spa francorchamps e mais longo que isso com seus mais de 7 000 metros o negocio era tao perigoso que enzo ferrari proibiu seus pilotos de disputarem a prova https //youtu be/qbctcbbkqnq como tinha 25 km e a formula 1 corria provas de 500 km ou 3 horas naquela temporada o gp de pescara apesar de disputado no circuito mais longo tambem foi a segunda prova completada com menos voltas na historia stirling moss precisou de apenas 18 voltas para vencer a corrida — apenas quatro a mais que os gp da alemanha disputados no nordschleife leia mais https //flatout com br/e se os titulos da formula 1 fossem contados desde sua origem/ https //flatout com br/a pre historia da formula 1 como surgiram os grandes premios e a categoria maxima/ https //flatout com br/pescara o circuito de formula 1 que era mais longo e mais perigoso que nurburgring nordschleife/
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