ha alguns dias começamos aqui no flatout uma minisserie sobre as rivalidades mais marcantes da industria automotiva brasileira nossa motivaçao foi a confirmaçao da chegada do civic si que e fabricado no canada e sera importado pela honda a partir do ano que vem ok o novo si nao e nacional mas trara de volta uma disputa ja consagrada para nos em meados dos anos 2000 o new civic si e seu motor k20 de 192 cv chegaram para destronar o golf gti que era o esportivo de traçao dianteira para comprar no brasil [gt40 content tag= hot hatch widget= 1 title= quem gosta de hot hatches ] no entanto nos decidimos dividir as coisas primeiro falamos dos carros que marcaram epoca nos anos 60 e 70 depois nos anos 80 e 90 agora vamos falar dos anos 2000 em diante uma epoca com carros turbinados motores naturalmente aspirados de quase 200 cv e da invasao dos esportivos importados que rendeu disputas bem interessantes golf gti mk4 vs marea turbo lançado em 1999 no brasil o golf gti de quarta geraçao vinha com uma versao de 150 cv do motor 1 8 20 valvulas que era o mesmo do audi a3 turbo tres anos depois o gti ganhou a versao de 180 cv do motor que no caso podia ser acoplado ao cambio automatico tiptronic como opcional o irmao mais popular do audi a3 podia nao ter prestigio de carro importado mas andava tanto quanto o cara das quatro argolas o zero a 100 km/h era cumprido em 7 8 segundos com maxima de 227 km/h o primeiro golf turbinado vendido no brasil contudo nao foi o primeiro esportivo turbinado no começo dos anos 1990 a fiat foi quem deu a primeira cartada com o uno turbo e o tempra turbo depois deles veio o marea turbo trazendo consigo o emblematico motor 2 0 20v turbo de cinco cilindros e 182 cv a 6 000 rpm alem de 27 mkgf de torque a 2 750 rpm com ele o seda/perua lançado em 1999 mesmo ano da nacionalizaçao do golf era capaz de ir de zero a 100 km/h em 7 9 segundos com maxima de 223 km/h e o ronco era inesquecivel [youtube id= amhmsvykox8 width= 620 height= 350 ] considere o astra gsi e seu 2 0 16v de 136 cv como um bonus como o golf o marea turbo tinha seu motor importado da italia naturalmente compartilhado com o fiat coupe curiosamente ambos tinham vinte valvulas o marea tinha cinco cilindros e quatro valvulas por cilindro e o golf quatro cilindros com cinco valvulas cada o marea contudo saiu de linha em 2006 enquanto o golf continuou por mais alguns anos vw golf gti vs honda civic si apresentada em 2007 e introduzida em 2008 a reestilizaçao do golf deu ao esportivo visual discutivel com farois maiores e a troca das linhas retas e limpas das lanternas traseiras por alguns recortes e elementos circulares de gosto duvidoso dito isto o gti foi o unico que recebeu mudanças no conjunto mecanico uma reprogramaçao na ecu do motor garantiu que a potencia passasse de 180 cv para 193 cv ao usar combustivel de alta octanagem com isto o golf ia de zero a 100 km/h em 7 5 segundos com maxima de 228 km/h entao naquele mesmo ano veio direto do japao um rival a altura quer dizer o honda civic si era fabricado no brasil em sumare/sp na verdade o civic si foi lançado alguns dias antes do golf gti reestilizado e seu motor k20 de 192 cv era o mais potente em um carro nacional ate a chegada do vw de qualquer forma estamos falando de outra escola capaz de girar acima de 8 000 rpm o civic si oferecia um ronco mais empolgante cambio de seis marchas acerto dinamico mais sofisticado ate porque o golf gti era um projeto que datava dos anos 1990 e mecanica mais moderna e para alguns mais atraente de fato na epoca do lançamento do civic si o motor k20 ja tinha suas receitas de preparaçao la fora e hoje e um dos favoritos dos preparadores mais modernos por conta da boa receptividade a preparaçoes extremas um belo exemplo disto e o civic black bull da rev it up que ja foi o k series naturalmente aspirado mais rapido do brasil e agora usa um k23 turbo para render 1 006 cv no entanto o golf gti mk4 ja estava meio que com os dias contatos em fevereiro de 2009 a vw o tirou de linha aquele foi um periodo de situaçao economica dificil no mundo todo e os esportivos nao eram exatamente rentaveis o civic si meio que reinou sozinho ate 2012 quando tambem saiu de linha seus sucessores no nosso mercado o golf gti mk7 com motor 2 0 tsi de 220 cv; e o civic si de nona geraçao movido pelo k24 de 206 cv eram ambos importados o vw vinha a principio da alemanha e depois do mexico enquanto o honda era canadense o golf gti foi nacionalizado no ano passado mas o si vira do canada mais uma vez de qualquer forma queremos acompanhar esta briga de perto fiat stilo abarth vs audi a3 turbo o fiat stilo abarth e o audi a3 turbo tambem brigaram no inicio dos anos 2000 o hatchback da fiat lançado em 2003 herdava o motor fivetech do marea porem na versao naturalmente aspirada de 2 4 litros e 167 cv ja o audi usava o mesmo motor 1 8 turbo de 180 cv do golf gti com quem dividia a linha de montagem de sao jose dos pinhais a diferença e que apesar de nacional o a3 tinha cara e preço de importado o desempenho do stilo estava abaixo do a3 turbo e verdade enquanto o hatch alemao levava menos de oito segundos para chegar aos 100 km/h o abarth precisava de 8 4 segundos a velocidade maxima do a3 tambem era maior 228 km/h contra 212 km/h do fiat agora nao era exatamente uma rixa mas havia uma certa competiçao no preço e em status se o audi a3 turbo custava r$ 72 000 em 2003 o stilo abarth podia chegar aos r$ 90 000 quando recheado de equipamentos incluindo sensores de estacionamento e computador de bordo com tela colorida o fiat stilo abarth deixou o mercado em 2008 dois anos depois de o modelo ser aposentado em seu lugar porem a fiat colocou o bravo que vinha com motor 1 4 turbo de 152 cv na versao t jet aquela altura o audi a3 ja tinha mudado de geraçao e subido de nivel no mercado e o punto nao durou mais dois anos [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] renault sandero rs vs volkswagen up tsi o embate entre naturalmente aspirados e sobrealimentados alias virou uma constante nos ultimos anos na segunda metade de 2015 a renault apresentou seu hot hatch desenvolvido em parceria com a renaultsport sua divisao esportiva europeia a mesma responsavel pelos pocket rockets ou melhor pelos fusees de poche da marca [youtube id= hwqnocfq6 0 width= 620 height= 350 ] o sandero rs emprestou elementos esteticos e tambem a expertise dinamica de carros como o clio rs e o megane rs que aliados ao motor 2 0 de 150 cv emprestado do suv duster e do seda fluence gt que vinha da argentina resultaram em um carro de comportamento para la de agressivo para um traçao dianteira muito mais que um swap de fabrica o sandero rs e um carro predominantemente duro e desconfortavel que nao faz concessoes ao conforto e a economia de combustivel para entregar o desempenho que se espera de um renaultsport podemos dizer que o seu grande rival na pratica e o up tsi ainda que ele nao seja esportivo o up tsi ja esbarra na mesma categoria de preços e e justamente por ser tao diferente que surge uma improvavel rixa o sandero rs foi inspirado nos hot hatches classicos da renault e os proprios engenheiros franceses envolvidos no projeto o consideram um sucessor espiritual do clio williams e um carro duro pouco confortavel para uso geral e acertado de forma agressiva o up tsi por outro lado nao recebeu a mesma preocupaçao ele tem um motor turbo downsized focado na economia principalmente porque um quatro cilindros convencional nao cabe no cofre mas todo o resto e bastante conservador — especialmente a suspensao macia [youtube id= 7jwribo4zjk width= 620 height= 350 ] o motor do up nao conta com mapeamentos agressivos nem com ronco trabalhado para agradar aos ouvidos seu controle de traçao entra em açao em situaçoes que o sandero rs reorganiza seus orgaos internos usando a inercia mas embora nao se venda como esportivo o up tsi lembra muito um nas retas especialmente nas retomadas e arrancadas claro com 45 cv a menos mesmo mais leve que o sandero rs o vw pesa cerca de 980 kg o renault tem seus 1 161 kg o up tsi perde no 0 100 9 1 segundos contra oito segundos cravados do frances agora sendo um carro bem afinado naturalmente o up tsi aceita muito bem molas mais firmes alguns centimetros a menos na altura e uma leve reprogramaçao no motor seu potencial e grande
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