em meados de 2014 a gente fez um guia com as origens dos nomes dos diversos tipos de carroceria que existem no mundo automotivo e entre os termos estava a explicaçao para um dos mais emblematicos as shooting brakes peruas derivadas de cupes/gt com teto longo e tampa do porta malas que da acesso ao interior do carro vamos refrescar um pouquinho a sua memoria o termo break escrito assim mesmo atualmente e usado para designar as peruas da citroen e vem de uma antiga carruagem que recebia carga ou pesos para treinar cavalos de traçao o termo foi adotado no inicio da historia do automovel pelos encarroçadores que fabricavam wagons sobre veiculos de carga por isso o termo rapidamente se tornou sinonimo de perua ou station wagon ja as shooting brakes tambem vem desta epoca eram geralmente cupes transformados em wagons para que seus proprietarios pudessem transportar com praticidade seu equipamento de caça e tiro shooting ate meados dos anos 2000 as shooting brakes denominavam essas peruas derivadas de cupes ou grand tourers mas sempre com duas portas apenas so recentemente com a criaçao dos cupes de quatro portas ou sedas fastback que o termo shooting brake passou a ser usado para designar as peruas derivadas destes carros como o mercedes cls shooting brake normalmente elas sao conceitos unicos como o recem apresentado toyota gt86 shooting brake gostamos bastante do visual mas lamentamos porque a toyota ja disse que o carro jamais sera produzido em serie — o que nao e um grande problema afinal o modelo jamais seria vendido por aqui mesmo por outro lado seria bom viver em um mundo em que o toyota gt 86 pode ser uma peruinha mas tambem ha modelos produzidos em serie ou conversoes oferecidas pelos tradicionais carrozieri e e exatamente desses carros que vamos lembrar neste post volvo 1800es se voce e um dos tantos fas da traseira de vidro do volvo c30 agradeça a esse cara no começo dos anos 1970 quando o p1800 ja dava sinais de cansaço em vez de reestilizar o carro a volvo simplesmente decidiu lançar uma perua esportiva baseada no cupe voce sabe uma perua baseada em um cupe e basicamente a definiçao de shooting brake — embora a marca sueca a considerasse uma sport estate o sport nao se referia tanto ao desempenho ja que o motor 2 0 produzia 125 cv e o carro pesava mais de 1 200 kg mas sim ao lifestyle com o porta malas maior e a tampa traseira de vidro o carro era pratico para os adeptos de atividades ao ar livre como esquiadores praticantes de tiro esportivo golfistas campistas e afins [youtube id= rq23r3mzbzc width= 620 height= 350 ] mas ainda que nao fosse esportiva ou minimamente rapida a volvo 1800es teria seu lugar garantido nesta lista veja so esse visual uma perua sueca robusta segura com linhas italianas e uma tampa traseira de vidro tao bela quanto ousada na verdade era algo tao avançado que ate hoje a volvo v40 emula esse visual com uma faixa preta sob o para brisa traseiro bmw z3 m coupe sim ele se chama coupe e nos o incluimos na lista dos melhores hatchbacks da historia mas vamos la ele e um cupe com teto alongado e abertura tipo escotilha hatch o que e isso se nao uma shooting brake shooting brakes sao carros tao especificos e peculiares que raramente sao produzidos em grande escala voce sabe chega uma hora em que os contadores levam seus baldes de agua fria para a reuniao com os designers e engenheiros e despejam cubos de gelo chamados viabilidade na cabeça de todo mundo mas o z3 m coupe foi diferente os engenheiros da bmw simplesmente nao contaram a ninguem que estavam desenvolvendo uma shooting brake muito espertos [youtube id= vpirpk a_aa width= 620 height= 350 ] todos os dias depois do expediente eles se reuniam para projetar um z3 do jeito que ele deveria ter sido antes de exigirem que ele fosse um roadster e serio os engenheiros acharam que o z3 poderia ser melhor mas o espaço para a capota de lona exigiu a mudança de posiçao de uns braços da suspensao e a ausencia de um teto fixo o deixou mais flexivel que o ideal o resultado foi bem um z3 com a suspensao no lugar certo e um teto fixo instalado de forma funcional e nao estetica tipico de engenheiros com o projeto pronto eles so precisaram convencer os executivos de que aquela era uma ideia viavel depois de alguns calculos os chefes concluiram que o z3 cupe poderia sim ser produzido — desde que sua equipe fizesse de tudo para reduzir seu tamanho e preço e e por isso que o z3 m coupe e um carro tao incrivel guardadas as proporçoes o z3 m coupe e a ferrari f40 da bmw ele e o que acontece quando engenheiros montam um esportivo sem concessoes sem a influencia de marqueteiros contadores e planejadores um esportivo puro feito exclusivamente para ser rapido ferrari gtc4lusso quando a ferrari ff foi lançada em março de 2011 ela trouxe a receita classica dos gra turismo da marca motor v12 central dianteiro e espaço para quatro ocupantes e sua bagagem ate ai tudo ok o problema e que ela veio em uma embalagem um pouco diferente uma shooting brake com traçao integral nos ate aprendemos a gostar dela mas foi no começo deste ano quando a ferrari lançou sua sucessora a gtc4lusso que nos passamos a desejar esta shooting brake com todas as forças o caso nem e o v12 de 690 que gira mais de 8 000 vezes por minuto ou a aceleraçao brutal de tres segundos e pouco o negocio e que ela e uma shooting brake realmente elegante especialmente vista de tras [youtube id= 4kgelexsnxu width= 620 height= 350 ] a ff era meio desajeitada meio sapato de palhaço — aquela silhueta desengonçada do z3 m coupe — mas a gtc4lusso resolveu esse problema com lanternas duplas circulares e um mini deck traseiro que quebra a redondeza da traseira da ff e reforça a noçao de que as shooting brakes sao cupes transformados em hatchbacks ela nao e a ferrari mais rapida nem a mais potente ou a mais veloz mas certamente e uma das mais belas ja feitas mercedes cls e cla shooting brake sim elas tem quatro portas — o que as torna peruas comuns na pratica mas veja por outro lado as shooting brakes sao dificeis de se justificar comercialmente as shooting brakes da mercedes nao [youtube id= 7xgakhv3hew width= 620 height= 350 ] elas tem quatro portas e quatro lugares entao servem para levar a familia inteira nas ferias com a silhueta de shooting brake convencional elas tem um visual naturalmente mais esportivo que as peruas comuns — mesmo tendo um motor pacato sob o capo veja essa cla ai embaixo voce diria que ela tem um 1 6 turbo de 122 cv ou apostaria em algo mais forte percebe onde queremos chegar nos tambem torcemos o nariz para essas shooting brakes de quatro portas no começo mas pensando bem elas ate justificam seu nome com o visual e muito alem de tornar as shooting brakes viaveis elas ajudam a popularizar o conceito de shooting brake — ate entao conhecido apenas por fas hardcore de cupes elas fazem crianças e adolescentes desejarem shooting brakes garantindo sua permanencia entre as geraçoes futuras porsche dp44 cargo enquanto a porsche nao lança a versao perua do panamera vamos com outra shooting brake da marca alema na verdade ela nao e um modelo oficial e sim uma conversao como praticamente todas as shooting brakes desta lista o dp44 e uma criaçao da preparadora alema dp motorsports e foi lançado em meados dos anos 1980 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 102851 102852 ] a conversao usa o teto do passat variant b3 e algumas outras adaptaçoes nao detalhadas nessas tres decadas a dp fez apenas 10 unidades do dp44 mas recentemente anunciou que ainda ha cinco kits de conversao disponiveis a quem tiver coragem de picotar um porsche classico para transforma lo em uma perua bem legal sendo um brasileiro de 2016 eu particularmente nao faria isso mas se eu fosse um colecionador de porsches na alemanha callaway aerowagon a tradiçao da caça e mais popular entre os britanicos e alemaes mas se voce assistiu looney tunes nas antigas sabe que os americanos tambem curtem uma caçada a diferença e que eles sao mais pragmaticos pegam logo uma picape full size heavy duty supercharger motherfucker entram no mato abatem os alces e ursos jogam o rango na caçamba e voltam para casa mas o corvette e vincent price em forma de carro um americano que parece europeu e e assustador por isso ele tem a licença poetica para ser transformado em uma shooting brake os fas das peruas cupe sonham com isso ha anos mas foi somente no mes passado que a callaway transformou o sonho em realidade ao anunciar o aerowagon e como aquele v8 que ha 60 anos deu o toque americano ao esportivo com inspiraçao europeia o toque americano da aerowagon e aquele pragmatismo que falamos umas linhas atras em vez de submeter o vette a um longo caro e complicado processo de conversao feito por um carrozziere a callaway simplesmente desenvolveu uma traseira que pode ser instalada no lugar do vidro de tras voce so precisa remover o vidro que tambem e a tampa do porta malas como em todo corvette produzido a partir de 1984 e no lugar instalar o kit da callaway so isso ferrari 365 gtb 4 shooting brake lembra como memphis raines descobre onde conseguir uma ferrari 275 gtb/4 em 60 segundos gone in 60 seconds 2000 ele vai a concessionaria posando de man of wealth and taste e fala que uma ferrari daquelas expostas sao muito comuns e qualquer milionario poderia te las mas sendo um homem de bom gosto ele gostaria de algo mais exclusivo algo para connoisseurs e entao o incauto vendedor fala sobre o classico da marca o problema e que depois da popularizaçao do filme varios novos ricos começaram a posar de connoisseurs e a comprar ferraris classicas e agora os verdadeiros conhecedores podem ser confundidos com esses tipos o que fazer entao partir para as one offs aqueles modelos feitos exclusivamente por encomenda de clientes milionarios que nao queriam algo convencional um bom exemplo e a ferrari sp12 ec o tipo de carro que caras como eric clapton conseguem quando querem uma 458 italia [youtube id= f_p7rmzpxpw width= 620 height= 350 ] a mesma regra se aplica aqui se voce quiser uma ferrari shooting brake e acha que a gtc4lusso e acessivel a qualquer adolescente chines na california sua melhor opçao e a 365 gtb4 shooting brake originalmente ela era a 805ª ferrari 365 gtb 4 daytona a sair de maranello mas seu proprietario a entregou a panther westwards em surrey na inglaterra e pediu que ela fosse modificada para carregar rifles o resultado e essa belissima shooting brake classica com um v12 de 4 4 litros 352 cv e uma beleza que vai te fazer querer morar dentro dela para sempre em uma vila no norte da italia perto dos alpes e daquelas estradas sinuosas
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.